Ir para conteúdo

EUROTRIP - 55 DIAS, 10 PAÍSES E SEI LÁ QUANTAS CIDADES... SIMBORA???


Posts Recomendados

  • Membros

Viajar é tudo seja lá de que modo for....

Tudo começou com a paixão por viajar, um sonho impossível e se tornou uma idéia maluca de conhecer a Europa, inteira de preferência - rsrsrs, sem gastar muito dinheiro.

Foi através de um casal de amigos que, por duas vezes fizeram esta viagem, e causaram aquela inveja mais que saudável de conhecer o velho mundo e poder compartilhar da história, arte e cultura daqueles países de primeiro mundo.

Mochilar??? Por que não procurar no Google e no youtube? A primeira coisa que aparece é o site do Mochileiros, ferramenta imprescindível para quem se propõe a embarcar numa aventura como esta.

Apesar de adorar viajar e ter conhecido muitos lugares, nele pude apreender muito e aumentar ainda mais a vontade de me tornar um mochileiro. Desde já agradeço por toda ajuda que recebi e parabenizo pelo excelente site.

O objetivo é compartilhar um pouco do planejamento, preparativos e da viagem tentando demonstrar com os posts como é bom viajar, conhecer novas culturas, costumes, ver novos cotidianos e principalmente, aproveitar os benefícios disso em nossas próprias vidas. Perceber que, ao longo do tempo, nos tornamos pessoas mais vividas, experientes e bem resolvidas pelo simples fato de “roletarmos” por esse mundão à fora.

Quando falamos em uma viagem como esta o principal divisor de águas é o dinheiro. Após nove meses de planejamento embarco na próxima sexta-feira, dia 19 de novembro, com destino a Europa retornando dia 13 de janeiro de 2011. Serão aproximadamente 55 dias, 14 países, mais de 30 cidades e natal e reveillon em Londres.

Para isso juntei uma bagatela de R$ 20.000 reais que serão divididos para duas pessoas.

 

Bem... vamos lá então!

 

Item muito importante que não poderia faltar são as mochilas. Antes de comprar vistamos fórum de mochileiros orientando sobre as melhores marcas e medidas a se levar, e a opinião é unânime CURTLO. Com o nome em mente e o tamanho entre 50 e 60 litros fomos a Centauros aqui de Goiânia. Chegando lá, encontramos a mochila perfeita!!! Uma CURTLO Adventur 60 litros, mas como nada é perfeito só tinha uma única peça na loja... Mas, encontramos outra da marca DEUTER Transit 50 litros (Adventur), que também tem o design arrojado, medidas perfeitas e preço mais salgado ainda (rsrsrsrs...). Uma dica pra quem pensa em comprar mochilas e tem tempo hábil pra isso (nós como bons brasileiros que somos deixamos pra última hora), a opção é comprar nos sites Americanas, Submarino e Centauros que tem estoque e preço um pouquinho melhor quando se paga a vista. Mochilas super, hiper, mega TOP em mãos, agora sim... prontos para a aventura, agora podemos ser finalmente chamados de MOCHILEIROS.

Contabilizando, mochila Deuter (R$ 599,00) e a Curtlo (R$ 499,00).

A irmã da minha esposa mora em Londres e resolvi começar minha Eurotrip por lá. Minha preocupação era: comprar as passagens aéreas o mais rápido possível para poder conseguir o melhor preço. Para isso, navegava diariamente pelos sites das diversas companhias e sondava os preços das passagens. Uma boa dica é o site da Decolar (http://www.decolar.com" onclick="window.open(this.href);return false;). Fique de olho nas promoções no fórum Promoções de passagens aéreas ou se preferir utilize suas milhas. Percebi que comprando pela Airfrance em Multi-escalas (ou seja, uma parada em Paris) meu vôo sairia mais barato do que se fizesse Rio – Londres direto. Daí, optei pelo seguinte trecho:

IDA

Rio de Janeiro – Paris (Tempo estimado de vôo 10:40)

Escala de 10:00 hs em paris (Pergunto: posso sair à Paris? SIM PODE!!! PEQUENA IMIGRAÇÃO MAS TRANQUILO... Passo pela imigração na França ou só no meu destino final?)

Paris– Londres (Tempo estimado de vôo 01:15)

VOLTA

Londres - Paris (Tempo estimado de vôo 1:15)

Escala de 7 dias (promoção das companhias onde o terceiro trecho sai de graça se for superior a 7dias)

Paris– Rio (Tempo estimado de vôo11:15)

Totalizando: U$ 1881,00 por adulto incluindo taxas = R$ 3762,00

Vale à pena ressaltar: fique atento à política de cancelamentos e reembolsos para não ter surpresas.

Ficarei em Londres apenas três dias e partirei para Berlim no dia 23 de Novembro por um vôo baixo custo pela Ryanair (http://www.ryanair.com" onclick="window.open(this.href);return false;) onde começarei, após conhecer Berlim, a utilizar o meu Eurail Global Pass (21 Países em um mês contínuo).

Com relação a Ryanair, cabe salientar que a bagagem de mão não é tarifada e poder ir junto com o passageiro e esta não deve pesar mais do que 10 kg, não devendo igualmente exceder as dimensões do gabarito, máximas de 55 cm x 40 cm x 20 cm. (caso contrário tem que ser despachada e você pode morrer em 25 Libras). Mas já adianto, vc noa consegue colocar td em uma mala que cabe naquele gabarito, raciocine com este dinheiro para despachar sua bagagem...

Trecho:

From London-Stansted (STN) to Berlin (SXF)

PAYMENT DETAILS

********29.98 GBP Total Fare

*********0.00 GBP Taxes, Fees & Charges

********10.00 GBP Passenger Fee: Web Check in

********10.00 GBP Passenger Fee: Administration Fee

********49.98 GBP Total Paid

Totalizando: £$ 49,98 libras incluindo taxas = R$ 135,12 Reais

 

Quanto ao Eurail, como já havia dito, escolhi o Global Pass, pois me daria maior flexibilidade para atender ao meu roteiro. Suas características são: abrange 21 países para livre circulação; posso usar quantas vezes quiser o trem durante 1 mês a contar da data de validação do passe que tem que ser efetuada até seis meses após a compra em qualquer estação; devo atentar para aqueles trechos onde existem reservas (juntamente com o passe vem os horários e trajetos existentes – timetable, nele você fica sabendo quais necessitam de reserva); quando for efetuar sua compra, você deve buscar a categoria SAVER (1ª Classe), pois jovens e residentes na Europa a partir de 6 meses tem tarifa reduzida; leve em conta também, e reserve dinheiro para isso, os trajetos que exigem reservas, neles são cobradas algumas taxas para você garantir seus assentos; sempre que chegar em uma estação de determinada localidade, já reserve a sua saída (tanto no site, quanto no pacote que você recebe em sua casa, vem as taxas cobradas em cada trecho); normalmente as reservas da 2ª Classe são mais baratas e é idêntico os da 1ª... vai aí uma dica para economizar; quando efetuar a compra não deixe de pedir a assistência a perdas e roubos (U$ 13,00), isso lhe garante todo o seu roteiro e dinheiro investido, sem ônus algum; ainda cabe ressaltar, que existem formas mais rápidas de envio do seu passe para sua casa, mas fique tranqüilo (custa 9 ou 35 U$ dependendo do modo. basta que você efetue uma compra só para testar e poderá verificar), pois ele chegará antes de sua partida – são muitos sérios e profissionais; Os trens são muitos pontuais e confortáveis existem até pontos de energia para notebooks nos assentos; caso queira economizar em pernoites, os trens oferecem vagões com camas para grupos ou privativos também, bem como vagões restaurantes; normalmente os aeroportos são afastados das cidades e você tem que chegar com duas horas de antecedência para embarques de vôos baixo custo... às vezes, o tempo é menor se você utilizar um trem, evitando stress e perda de tempo para chegar em aeroportos.

Totalizando: U$ 1813,00 (889,00 por adulto incluindo seguro perdas e roubo U$ 26,00 e standard shipping U$ 9,00 = R$ 3062,16.

Obs: estas compras foram feitas pela Internet e no cartão de crédito; na minha fatura do cartão, vieram algumas taxas por realizar compras no exterior cobradas pelo meu banco... parece pouco, mas foram uns R$ 280,00 reais após a conversão com a cotação do Dollar do dia.

 

20101226105037.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...