Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Como atravez de pesquisas que pude conhecer e ir ate los roques ... quero agora contribuir com quem deseja ir e conhecer o lugar mais incrivel que ja conheci ate hoje.esse relato servira mais a quem deseja ir pra arrumar tudo por la mesmo ,sem agendar nada com ninguem ,mas,tambem deixarei informaçoes uteis a quem vai programado . desde ja me coloco a disposiçao pra qualquer pergunta ,afim de ajudar os nobres amigos viajantes .

 

Bom , este ano iria a cuba ,um velho sonho que tenho de conhecer a ilha da revolução ... porêm ,nao pude ir desta vez. pasei entao a procurar outro roteiro e encontrei aqui no mochileiros a então desconhecida para mim , los roques ! nem fazia ideia onde era e tals ... passei a pesquisar ,vi fotos e relatos e acabei me apaixonando pelo lugar . em espaço de tempo de três semanas arrumei tudo e lancei minha mochila nas costas ,velha companheira , e parti pra los roques !

conforme orientaçao das pesquisas, fui com dolares pra venezuela. como eu nao tinha feito acordo com ninguem , fui na cara e na coragem , muchileiro , desbravando tudo somente com as informaçoes que tinha colhido nas pesquisas. chegamos em maiquetia as 16 horas ,ate passar pela imigraçao ... 16 e 40 . fomos direto às empresas de aviaçao nacional afim de encontrar passagens para aquele momento para los roques , mas somente havia uma empresa aberta no aeroporto internacional ,a aerotuy. o atendente nos ofereceu passagens pro outro dia as 08:00h por 2.200 bolivares. pensamos bem e tentamos outra empresa ,porem, como acima citei , estava fechada . optamos pela seguinte ação : uma vez que somente haveria voos no outro dia , fomos ate um posto de informaçoes ( um quiche vermelho ) e la procuramos dicas com as atendentes ,dicas como um hotel e o valor do voo a los roques ... (bom , la na venezuela o povo nao é muito fã de ajudar ... sao maliciosos e mal-humorados ! claro que ha pessoas e pessoas . tem muita gente boa ,mas ,é melhor ficar bem atento ! existe muitos com mal intuitos . ate os policiais la te olham como lobos olham ovelhas . heheh,muito cuidado .) As atendentes nos indicaram um quiche bem ao lado do posto de informaçoes para conseguir o hotel . neste ,conseguimos o hotel e a troca dos dolares por bolivares ,uma vez que uma atendente tinha uma amiga que trocava o dinheiro . ela queria trocar a 7.5 por um ,dai falamos que haviamos conseguido por 8 , dai ela disse q podia fazer por oito . barganhe ! chore ! barganhe ! assim vc poupara .la tudo é na conversa. optamos passar a noite no hotel catimar... no quiche que falei acima ,a atendente chamou a van que nos levou ate o hotel . chegamos ao hotel ,350 bolivares para duas pessoas ,o valor do pernoite la .o atendente te pergunta a hora que vc quer ser acordado , optamos em sair bem cedo , pedimos que ele nos chamase as 5 e 30h , e assim foi feito . mas nao é bom confiar totalmente ,portanto ,coloque o despertador . o quarto é simples mas tem ar condicionado e banho quente ,vale a pena . no hotel ha um restaurante . jantamos por lah . comi um espaguete a bolonha e meu amigo comeu uma sopa de frutos do mar... boas ,indico estes pratos . saimos de lah as 6 da manha e fomos ao aeroporto nacional ,afim de comprar a passagem pra los roques por lah .

No aeroporto nacional encontramos tudo ainda fechado devido ao horario . aguardamos e estabelecemos contato com um cara que trabalhava na jamicol (empresa que realiza voos a los roques ,em avioezinhos bimotores ) , ele nos ofereceu a passagem a 2200 blrs.. mas .. choramos e choramos até que ele baixou pra 1900 blrs. Daí ,as 9h embarcávamos para los roques. No caso de uma viajem sem programação ,considere essa ação . va ate o nacional e tente por lah ,assim podera economizar alguns bons bolivares.ha uma outra , um funcionario da jamicol nos havia falado de uma passagem a 1600 blrs pela aerotuy. A principio seria o primeiro voo do dia ... por esse valor ,mas, so seria no dia seguinte . como já haviamos dormido um dia em maiquetia ,não quisemos arriscar e perder mais um dia . conforme a conveniencia vale a pena pesquisar essa ideia .

 

# uma dica sobre a questão da troca de dinheiro : em maiquetia ,troque somente o que for necessario . não é preciso trocar todos os dolares la. É perigoso e desnecessario uma vez que em los roques se podera troca-los em segurança e pelo mesmo valor . troque somente a quantia para hotel ,um jantar e o bastante para a passagem aerea . ( 350 – hotel ; 70 – jantar ; 2200 – a passagem [ considerando a hipotese de comprar a mais cara] ; 152 – a entrada no parque arquipelago los roques ;

No voo agente já se surpriende , o avião alcança so uns 500 metros e segue assim ate gran roque , portanto se vê tudo em verdadeira grandeza . quando se chega às primeiras barreiras de coral é incrivel ! a mudança na coloração do mar explode nos olhos . o legal de ir de teco teco é issu ! é bem rustico, você pode ser o “copiloto” ...e é bem diferente de voar nos avioes comuns . eu me amarro ,e quem gostar ou tiver a curiosidade.. recomendo . os avioes da aerotuy são grandes e presurizados , assim , é a mesma coisa dos avioes comerciais .

Em fim ,los roques ! exploooode nos olhos a ilha ! fantastica . tudo muito simples , povo manero ,uma mulecada pescando , cachorrões labradores na praia , os pelicanos mergulhando naquela agua azul clarinha ... muito bom .

quando se desembarca , tem de pasar em um posto da guarda nacional e no guichêzin pagar a taxa de 152 blrs .

bom , seguimos entao em busca da pousada onde pasariamos os dias, escolhemos a pousada karlim . haviamos pesquisado e encontramos relatos sobre esta. La fizemos contato com a sra .perfecta ,uma matrona séria .. mas gente boa , barganhamos e ficou a diaria por 170 blrs somente para dormir . tambem há outras pousadas mais baratas assim como a “chavista” dona magali . tambem manera ,mas o valor é um poco maior . daí em diante foi estabelecer na ilha ,conhecer tudo ... na nosa caminhada ,encontramos a pousada do brasileiro fabio ,mas ele não estava la . fizemos amizade com o ,como ele gosta de ser chamado , “ tulio maravilha” . um carinha bacana demais que trabalha com o fabio . ele nos ajudou muito nestes dias que por la estivemos ,mesmo não estando na pousada dele , nos prestou todo apoio e ajuda. É um cara especial .

em gran roque tem restaurantes ,pizzaria e mercearias. Todo alimento nós compramos assim . o restaurante e a pizzaria fica na praça . tem uma mercearia grande proximo ao campinho da vila .desfrute da padaria para comprar os alimentos principalmente pra fazer os paseios. Fica bacana um sanduiche e suco pra levar para as praias . na pousada que estávamos nós conseguimos emprestado o cooler pra levar os alimentos nos passeios. tambem fizemos o seguinte : havia alguns amigos que conhecemos la em los roques , que estavam na pousada guaripete . negociamos com a fabiola e jantamos por la um dia ,junto de nossos amigos . o lance é sempre conversar e por em pratica o nosso carisma brasileiro ... fazer amizades e contatos . eles gostam de brasileiros por la. Tulio nos falou que gostava de trabalhar conosco . falou que tinhamos uma simplicidade e simpatia que outros povos não tem . que a educação do brasileiro nenhum tinha . e ele falou issu com sinceridade. fiquei muito feliz em ouvir issu .

# uma coisa achei muito boa e quero dar a dica : os pacotes completos são realmente bons ! vale muito a pena fazer,principalmente casal . uma viajem assim ,en luna de mel , fica muito bacana . nos pacotes completos a única coisa que você vai preocupar é em respirar ... o restante fica a cargo da pousada .heheh . eles fornecem desda chegada, quando vem um carregador pra buscar as suas bagagens ,tudo que lhe for necessario e confortavel . toda a alimentaçao ,todo o transporte ,acomodações etc. fica em torno de 100 dolares por dia o casal . vale muito a pena. Pousadas como a guaripete a cargo da fabiola que é uma pessoa muito atenciosa e agradavel ; los corales com a zully ,muito simpatica e pronta a ajudar em tudo ; sol e lua do fabio , a cargo do tulio que é um cara amigo e agradável demais , sempre pronto a dar o apoio necessário . estes são os que mantivemos contato nos dias la,e são realmente fieis as recomendaçoes aqui, seguro que si !

 

# os passeios aos cayos : geralmente o horario de saida é em torno de 9h . como no primeiro dia chegamos mais tarde que issu , saimos a conhecer a ilha . fizemos contato com o tulio e ele se propos a nos levar a um ponto ,em gran roque mesmo , para mergulhar-mos. Fomos a uma praia ao lado da pista do aeroporto . la podemos mergulhar de snorkel e fotografar muito . foi um bom inicio nos dias de águas caribenhas. Nesta área encontramos um “botuto” (caracol ) bem grande e uma lagosta rabugenta que não permitiu que a pegássemos ... quando ela se escondeu debaixo de uma rocha . foi d+ !

tanto as praias perto ,como franciski ( que gostei demais de fazer snorkel nela ) como as mais longiquas ( sabastapol ,fantastica ) são maneras . quando se vai nas mais longe ,em via de regra o rotero é divido em três contatos . se vai ate a mais longiqua ,depois a uma intermediaria e depois a uma mais perto . mas , se quiser ficar em uma praia o dia todo ,pode se negociar com o barqueiro . tambem , se o sonho for ficar em uma ilha no meio do mar caribenho ,so você e sua amada ... no estilo lagoa azul , e la é iqual , c pode ficar em pequenas ilhotas a seu gosto .

para fazer os passeios , a sra. Perfecta providenciou o barqueiro para nós. Mas tambem realizamos passeios com nosos amigos que estavam na pousada guaripete . falamos com a fabiola e ela nos incluiu nos passeios deles .

É dificil dizer quais os melhores cayos ! são tantos . mas ,tem alguns que marcam como o cayo agua, boca de cote ,carenero ,sebastopol.... cayo agua é muito bonito ! mas somente bom para nadar ,para boiar e deixar o leve bailar das aguas te levar . não é bom pra snokel. Boca de cote pra snorkel é fantastica . e assim vai .

# acampamento : tambem é possivel essa opção . e eu tava muito afim de fazer issu , mas não deu . bom , em los roques existe uma area de camping ,tambem nas ilhas de franciski,craski,norosquises e cayo pirata . mas somente em los roques existe ponto de apoio . salvo engano ,em franciski posui um restaurante . as demais não tem nada . acho muito manera a ideia de acampar em uma ilha sem ninguem , curtindo a noite o brilho das estrelas e as massas de planquitons vagalumes na agua . é possivel faze-la em los roques . a quem interesar ,basta pesquisar direitim e fazer issu . tem local onde locar as barracas em gran roque.

# Uma coisa que eu quase todos os dias fiz foi subir a montanha da ilha e contemplar o por do sol . não deixe de faze-lo ! é realmente lindo ! renova as forças e lhe faz refletir sobre tudo ,sobre o privilegio de poder estar vivo e ter a chance de seus olhos verem tal maravilha. Se porventura a viajem tiver sido subsidiada atravez de dividas ... contemplando o sol e recordando do dia em que passou e você esteve no lugar mais lindo de sua vida ... a frase que vem em mente é : valew muito a pena ! hehehe

 

# As baladinhas ! A noite em gran roque tem algumas baladinhas maneras . lugares como o lagotera, arrecife,zona rumbera e neptuno . lagotera é um barzinho manero que toca desde um rap ate runba e salsa. Quando estive la ,tivemos a sorte de ter uma turma de brasileiros que estavam atracados em los roques, esses kra estavam dando a volta ao mundo de veleiro . eles tocaram neste bar ,tocaram mpb . ouvir mpb ,tomando uma boa cerveja ,sentado em um puff na beira da praia e com os novos amigos ... não tem preço ... mesmo ! foi d+ . o lagotera foi o que mais gostei ! era muito bom . quem gosta e sabe dançar rumba e salsa ... ta em casa . la tocava muito . da pra dançar ateee. A cerveja venezuelana é muito boa , beba ,beba,beba ! hehehe . so que ela é mais forte do que a nossa , portanto ,muito cuidado . juizo ! hehhee.

 

 

Ficamos 6 dias por la. No final ... eu já estava com saudades de casa . adoro praia mas ... uma hora cansa . Apesar dos problemas ,amo muito esse nosso país . Agente sente uma falta da nossa comida ... dos amigos ..etc. mas foi uma viajem muito especial ! é um lugar que voltarei . fiz muitos amigos por la, tanto da venezuela quanto daqui ,issu fez com que a viajem fosse rica na parte de lugar e na parte humana tambem. Foram dias incriveis pra não mais se esquecer .

 

 

Obs: não se esqueça de levar o snorkel ,camisa de neopreme e se possivel pés de pato e sapatilhas de borracha .mas é possível locar issu La. tambem é obrigatorio uma câmera aquática , protetor solar , roupas bem leves. Uma outra, sempre que sair com a maquina fotográfica normal,leve um saco plástico ou algo do tipo , o tempo pode virar repentinamente e chuver . quase perdi uma câmera por bobiar assim .

 

abraço .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...