Ir para conteúdo

MERCADO DAS CAPITAIS Um Brasil gastronômico com foco nos Mercados Municipais das Capitais.


Posts Recomendados

  • Membros

O projeto Mercado das capitais estuda a origem dos ingredientes brasileiros comercializados nos mercados municipais das capitais do Brasil.

 

É notório que por conta da grande variedade de ingredientes ainda não descobertos pelos cozinheiros brasileiros, principalmente os que iniciam hoje uma nova profissão como cozinheiro, exista um espaço para descobertas gastronômicas em termos de sabor e identidade nacional gastronômica.

 

Como docente na área gastronômica, lecionando também a disciplina cozinha brasileira, eu profissional a mais de 15 anos na área de hospitalidade, verifiquei que existe uma lacuna entre as culturas e espaços gastronômicos no Brasil. Considero particularmente a cozinha do Norte a cozinha que preserva a maioria dos ingredientes típicamente brasileira, . Neste ponto de vista, a cozinha que acredito que menos sofreu influencia em seus sabores e texturas, por isso iniciei meus estudos nesta região

 

Assistia a alunos do sul que ficavam impressionados pelo amargor e picancia do tucupí, ou mesmo pouco sabiam da capacidade da manteiga de garrafa, muito menos do que se tratava um Jambu. Assim como alunos do Norte que não entendiam o que era um barreado ou mesmo um virado a paulista e nunca tinham comido pinhão na vida.

 

Desta forma, ao final do ano letivo de 2015 resolvi juntar algumas informações importantes para uma viagem em busca da catalogação e multiplicação do conhecimento em torno da gastronomia brasileira, usando a pesquisa no cotidiano, através dos seus mercados em suas capitais.

 

Especiaria

 

O projeto delimita mercados das capitais para que tenha uma raiz de desenvolvimento estrutural, um foco. Porém muitas narrativas surgem com a confecção de entrevistas propostas afim de retratar o seu entendimento sobre ingredientes e formas de fazer gastronomia.

 

Uma viagem de 14.500km entre Belem do Para a Porto Velho, de Manaus a Boa Vista, de Macapá a Rio Branco, serão catalogados espécies de frutas, verduras, legumes, cereais, carnes, peixes e frutos do mar utilizado no dia a dia das populações autóctones, alem de receitas, muita historia e conhecimento.

 

Sinta -se a vontade para opinar, o projeto também é seu.

www.mercadodascapitais.com.br

SDC19824.JPG.a0e6ab4d6fd62a6bc4a9710a72b08568.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...