Ir para conteúdo

Diários de um mochileiro bebado II agora na América Central e México


Posts Recomendados

  • Membros

Ola a todas que um dia querem vir a America Central. vamos por partes ::prestessao::

 

1-Estou escrevendo sem acentuacao pois estou usando um computador do Panama e nao sei como usar os acentos. ::vapapu::

 

2- Esse sao os diarios de um mochileiro bebado II ja que eu escrevi o primeiro na viagem entre Chile e Argentina ::Cold::

 

3 - deveria ser o sexto relato mas por desleixo e preguica nao escrevi dos outros paises. Como essa viagem planejei lendo varios relatos dos amigos mochileiros Sorrent, Nando Trota Mundo e outros que me ajudaram dando dicas, sou obrigado a compartilhar meus relatos.

 

4- Agora nao sou apenas um mochileiro bebado deixe de ser um jovem Padwan agora alem de fazer minha propria cerveja ja fiz varios mochiloes. Espero ajudar e vou tentar detalhar muitos pontos que ficam brancos nos relatos. Vai ficar um relato longo mas para quem e detalhista acho que vai gostar. Quando chegar no Brasil vou acentuar para os loucos pela gramatica nao pedirem meu exilio do Brasil.

 

Resumo da Viagem

 

Brasilia para Panama voo pela Copa Airilines a uma pequena bagatela de R$2980 reais voltando pelo Mexico. ::vapapu::::vapapu::::vapapu::::vapapu::

1 dia Panama ::hãã::

2 San Blas ::otemo::

3 San Blas ::otemo::

4 Panama/Quepos 8)

5 Parque Manuel Antonio :lol:

6 Parque Manuel Antonio/ Arenal 8)

7 Arenal ::quilpish::

8 Arena ::mmm: l

9 Arenal / Ilha Ometepe ::hãã2::

10 Ilha Omete ::cool:::'>

11 Granada :wink:

12 granada / El Salvador :D

13 El Salvador :shock:

14 El Salvador / Antigua :o

15 Antigua :lol:

16 Antigua :P

17 Antigua :wink:

18 Lanquin :P

19 Lanquin / Flores ::otemo::

20 Flores ::otemo::

21 Flores / caye caulker :mrgreen:

22 caye caulker :mrgreen:

23 caye caulker :mrgreen:

24 caye caulker :mrgreen:

25 caye caulker / Tulum ::bruuu::

26 Tulum :P

27 Tulum/ AKumal 8)8)

28 Playa Del Carmen ::tchann::

29 Playa Del Carmen ::toma::

30 Playa Del Carmen ::hahaha::

31 Playa Del Carmen :D

32 Playa Del Carmen ::otemo::

33 Isla Mujeres ::love::

34 Isla Mujeres ::love::

35 Isla Mujeres Brasil ::grr::::grr::::grr::::grr::

 

PRIMEIRO DIA cidade do Panamá

 

Sai de Brasilia as 2:36 am e cheguei na cidade do Panama as 7:10am hora local. Fui ao Lunas Castle o unico hostel que reservei durante toda a viagem ::mmm: e gostei muito do hostel. Fica em um bairro bem colonial achei bem localizado e o staff me atendeu muito bem. Como o chek in so ocorre depois das 11:00 fui ao shopping Allbrock fazer umas pequenas compras e comprar minha passagem para Quepos na Costa Rica. Paguei U$ 40 ate Quepos e ate San Jose Custava U$ 49.

Achei a cidade organizada e bem conservada e como esta ocorrendo a cupula das americas tem policial ate nos telhados. Os precos no shopping estava quase o mesmo que no Brasil. Comprei apenas um tenis para correr ja que minha vida nao e so beber preciso tentar nao engordar, um snorkel e mascara de mergulho. Voltei para hostel, nao falei para os loucos que me leem mas nunca viajei sozinho. Estava morrendo de medo e sei la falo horrores e meu ingles e quase selvagem, por minha sorte apos beber duas cervejas no bar fiz amizade com holandeses e como fui a Holanda ano passado logo ficamos amigos. Ao lado do hostel tem um pub que faz sua cerveja chamado La Rana Dourada, se vc gosta de cerveja de verdade va e coma uma pizza que e sensacional. Ficamos ali batendo papo admirando a cidade do Panama de longe e falando besteira, gostei muito do clima do bairro de Casco Viejo aonde fica o Hostel tem um clima que lembra Cartegena das Indias. Ficamos bebendo ate as 23:00 ja que as cinco da manha tinha que levantar para ir para San Blas. hOSTEL LUNAS CASTEL U$ 16.

IMG_20150406_173918613_HDR.jpg.5006bcb896247c38a7f90413a8254a36.jpg

IMG_20150406_015131967.jpg.bb1a4c25622b445cea74de456d1ca443.jpg

SEGUNDO DIA San Blas o Paraiso e logo ali

 

Passeio para San Blas custo Total para duas noites U$ 162 ::grr::::toma:: Acredite vale a pena e algo que acredito nao ter por ai.

As cinco da manha um jipe te busca no hostel, depois de 30 minutos paramos em um mercado por dez minutos e compramos mantimentos. A ilha nao tem agua potavel os indios Kuna vendem por um pouco mais caro. Nessa hora aproveita-se para tomar o cafe da manha ja que no hostel tem cafe mas so as 07:00. Comprei uns vinhos e um pringles ja que a noite e uma crianca e sabe la o que pode ocorrer. Novidade agora sei usar os acentos a Jossana que em breve falarei me ensinou aqui como usar o acento. ::otemo:: . Voltando ao assunto, sao 5 horas ate Sán Blás. Quando sai da auto estrada e entra no Sán Blas Hills ::vapapu:: Na boa meu é um inferno. Fui em um carro com 7 pessoas os vidros nao baixavam como bom cavalheiro fui na parte de trás que é bem apertada com dois israelenses(Até aqui eu só nao gostava muito de israelense devido problemas como eles na Bolívia mas com disse Josef Climber "A vida é uma caixinha de surpresas").

Pense em uma viagem chata pq o carro sobe e desce faz curva acentuada e nao chega nunca o tal porto ::hahaha:: Um israelense queria abrir o vidro porque ja estava mareado e nada de vidro baixar. O cara estava do meu lado e fazia uma cara de louco pensei vai vomitar em mim e vai ter guerr. ::vapapu:: Foi uma hora de tensao ele botava a mao na boca ameacava vomitar mas gracas aos deuses dos mochileiros foi alerta falso. Chegamos finalmente na praia e logo tomamos a lancha com destino ao Paradise.

Eu ja fui em 16 países e te falo o Caribe para mim é o Paraiso. Sán Blas é um arquipelogo de 365 ilhas e pertecem ao povo Kuna. Eu achei sensacional esse local a ilha que fiquei chama Senidup logo de inicio fiz amizade com o Chef da ilha. Usei a estrategia da camisa do Brasil, e ficamos conversando por horas na ilha te servem 3 refeicoes diárias: café da manha(todos os dias foram um pequeno pao e ovos), almoco que é arroz com frango ou peixe e salada e janta o mesmo. Os pratos nao sao bem servidos mas nA boa nao senti fome e olha que sou grandinho. Ao inicio de cada refeicao os Kunas assopram conchas de caracol do mar para avisar que está na hora de se servir. Quanto a energia elétrica vc pode usar ela até as 22:00 existem varias tomadas para deixar carregando suas coisas eu fiquei amigo do chef deixava meu celular carregando com ele durante a noite. Nessa ilha senti como é estranho e bom viajar sozinho, eu falo muito falo como maritaca. Quando cheguei nessa ilha descobri que só tinham Israelenses hospedados no meu quarto, o que quase vomita em mim e outros 3. Meu ingles grosso nao ajuda e eles nao queriam fazer amizade, pensei duas noites sem conversar acho que vou tentar ir embora amanha. Fiquei andando pela ilha e so via grupos de israelenes via umas meninas com canga do Brasil ia todo feliz e quando chegava perto falavam sei la o que, deve ser hebraico. ::grr::. Que carajo e agora? Pensei vou fazer como os gringos vir pro caribe e ler um livro, li duas paginas e joguei pro lado. Falei vou é dormir um pouco e quando entro no quarto um israelense me diz chegou um grupo de argentinos. Putz quem diria fui salvo por argentinos esse papa faz mesmo milagres logo me enturmei com os quatro e comecei a curtir a viagem.

 

Uma pequena nota sobre os israelenses que talvez muitos nao saibam: Esses caras costumam tocar o terror aonde passar e sabem porque? Aos 18 anos todo israelense tem que ir pro exército e servir o país por 3 anos se for homem e 2 anos se for mulher, eu disse todos ::hein: . Antes de ir pro exército já que eles fazem a protecao das fronteiras com os paìses que nao lhe querem bem quase todos viajam pro fora e curtem a vida porque nao sabem se vao voltar(tocar o terror). Alguns quando saem do exército fazem outra viagem pra relaxar já que rola o stress pós exército/guerra. Entao pensem voce em um ilha com 40 desses ::hahaha::::tchann:: . Bom estou meio bebado e escrevendo do computador do hostel tem pessoas esperando e de cara feia, quando chegar na costa Rica posto as fotos e escrevo mais um dias. Pesssoal alem de bebado eu nao sou aluno aplicado e devo cometer alguns erros de portugues ou vários, por favor, o objetivo e passar para todos o relato e algumas dicas. Nos vemos em Costa Rica Cabrones e Cabronas ::hahaha::

 

IMG_20150407_041639776_HDR.jpg.20cdc64ef6e7fbbf84bf3a3696941b26.jpg

IMG_20150407_191352414.jpg.812765418183bd8506107c10b5d35d93.jpg quarto da ilha Franklin

IMG_20150407_041837646.jpg.a0f16395b3c6d902501d028fc39b2f8d.jpg

 

3º DIA San Blás

 

Acordei queimado do sol e por incrível que pareça mesmo usando protetor fator 70. Não vi o sol em San Blás sempre estava nublado, em uns minutos abria um sol e logo sumia por trás das nuvens. Ao tocar da concha tomamos o café da manhã irei mostrar por fotos que tirei de algumas refeições.Ovos com pão feito pelos próprios índios, nesse dia entrei na cozinha a convite de um índio que mais tarde ganharia um presente meu, mesmo que eu não tivesse muita vontade de dar esse presente. Achei a cozinha super arrumada e bem limpa, eles usam proteção para não cair cabelos e essas coisas. Após o café da manhã fui para a praia já que o passeio para a ilha Perro só sai as 14:00. Nadei os argentinos eram legais mas sei la não senti que eles estavam muito animado comigo eu bebia eles não, falava besteira eles falando de politica da argentina ::vapapu::::vapapu::::vapapu:: estou no caribe eu la quero falar de Cristina Kirchner ::putz:: . Fiz uns mergulhos com meu orgulhoso novo snorkel adquirido a U$ 20. Vi uma mulher bonita sozinha em um canto pensei hora de falar um pouco de inglês. Conversa vai conversa vem e pronto apresento a vocês Jossana a moça que me salvou nos acentos em espanhois no hostal. Uma gaucha que estava morando na Colômbia, falamos muito e ela ainda chamou mais pessoas(israelenses) para animar o passeio da tarde. Almoçamos e aqui fica minha Dica la eles tem dois passeios para a Ilha Perro um de U$ 10 que vai e volta a essa ilha e a segunda opção que vai a essa ilha uma outra ilha "muito bonita", melhor dizendo pega gringo e uma ilha grande "muito bonita" por U$16. Eu se fosse de novo iria no de U$10 o barco e bem grande e eu amei o snorkel ficaria horas la olhando a vida marinha, incrível como tem tanta vida em um barco naufragado. Achei a melhor coisa para se fazer nessas ilhas e beber uma boa cerveja e curtir o mar do caribe. De noite já mais enturmado com os amigos da Jossana e inclusive com o israelense que quase vomita em mim, ficamos bebendo e fazendo jogos de borrachos. Depois fomos pra praia e continuamos a bebedeira umas noroeguesas se juntaram a roda ::love:: . Depois de todos bebados alguem deu a brilhante ideia de ir nadar nu no mar ::otemo:: . Quando vi as noereguesas indo so de calcinha e sutiã para o mar tirei a roupa e corri pra galera, como tinha um lua não sei qual tipo mas que iluminava legal foi bem divertido e ainda tirei a cueca no mar e nadei nu uns minutos a sensação de liberdade é ótima. Bebemos mas um pouco acabou a bebida quem se deu bem se deu quem não se deu bem é hora de ir dormir como eu.

IMG_20150406_225632115.jpg.96ca1dbe9eeba72c1e18e07903829e30.jpg

IMG_20150407_062347602_HDR.jpg.58414a3e564b992e7c63d1c093db62cf.jpg Jossana

IMG_20150407_073757921.jpg.62c6e230a0960da4a75dbfeb9025f08a.jpg

 

4º Dia de volta a cidade do Panamá

 

Curtir ainda um pouco a praia bem cedo e fui arrumar minhas coisas me certifiquei de tudo para não esquecer nada, tomei meu café da manhã e esperei a lancha das 10:00 que nos levaria de volta ao porto. Na ida o barco foi bem rápido mas jogou muita água dentro da lancha e todos ficamos ensopados, pensei na volta vou usar uma roupa suja e trocar quando chegar no porto. Porém na volta foi super tranquilo e sem problemas salvo que o índio que tinha ficado meu amigo ganhou um boné novinho que tinha comprado do Manchester United, paguei U$ 23 e esqueci na cabana e como já estava no meio do caminho não tinha como voltar falei pra ele pegar o boné e segue a viagem. Não adianta ficar com raiva ainda tenho muita viagem pela frente. Chegando no porto ficamos em torno de 45 minutos esperando nosso carro chegar . Quando enfim saímos já eram 11:00 da manhã e eu estava com muita ressaca e vai uma dica de ouro. ::otemo:: NÃO BEBAM DEMAIS NA ULTIMA NOITE! A estrada e uma montanha russa dos infernos ::vapapu:: , carro faz curva o tempo todo sobe e desce ladeira e nunca acaba a estrada. Motorista super sussa falando no celular a viagem toda, escrevia no whats lia piadas e as curvas estão lá sempre constantes mas sei lá acho que deve ser que tem trilho embaixo do carro não precisa dirigir. Momentos infernais a cada curva me dava vontade de vomitar e logo entendi a do israelense que quase vomita em mim devia estar como eu ::toma:: .

Chegando enfim na cidade do Panamá fui logo comprar minha passagem para Quepós na Costa Rica e ver algo no shopping, paguei U$ 40,50 na passagem até San Jose ônibus saía as 00:00. Mesmo eu descendo bem antes eles não baixam o preço. Voltei ao Hostel aproveitei para tirar fotos do bairro que achei muito bonito e bem turístico. Fui tirar uma foto de um chicken Buss e o motorista me xingou todo ::grr:: kkkkkk e eu fingi que não era comigo e sai andando. Só faltava essa ter que pagar pra tirar foto de ônibus que esta rodando na rua. Saí para almoçar em um restaurante pé sujo e comer as delícias panamenhas, famoso arroz com pollo. Comi e esqueci de pagar so lembrei horas depois já no hostel :oops:

 

Fiquei de bobeira la até dar a hora de ir embora fui no mercado comprei duas caixas de cerveja importada pra levar pra Costa Rica já sabendo que lá era tudo mais caro. Chegando no Hostel encontrei com a Jossana fomos caminhar na orla que fica perto do Casco Velho e conversamos bastante foi bem legal. Chegando no hostel escrevi os dois primeiros dias do relato e depois sai para jantar. No caminho encontrei uns 3 brasileiros que vivem lá e ficamos batendo papo e tomando umas. Fomos beber la no hostel dançamos passamos vergonha e cantamos muito funk ::putz:: . Aprendi nessa viagem que mesmo viajando sozinho você nunca fica sozinho. Conheci uma linda equatoriana que trabalha no hostel e ficamos amigos e por ai vai sabe como é ::otemo:: . Lunas Castle foi um dos melhores hostais que fiquei na viagem achei o clima super amigável e fiz muitas amizades ali. Dando as 23:00 fui pra rodoviária chegando la recebi um "ótimo" atendimento da TicaBuss, motorista super grosso falando que eu estava atrasado cheguei as 23:20 e o ônibus sai as 00:00. Enfim nada mais de interessante a falar busão congelando mas como li aqui levei uma jaqueta e foi sossegado. ::Cold::::otemo::

IMG_20150409_135548594_HDR.jpg.d02745ba489ff476bead9f2de3e48080.jpg

 

5º dia Manuel Antônio, Costa Rica

 

Após os tramites na fronteira cheguei por volta de 11:00 em Quepós na Costa Rica. O ônibus te deixa na rodovia e você precisa pegar um táxi para Manuel Antonio e acredite são 5 minutos mas o cara queria me cobrar 10 mil colones que são 20 dólares. Depois de uma luta jurássica fechamos por 5 mil colones e mesmo assim achei bem caro são 5 ou 7 minutos no máximo até Manuel Antônio. Chegando la me hospedei no hostal Vista Serena e vou te dizer é simplesmente perfeito. Sua cozinha e a recepção tem uma vista belíssima para a serra e o mar. paguei U$ 10 por noite fiquei lá apenas duas noites mas ficaria semanas, ainda dei o azar de ficar em um quarto para 16 pessoas com 15 alemãs e só eu de homem ::otemo::::love:: . Assim que me alojei ::love::::love:: troquei de roupa e fui para uma praia pública e aproveitei para ir correndo e praticando esportes. Minha vida não e só beber não, acho que chama preciosa a praia. Achei a costa rica muito bonita e bem conservada, correndo e ouvindo natiroots pude perceber como todas as casas tem muitas flores, as estradas bem conservadas e com bastante vida selvagem. Chegando na praia fiz amizade com uma família de lá e ficamos até o por do sol conversando e entendendo a cultura do seu país. Uma senhora de 76 anos com sua filha de 50 e suas duas netas ::love:: . Eu de olho nas netas e a mãe de olho em mim :oops: . Até me chamou para ir na casa dela e ia me preparar uma janta típica mas como as suas netas não me deram atenção recusei carinhosamente. Acho que o segredo de viajar sozinho e simplesmente conversar e em minutos você não está mais sozinho. Voltei correndo para o hostel são 3 km mas o caminho além de lindo e cheio de ladeiras e correndo cansa um pouco. Passei no mercado comprei cervejas e comida para cozinhar mais tarde, percebi como é cara a Costa Rica. Uma caixa de cerveja custa U$17 e uma maça U$ 1. Só banana que achei barato custa 50 colones cada, os demais achei bem caro e olha que estava no mercado.

Já na primeira noite cozinhando um incrível macarrão o prato mais famoso entre os mochileiros fiz amizade com uma alemã, um canadense de 2 metros de altura e um americano. Ficamos ali bebendo e conversando e já combinamos de ir juntos no outro dia para o Parque de Manuel Antônio. O que mais gostei nesse local é que aqui você encontra praias do oceano pacífico com florestas e muitos animais, achei a cidade muito bonita e bem turística. Como já havia bebido quase toda a cerveja resolvi ir dormir no oásis que era meu quarto. Alemãs de 17 a 19 anos em um frenesi pelo quarto, arrumando cabelo, fazendo unha trocando de roupa, lendo e algumas perguntaram se eu me importava com tudo aquilo? ::hahaha:: Clarooooooooooooo que não quem se importaria? Um dos melhores sonos da minha vida obrigado Deus por esse presente. ::love::

IMG_20150410_150222747.jpg.16ab77097781d5f3ef3d4dddfed232e1.jpg

IMG_20150410_133547018_HDR.jpg.9593d901c2e308a1fcae81af85fa85fa.jpg

 

6º DIA Manuel Antônio

 

Dia de conhecer o famoso parque de Manuel Antônio. Tomei café da manhã nesse hostel com uma vista incrível esperei meus novos amigos terminarem seu café. Uma das alemãs estava com carro alugado e fomos ao parque que não fica longe uns 2 km do hostel.IMG_20150411_072906016_HDR.jpg.eb9582b107130cd9f94372de68ccd142.jpg

Chegando la o preço tinha aumentando a pouco tempo agora para estrangeiros custa U$16 e não adianta chorar. Se você quer ver animais recomendo fechar com um guia, eles possuem um equipamento que da pra ver uma pessoa em marte. :mrgreen: Como no grupo todos acharam que não precisavamos de guia e realmente para caminhar não precisa mesmo, o parque é bem sinalizado. Caminhamos e caminhamos e nada de ver milhares de animais como todos falam, quando víamos era porque nos infiltravamos no meio de grupos guiados e víamos. O legal é que os guias tem esses aparelhos e você pode tirar foto do aparelho dele e ver as aves e macacos como se estivesse tirando foto em frente ao bicho.IMG_20150411_091752297_HDR.jpg.49373c72d01cf4623f4be21c18d134a2.jpg

Caminhamos muito e suamos muito, incrível como você transpira na Costa Rica, em poucos minutos já estava muito suado. Após vinte minutos caminhando com muito sacrifício vimos uma preguiça bem de longe, era nítido o descontentamento de todos por não ver tantos animais como eram alardeados nos livros e por outros do hostel. Resolvemos ir ver uma cachoeira e caminhamos mais uma hora e chegando lá supresa ::grr:: , não tinha água estava seca como minha conta bancária. Para melhorar o clima disse que a cachoeira só e vista se você acreditar que ela existe no fundo do seu coração. Decidimos fazer uma brincadeira e todo mundo que encontrávamos indo para a famosa cachoeira falávamos que era linda de uma cor surpreendente. ::otemo:: .

Fomos ao mirador esse sim achei bonito e depois enfim as praias. Nas praias sim eu achei alguns animais muitos macacos e quatis ::hahaha:: . Sei que eles reviram lixo e são vistos como gambás mas são tao bonitinhos ::lol4:: . Ficamos de bobeira ali conversei com umas meninas da Espanha e me deram dicas da Nicarágua. Existem várias praias dentro desse parque a que mais gostei foi a praia sul é a maior praia e não tem tanta pedra.

IMG_20150411_140749596.jpg.663681079fa79cc37565edb9a14e383e.jpg

Fiquei la até as 15:00 sendo nutrido por doritos e bananas, aqui vai uma dica quase todo mundo de Quepós vai para San Jose ou Arenal. Se você for para Arenal recomendo ir com antecedência comprar sua passagem, não existe escritório das agencias de transporte em Manuel Antônio e você tem que ir comprar em Quepós. Não custa caro o transporte até Quepós uns 250 colones e 15 minutos. Fui com o americano e compramos as passagens. Custo de 3500 colones. O ônibus passa quase em frente ao Hostel o primeiro passa as 5 da matina. Aproveitamos que estavamos em Quepós compramos muita cerveja e mais macarrão e umas linguiças jamaicanas para beliscar.

Ficamos ali de bobeira bebendo e conversando chegaram várias americanas no hostel e era sábado e sempre aprendi que com americanas e tequila milagres acontecem. A tarde passou chegou o por do sol, como fiquei com vontade de ficar mais um dia naquele lugar. Achei incrível aquele hostel por ele ficar em cima de uma serra e ter uma vista privilegiada para o vale e as montanhas e o mar no fundo. As alemãs o o canadense de dois metros chegaram e ficamos ali bebendo e beliscando a linguiça jamaicana bem picante. Europeu sempre estranha esse habito que temos que fazer uma comida e compartilhar com os outros, sempre faço uma linguiça ou uma carne com queijo e fico bebendo e beliscando. Acho muito engraçado como eles ficam surpresos de alguém dividir sua comida com "amigos". Após todos tomarem banho e bebermos resolvemos cair na balada afinal era sábado à noite e todo mundo espera por sábado à noite. Como já estava um pouco bebo e tinha limões e uma tequila adquirida no aeroporto do Panamá, fiz uma rodada de tequila com as americanas já que as alemãs não bebiam. Pronto agora eramos um grande grupo e fomos em busca de diversão achamos uma balada que só tinha eu o americano e o canadense de gringos homens os demais eram ticos e muitas gringas bebedas dançando reggaeton. Ficamos ali até tarde da noite e não lembro o horário que fui embora mas foi muito bom obrigado José Cuervo e minha nova amiga americana ::otemo::IMG_20150411_073400074_HDR.jpg.903cb8e1949e7ed2ff478cbc96951c76.jpg

7º dia Arenal

 

As 6:30 me dirigi para ao ponto de ônibus com destino a San José e de lá outro ônibus para Arenal. Cheguei as 9:00 no terminal de San José mas os ônibus para Arenal teria que tomar em outro terminal. Peguei um táxi paguei algo em torno de 2000 colones após muita briga, chegando lá o ônibus já tinha partido e o próximo só as 11:00. Meus amigos essa é a pior parte em viajar pela America Central, os transportes são poucos os horários confusos e trechos curtos de 200 km se faz em 6 horas. Fui em um restaurante bem pulguento em frente ao terminal comer mais um gallo pinto e tomar uma cerveja, afinal tinha 2 horas pra esperar.IMG_20150412_092810240.jpg.477a51bd484eb1a04f579490a322678a.jpg

As 11:00 embarquei e cheguei as 15:30 em Arenal. Chegando la fiquei no arenal Backpackers e recomendo sensacional, no check in já encontrei um brasileiro era seu primeiro dia na Costa Rica. Jogamos as tralhas no quarto e já caímos na piscina que para mim é o ponto alto do hostal. Nesse dia minha única preocupação era marcar o canopy para o outro dia e fazer a subida do vulcão. Como o clima estava feio já descartei o vulcão e fechei só o canopy por U$60 13 descidas. A princípio achei caro mas lembrei que em Itacaré eu paguei R$50 por duas descidas bem pequenas na praia. Esse cada descida custa em torno de R$15.

Saí com o brasileiro e um amigo dele compramos doritos e cerveja lá vc pode levar cerveja pra piscina. Ficamos bebendo fiz amizade com a gringada que estava lá. America Central realmente é quase impossível ver latinos em hostel ou passeando é mais americano e europeu. Eu nem falo inglês tão bem e consigo fazer amizade então você também pode. Bebemos na piscina até não sei quando e nada demais a relatar nessa noite. ::cool:::'>IMG_20150413_213746978.jpg.dd166bd737ad4e3fe838d7bdb7ee5643.jpg

8º dia Arenal dia de esportes

 

Levantei as 9:00 já que o canopy era as 10:00, tomei o café e aguardei a van. Chegou as 10:30 fomos em mais um hotel e para variar uma van cheia de americanos dos mais variados estados e idades. achei o local super arrumado e bem seguro, tivemos algumas instruções colocamos os equipamentos e fomos em uma caçamba de camionete até uma trilha e fizemos umas pequena caminhada de 15 minutos que deixou muito americano pensando em voltar. Era o único que teríamos que subir andando os demais eram todos descidas para alegria da nação do tio Sam. Quando o guia perguntou quem seria o primeiro logo disse que seria eu e quase crio um guerra internacional. Um típico americano com sua linda esposa e seus três filhos todos brancos de olhos azuis, com todo sua família me fuzilaram com o olhar ::toma:: . Ele tinha uma Gopro grudada na cabeça e não sei porque queria ser o primeiro a ir. A primeira descida não curti não soube usar o freio e parei no meio tiveram que me ajudar e a família de Yankes quase comemorou como se fosse um touch down. ::quilpish:: Fiquei rezando para todos santos para o dele parar antes do meu e pedir ajuda mas o infeliz sabia o que fazia e foi o melhor de todos na primeira descida mas seu filho não conseguiu nem chegar na metade ::hahaha:: .

O guia perguntou se eu podia ceder para o americano o lugar porque vamos todos juntos e o primeiro continua sendo até o ultimo eu como gente boa que sou permite ele e toda sua família fossem na frente. Acho que no terceiro pra frente eu já curti muito e fiz amizade com um casal de Bonston e ele faz cerveja em casa como eu e tudo ficou amigável. Eu recomendo esse passeio você tem linhas que você vai bem rápido e passa por locais lindos, cachoeiras, copas de árvores, até uma cobra verde vimos mas não consegui fotografar. Os guias são muito educados e tiraram fotos e filmaram para mim. Passeio dura em torno de duas horas e meia no total do hotel até o regresso. ::otemo::IMG_20150413_112931401.jpg.4658c2d4e435945d88466ff03c2d2fb5.jpg

Como eu gosto de correr cheguei botei um tênis e vi que tem uma cachoeira a 9 km do hostal. Cascata de La Fortuna e pensei porque não? Peguei minha mochila coloquei umas bananas e na Costa Rica comia muitas a 50 colones cada ::hahaha:: . Combinei com um israelense e duas americanas que quando voltasse da corrida íamos no rio público de água quente. Botei um Natiroots e vamos correr e vendo o vulcão mesmo escondido por nuvens é uma vista incrível e vendo a cidade a sua volta, acho que o que mais gosto e sair e correr por aí é que você sente mais as pessoas e a cidade. Confesso que foi duro chegar na cachoeira fiz em 2 horas o caminho correndo e caminhando mas a paisagem vale a pena. A cachoeira é incrível mesmo a água sendo gelada pra quem correu 9 km fica quente entrada custa menos de 10 mil colones creio que 7.600colones. Fiquei la conversando com o salva vidas comemos as bananas que eu trouxe e quando deu 15:00 resolvi voltar e exatamente na hora que ele ia embora, me ofereceu uma carona em uma caçamba de camionete e economizei U$10 de táxi. Por isso sempre digo converse com todo mundo que coisas boas acontecem ou na pior das hipóteses faz uma amizade.IMG_20150413_145212125_HDR.jpg.be43a51c06c74c12a9ae4959e275e46b.jpg

Cheguei as 15:45 e já apressei o israelense e as meninas para irmos no chonigas é algo assim, perguntei pelo rio de água quente público e todos sabem. Fica a 35 minutos de Arenal fechamos com um táxi por U$ 20 para nos 4 ou seja 5 doletas para cada, sendo que o taxista ia nos esperar até as 19:00 então teríamos 3 horas no rio. Paramos no mercado compramos cerveja e batata frita e fomos farofar e as americanas achavam que estavam entrando em uma furada mas eu também não sabia se era ou não tinha lido uns dois relatos bem vagos por aqui. Chegando lá eu amei o lugar achei ele bem familiar e várias pessoas vão a noite para lá e levam velas e ficam altas horas por lá. A água é bem quente e o nome "Choningas" quer dizer rio que rala as pernas. Não tem grandes poços mas por 5 dólares e com motorista te esperando não vou reclamar. Algo interessante ocorreu aqui fiz amizade com 3 mulheres de lá da Costa Rica uma senhora sua neta e sua nora, conversa vai conversa vem. A senhora me diz que sua nora perdeu o marido a 6 meses que seria o filho dela, lavando a janela de um prédio em San Jose. Deixando a sua nora viúva com 21 anos de idade e uma filha. A menina estava muito triste e eu contei minha história para ela que minha mãe ficou viúva aos 22 com dois filhos e que depois de 3 anos a própria família do meu pai incentivou ela a casar e hoje é casada com meu padrasto que considero como meu pai. A vida segue e senti que todas gostaram do papo e a jovem viúva ficou mais feliz em saber que a vida segue. As vezes é mais emocionante ajudar uma pessoa em troca de nada do que fazer esportes radicais ou nadar em rio de água quente saí muito feliz desse local por confortar alguém que precisava ouvir uma palavra de conforto. IMG_20150413_173325102.jpg.0f4e144b3a7fb3dd2b8370f8c3a89f9d.jpgFicamos lá até as 19:00 curtindo e conversando com os locais, voltamos ao hostel jantamos espetinho de frango e organizamos uma festa na piscina compramos nachos e queijos pedi pra esquentar no microondas e a festa rolou até tarde. Eu tinha mais uma noite em Arenal porém o clima estava bem chuvoso e achei a Costa Rica bem cara. Decidi no outro dia ir pra Nicarágua e acho que fiz bem em mudar.

 

9º dia Nicarágua e sua bela fronteira

 

Todos na cidade me falaram que o ônibus saía as 7:30 do terminal para Penas Blancas. De ressaca as 7:08 cheguei no terminal e para minha alegria o ônibus saía as 07:00 em ponto. ::otemo:: Valeu Ticos pela ótima informação e para melhorar uma ótima noticia não tinha outro ônibus para Penas Blancas pela manhã so as 15:00 ::vapapu:: . Estava com fome resolvi comer algo e depois pensar em outra solução, perguntei pra um para outro como chegar na fronteira e todos falavam que só tinha esse ônibus e nada mais. Perguntei quanto custava um táxi até a fronteira e com desconto custava U$ 85. Pensei que beleza mais uma noite aqui e sem nada pra fazer maior clima ::Cold:: . Um Tico(são assim chamado os costarricense) me disse que poderia pegar um ônibus para El Tanque de lá outro para Penas Blancas mas ele não estava certo se teria ônibus meio dia que seria o horário que iriamos chegar em El Tanque. Vamos nessa achei melhor arriscar e no fim deu certoIMG_20150414_193338770.jpg.06dbe127ae1b6081a495e5019fa15e47.jpg

 

10º Dia Ilha Ometepe e bolhas no calcanhar

 

Após tomar meu café da manhã mais um Gallo Pinto como eu gostei dessa comida, arrumei minha mochila e decidi ir conhecer uma cachoeira que diziam ser linda e depois ficar de bobeira na praia e curtir um por do sol. Para o outro dia deixei para escalar o vulcão. Comprei uma água e pedi as informações de como chegar na cachoeira e vamos lá! ::hahaha:: Como gosto de andar de moto. Acho que foi uma das melhores coisas que fiz nessa ilha foi comer Gallo Pinto e andar de moto sem destino. Após uns 40 minutos cheguei na entrada e me informarão que havia uma trilha de 3km até a cachoeira ou outra de 1 km se fosse de moto até o topo da montanha e pagar 10U$ para ir de moto ou 3 U$ para ir andando. Decidir ir andando porque amo caminhar nem foi pela grana, Nicarágua era um alívio para mim já que na Costa Rica estava gastando uns U$ 80 por dia.

Como estava de botas para trekking com água e comida vamos nessa. Coloquei uma música e curtir o clima árido daquele lugar, parece um serrado com caatinga. Todo mundo subia de moto ou de carro e só eu fui andando 8) , após uma hora subindo e vou te falar curto caminhar mas nesse local você perde muito líquido e desidrata muito rápido. Foi uma tortura chegar até o topo e quando cheguei vi vários carros e motos paradas e pense agora falta 1km mas minha mente e corpo estavam acabados. Como já estava lá resolvi seguir em frente andei mais meia hora e senti o corpo mole, dor de cabeça tinha pouca água e a tal cachoeira nunca chegava ::sos:: . Parei várias vezes pensei em pedir ajuda não estava bem acho que desidratei o lugar é muito quente minha roupa era suor puro. Encontrei um grupo voltando da cachoeira e me falaram que estava a 10 minutos resolvi seguir. Cheguei na cachoeira com muito custo e olha que curto trekking mas esse foi de matar ::ahhhh:: . Para minha surpresa foi uma das piores cachoeiras que vi na minha vida, uma decepção enorme após tanto sacrifício e quase desmaiar. tinha uns hippies franceses la rezando com seus filhos todos nús parecendo índios olhando para cachoeira e rezando como se fosse a catarata do Iguaçu de tanta beleza. Entrei na água e melhorei bastante fiquei mais tranquilo a água gelada ajudou bastante pedi uma carona pra eles porque estava morto e ainda descobri que ganhei duas bolhas nos calcanhares nessa subida

IMG_20150415_114153178_HDR.jpg.6e2ab02277d4994a6fcf3577bb7a9e57.jpg

Almocei ali perto mesmo um um restaurante sem glamour algum mas a melhor comida da viagem até aquele momento paguei algo como U$ 3 e uma cerveja. De lá fui no famoso Ojos D´água, achei legal mas como já falaram aqui é um piscinão de ramos na Nicarágua fiquei la umas 2 horas e fui embora.

IMG_20150415_170006608_HDR.jpg.3cf0c41a86bb4c4822bff97ef92cfb00.jpg

Voltei para o Hotel e ficamos batendo papo com os holandeses coloquei uma camisa da holanda que tenho para enturmar mais ::otemo:: . Combinamos as 21:00 na praia cada um levava o que queria, uma holandesa estava com desejo de marshmallow e como eu não sou bobo disse que iria comprar um e levar. Rodei por mais de uma hora atrás e o povo nem sabia o que era isso. Desisti comprei umas linguiças e fui pro churrasco :D . Problema é que a praia era bem grande e eu não achei o tal churrasco a cerveja estava esquentando na minha sacola e desisti. Voltei pro hotel e tomei a decisão de ir embora no outro dia para Granada, como não ia subir um vulcão de havaianas melhor ir embora e ganhar um dia a mais de viagem em outro lugar. Fiquei no hotel bebendo com o filho do dono vendo um jornal sangrento e descobri que o cachorro surfista era dele e fiquei lá com o cachorro nos meus pés e tomando toñas.IMG_20150415_163217165_HDR.jpg.962db60eae45f816d04d7f88e7184a43.jpg

 

11º Dia ida pra Granada e burrice

 

Comi mais um Gallo Pinto Omotepino arrumei minhas coisas, pretendia pegar a balsa das 7 da manhã com destino a Rivas. Tudo certo montei na minha pulsante moto com as mochilas amarradas na garupa e fui pilotando a moto com sorriso no rosto, cantando born to be wild na mente e me sentindo como no filme easy rider ::hahaha:: . A duração do trajeto era de 30 minutos, mencionei o valor do aluguel foram U$ 45 por 48 horas e toda a ilha o preço era de U$ 60 por dois dias. Sempre dizem que o barato saí caro e eu li aqui no grupo que alguém teve problemas com moto nessa ilha e quando aluguel tive certeza que aluguei da mesma família citada no relato ::dãã2::ãã2::'> . Acontece que andei cinco minutos e a corrente da moto saiu e eu fiquei ali as 6:00 da manhã parado e sem saber como arrumar ::vapapu:: . Tentei de várias formas e nada acho que precisava de uma chave ou alguém mais capacitado. Lá pelas 7:00 passou um cara eu pedi ajuda ele ficou muito tempo la se sujou todo e conseguiu por a corrente no lugar. Dei para o cara 100 córdobas. Acontece que ele colocou a corrente no lugar mas ao ligar a moto ela soltou de novo e eu lá estava eu esperando ajuda e perdi 100 córdobas ::sos:: . Pedi para um senhor chamar um mecânico para mim e já passavam das 8:00 um casal de hippie ingleses veio me ajudou o cara se sujou todo e eu também e nada, paz e amor meu amigo nem sempre ajudam. Agradeci e esperei e me passa de novo o rapaz que dei 100 córdobas e mostrei ele novamente tentou e nessa hora chega o mecânico que ficou só olhando o cara tentar. Quando ele conseguiu montou na moto e foi embora o mecânico sem graça disse que tinha que botar a roda para trás se não ia sair de novo a corrente porque estava frouxa ele mexeu aqui e ali e disse estar segura e me pediu 10 dólares e acabei dando 5 porque o cara saiu de casa cedo no domingo pra ir me ajudar. Cheguei no porto entreguei a moto precisava por gasolina seria como 4 dólares e eu falei que não ia por porque gastei uns 12 dólares com reparos ele que me devia mas nem queria o dinheiro somente os U$ 50 que fica de garantia. Foi uma briga eu já de saco cheio simplesmente tomei o dinheiro da mão do cara e fui embora deixei ele falando sozinho. Peguei o barco das 9:00 cheguei em Granada 12:00 e foi uma luta para achar um hostal vazio.

Não sei o que me deu se foi o stress da manhã mas na minha cabeça eu tinha só esse dia em Granada e queria fazer a visita ao vulcão masaya problema era que estava de havaianas devido as bolhas e o dono da agencia disse que não dava pra ir sem calçado apropriado. Como eu me confundi e achei que só tinha aquela noite em Granada fui ver a passagem para El Salvador na Tica bus já que não tem chicken bus pra lá se tivesse eu ía. So tem um ônibus por dia para El Salvador que sai de Manágua as 5:00 da matina, a noticia boa é que o ultimo ônibus de Granada para Manágua sai as 19:00 e eu tinha 3 horas para decidir o que fazer. Como não ia subir o vulcão resolvi ir nesse dia para Manágua, voltei no hostel a mulher falou que tinha 10 minutos pra sair ou ia me cobrar a diária. Tomei banho em 5 minutos e fiz minhas malas bem rápido tinha gostado daquele lugar já tinha combinado de beber com umas inglesas vizinhas de cama porém tinha que ir pra Manágua.

Cheguei em Manágua o cidade feia e perigosa, para você ter uma ideia peguei uma lotação entrou um morador de rua que trocou de roupa dentro da van, nisso pegou um celular e tentou vender pro cobrador e nisso cheirava cola na frente de todo mundo ::otemo:: . Decidi me hospedar quase em frente ao terminal da Tica Bus, paguei U$ 10 por um quarto privado com banheiro. O dono do lugar é um mau educado não recomendo acho que o nome do hotel é casa blanca. Eles te acordam na hora que você pedir pedi para acordar as 4:00. Sai para comprar umas cervejas e comer algo uma janta não sei, o bairro bem tenso cheio de gente mau encarada e olha que não tenho medo assim. ::ahhhh:: . Sentei em um bar e todo mundo ficou me encarando tomei uma só e fui embora depois comi um frango comprei umas cervejas e voltei pro hotel. Fiquei ali sentando na rua bebendo e conversando pela whatsapp quando deu 20:00 só tinha eu os cachorros na rua e uns bêbados jogados como lixo nas esquinas. Entrei e fiquei vendo a fantástica programação da TV local.

 

12º DIA El Salvador a terra sem lei

 

Lembra que eu disse que o dono do hotel era grosso e mau educado? Eu tive uma briga com ele mais cedo quando pedi para usar o computador a filha deixou e ele não. Essa figura me acordou as 02:00 ::ahhhh:: da manhã sendo que o ônibus saia as 05:00 aí eu fui falar que pedi para acordar as 04:00 e nem precisava eu nunca perdi a hora. O infeliz ficou falando eu te acordei se você quer mais tarde é problema seu e ficou apontando pro ônibus se perder não me culpa. Xinguei ele em português ele olhou não entendeu e voltou a dormir e eu fui dormir e botei 3 alarmes, se eu perdesse aquele ônibus esse cara ia me pertubar demais. Peguei o ônibus na hora certa e agora era dormir são 13 horas de viagem até San Salvador a capital de El Salvador, decidir ir nesse país porque todo mundo aqui costuma cortar ele e eu achei melhor dar uma chance para eles. Em uma viagem longa como essa você dorme, escuta música, Lê e nada faz o tempo passar. Quando chegamos na fronteira por volta do meio dia uma croata que vive na Alemanha veio conversar comigo, falando que estava com muito medo de ir em El Salvador se podia andar comigo e dividir quarto comigo. :shock: . Eu estava curtindo muito viajar sozinho mas pensei vamos tentar se não der certo faço como fiz com o árabe. Só um detalhe engraçado por volta das 14:00 passamos por uma cidade grande em El Salvador o motorista parou no meio da rua, desceu e comprou sorvete no Burger King ::hahaha::::otemo:: tem que rir se tivesse avisado comprava também. IMG_20150417_145207368.jpg.e65f6b93f4d5f5887a7e0db94e16fe67.jpg

Chegamos em San Salvador as 18:00 achei a cidade até bonita parece muito com interior de SP. Existem dois lugares para descer o terminal de San Benito e o terminal Centro. Resolvemos ficar em San Benito por ser mais seguro e a parte mais bonita da cidade. Não nos arrependemos realmente era bem bonito e gostei do bairro super seguro e você notava pelas pessoas e carros que ali era aonde estava as pessoas afortunadas. Pagamos U$16 por um quarto com duas camas de solteiro o hotel é bem arrumado com bons banheiros e muito limpo acho que ele é da própria TICA Bus. Depois de tomar um bom banho resolvemos dar uma volta na cidade e sair para comer as famosas Pupusas de El Salvador, confesso que essa comida era uma das mais esperadas junto com o Gallo Pinto.

Andamos somente e San Benito e você percebe o clima de insegurança muitos policiais com balaclava, aquela touca que esconde o rosto. Praticamente todos os comércios tem seguranças armados com fuzil ou escopeta. Depois de rodar muito conseguimos achar as pupusas por ser um bairro da elite não era fácil encontrar comida do povão. Vou falar para vocês tem duas coisas que amei nesse país o povo que é muito simpático e as pupusas ::love:: . Comi 4 pupusas a croata fez uma carinha de nojo mas depois se entregou e comeu 3 ::otemo:: . Fomos procurar um bar pra sentar e tomar umas após uma viagem tão longa e se conhecer melhor afinal nosso roteiro era idêntico e poderíamos viajar juntos até o México. Achamos um bar com música ao vivo e ficamos ali bebendo e nos conhecendo foi uma noite bem legal gostei muito desse bairro. Os preços em El Salvador achei parecido com o Panamá, lá a moeda é o dólar americano porém tenham cuidado ao andar pela cidade eu andava sem nada de valor e com poucos dólares.IMG_20150417_195943095.jpg.225f6286088f1b05ee4402e8098d5729.jpg

 

13º Dia Pupusas e clube

 

Levantamos cedo no hotel não tem café da manhã incluído e resolvemos ir comer pupusas afinal era o último dia em El Salvador e não existe pupusas em outro lugar. Comemos no mesmo restaurante e já estava mais amigo da cozinheira deixou até eu fazer minha própria pupusa e a Sandra também.IMG_20150418_092508402_HDR.jpg.978bc2e23d555f864efebe153b57d3c8.jpg

Conversamos muito com a senhora que trabalha todos os dias das 8:00 as 21:00 e ganha em média U$150 por mês e sempre dávamos uma boa proprina pra ela. Os planos da Sandra eram ir na famosa praia de El Tunco eu não tinha planos só comer pupusas e ver os vulcões. O país de El Salvador não está passando por um bom momento e o narcotráfico esta comandando o país, nenhuma pessoa achou uma boa ideia irmos a praia sem segurança privado ::ahhhh:: é isso mesmo todo mundo falou pra contratar um segurança para ir na praia. ::dãã2::ãã2::'> . A Sandra até viu quanto ia custar mas desistimos das ideia ia sair por uns U$ 50, fomos ver um táxi para nos levar na cadeia de vulcões e pasmem, nenhum taxista queria ir sem segurança privado armado. Falaram que as maras(são as gangues de lá) estavam fazendo muitos assaltos e sequestros nesses pontos. ::grr:: .Pensei perdemos o dia voltamos pro hotel e a recepcionista nos orientou a ir em um clube com águas termais não era perigoso e aonde iam os salvadorenhos.

Após eu animar a croata pegamos um ônibus para a rodoviária e de lá outro chicken bus para as termas. Assim que entramos no ônibus uma senhora já nos ajudou falando aonde devíamos descer e os orientações para não sermos assaltados ::ahhhh:: . A Sandra é Croata mas vive na Alemanha a 20 anos e ela estava chocada ao ver homens armados na rua e muitos deles com menos de 18 anos com uma escopeta. Era um trajeto de 15 minutos até o terminal o ônibus parou em uma esquina e lá tinha dois corpos no chão e quando a Sandra viu entrou em choque começou a chorar, aí falamos que eram das maras e morreram enfrentando a policia foi o que disse a senhora. Ela chorava sem parar querer entender porque morreram eu sou do Brasil aqui em brasília morre gente assim todo dia então não me espanta, porém já fui na Alemanha isso lá não é comum. Foi bem tenso acalmar ela, toda hora queria voltar e desistir do passeio e eu a senhora consolando ela. O terminal é bem zuado mas rápido pegamos o ônibus e fomos para o clube eram apenas 40 minutos.

Chegando lá tem vários seguranças armados na entrada te revistam acho que pagamos U$5 era sábado e estava lotado. O clube Thermas Del Rio tem muros altos e parece um presídio por fora ::mmm: . Acho que valeu muito a pena ir nesse clube lá sentimos como as pessoas locais se divertem a Sandra ficou mais tranquila por ser seguro. Como sempre usei a estratégia de me aproximar de uma família local para conversar e aprender sobre o país. Tem muito tobogã e várias piscinas sendo a ultima de água quente e termal.

Eramos os únicos turistas no local, os únicos a usar sunga e ela biquini. Tinha muita coisa para fazer lá, campos de futebol, tirolesa, cavalos, palhaços e quando chegamos concurso de garota mais linda do clube. Se vocês verem as candidatas sua autoestima vai para as alturas. Logo aonde íamos chamávamos a atenção de todos, o que para mim não foi problema. A família nos acolheu super bem e estavam loucos para saber do Brasil, ofereceram até comida mas recusei por ser uma grande família e o povo la come bem viu. Ficamos lá até as 16:00 conversando tirando muitas fotos acho que foi muito boa a experiencia ainda mais por não ser tão turístico.

Pontos interessantes sobre os salvadorenhos em clube:

1º Todo mundo entra de roupa e tudo na piscina até de tênis eu vi entrando. ::otemo::

2º Quase todo mundo é gordo. ::ahhhh::

3º Não vi ninguem que saiba nadar. ::mmm:

4º galera come dentro da piscina e já lava a mão na água ::tchann:: .

IMG-20150418-WA0118.jpg.002e0096e68f5807ee6b1406716ad55f.jpg

A Sandra amou o lugar tentamos ensinar umas crianças a nadar mas nada feito. Agora veio a parte engraçada depois que o povo perdeu a vergonha toda hora vinha alguém tirar foto comigo ou com a Sandra, me senti um astro de televisão. Devo ter tirado foto com umas 20 adolescentes, a parte triste é que constatamos que a grande maioria ali já tinha filhos sem pais mortos devido envolvimento com as maras. Voltamos para a cidade acompanhado por 4 dessas meninas que não desgrudavam da Sandra eu não dei tanta intimidade para elas. IMG_20150418_194956284_HDR.jpg.25db4afbc31d0ba2da5f04f9327c9ebb.jpg

Chegamos tomamos banho e fomos no mercado comprar algumas coisas para o café da manhã o ônibus saia as 06:00 da matina rumo cidade da Guatemala. Compramos pão, iogurte e frutas. Jantamos no dominos pizza e depois fomos a um bar curtir o resto da noite, acredito que valeu a pena conhecer El Salvador, o povo é bem sofrido lembra muito os brasileiros. As pessoas sempre nos ajudaram muito, basta ter cuidado como qualquer grande cidade do Brasil. Agora se tiver um roteiro apertado eu tirava assim como tirei Honduras os únicos lugares que me interessavam em Honduras era Roatan e Cópan como já tem muita praia no meu roteiro achei melhor tirar e colocar esses dias no México.

 

14º DIA Primeiro dia na Guatemala e 6 chickens buses

 

Saímos as 6:00 com destino a cidade da Guatemala previsto a chegar as 12:00. Um amigo meses antes da minha viagem me falou que juntamente com três professores não puderam entrar na Guatemala, foram barrados pela polícia alegando que queriam imigrar aos EUA. Sabendo disso me preparei da melhor forma, levei comprovante de voo, reservas de hotéis e meu roteiro de viagem. Dentro do ônibus haviam 4 gringos, eu e um outro brasileiro a minha amiga Croata e um Francês, os demais passageiros eram da América Central. Chegando na fronteira a policia fez muitas perguntas para mim e para o brasileiro, me senti até criminoso, olhava meu passaporte depois minha cara já senti a tensão :| . Chegando na fronteira uma das mais demoradas somente eu e o brasileiro tivemos que descer, abrir as malas mostrar tudo que havia dentro. A cada hora vinha um policial diferente perguntar o que eu iria fazer e novamente falava a mesma coisa apenas visitar algumas cidades e partir para Belize. O outro brasileiro já foi barrado de cara estava só com uma malinha de mão e não deixaram ele entrar ::ahhhh:: . Mostrei minha mochila com várias bandeiras dos países que conheço, mostrei o passaporte e nada ::vapapu:: . Resolvi ir falar com o chefe deles, tive que usar minha ultima cartada falar minha profissão ::quilpish:: . Falei que era policial no Brasil e que não queria de forma alguma imigrar, ele me pediu para mostrar a identidade e como não tinha mostrei uma foto que tirei da minha funcional e uma foto fardado ai sim ele me deixou entrar. Explicou que os EUA estão pressionando eles para não permitir brasileiros e colombianos na guatemala por serem perigoso ::ahhhh:: Agora para os guatemaltecas entrarem no México precisam de visto americano, me falaram que os EUA ampliaram a fronteira deles e agora Guatemala é como se fosse fronteira americana. Acredito que o problema do meu roteiro é que eu fiz o caminho inverso, quem começa do México e vai até o Panamá não enfrenta esse problema.

Após esse constrangimento chegamos as 12:00 na cidade da Guatemala. Um senhor que ficou amigo da Croata nos ensinou a como ir para o terminal central e pegar um ônibus até Panachel. Dentro do terminal da Tica Bus existe um transfer por U$ 25 para Antigua e de lá outro por U$ 10 para Panachel. Como eu estava gostando de andar de chicken buss fomos pelo caminho mais longo e barato. Pegamos o ônibus como fomos orientado até a rodoviária de la pegamos o terceiro ônibus do dia com destino a chichicastenango. Essa é a parte chata da Guatemala ou você pega transfer cheia de gringos ou pega milhares de buses.

Após quatro horas dentro do chicken bus chegamos em chichicastenango . Primeira grande notícia não sei porque paramos alí mas não tinha ônibus de lá para Panachel, teriamos que pegar um chicken bus para um vila de lá para outra vila e dessa vila para Panachel. Não quero relatar aqui mas foram seis chicken Buses após muitas chateações enfim as 17:30 chegamos em Panachel agora era só pegar uma lancha para San Pedro até aqui gastamos no total U$11, no final sempre vale a pena não pegar transfer. Quando chegamos uma lancha tinha acabado de sair a próxima saia em 30 minutos aproveitei para tomar minhas primeiras Gallo, cerveja mais gostosa da viagem. IMG_20150420_112134353_HDR.jpg.6977a98deef8e20f937afddbfebf7245.jpg

A travessia do lago é muito bonita apesar de estar um clima frio e com muitas nuvens realmente esse lago é muito lindo e merece ser um dos 5 lagos mais lindos do mundo ::otemo:: . Estávamos tão cansados que ficamos no primeiro hostel que vimos na frente Mrs Mullets, fica saindo do porto virando a esquerda tem um muro vermelho com seu nome. Achei super legal e bem localizado quase no centro da cidade e estava bem cheio pagamos U$20 por um quarto privado. Nessa noite apenas comprei muitas cervejas, um chip de celular da Guatemala, comemos uns tacos que tem em frente ao hostel, quase de graça 15 Quetezales por 3 tacos ou U$ 2. Conversando com a galera do Hostel descobri que tinha outro brasileiro lá que estava dando a volta ao mundo o Pedro, ficamos ali batendo papo até o sono vir.IMG_20150419_171615506.jpg.909beee6efaa1e71c8a0c82843413ab9.jpg

IMG_20150419_184548003.jpg.bf4a3e04908fa40f33a417db144bfba8.jpg

 

15º DIA Vida mansa em San Pedro

 

Dei uma volta pela cidade com minha amiga Sandra, tomamos um café da manhã ao lado do hostel e como amei a Guatemala. País lindo, barato e povo muito simpático, os dias que eu ganhei no meu roteiro eu resolvi usar na Guatemala ::otemo:: . Andamos pelas ruas e ladeiras de San Pedro, como não poderia fazer uma corrida graças ao meus calcanhar com bolhas enormes ::vapapu:: . Resolvi fazer um caiaque no lago Atitlán paguei 20 quetazales por 1 hora. Gostei do meu passeio nadar sozinho pelo lago fui ao meio dele e depois a uma praia aonde tinha uns adolescentes, ficamos ali conversando ensinei eles a nadar um pouco, surpreendente como ninguém sabe nadar na América Central. ::mmm:IMG_20150420_205138471.jpg.3193d03d1f3e743b371dabdbe2b2f8af.jpg

Devolvi o caiaque almoçamos uns tacos com cervejas Gallo, queria fazer uma cavalgada em torno do lago com direito a ver um mirante do lago. A Sandra não quis fazer por achar caro e não gostar de cavalos eram apenas U$15 duas horas, se eu fosse sozinho teria que pagar U$35. Sozinho não animei e não tinham outros gringos querendo fazer, quando vi os animais também desanimei bem magros e com olhar triste. :| Convencia a Sandra a fazer uma caminhada ate o topo de uma montanha ou cerro que tem uma linda vista de todo o lago, foram uma hora e meia caminhando achei super tranquilo por ser algo que não tinha muitos turistas e a população se espantava por nos ver andando por aquelas bandas. Chegamos no restaurante que tem um mirador muito bonito aonde podemos observar todo o vale e o lago. Uma coisa que não gostei em San Pedro é que existe uma forte comunidade evangélica, por onde você anda encontra casas e muros pintados com trechos da bíbliaIMG_20150421_035955035_HDR.jpg.dcb7b36c364a79828604aa9308091850.jpg

Após observarmos o por do sol voltamos ao hostel e ficamos no pub conversando com a dono do lugar e o pessoal do staff. Combinamos de sair as 20:00 para ir beber com eles em outros bares da vila. A vila é cheia de atrativos para turistas, casas de massagem, restaurantes variados, agencias de turismos, café e muitas lojas de artesanato. Aonde você olha tem hippies andando descalços e cabelos desgrenhados. Eu mesmo não sou muito fã de hippies e lá acabei comprando 3 pulseiras para os braços e uma para o pé ::essa:: . Sei lá essa cidade te deixa paz e amor, assim que cheguei no Brasil arranquei as pulseiras e voltei a minha consciência normal e capitalista. ::prestessao::IMG_20150420_222246247.jpg.e3ac6a03e1d0a7f51422deb313f68106.jpg

Preparei umas linguiça com jalapeño comi com o pessoal do staff e a Sandra e bebendo minha cerveja todo feliz, me vem o cara o bar e diz que ali não posso beber minha cerveja porque tem o bar em frente. Estranhei por duas coisas: Primeiro a dona do lugar estava bebendo comigo e comendo meu petisco não falou nada e na noite anterior eu inclusive bebi minhas cervejas no balcão do bar e conversando com essa figura que agora vinha me chamar a atenção ::vapapu:: . ::vapapu:: Me levantei peguei meu prato fui pra calçada da rua e fiquei bebendo no stress eu era quase um hippie nessa altura do campeonato. ::otemo::::love:: . Porém quando saíamos e esse elemento veio junto forçando e os bares que eles foram que não tinha ninguém além de nós eu resolvi voltar pro hostel e beber com o brasileiro e umas norueguesas que estavam lá. Conheci melhor o brasileiro Pedro e ficamos ali de bobeira até altas horas da madrugada, um dia ainda darei a volta ao mundo como ele.IMG_20150421_031323201_HDR.jpg.ee1fe3d4bdfdfea207570502e74f034b.jpg

Alguém lê isso? ::vapapu::

IMG_20150409_152325641.jpg.ba6bf14725f26a508c255cceb902c322.jpg

IMG_20150409_175006330.jpg.dcd544199c68782b71b1a9e32b4be748.jpg

IMG_20150409_173823718.jpg.9f84d9900c3ea7e7f4c88e7464f7b778.jpg

IMG_20150410_134256696_HDR.jpg.1f3f6c19bbfd44d568e61084d0a12125.jpg

IMG_20150410_151734522_HDR.jpg.760c05cd287ba001d374d72fd4d5686d.jpg

IMG_20150410_173334409_HDR.jpg.8e3f9422df4c2cd6a52f1434f38b9f7b.jpg

IMG_20150411_173403916_HDR.jpg.8ff7dd5e5fff85c3fe445db73b832a73.jpg

IMG_20150413_172856979.jpg.3ef3056b7540047d8b00de01017bd22c.jpg

IMG_20150412_055030847.jpg.a90ef77b8e58f4db37a15557418581d7.jpg

IMG_20150414_085504097.jpg.aadee067852974fef59d9b505c0e9f68.jpg

IMG_20150415_133244460_HDR.jpg.1b7b1795d53030df97c3dd83b3732e2a.jpg

IMG_20150415_150510995.jpg.ecf92222e86053600c4bfe5522edc638.jpg

IMG_20150415_111320153.jpg.5cc4c4ac430db169c03ec5fb07060331.jpg

IMG_20150418_092531337_HDR.jpg.132f7fbde480f1d3d42854bba59a533c.jpg

IMG_20150418_165740698_HDR.jpg.b0ef13747ded2694947703409b8fd9e6.jpg

IMG-20150418-WA0121.jpg.78d5f5c0433176bbd6c613cbc9b948bd.jpg

IMG_20150419_013308625.jpg.e50287176c170e40c622ab30e78a02f4.jpg

IMG_20150421_011750454.jpg.43702c16375d073460c576d50384b8cd.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...