Ir para conteúdo

Carnaval na Fazenda Pico Paraná


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Carnaval é aquela coisa ou vc entra no clima da folia ou foge dela. Esse ano optei pela segunda opção.

 

Combinei com o Danilo Dassi, aqui do mochileiros, para fazermos o circuito, testando nossas novas barracas manaslu e para verificar como está o lance dos grampos.

 

Sai de são paulo na madrugada de domingo (23.02.2009) acompanhado de meu irmão e meu primo e encontraríamos o Danilo e seu irmão na fazenda pela manhã. Após 4 horas de viagem chegamos a fazenda por volta das 9 horas e o Danilo ja esta preparado para a subida. Optamos por subir o Caratuva, acampando em seu cume, sendo que no dia seguinte desceríamos pela face oposta até o A1, de onde iriamos até o PP.

 

Eu estava muito carregado, na minha mochila eu tinha minha barraca, dois sacos de dormir, um isolante e grande parte do equipamento dos meu familiares que não possuiam cargueira apenas mochilas leves. Estava mais pesado que o normal e logo no começo da subida entre as duas primeiras pedras quase pedi arrego, estava só com um pão de queijo e um suco de laranja no estomago, caiu a pressão e a taxa de acuçar. Um chocolate depois e um pouco de água recuperei o folego e fomos embora até a bifurcação da trilha onde paramos para um "delicioso" miojo!!

 

Após o almoço continuamos até o cume do Caratuva sem problemas, apenas as reclamações normais e um sol de rachar o coco, pouco antes do cume notamos que uma chuva forte já tomava curitiba e vinha em nossa direção . Apertamos o passo!

 

Atingimos o cume antes das chuva e por volta das 17 h 30 min, tivemos o tempo exato de montar as barracas e nos abrigar para a chuva cair forte. Que estreia para a manaslu discovery mountain minha e a do danilo, nem uma gota de água, já na barraca ManÉslu :mrgreen: do meu irmão pequenas poças d'água se formaram nos cantos.

 

A chuva cessou depois de uma horas e aproveitamos para tirar umas fotos da região. A noite caiu e a temperatura também, mas nada insuportável, pude ficar de bermuda e anoraque leve numa boa. Preparamos o jantar, mais algumas fotos e durmimos exaustos, tinhamos mais um longo dia pela frente.

 

Após uma noite chuvosa acordamos as 5h 40min para fotografar a alvorada. Fantástico! as fotos falam por si só!

 

Porém uma má noticia, meu irmão ardia em febre e com a garganta fechada, prelúdio de uma gripe forte que me pegou dois dias depois. Tivemos então que mudar de planos. Descemos o Caratuva pela fechada trilha que acompanha o riacho até o A1, onde tomamos nosso café da manhã e deixamos meu moribundo irmão cuidando das coisas e descansando e fomos atacar as escadarias do PP.

 

Já na trilha o Danilo noticiou a falta de 2 grampos antes das escadarias. Nada que dificultasse a passagem. Chegamos as escadarias onde nitidamente percebemos a falta dos grampos, denunciados pelos furos nas rochas. Porém a subida foi tranquila, há grampos suficientes para juntos com as agarras naturais se efetuar a passagem. Porém estavamos sem qualquer mochlila ou peso, penso que para se acampar no A2 seja necessário içar as cargueiras, ou subir com mto cuidado. Não chegamos ao A2, pois como meu irmão e o do Danilo tinham ficado para trás resolvemos voltar. A descida sem alguns dos degraus demanda atenção e cuidado, mas é facilmente realizada.

 

Voltamos até o A1 pegamos as cargueiras e por volta do meio-dia iniciamos o retorno ate a fazenda. Nesse trecho sofri, pois querendo ser solidário ao meu irmão arranquei a barraca dele que ia pendurada em sua mochila e soquei dentro da minha cargueira. Agora era 2 barracas, 2 sacos de dormir, 1 isolante mais equipamentos, me senti uma mula!

 

Na trilha de volta o Danilo viu a falta de mais grampos, principalmente no pequeno paredão de pedra após a bica d'água concretada. Nesse trecho meu irmão desceu escorregando pela pedra e enroscou a calça e cueca num resquício do grampo mal retirado, assim se tornava a primeira e única bunda que vi em todo o carnaval! Tentei descer no trecho, escorreguei na pedra molhada e com todo o peso da mochila cai direto na pedra batendo as costelas e braço esquerdo direto na pedra. Nesse ponto também notamos que já havia sinais de que as pessoas estavam contornando a pedra, fugindo da trilha e desgastando a vegetação lateral.

 

Continuamos nossa caminhada, que nos foi agraciada pela chuva no seu trecho final, chegamos encharcados na fazenda por volta das 16:30. E de lá parti para São Paulo e o Danilo e seu irmão para Maringá.

 

Foi uma ótima viagem, com um pessoal legal e um custo baixíssimo.

 

Acredito que a falta dos grampos não irá afetar a viagem de ninguém, achei relativamente fácil passar pelos trechos onde eles foram retirado, e no trecho crítico após a bica o CPM ja se pronunciou dizendo que irá ser instalado ao menos um grampo.

 

Gastos:

2 tanques de alcool ~ R$ 120,00

Pedágio: R$ 24,50 (na ida fui pela baixada santista se fosse pela BR economizaria R$ 15,50 de pedágio)

Entrada na Fazenda: R$ 10,00

e mais gastos com miojo..rs.

 

Teste de equipamento na Viagem.

 

Barraca Manaslu Discovery Mountain - Excelente espaço para duas pessoas e suas mochilas, bolsos bem localizados e montagem sem complicações. Não pegamos ventos fortes, mas pegamos bastante chuva e a barraca aguentou bem. Estou 100% satisfeito com essa estreia.

 

Mochila Doite Gelten 80 - Havia comprado a mochila ano passado, mas não tinha usado ainda em trilha, ela estava bem pesada em algum trechos cheguei a carregar 2 barracas, 2 sacos de dormir, isolante termico, duas panelinhas, espiriteira, combustivel, material fotográfico, comida e roupa. Ela deu uma boa transferencia de peso e se mostrou ótima na acomodação da bagagem volumosa.

 

Espiriteira Azteq - dado minha falta de habilidade com qualquer trabalho artesanal desisti de construir uma espiriteira de latinha e comprei uma. Muito boa, acende rápido e ferve a agua com rapidez (não cheguei a cronometrar) utilizei tanto alcool de uso doméstico quanto de posto. Para cozinhar 5 miojos em duas refeições (para 3 pessoas) utilizei em torno de 400 ml de alcool.

 

Fotos:

PP1.jpg.72d3f83b5527df30585e243968ca0586.jpg

 

Caratuva.JPG.1ac1cb01362c19ddcb2ca8f56248c09d.JPG

 

Mais fotos no meu flickr:

http://www.flickr.com/photos/marcosplf/

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 30
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

Belo relato, Marcos! Parabéns a vc e ao Danilo por nos trazer a info "quente" sobre o lance das escadas.

Pena vcs não fazerem o cume, mas vejo uma bela decisão em pensar nos companheiros. Maturidade!

Quero voltar lá no inverno, em busca de visuais melhores, no verão é muita nuvem!

Ogum, seu preguiçoso, ó, mais um porteador pra ti! hahahaa :lol:

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Atrasadíssimo mas cá estou! Não tinha visto o relato do Marcão aqui no Mochileiros, mas vamos lá.

 

O relato está bem fiel, muitas partes eu nem lembrava, hahahahaha, mas gostaria de salientar alguns pontos.

O principal é em questão as trilhas. Em muitos pontos mais parece uma avenida do que trilha. O pessoal tem dó de sujar o sapatinho ou não vem preparado e acaba alargando demasiadamente as trilhas. Como o Marcos disse, no ponto proximo a bica cimentada já existe largas trilhas para contornar a pedra que possuia grampos. A trilha TODA do PP/Itapiroca (posso afirmar até a bifurcação desse segundo) está um caos! Pontos largos e muito "mal tradado".

 

No mais, foi um carnaval totalmente excelente, tirando, é claro, o fato da bunda do Renato! hauoihAUhoAuhuahoaHuahua.

 

Parabéns pelo relato Marcos, mandou benzão.

E como o Ogum indicou um porteador no relato dele, indico o Marcos como porteador. Pense num cabra bruto!!! HAoiAHioHUAHa :lol:

 

E vamo que vamo galera! Que venha o inverno e que nos trombemos por lá! :mrgreen:

 

 

Abraços,

 

Danilo

 

 

 

Edt - Completando com mais algumas fotos

 

DSC08324.jpg

 

DSC08264.jpg

 

DSC08299.jpg

 

DSC08292.jpg

 

DSC08321.jpg

 

DSC08282.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Pra vc ver, Marcos. O cara é solidário e ainda tem que aturar piadas! :mrgreen:

Não sei vc e o Danilo, mas se não fosse o Ogum e o Gutante, eu não teria chegado ao topo do PP. O mínimo que eu poderia fazer era carregar o peso sem reclamar, né? 8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Pois é Cacius mas piadas a parte solidariedade em trilha é ótimo. E nessa trip tivemos isso de sobra, eu e meu pessoal (irmão e primo) não conheciamos a região e o Danilo e seu irmão foram mto solidários nos mostrando esse belo lugar. Eu estava sobrecarregado de material pois do meu ´pessoal eu era o unico que tinah cargueira....rs... mas a família Dassim deu uma aula de companheirismo indo no nosso ritmo e voltando antes do previsto quando meu irmão ficou doente. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Valeu Marcão!

 

Mas parafraseando você e ao seu ex-Sgt: "Quem sai junto, volta junto".

Sem dúvida que estar lá no cume foi o principal objetivo, mas todo o percurso, companhia e as histórias vividas é que o que deram o sabor principal da trip. Três novos amigos e companheiros de futuras... fora os malucos que encontramos por lá!

 

Na próxima vamos novamente com sede ao cume do PP, quem sabe com todos e sem bunda de fora! AHuAhuoahuhaoiha :lol:

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...