Ir para conteúdo

Chapada Dos Veadeiros e Pantanal


Posts Recomendados

  • Membros

Fala Viajantes!!

 

Relato minha viagem para a Chapada dos Veadeiros com um pulo no Pantanal com algumas dicas para vocês. Bem, pra dar um contexto da viagem: Somos três amigos que viajaram sem carro, na época da seca(julho 2015), ficamos na vila de São Jorge e gostamos de caminhar bastante, bastante mesmo. Acreditamos que as coisas sempre vão da certo, basta acreditar e desejar profundo que somos capaz de abalar o mundo, foi nesse espírito que fizemos várias cachoeiras que relatarei pegando caronas que até Deus duvida... Aí vai o relato:

 

Dia 1: Sai sozinho do Rio De Janeiro rumo a brasília, possui um grupo de caronas no facebook entre brasília e a chapada, havia postado durante a semana que procurava carona para Alto Paraíso. Não tinha conseguido nada, estava no avião no procedimento de descida, o avião estava baixo, recebo uma mensagem no celular "Oi Roberto, estou com uma vaga no carro saindo as 10:30 do aeroporto", olhei o relógio eram 10:10. Como falei antes de iniciar o relato, as coisas dão certo. Sai do avião e encontrei Larissa e Léo um casal fenomenal e Mariluce uma mochileira do sul. Fomos a locadora pegamos o carro e partimos em direção a Alto paraíso. Fizemos a viagem em 4 horas sem problema algum. Chegamos as 3:30 em alto paraíso, Lari e Léo com lugar ja reservado para ficar, mariluce encontraria amigas em um camping em são jorge e eu estava ali louco pra ja ir para uma cachoeira e depois decidir onde cair. Pegamos o carro e fomos a a Cachoeira de Loquinhas(Alto Paraíso), acesso super fácil, pagamos R$ 20 reais, ficamos até fim de tarde. Quando saímos Leo e Larissa se disponibilizaram para levar mariluce a são jorge que fica a 36km de Alto Paraíso, perguntaram onde eu ficaria e eu falei que ia pra São Jorge também com eles, pegamos a estrada para São Jorge que é praticamente uma reta e presenciamos um por do sol LINDO, um crepúsculo maravilhoso. Chegamos em São Jorge, logo ja senti a energia da cidade, puro astral. Fomos ao camping que as amigas da mari estavam, Camping do Pedu, recomendo bastante, a estrutura é excelente e a galera é show de bola!! O preço é um pouco mais alto, mas o camping é TOP! Tinha feito um orçamento para gastar R$ 30 por dia de camping, no pedu estava R$ 40,00, falei que dormiria aquela noite ali e dia seguinte decidiria o que fazer. Saimos para comer no buritis, um restaurante de massa. NÃO DEIXEM DE IR LA, é um restaurante de massa muuuuito bom, por apenas R$16,00, melhor que isso, só dois disso! E o melhor é que podia repetir mesmo. Trocadilhos a parte, você paga R$ 16,00 e tem direito a comer dois pratos, custo benefício excelente se você não come muito pode dividir com uma pessoa, cada um come um prato e paga R$8,00.

Enchi o buxo e fui para o camping, estava muito cansado e apaguei na barraca. Tinha combinado com Leo e larissa de acordar cedo dia seguinte!

DICAS: Grupo no facebook de caronas de brasília para chapada

A chapada se divide em três cidades: Alto paraíso, chegando em alto virando a esquerda vai para são jorge, chegando em alto e seguindo reto vai sentindo cavalcante.

Restaurante Buritis: R$ 16,00 por dois pratos de massa!

20150722_095139.jpg.a9149b2e63d57b9e40c8ef8c8a3b5b19.jpg

GOPR1850_1436781738786_low.JPG.aa4d2747ed4e57c7bf0cb77cf8978a57.JPG

GOPR1849_1436781733233_low.JPG.03224f823c55cd9b1fa7d07cb9328570.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 2 - Vale Da Lua, Almécegas I, II e São Bento: Acordei cedo por volta das 7:00 e liguei para Leo e Lari que estavam hospedados em alto paraíso, falaram que já estavam tomando café. Decidimos fazer Vale Da Lua, Almécegas I, II e São Bento. Como essas duas cachoeiras eram na estrada entre alto paraíso e são jorge se disponibilizaram para me buscar na estrada em frente a entrada para são jorge. Fui no único mercado que tem na cidade e comprei frutas e frios para comer. Tomei um belo café da manha e fui para a entrada de são jorge. Esperei 10 minutos e rapidamente apareceram. Fomos primeiro ao Vale da lua, pagamos R$20,00 cada um. Praticamente não existe trilha, você ainda no máximo 20 minutos até chegar nas formações rochosas. Até chegar lá tem uma vista linda do cerrado brasileiro, parar ali no meio do nada por alguns instantes e se imaginar no meio daquela imensidão é bem louco. Ficamos no vale da lua até 13 horas. Voltamos, pegamos o carro e fomos para almécegas I e II e São bento, essas três são todas no mesmo lugar. Fica perto de alto paraíso, um pouco mais de 5 km, pagamos R$30,00 cada um para visitar as três. Fomos primeiro para almécegas I, andamos 4 km de carro até parar o carro no ínicio da trilha que é mais 4 km. Trilha super de boa, sem dificuldades. Para quem gostar de pular como eu, almécegas I tem um jump de 9 metros! É só se jogar, pra quem não tem intimidade não aconselho o pulo, se cair errado pode dar problema. Logo depois voltamos os 4 km ate o inicio da trilha e pegamos outro caminho para almécegas II, andamos 2km e chegamos. Trilha de boa, pico lindo demais!! Deixamos são bento por ultimo pois ficava do lado da entrada , já estava escurecendo e já não tinha sol, a água de são bento é gelada pra cacete, não rolo entrar, mas isso não seria problema eu viria a descobrir que são bento seria a minha cachoeira numero 1 para curar a ressaca, é uma boa cachu pera ficar lagarteando na pedra! Quando saímos já estava bem escurinho, Léo falou que me levaria para sao jorge eu não aceitei, ele estava a uns 7 km de alto e a 29 de são jorge. Falei que pegaria uma carona na estrada. Comecei a andar em direção a São Jorge e então eu presenciei um dos céus mais lindo que eu ja vi na vida, sozinho, no meio da estrada, no meio do centro oeste brasileiro, largado no cerrado, eu e aquela paisagem maravilhosa, eu iria andando os 29 km numa boa com aquela vista. Pegar carona aquela hora é mais difícil, as pessoas tem dificuldade para te ver. Depois de algumas tentativas em vão e 20 minutos passados um caro parou, as coisas sempre dando certo. Entrei e uma mulher falou "Nossa, quase não parei. Quando te vi ja tava do seu lado, escuro assim não da para ver nada." Gosto de pegar caronas, é uma troca muito boa, de ideia, de experiência. Ela me deixou na entrada de são jorge. Cheguei no camping, tinha esquecido completamente que um dos meus amigos chegaria naquela noite, quando cheguei no camping la estava ele. Agora tinha que resolver o que faria, tínhamos que negociar o preço, nosso orçamento de camping era R$30,00 por dia . Fomos falar com o Bruno, gente boníssima e expliquei nossa situação e ele concordou em fazer a R$30,00. Um outro amigo nosso chegaria 3 dias depois, mas ai quando ele chegasse a gente negociava de novo, agora eu tava era com fome. Preparamos o clássico dos campings, um delicioso macarrão com salsicha. Comemos, interagimos com a galera. A noite rolou um som em um bar em frente ao Buritis, chegamos la pra tomar umas cervas. Meu amigo estava bem cansado devido a viagem eu então nem se fala. Fomos para trás do camping do pedu e assistimos um show do universo no quesito estrela cadente. Voltamos ao camping e apagamos. Dia seguinte iríamos fazer um dos passeios no parque nacional.

DICAS:Pegar carona anoitecendo é mais difícil devido a visibilidade.

GOPR1858_1436781755849_low.JPG.d3cf1720ed4eaea306f1386fa5264bf5.JPG

GOPR1862_1436781797408_low.JPG.40adf3bd8c11fe3f78b483b4fefe1470.JPG

IMG_0653.JPG.b8f56a12312ca7bad88e5478fccb2fdb.JPG

IMG_0659.JPG.3bbda07ce46fbe3c8040919654f2445f.JPG

20150712_180625.jpg.00a9a84a3bf3b305691b2202cef769a9.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Dia 3 - Canyonss I, II e Carioquinhas: Dia seguinte acordamos cedo, tomamos café e decidimos fazer um dos passeios no Parque Nacional, que ficava muito perto do nosso camping. Andando dava uns 20 minutos no máximo. Tomamos café, preparamos a mochila e saímos, assim que viramos a rua do camping passou um carro fiz sinal de carona e adivinhem só? Estavam indo para o parque, pegamos carona com eles. O parque não preciso de guia e nem precisa pagar para entrar. São 5 km pra ida e 5km pra volta, existem dois passeios, optamos em ir para Canyons I,II e cariocas. Como fui em julho na época da seca estava um sol forte na cabeça, mas a trilha é super de boa. Primeiro fomos nos Canyons e ficamos la a maior parte do tempo, como falei anteriormente gosto de pular de cachoeira e nos canyons tem um pulo de 5 metros e um maior de 12. É muito bonito o poção do canyon. Depois de alguns pulos fomos para as cariocas, outro pico maravilhoso!! Ficamos até todos irem embora até um guia da parque vir nos chamar. Voltamos, estava quase na hora do pôr do sol, tínhamos combinado que veríamos de cima da antena. Saímos do parque, pegamos uma carona até a bifurcação parque/antena, começamos a andar em direção a antena, não deu 2 minutos de caminhada passou um carro que nos deu carona até lá. Subimos nela e tive uma das vistas mais contemplativas da minha vida, uma visão 360 graus do serrado brasileiro!! O por do sol aconteceu bem na nossa frente, paisagem linda!! Passado o por do sol voltamos ao camping, cozinhamos e fomos para o forró.

DICA: Chegue ao parque cedo, ele fecha meio dia. Na época de seca quanto mais cedo melhor pois pode ocorrer de atingir o limite de pessoas.

Pôr do Sol na antena, simplesmente lindo!! É na direção indo para o parque, ao invés de ir para a direita(parque) segue pela esquerda, tem uma placa nessa bifurcação. Para se chegar a antena você vai reto por um tempo até ter uma entrada a esquerda que vai te levar ao pé dela, se seguir reto vai sair no mirante. Não cheguei a ir no mirante, da antena se tem uma visão de 360 graus, vá para lá!

GOPR1895_1436878261151_low.JPG.60add8f90a497a2539b71efeb37450a3.JPG

GOPR1893_1436878251786_low.JPG.bd0f25823c2443c8aa80006dc136f570.JPG

IMG_0672.JPG.0bb3496a30048be1781eadd944235f27.JPG

20150716_175041.jpg.af4f3440412431084ef4f6a480c03f73.jpg

IMG_0687.JPG.5fc71a4cfb1614a0bb83ff3162bc2cfd.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 4 - Santa Bárbara: Combinamos na noite anterior de irmos a santa bárbara com umas meninas do sul que estavam no nosso camping, acordamos as 6 da matina, tomamos café preparamos a mochila a partimos. Quando estávamos saindo uma amarok(4x4) de uma rapaziada de goias que estavam no nosso camping estavam indo para lá também. Fomos todos juntos. Santa bárbara fica em Cavalcante e de são jorge para cavalcante são 120 km. Chegando em Cavalcante você pega uma estrada de terra por mais alguns bons kilômetros até chegar no lugar onde você vai ter que pegar um guia, é OBRIGATÓRIO ter um guia para ir a santa bárbara se paga R$20,00 para entrar na cachoeira e o guia é R$80,00 por grupo de até 10 pessoas. Se quiser almoçar por la tem uma lugar com comida caseira a lenha MUITO BOM, vale muito a pena, R$20,00 e pode comer o quanto quiser!!! Chegamos, pegamos um guia que trabalhava la a 40 anos, o nome era Zeli, pessoa fantástica, nos contou muitas histórias!! Para não ficarmos em 2 carros, botamos todo mundo na caçamba da amarok, eram 9 na caçamba e 2 na frente. Antes de ir a santa bárbara Zeli nos levou a cachoeira da capivara, lugar simplesmente lindo!! Tem uma vista maravilhosa em frente a cachoeira. Ficamos la um tempo e depois fomos para santa bárbara. Curtimos muito as duas cachoeiras e voltamos jã escurecendo. Tomamos banho e fomos comer no Buritis, como falei no 1º dia, você paga R$16,00 e pode comer duas vezes. Depois de um dia longo como esse a ultima coisa que eu queria ter que preparar era comida, fui direto para la. Essa noite era a virada do meu aniversário e soubemos de uma festa que aconteceria na casa amarela e nessa mesma noite o nosso outro amigo chegaria. Comemos e esbarramos com ele no camping, negociamos o preço da diária dele e começamos a beber com os paulistas. Acabamos na casa amarela, reggae, forro e muito astral. Passa o aniversário na chapada foi realmente nascer de novo, muita magia!!

Dica: Para ir a Santa Bárbara é OBRIGATÓRIO ter um guia que você pega em Cavalcante mesmo.

Não deixe de ir na cachoeira da capivara.

Se quiser almoçar por la tem uma lugar com comida caseira a lenha MUITO BOM, só pedir para o guia levar. vale muito a pena, R$20,00 e pode comer o quanto quiser

GOPR2073_1437163981368_low.JPG.7e8351d3ce2487ff0d6bb20fa11d85bf.JPG

G1652038_1437163930970_low.JPG.6a10cfd4244d893ff496f6a1124b5015.JPG

20150715_145618.jpg.484f0d33d8ecd580d7b0e05cb212dbbe.jpg

20150715_150309.jpg.d6a27b9eafc4828375d8d2858a2429cc.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...