Ir para conteúdo

Mianmar - dezembro/2015


deiafranzoi

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

BAGAN

 

Bagan é um complexo com mais de 3 mil templos, entre “novos” e ruinas. São muitos, mas muitos mesmo, para onde você olha tem templo. Grande, pequeno, médio, reformado, em ruinas, de todos os tipos que se possa imaginar. Para se hospedar existem 3 áreas: Nyang U, Old Bagan e New Bagan. Não fiquei em nenhuma delas, mas na rodovia que liga Nyang U a Old Bagan e achei tranquilo. Na única noite que passei lá não saí para jantar porque passei mal, mas as pessoas que estavam comigo foram e disseram que tem bastante opções nas proximidades. Não é tão caro quanto ficar hospedada em Old Bagan e nem tão longe das atrações quanto Nyang U. New Bagan é uma vila pequena cheia de restaurantes e hospedagens, achei um bom lugar pra ficar também. Não é longe de Old Bagan e tem muitos templos no caminho também.

 

Chegamos em Bagan por volta das 04:00 da madrugada. Frio, mas menos do que em Inle. Eu e mais 3 pessoas que estavam no ônibus decidimos ir direto para um dos templos para ver o nascer do sol. Acertamos com o taxista que nos levou ao templo, ficou esperando e depois nos largou no hotel. Pedimos para o taxista nos levar a um templo mais vazio e ele nos largou no Shwe San Daw, justamente o mais famoso de todos (descobrimos isso depois). Fomos os primeiros a chegar, então garantimos o melhor lugar para assistir ao espetáculo. O único problema foi ter que esperar no frio e cansado da viagem, por duas horas e meia... Mas vale a pena, e muito! Quando aparece aquela bola vermelha no céu iluminando tudo, começam a surgir contorno de todos os templos que ficam ao redor, junto com os balões que vem surgindo também! Lindo demais! Recomendo. Chegue cedo, porque lota.

 

Terminado o espetáculo fomos para o hotel que um dos guris tinha reservado e conseguimos lugar para nós quatro. Descansamos um pouco e depois alugamos scooters para começar a visitar os templos. Os dois dias que passamos em Bagan se resumem a visitar templos. Não vou falar de cada um deles, porque todos tem sua beleza e seu encanto e cada um é diferente do outro. Alugue a scooter ou uma bicicleta e se divirta parando nos indicados pelo Lonely Planet e também nos muitos que passar pelo caminho. Achei que dois dias foram suficientes para ficar na cidade. Não sou uma grande fã de templos então esse período foi ideal para mim. Mas tem gente que diz que precisa ficar 5 dias e tem quem fique só um... questão de opinião e gosto pessoal.

 

Quanto ao aluguel da scooter, eu não ando de moto, não tenho carteira e morro de medo. No 1º dia fui de carona com a francesa. Vi que o transito era tranquilo, a scooter é elétrica, quase como andar de bicicleta, só mais pesada e sem esforço. No 2º dia criei coragem e aluguei uma pra mim e foi bem tranquilo. Recomendo pelo menos em Bagan, Já na Tailândia evite, vou explicar quando fizer o relato de lá, mas praticamente todo mundo se acidenta na Tailândia de moto...

 

Por do sol na North Guni, próximo a Dhamma Yan Gyi Pato: lindo e vazio, sem aquela aglomeração do outro templo (Shwe San Daw). O ideal é ver o por do sol em um deles e o nascer em outro. Porem o Shwe San Daw vai estar lotado em ambas as ocasiões, não tem como fugir.

 

Segue os templos recomendados pelo Lonely Planet dividido por area. Marque eles no seu mapa e se divirta tentando localizar e visitando!

Old Bagan:

Tha Raba gate

Shwe Gu Gyi

Gaw Daw Palin Temple

Mi La Laung Kyaung Group

Nat Hlaung Kyaung

That Byink Nyu Temple

Ananda Temple

Shwe Saw Daw

 

Central / Norte

Dhamma Yaw Gyi Patho

Pya Thada Pagoda

Sulamani Pahto

Tha Beik Hmauk Temple

Htli Lo Min Lo

Upali Thein

 

Myinkaba:

Mingala Zedi

Gu Byauk Gyl

Ma Nu Há Temple

Nan Paya

Abe Ya Da Na Temple

Na Ga Yob Temple

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

YANGON

 

Ultimo dia de viagem no Mianmar, precisava voltar para Yangon para pegar meu voo para a Malásia. Confesso que tentei de todos os jeitos não ter que voltar para lá porque teria que passar o dia inteiro na cidade pois meu voo era no final do dia. Eu ainda tinha alguns pontos pra visitar mas só o fato de ter que andar na cidade de novo me desanimava. Não queria mesmo voltar para Yangon, devido a terrível impressão inicial que tive. Enfim, não tinha jeito. Ou eu passava o dia no aeroporto esperando meu voo ou ia para a cidade e fazia algum turismo novamente. E ainda bem que fui. Nessa segunda vez já não achei a cidade tão horrível! Claro que continuava suja e fedida, mas acho que já tinha me adaptado a realidade de lá.

 

Chegamos em Yangon por volta das 06:00 da manha. Já na saída do ônibus achei mais 3 pessoas que estavam indo para o centro e dividimos um taxi. Dois deles estavam indo para um hostel então fui junto só para ter onde deixar minha mochila, já que só ia passar o dia por lá. Me deixaram usar o banheiro e ainda pude tomar o café da manha lá, pagando, é claro! Uma das pessoas que conheci me recomendou fazer o trem circular.

 

Esse trem é local, as pessoas de lá que usam para se locomover, não é nada turístico. Foi muito legal fazer essa viagem, pois o povo que pegava o trem ficava até espantado de ter turistas dentro, pediam pra bater foto, puxavam conversa, apesar de ninguém falar inglês, sorriam para nós! A duração da viagem é de 3 horas se fizer a volta completa. No meio do caminho ainda tem um daqueles mercados a céu aberto se quiser dar uma parada. E a passagem é praticamente de graça. Ainda tem um bônus que durante todo caminho entram vendedores vendendo vários tios de produto. Muito interessante para ver a realidade local!

 

Depois do trem fui almoçar e voltei para o hostel. Tinha uma guria que estava indo para o aeroporto então aproveitei para dividir o taxi. Tive que ficar esperando 3 horas no aeroporto, o que não foi muito bom pois não tem absolutamente nada para fazer naquele aeroporto. E o voo ainda atrasou pra ajudar a minha longa e solitária espera.

 

Apenas reforçando mais uma vez a dica: em todas as cidades do Mianmar o terminal de ônibus fica tão longe da cidade quanto o aeroporto. Então se programe para sair com antecedência e não correr o risco de perder o seu ônibus. Em Yangon por exemplo o trajeto para ambos leva +/- 1 hora, mas dependendo do horário e do transito pode levar mais tempo.

 

Era isso, assim que escrever o relato da Malásia e da Tailândia posto o link aqui para quem quiser acompanhar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...