Ir para conteúdo

Calçados para mergulho: comparativo


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal, sou nova por aqui!

 

Na verdade, sou nova no mundo do mergulho... já fiz meu batismo mas começarei meu curso básico no próximo mês. Estou à procura dos meus primeiros equipamentos e surgiu uma dúvida: usando a nadadeira aberta, qual a diferença dos calçados: bota, meia e sapatilha de neoprene?

 

Tentei procurar na internet mas não achei nenhuma explicação! Alguém pode me ajudar?

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Oi letícia, eu tb sou novo por aqui e no mundo do mergulho, porém antes de comprar meu equipamento eu fiz bastante pesquisa.

 

A bota ela protege seu pé contra cortes(corais) e furos (ouriços) também dá uma proteção térmica muito superior a meia e sapatilha pois ela cobre parte da canela e evita muito a circulação de água.

 

A meia geralmente é mais fina, não há proteção fisica e a térmica é bem superficial, tem gente que usa a meia de neoprene junto com a bota e dizem que funciona muito bem

 

A sapatilha eu nunca usei, mas acredito que a proteção termica nao seja tão boa pois o cano é bem mais curto, facilitando a entrada e circulação de água.

 

 

Uso bota de 5mm aqui em santa catarina e recomendo, ajuda demais na proteção térmica!

Link para o comentário
  • Membros
Pessoal, sou nova por aqui!

 

Na verdade, sou nova no mundo do mergulho... já fiz meu batismo mas começarei meu curso básico no próximo mês. Estou à procura dos meus primeiros equipamentos e surgiu uma dúvida: usando a nadadeira aberta, qual a diferença dos calçados: bota, meia e sapatilha de neoprene?

 

Tentei procurar na internet mas não achei nenhuma explicação! Alguém pode me ajudar?

 

Olá Letícia,

 

O Leandro explicou bem a diferença entre os calçados, só faria uma ressalva quanto servirem para proteção contra cortes em corais e ouriços, até pode ajudar mas o certo é controlar sua flutuabilidade para não ficar esbarrando em corais e ouriços.

Normalmente usa-se bota junto com nadadeira aberta, meia e sapatilha geralmente são mais finas que as botas, o que diminui a proteção dos seus calcanhares em relação a tira/mola da nadadeira (sendo que a sapatilha nem irá proteger seus calcanhares) e também em relação a perda de calor durante o mergulho. Conforme o Leandro dissehá pessoas que usam as meias junto com as botas para aumentar a proteção térmica.

 

Quanto a escolha de nadadeira aberta ou fechada vai muito de gosto e também do tipo de mergulho que vc irá realizar. Ex: mergulho embarcado tanto faz nadadeira aberta ou fechada (apesar de eu achar a nadadeira aberta mais prática na hora de tirar para subir na embarcação), já em um mergulho de praia a nadadeira aberta será uma mão na roda (principalmente se trocar as tiras por mola).

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...