Ir para conteúdo

Jalapão em 04 dias - PERFEITO


Posts Recomendados

  • Membros

No final de agosto estive no Jalapão e vou contar em detalhes minha experiência para os interessados em conhecer o JALAPÃO, de longe o destino mais EXUBERANTE e icônico que já conheci, e olha que já fui ao Atacama, Machu Pichu, Chapadas dos Veadeiros, Diamantina, dentre outros destinos ecoturísticos.

 

0e1ae9_c1b8445fe42d4c5e8c23c1e2842a1b36.jpg

 

Sempre gostei de planejar e organizar minhas viagens no meu próprio carro (um Duster 4x4). Mas o JALAPÃO é muuuuito roots! Assim que comecei a planejar a viagem já percebi que ia ser furada ir no meu carro e acabei contratando um pacote com uma empresa de Palmas. Foi a melhor coisa que podia ter feito.

 

Durante toda a estrada tinham diversas camionetes 4x4 atoladas, quebradas e até uma triton que quebrou (isso mesmo) o eixo traseiro. Se eu tivesse ido no meu Duster acho que ia gastar de manutenção mais que o valor do pacote! hehehe

 

Fui com uma empresa chamada Cerrado Dourado Expedições (http://www.cerradodourado.com.br, whats 63 98463 0403), com o guia Diego Battistella. Super recomendo! O cara é muito profissional, conhece tudo da região (clima, fauna, flora, geologia, história, tudo!), manda super bem na pilotagem e eles tem, de longe, a melhor frota da região. Fomos em uma SW4 super confortável.

 

0e1ae9_e201744f93a74652b74969cd328552b3.jpg

 

Não vá de pick ups. As estradas são péssimas e os carros tipo a SW4 são muito mais "macios". Vi várias outras agências em carros velhos e ouvi de diversos outros turistas sobre a falta de segurança na pilotagem de alguns guias. Inclusive tinha uma turista reclamando que a agência que ela contratou mandou um guia que na verdade era só motorista, não sabia dar informações sobre a flora, história...

 

Enfim, chega de bláblá.. segue o roteiro que fizemos. Detalhe, esqueça querer fazer por conta no mesmo tempo das agências. Eles sabem exatamente os horários de saída e chegada em cada atrativo e acredito que eu teria demorado uns 2 dias a mais para fazer a mesma coisa além de ficar rodando perdido já que a sinalização é quase inexistente e as estradas da região não estão no gps.

 

DIA 1

 

Saímos de Palmas cedo para visita à CACHOEIRA DA RONCADEIRA e CACHOEIRA DO ESCORREGA MACACO. Ficam próximas à Palmas e tem uma trilha super legal onde nosso guia deu diversas informações sobre as plantas e fauna. Vimos diversos macacos nesse dia.

 

0e1ae9_403ebc7f67a340c79132d97b7a71ab7f.jpg

 

Almoçamos em Ponte Alta do Tocantins e à tarde visitamos o CANION DO SUSSUAPARA, a 20km de Ponte Alta. O lugar é mágico, nunca tinha visto nada igual. Tem um jardim suspenso no paredão que fica pingando água o tempo todo e ainda tem uma "ducha" no final do canion.

 

0e1ae9_ac4626064e8948218ef42ef8e1cd4f7d.jpg

 

Vimos o pôr do sol na PEDRA FURADA. Este item merece um destaque. Todos os pôr-do-sol no Jalapão são indescritíveis. Maravilhosos.

 

Dormimos em uma pousada bem arrumadinha na entrada da cidade, a Águas do Jalapão, muito boa.

 

DIA 2

 

Nesse dia entramos no Parque Estadual do Jalapão. Muita estrada mas cada km valeu a pena. Que lugares!

 

Primeiro fomos à CACHOEIRA DA VELHA e depois fizemos um pick nick na PRAINHA DO RIO NOVO, a 5 minutos da Cachoeira da Velha, com pausa para um banho.

 

Mais um item que merece destaque para a Cerrado Dourado: era visível o quanto nosso pick nick era mais completo em comparação com outros que vimos. Tínha fruta, suco, sanduíche natural, paçoca de carne de sol, dentre várias outras coisas que nem lembro de tão completo.

 

Se eu tivesse ido no meu carro teria comido umas barrinhas de cereal.. rsrs

 

0e1ae9_76c7f89a674941bd90e2ca87e0e2c98e.jpg

 

Após o banho, partimos para as DUNAS DO JALAPÃO, 90km após Cachoeira da Velha, onde pudemos apreciar mais um pôr-do-sol inesquecível. As dunas é um cenário desconcertante. Talvez o que mais chama a atenção é a paisagem ao redor: lagoa, serra, palmeiras... muito lindo.

 

0e1ae9_fc2f24e830bf4451a49dced2519b0218.jpg

 

Neste dia dormimos em uns chalés super simpáticos, a pousada Beira da Mata, que literalmente fica na mata, um clima ótimo, tudo bem novinho. Acho que inauguraram tem poucos meses.

 

DIA 3

 

Acordamos de madrugada (acho que umas 4 hs) para fazer um trekking à Serra do Espírito Santo. Sensacional. Muito cansativa a subida mas valeu cada gota de suor.

 

0e1ae9_7372d5b50512447c8ef32e1d6293447c.jpg

 

Durante o dia fomos aos FERVEDOUROS e CACHOEIRA DO FORMIGA.

 

Tentei encontrar palavras para descrever a sensação dos fervedouros, mas só sentindo. É uma espécie de piscina natural onde a gente não afunda mas não sente nenhum jato de água nas pernas.. muito louco!

 

0e1ae9_5bad9dff53be49f88b797a4f13268e3b.jpg

 

DIA 4

 

Visitamos o FERVEDOURO BELA VISTA, em São Félix do Tocantins e seguimos para almoço com pausa para banho na CACHOEIRA DAS ARARAS.

 

À tarde partimos rumo ao MORRO VERMELHO e SERRA DA CATEDRAL.

 

É isso. Espero que possa ajudar futuros viajantes a entender melhor o JALAPÃO.

 

Peço desculpas pelas fotos, pois acabei "pegando emprestado" do site da cerrado, pois não consegui carregar aqui as minhas.

Link para o comentário
  • 2 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...