Ir para conteúdo

Lençóis Maranhenses - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

Como encontrei poucas dicas de viagem para Barreirinhas - MA, resolvi postar como foi minha passagem por lá. Sou de Guarulhos e peguei um vôo direto para São Luís na primeira semana de Agosto, onde permaneci por dois dias. Depois, segui para Barreirinhas onde fiquei por mais cinco dias.

 

1º Dia - São Luís: Cheguei no sábado e me hospedei no Bristol Express, pois tinha a intenção de ir até o Centro Histórico. O táxi do aeroporto para o hotel é tabelado em 60 reais, não há opção de taxímetro. Do hotel até o Centro Histórico, o táxi deu 18 reais. Os prédios históricos e a paisagem são interessantes, mas por ser sábado à tarde estava bem deserto, somente algumas lojinhas de artesanato estavam abertas e não encontrei nenhum lugar bacana para comer. Não sei se na alta temporada é diferente. Como precisava comer algo, peguei outro táxi para a Praia do Calhau que custou 35 reais. Já era fim de tarde e, apesar de vazios, os quiosques à beira mar estavam na maior parte abertos. A praia tem um calçadão bem conservado e movimentado. No começo da Avenida Litorânea tem uma praça com várias barracas de comida como churros, pastel, acarajé, hambúrgueres e sorvete. O pôr-do-sol é bem bonito.

 

2º Dia - Alcântara: No dia anterior passei no Terminal Hidroviário que fica ao lado do Centro Histórico para saber os horários das lanchas para Alcântara, uma cidadezinha histórica vizinha à São Luís. Os horários das embarcações variam conforme a maré. Naquele dia, o embarque foi às 9h e, como a maré estava baixa, os passageiros foram levados de Kombi para embarcar em outro ponto. A passagem custa 15 reais e a Kombi 3 reais. A viagem dura mais ou menos 1h30. A minha impressão foi a mesma que tive no Centro Histórico: é interessante, mas não tem estrutura para turismo. Como era domingo, as ruas estavam completamente desertas. Também não encontrei um bom lugar para comer. Comi um prato feito na pensão em frente ao cais e esperei a barca das 14h para voltar. A dica é comprar somente a passagem de ida e deixar para comprar a volta na hora do embarque, pois são várias embarcações que fazem o trajeto, com horários variados.

 

3ºDia - Transfer p/ Barreirinhas: Antes de embarcar para São Luís, deixei agendado o transfer para Barreirinhas com a GI Connect pelo site da empresa. É pedido o depósito do valor do transfer (70 reais) em conta-corrente. A empresa informou o horário de saída somente às 19h do dia anterior, acho que eles precisam esperar fechar a lista de passageiros para poder planejar a logística. Mas, uma van me buscou no hotel pontualmente às 6h45 da manhã. Cheguei em Barreirinhas 11h30. Escolhi a Pousada d'Areia pela localização, pois fica distante duas quadras do cais onde estão as agências e os restaurantes. Pensei em fazer algum passeio à tarde, mas as agências fecham para o almoço e, como estava um pouco cansada, resolvi deixar para o dia seguinte. Agendei todos os passeios com a Taguatur.

 

4º Dia - Barreirinhas: Fiz o passeio para o Canto do Atins que custou 120 reais. Leva 1h30 de pau-de-arara para chegar até o povoado de Atins. A trilha é de areia e chacoalha bastante, mas vale a pena. Passamos por uma praia de água doce, outra de mar aberto e uma lagoa nas dunas. O passeio sai às 8h e volta 16h30.

 

5º Dia - Barreirinhas: Fiz o passeio o circuito Lagoa Azul, Lagoa Esmeralda e Lagoa Preguiças. O transporte também é feito de pau-de-arara e demora 50 minutos para chegar. A saída é às 14h para ser possível ver o pôr-do-sol. Não tem lugar para comer, então é bom levar um lanchinho e água. Cheguei na pousada às 19h.

 

6º Dia - Barreirinhas: Fiz o passeio de lancha pelo Rio Preguiças. Passa por um farol, por uma lagoa, até chegar em Caburé que tem praia de água doce de uma lado e o mar do outro. Lá tem várias opções de restaurante. O retorno é por volta das 15h. Paguei 150 reais pelos dois passeios: Lagoa Azul e Caburé. Nesse mesmo dia fiz o sobrevôo sobre os grandes lençóis. Foi um pouco complicado pelo fato de eu estar sozinha e o mínimo de pessoas por vôo ser de duas pessoas. Deixei meu contato na AVA desde a minha chegada para eles me avisarem se aparecesse mais alguém para formar grupo. No último dia, após eu retornar do passeio de lancha apareceu mais uma pessoa e deu certo fazer o passeio. A vista dos Grandes Lençóis é o grande diferencial de Barreirinhas, é uma paisagem fantástica! Foi 300 reais por pessoa e durou 30 min.

 

7ºDia - Transfe Barreirinhas/São Luís: O transfer de volta para São Luís é um pouco complicado. O horário de volta é 16h30. Muitas pessoas fazem o checkout na pousada, saem para os passeios e pegam o transfer para São Luís. Mas, como eu já tinha feito todos os passeios, não teria nada para fazer até tarde, além de ficar sem quarto desde o meio-dia. A Coopertáxi faz o transfer de carro por 70 reais, mas precisa de 4 pessoas (não sei como ficam as bagagens). Então, agendei o transfer com o Paulinho (98 - 98149 5474) que a pousada me indicou. Não é um transporte para turistas, mas para os moradores locais. O motorista pára na estrada para pegar passageiros e faz entrega de encomendas pelo caminho. Saímos 9h e cheguei no hotel em São Luís às 13h45. Mas, para mim valeu a pena por ter sido de manhã. Fiquei no Tulip Inn na Praia do Calhau e ainda deu pra ver o pôr-do-sol.

 

8ºDia - São Luís: Peguei um praia de manhã e à tarde peguei o vôo de volta para Guarulhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 8 meses depois...
  • Membros

Pessoal estarei viajando para São Luís dia 14 e vou ficar um dia na capital, após isso seguirei a Barreirinhas e a minha dúvida é se faço minhas reservas de Barreirinhas com antecedência ou não.

 

Estou com medo de ficar sem hospedagem, pois sou do estilo Mochileira mesmo e o ideal é economizar, além disso viajarei sozinha.

 

Outra dúvida é de como funciona o lance do dinheiro lá. Devo levar em espécie? Obrigada desde já!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...