Ir para conteúdo

barraca túnel brasileira


ogum777

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

é, lembra a mammuth pq a esta era uma túnel dum lado tb...

 

lembra outros modelos tb, como as hilleberg, que tem muitas túneis.

 

agora, oq ue me espanta, não é tanto peso (uma vez que está com armações de fibra, provavelmente sria um kg mais leve com armações de alumínio - é só ver a difereça de peso de uma barraquinha como a bivak I com armações de fibra ou de alumínio), mas por ter aquilo que parecem abas de neve...será que eles resolveram entrar no mercado de barracas justamente com uma barraquinha pra alta montanha?

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

óia, fio...

 

tem um zilhão de detalhes que influenciam na resistência ao vento. até o vento influencia tb... hehehehe

 

barraca túnel costuma sofrer mais em vento lateral, mas vento vindo pelas pontas pode não afetá-la nem um pouco, se tiver um perfil que "corte" esse vento. é o caso das warmlite, que já foi extensivamente examinada no fórum sobre barracas importadas, pelo hendrik, que colecionou dados. devem estar no entorno dessa página (pra frente ou pra trás...)

http://www.mochileiros.com/viewtopic.php?t=12943&postdays=0&postorder=asc&&start=110

 

muitas vezes, a melhor e maior vantagem de uma túnel é um número menor de armações, ou simplesmente armações mais curtas, e portanto, mais leves. além de um aproveitamento maior do espaço.

 

às vezes, um quesito que não é nem um pouco lembrando por muita gente é o tipo de espeque utilizado.

esse tipo, costuma ter uma "agarra" no solo mais eficiente:

 

 

http://www.manaslu.com.br/newimages/espeques.jpg

 

o tipo de espeque mais utilizado, aquele redondinho e fininho, sai mais facilmente.

 

outro fator é como as armações são montadas. armações que se cruzam são mais firmes. mas o ideal é que sejam fixadas onde se cruzam. na manaslu, por iiaxo do sobreteto, tem amarras pra vc ficar o sobreteto na armação. algumas delas estão justamente no cruzamento das armações, de modo que dá pra vc amarar uma armação à outra e tb ao sobreteto., que tb é preco à armação pelas pontas. essa barraca da acampar pelo jeto tb o sobreteto é ficado à armação, e não simplesmente "jogado" por cima.

 

outro fato que influencia é a altura. barraca alta sofre mais.

 

então, há diversos fatores a serem pensados. uma lightwave túnel como essaé muito mais resistente a ventos que uma nautika falcon 2....

 

 

http://www.lightwave.uk.com/en/tent_t0trekxt.php

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Huum, entendi.A barraca cota2(t&r)é +ou-desse jeito,o sobreteto é preso no local onde as armações se cruzam e em outros pontos da armação.Esses espeques finos e redondos só prestam em camping ou lugares abrigados,na praia eu uso aqueles de plástico(a nautika também produz)maiores e mais largos, agora pra montanha esse modelo tipo cantoneira é o mais adequado.Em algumas regiões você sabe qual é o vento predominante e sabendo que barraca túnel sofre com vento lateral basta colocar ela de "frente "para o vento...ruim é se o vento for indefinido.Essa barraca Ilimani têm 1,5m de altura(parte mais alta) e a que o Hendrik citou têm 1,05,com isso pelo menos na altura a Ilimani fica mais exposta...

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

agora olha o detalhe dessa barraca da acampar.

 

ela é inteiriça. veja nas instruções pra montar: encaixar a armação, prender os espeques. ou seja, não há possibilidade de se soltar a parte de fora, o sobreteto. tem que voar a barraca inteira!!!!! por isso talvez ela possa ser mais alta. pq barraca muito baixa tb é um saco. a minha tem cerca de um metro, pendurei o cantil flexível de 2 lts no arco da porta e atrapalhava pacas entrar e sair....

 

isso, com certeza, aumenta brutalmente a resistência. ou deveria aumentar. e também facilita adoidado montar a barraca. eu vou mandar um mail pra eles perguntando se não vão fazer com armação em alumínio, ou variações desse modelo, mais leve, com duas armações apenas, e não com 3 (que aumenta a resistência ao vento e o peso), e sem essas abas pra neve.... essa barraca não é pra usar no brasil.

 

[]s

odir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

É ogum777, barraca pequena(altura) é mesmo um saco.Essas barracas servem mesmo é pra gente dormir,não dá pra ficar sentado muito tempo(tenho 1,83m) jogando conversa fora.Mesmo assim não troco por nada quando vou para as trilhas, na 2ª vez que fui pra Pedra do Sino vi gente com super esquilo VI e não deu outra,teve que descer pro abrigo se não corria o risco de perder a barraca ou ter varetas quebradas.Com barraca pequena parece que passa uma segurança maior...a não ser que esteja com uma barraca apropriada de média ou alta montanha,mesmo assim deve balançar muito.Tenho uma expedição da the north face em video(bem antiga, o Sting que apresenta)e os caras pegam uma ventania,alguns têm que ficar até em pé,por dentro da barraca,segurando os lados da barraca se não...eu acho que ia quebrar alguma vareta ali.hehehe

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

E por falar em TNF Ogum777, estou pensando em comprar uma Tadpole23(225$) ou uma Bullfrog 23(270$) no lugar da Manaslu(D.Mountain).Parece que os preços da Manaslu vão subir ou já subiram,fazendo as contas dá quase 750r$(barraca +frete)...o que você acha?Recebeu resposta do e-mail sobre as barracas e a possível fabricação de varetas de alumínio?

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

mandei o mail só hj... tinah esquecido...

 

quanto às barracas. lembre que vc paga o preço, o frete, e sobre a soma preço+frete, mais uns 60 % de imposto de importação. pra arredondar, calcule que pagará o dobro do preço do produto. é assim que eu estimo o preço das coisas....

 

vê se a manaslu nã continua mais barata!

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...