Ir para conteúdo

Mexico, Oaxaca, Chiapas, Merida, Playa del carmem por 17 dias


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, meu nome é Laércio e os relatos daqui me ajudaram muito, por isso envio a minha contribuição.

eu fui para o méxico dia 26/12/2014 e voltei dia 13/01/2015, comprei passagem pela Aeromexico no site da Submarino.

Passagem R$1.923, 51

Seguro viagem da Mondial Travel 167,64

Lanche no aeroporto 137 pesos

1º dia

Cheguei no aeroporto por volta das 6:00 do dia 27/12. Logo troquei R$ 800,00 por pesos mexicanos, tomei café no aeroporto e carreguei o celular para sair para a cidade. Em todo México as melhores taxas de câmbio estavam no aeroporto. É uma dica que eu deixo, troque seus dólares numa das lojas do aeroporto. Quanto menor a cidade e mais distante do centro mais baixo o valor que eles pagam pelo do dólar. Com pesos mexicanos na mão comprei um “bilhete único mexicano” e Peguei o bustur por 30 pesos no aeroporto e pedi para me descer próximo a estação de trem Zócalo, onde sabia me hospedaria.

Me hospedei num hostel na la Católica, 30, chamado down town mexico. Foi a minha terceira opção, a primeira tinha sido o hostel catedral que não tinha vagas. Assim que me alojei dei uma volta nas ruas ao redor do hostel e comprei um adaptador para carregar o celular. As entradas são diferentes da do Brasil, comi alguma coisa e tomei um café expresso a tarde e logo voltei ao hostel descansar da viagem.

2º dia

Logo pela manhã fui ao museu de Diego Riviera, gratuito ao fim de semana, também subi no almirante por 60 pesos e fui no mercado de artesanatos, no período da tarde quis passear de metrô ao invés de pegar táxi, então fui a estação Zócalo comprei bilhetes por 5 pesos e fui à estação Zapata, de lá fui a pé ao museu da frida kahlo por 100 pesos, de lá passei na casa do leon trotsky. Voltando pra estação de trem embarquei para a estação trem san Lázaro, onde tem o terminal de autobús ADO onde comprei passagem para Oaxaca por 452 pesos e voltei para estação Zócalo. Fiz um lanche a noite e fui dormir.

 

3º dia

Acordei cedo para ir às pirâmides, fui até a estação de Zócalo e fazendo as transferências necessárias desci até a estação Autobuses del Norte que é o nome da rodoviária. Andar de metrô na cidade do Mexico, é fácil, basta ter um mapa, ou mesmo tirar foto com celular do mapa rodoviário exposto na estação e saber qual a estação que você precisa, no caso de Teotihuacán a estação é Autobuses del Norte. Na rodoviária do mesmo nome comprei passagem para Teotihuacán. Cheguei nas Piramides Teotihuacan antes de ser tomada por turistas, por isso é preciso ir de manhã mesmo antes das agencia de turismo chegarem. O lugar é muito maior do que imaginei, caminha-se bastante, muitos degraus, é necessário levar uma garrafa de água e barras cereais, frutas, algo pra comer. Voltei ao aeroporto do México onde troquei mais alguns dólares, voltei ao hostel tomei um banho e fui jantar num restaurante do lado onde paguei 200 pesos pela refeição, quis dormir cedo pois no dia seguinte iria para Oaxaca

 

4º dia

Amanhecia e já deixava o hostel, com exceção dessa viagem de ônibus para outras cidades as outras eu fiz durante a noite, o que eu aconselho, pois você já economiza numa noite dormindo no onibus, sem dizer que acho menos cansativo do que viajar de dia. Caminhei para o metrô desci na estação de trem san Lázaro onde é o terminal auto bus da ADO e fui para Oaxaca, cheguei por volta das 14:00 e segui para o hostel que havia reservado via Messenger. Hostel cielo azul é uma casa muito confortável ambiente familiar, parece casa de vó, com um quintal bem florido, recomendo.

 

5º dia

O café é oferecido às 8:30, um bom café, e fica uma cozinha a sua disposição. Fui ao centro da cidade e comprei o serviço até monte Alban por 60 pesos que te leva e traz de volta ao centro da cidade de Oaxaca. Lá paguei $ 59 pesos para entrar. Sai de monte Alban, fiquei no centro onde passei pelas feirinhas de artesanais e almocei. Voltei ao hostel onde eu e mais 5 estrangeiros, um peruano, um mexicano, uma chilena, uma argentina e um australiano; uma experiência que só hostel podem oferecer. Esperamos a virada do ano conversando, e brindamos com tequila e mexcal, depois fomos ao centro.

 

6º dia

 

Dia com parte do comércio fechado, fui logo cedo ao terminal de auto bus e comprei passagem para San Cristóbal de las Casas, passagem comprada para as 22:00 e com chegada prevista para as 7:00. Voltei para o hostel fiz check-out e fui passear pela cidade e comprar mexcal, bebida parecida com a tequila. À noite fomos pra rodoviária eu uma francesa e um peruano que iam também para san Cristóbal de Las casas.

 

7º dia

Em San Cristobal de Las Casas procuramos um hostel e encontramos um com um quarto para três, como podíamos só entrar as 12:00 e eram 9:00 deixamos no hostel as malas e fomos caminhar pela cidade e tomar um desayuno, e fomos a duas cidades próximas. A noite compramos o passeio para cânion sumidero, 300 pesos para cada. Voltamos para o hostel e depois fomos a um bar, onde ouvimos músicas ao vivo e comemos algo.

 

8º dia

Acordamos 7:30 tomamos café fora do hostel e a van nos pegou na porta do hostel em direção ai cânion de sumidero, ótimo passeio recomendo, voltamos a tarde, o peruano e francesa foram para outra cidade e eu segui em frente para Palenque. À noite segui para o terminal, pois a 01:20 do dia seguinte seguiria para Palenque,

 

9º dia

Em Palenque me hospedei no maravilhoso hostel yaxkin por 300 pesos e pedi um quarto reservado onde pudesse ajeitar minha mochila e lavar e secar minhas roupas com mais tranquilidade. Antes de entrar no quarto fui andar pelas ruas e comprei um serviço para palenque, mas sugiro simplesmente comprar passagem de ônibus e lána bilheteria se resolver com as entradas. Na de comprar um serviço para águas azul, perdi dinheiro, pois estava muito cansado e estava frio para entrar na água. Acabei ficando nas lojas próximo das ruínas e fui embora descansar num quarto reservado que me esperava.

 

 

10º dia

 

Entreguei as chaves na hora do check out e fui andar pela cidade começou a chover e não parou mais, azar o meu que fiquei o resto do dia de castigo no hostel esperando. A noite as 22:30 estava na rodoviária e parti para Merida por $ 650.

 

11º dia

Cheguei em Merida e fui procurar hostel e já procurava também tours para Chichén itza. Por $ 525 te levam a Chichén itza, sem a entrada e mais algumas ruínas e com almoço incluído. Como não tinha me hospedado até pensei em ir antes de me hospedar e nem ficar uma noite em Mérida mas não havia mais lugares para o passeio desse dia. Então me hospedei no Santa Lúcia hostel por 150 pesos andei pela cidade e fui procurar tours para Chichén itza para o dia seguinte, até que um gerente de um hostel me deu dica de ir por conta própria para Chichén itza. Como não tinha interesse em ir para outras ruínas, fiz isso e fui a rodoviária e comprei por $ 80 pesos a ida para Chichén itza sem a entrada do parque.

 

12º dia

As 7:00 da manhã fui para o terminal de Merida e de lá parti para Chichén Itzá. A entrada do parque custa 240 pesos, e tudo ao redor é mais caro. Quando sai, como eram 13:30 e o próximo ônibus sairia só as 17:00 resolvi almoçar por lá. Foi a mais cara refeição da viagem 330 pesos. Por uma salada com frango,m grelhado, duas bebidas um café. Um assalto, mas me serviu pois foi onde usei o Wi-Fi e carreguei o celular. Feito isso subi no ônibus a 17:00 as 22:00 com as paradas necessárias cheguei ao terminal de autobus e fui à procura de um hostel. Logo depois de duas quadras com opções de hotéis vi diversos hostels.

 

13º dia

Acordei fui numa loja da Aeroméxico tentar trocar o voo que sairia da cidade do México no meu regresso para o Brasil, para Cancun, não consegui e aproveitei e comprei uma passagem de Cancun para cidade do México. Vc tem essa opção de ônibus que dura 25 horas, mas a opção de avião dura 2:30 e custa em torno de 500 pesos a mais do que de ônibus. Na passagem de avião paguei 200 dolares próximo de 3000 pesos na época.

À tarde troquei de Hostel e para economizar 80 pesos fui para um novo Hostel. Deixei minhas coisas na recepção e fui para praia de Akumal, preço do coletivo por 25 pesos me disseram que veria tartarugas marinhas na areia, mas não vi nenhuma, seria necessário fazer mergulho, mas como não quis e só andei pela praia. Na volta no fim de tarde fiquei na 5º avenue, como um calçadão com restaurante e lojas para se comprar presentes e se divertir, ali comprei uma maleta para levar regalos para o Brasil.

 

 

14º dia

Acordei e como em frente ao Hostel tinha uma lavanderia decidi lavar algumas roupas. Peguei a quantidade de 3 quilos que era quase tudo que eu carregava e lavei por 45 pesos. Logo após me dirigi à rua Calle 2 e parti para Tulum, preço do coletivo 30 pesos. A entrada de Tulum foi de 64 pesos. Foi uma das melhores coisas da viagem. Pude entrar na praia em meio às ruínas, foi excelente o passeio. Sai de tulum as 13:20. Cheguei a playa del Carmen passei na lavanderia peguei minhas lavadas passadas e ensacadas; que alegria!!! Deixei-as no Hostel caminhei pela beira da praia o fim da tarde e à noite fiz umas compras na 5º avenue.

 

15º dia

Meu voo de Cancun para a cidade do Mexico estava marcado para as 14:00, acordei arrumei minhas malas e fui ao ponto de coletivo e parti para Cancun por 80 pesos, em Cancun cheguei às 10:00 e ainda deu tempo de ir no mercado 28 e fazer compras.

Parti para o aeroporto de táxis que me cobrou 300 pesos (em Cancun esse táxi não tinha taxímetro, comentei do abusivo preço e o motorista me mostrou uma tabela da distância entre mercado e aeroporto por 300 pesos) cheguei na cidade do México e como sabia o percurso peguei um bustur que vai do aeroporto até próximo da estação Zócalo por 50 pesos. Fui até o Hostel catedral, minha primeira opção quando cheguei no México, e fiquei num quarto coletivo por 200 pesos a diaria os três dias restantes da minha estadia, tomei um banho e fui dormi.

 

16º dia

Como o museu de antropologia ficava numa distância de 7 quilômetros, e no caminho estava o museu de cera, fui caminhando conhecendo um pouco da cidade e procurando algum restaurante brazuca para matar minha fome de feijão e arroz, não encontrei. Primeiro fui ao museu de cera e de lá caminhei para o museu nacional de antropologia. Me arrependi de ter ido a pé, pois não tínha mais perna para visitar o museu e fiz corrido querendo voltar para Hostel e descansar, vale muito a pena ir no museu mais cedo e andar com calma por todo o museu.

 

17º dia

Depois do check out, deixei minha mochila na portaria e só andei por perto do centro, fui ao museu do templo maior, e andei mais um pouco pelo centro conheci algumas livrarias e igrejas , e mais tarde voltei para o hostel pegar minhas coisas e parti para o aeroporto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Legal o seu relato Laércio! Sempre pesquiso aqui no Fórum qd vou fazer viagens. Sempre tem ótimas contribuições. O México será uma das minhas próximas trips e eu gostei mto do seu roteiro. Vou deixar a minha contribuição aqui tbm, p/ quem precisar. Sobre seguro viagem. Eu sempre contrato c/ esta empresa: www.touristcard.com.br Eles abaixaram os preços e estão c/ planos a partir de 23 dólares. Vale a pena conferir. abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...