Ir para conteúdo

Parque Nacional do Itatiaia - Antes do incêndio


Posts Recomendados

  • Membros

Vou fazer um breve relato de minha viagem ao Parque Nacional do Itatiaia, no fim de semana retrasado. :D

Saí de São Paulo, rumo ao parque do Itatiaia, de carro. O trecho da Dutra é um tapete, apesar dos pedágios (4 pra ir e 4 pra voltar), e em menos de 3 horas já estava cruzando a divisa com o Rio de Janeiro. Como primeira parte da viagem, resolvi fazer trilha na parte baixa do parque, onde ficam a maioria das cachoeiras e poços naturais.

O ruim é que para chegar na parte baixa, vindo de São Paulo, as placas indicando a entrada da rodovia que vai para lá estão mal localizadas e muito confusas. Acabei passando a entrada...eheheheh

Enfim, consegui pegar a estrada pra ir ao parque, estava mal conservada, mas não tão ruim. Para entrar no parque, paga-se 3 reais por pessoa mais 5 por carro, mas é um investimento que vale a pena! eheheh

A sede do parque fica a 4 quilometros da portaria, e foi reformada recentemente, a exposição que é mantida é bem legal, bastante informação mesmo, vale a pena conheçer.

Bom, vamos ao que interessa e vou falar das trilhas. Para se fazer as melhores trilhas, vale a pena pegar o carro e subir mais 5 quilômetros de serra (aí sim a estrada é realmente ruim, tava boa pra cortar os pneus do carro). Você tem diversas opções, eu escolhi fazer as principais trilhas (cachoeira do Aiuruoca, cachoeira véu da noiva e as lagoas naturais). Mesmo as trilhas curtas, de 500 metros, exigem certo preparo físico, pois são bem rústicas, sobe-se muita pedra pra chegar nas melhores atrações.

Mas vale a pena, o lugar é sensacional, a cachoeira véu de noiva é impagável! :D As piscinas naturais, como a do Maromba, tem a água tão limpa que vc pode ver o fundo da lagoa sem problemas. Como estava frio na altitude que eu estava (uns 1100 metros), nem arrisquei um mergulho...ehehehhe.

Perdi as contas de quantas escorregadas levei nas trilhas, mas o saldo final foi bom, tirei muitas fotos e queimei muitas calorias...eheheh.

Depois de fazer as trilhas do parque, me animei a tentar fazer alguma coisa na parte alta. O problema para se ir à parte alta é que a portaria fecha cedo, as cinco. Para se conhecer melhor a parte alta, tem que tirar o dia só para isso.

Saí da parte baixa e resolvi voltar um trecho da Dutra para subir a outra rodovia, rumo a Itamonte. A rodovia que vai para a parte alta deveria ser uma rota obrigatória para quem quer conhecer o Brasil, é extremamente linda a paisagem, você vai subindo e acompanhando quase de seu lado o maciço das Prateleiras, o morro do Couto e a Asa do Hermes. Falando um pouco dessa rodovia que peguei para ir a parte alta, o asfalto está muito bem conservado.

Chegando à Garganta do Registro, a quase 1700 metros de altitude, já começa a estrada que vai para a portaria do parque, mas como estava ficando tarde, e a estrada realmente desse ponto em diante estava muito ruim, acabei não arriscando o carro...eheheh mas fica uma promessa de voltar lá para escalar as Agulhas Negras...ehehhe

Eu estava ensaiando para escrever esse relato, mas devido ao incêndio que está destruindo o parque, achei justo compartilhar essa experiência com quem gosta de lugares incríveis, como o Parque Nacional do Itatiaia.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...