Ir para conteúdo

Dá para trocar reais na Nova Zelandia??


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Eu vou em Abril para Autralia e Maio para NZ. Estou com a mesma dúvida que vc. Pelo pouco que vi nos sites da NZ, não consta BRL (real) entre as moedas que compram. Vc até pode achar, mas não arriscaria ficar com um mico a não ser que alguém te garanta que tenha alguma casa de câmbio com cotação boa lá.

 

Aqui em São Paulo achei algumas casas de câmbio que trocam por NZD, tipo www.spmundicambio.com.br ; www.cambiobr.com.br . Mas o spread entre a cotação turismo e a oficial é em torno de 12% (depende do dia). Para o dólar americano vc acha casas com spread em torno de 4% para a cotação oficial. Além disso, alguma delas mencionou que trocaria no mínimo 500 NZD. Não sei se é praxe.

 

A primeira vista eu estou com a impressão de que o melhor negócio é levar dólar americano e trocar por NZD lá. Eu pesquisei alguns bancos de lá e o spread de um dos bancos (https://www.westpac.co.nz/international-migrant/foreign-exchange-and-international/currency-converter/) é por volta de 6%. E pelo que li na internet vc acha casas de câmbio (com donos asiáticos) que tem taxas melhores, por exemplo, no centro de Auckland. Com relativa segurança, vc não perderia mais que fazendo câmbio no Brasil, se levar dólares americanos, perderia no máximo uns 10% nas conversões.

 

Outra opção que estou cogitando é pagar no cartão de crédito e arcar com IOF. No Santander pela conta que eu fiz me jogaram uns 7% de Spread entre o preço de uma passagem da Air New Zealand e a cotação oficial BRL/NZD. Com o IOF de 6%, o custo disso é uns 13%, pior que da casa de câmbio. Mas, vc ganha prazo para pagar e mais as milhas (que para mim vale uns 2% da compra). No fim vai ficar elas por elas com a casa de cãmbio se levar dolar neozelandes e vc não vai precisar ficar transportando um monte de dinheiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Eu liguei agora há pouco na Travelex de Queenstown (a primeira cidade que vou) e perguntei quanto seria a cotação real/dolar neozelandes, a resposta foi 2,21 BRL/NZD, sim eles compram reais. Para vender dolar americano, a cotação foi 0,88 USD/NZD. Como referência, a casa CAMBIO mundi SP vende USD a BRL 2,42 (com iof incluso) e NZD a BRL 2,18 (com IOF).

 

Se fizermos as duas conversões, o dolar neozelandes vai sair a 2,13 convertendo primeiro para USD e depois para NZD. A cotação oficial hoje é 1,96. Dá uns 8,7% de perda na conversão de moeda.

 

A conclusão é: leve dolar americano e troque na nova zelândia. Por incrível que pareça a Travelex (que tem franquias em quase todos aeroportos da NZ) tem cotação melhor que dos bancos (pelo menos hoje). A opção melhor para que começar o roteiro por Auckland talvez seja trocar nas casas de câmbio dos asiáticos no centro, mas se a Travelex tiver com taxa boa trocaria no aeroporto mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigada pela resposta, entrei no site da travelex.co.nz, eles tem muitas lojas , inclusive no aeroporto de auckland, me ajudou bastante. Minha duvida era essa mesma, se valeria a pena fazer a conversão lá ou aqui, e também se levar uma reserva em pobres reais, se depois iria conseguir trocar por lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros de Honra

Felipe, chegando lá eu descobri que a Travelex cobra uma comissão na troca, o que encareceu um pouco. Como eu entrei por Queenstown, eu não tive muita opção, porque em Queenstown não tem tanta casa de câmbio, ainda mais que eu cheguei no fim da tarde. No final, para mim saiu elas por elas comparando com comprar aqui em São Paulo.

 

Se vc entrar por Auckland, deixa para trocar a maioria de dólares no centro de Auckland (região da Queen Street), que tem casa de câmbio para tudo quanto é lado. Daí sim vai dar alguma vantagem.

 

Toma cuidado para não voltar com dolar neozelandes para o Brasil. Se sobrar, faça compras ou troque por dolar americano em casa de câmbio.

 

Além disso, não conte com casa de câmbio nas cidades pequenas da NZ. Na maioria vai dar para trocar pelo menos em banco, mas vc vai ficar restrito ao horário bancário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Vixe chocheitor, vc devia ter trocado por dólares americanos lá. Agora vai ser difícil alguém aqui no Brasil se arriscar considerando que para elas vc é um desconhecido na internet e pouca gente conhece como é uma nota de dólar neozelandes verdadeira.

 

As casas de câmbio daqui vão colocar lá embaixo a cotação, chuto que vão pagar uns 20% abaixo do valor, se é que vão ter interesse em comprar.

 

Tem um amigo meu que voltou com peso colombiano de uma viagem, aconteceu isso daí. Nenhuma casa de câmbio queria comprar. Ele teve que esperar até resolver ir de novo para colômbia para usar a grana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...