Ir para conteúdo

Casal cinquentão - de Portugal para a Bahia. Chapada ou litoral ?


csf

Posts Recomendados

  • Membros

Anna,

Obrigado mesmo. Foi muito útil a sua informação.

Embora já tenha ido há algum tempo, talvez se lembre quais os roteiros que fez dentro da Chapada.

Foram só 2 dias, certo?

Estou com algumas dificuldades em traçar os roteiros porque o que encontro é sempre para mais de 5 dias.

Então como você fez em dois dias...

Foi com ou sem guia? Lembra-se da ordem pela qual fez os passeios e do tempo que demorou, mais ou menos?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fida,

Não me esqueci de Vc.

Só que ainda estou traçando o meu roteiro dentro da Chapada.

Quando tiver mais ou menos um esboço, vou incomodá-la sim, porque Vc é perita em Chapada ::lol4:: que eu já percibi.

Aqui em Portugal, dizer que é perita em "chapada" quer dizer que é boa em briga, com bofetada/chapada = dar um tapa na cara, como Vcs dizem. ::hahaha::

Bj

Csf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá csf,

 

Bem, vou te dar todos os detalhes que ainda lembro :)

 

Nós partimos de Itacaré e chegámos em Lençois à tarde. Não reservei nenhuma pousada antes, como era Agosto (assim como no seu caso), baixa estação, a cidade não era muito lotada. Simplesmente íamos pela cidade e encontrámos o Solar dos Morães, onde tinha quartos livres. Gostei daquela pousada, porque era muito tranquila, com jardim e estacionamento, perto do centro. Eu perguntei na pousada se eles podiam nos arranjar um guia. O dono confirmou.

 

Dia 1

Passeios:

- Poço Encantado (approx. 100 km de Lençois)

- Morro do Pai Inácio (12 km)

- Garganta do Diabo (perto de Lençois)

 

Um guia local já nos esperava na hora do café da manhã. Fomos até Poço Encantado, onde você tem esse famoso raio da luz, mas infelizmente o céu era nublado no momento da nossa visita.

 

O guia disse que podíamos fazer também Poço Azul que ficava perto e onde se podia tomar banho (no Poço Azul não era permitido), mas eu preferia ver o Morro do Pai Inácio, então voltámos para Lençois e daí fomos ao Morro.

 

Na opinião do guia, os dois poços e o Morro eram passeios separados, que geralmente se faz em 2 dias, mas como nós tivemos apenas 2 dias para visitar Chapada, ele juntou esses passeios para nós. Isso foi possível só por que tivemos o carro à nossa disposição, os poços ficam cerca de 100 km de Lençois. No mesmo dia fomos também ao lugar chamado Garganta do Diabo – é uma cachoeira linda. Tudo recomendado pelo guia, eu não tinha mínima idéia sobre esses lugares.

 

Eu não sabía o que se pode fazer mais na Chapada, então perguntei o nosso guia qual eram as opções para o dia seguinte e ele recomendou Cachoeira da Fumaça por cima, como não tivemos tempo para fazer esse passeio por baixo (dura alguns dias).

 

Dia 2

Passeios:

- Cachoeira da Fumaça – o dia inteiro

 

Partimos muito cedo (bem, depois do café da manhã :)), deixámos o carro no início da trilha e depois da longa caminhada (mas não muito cansativa) chegámos até a cachoeira. A vista daí é fantástica mesmo, é um dos melhores pontos que eu vi na Chapada, definitivamente vale a pena visitar.

 

Dia 3

No terçeiro dia de manhã voltámos ao Salvador.

 

Se agora ia de novo a Chapada, queria passar lá mais do que 2 dias. Tem muitos lugares bonitos para ver. Cavernas, cachoeiras, trilhas, vilas dos garimpeiros (Xique-xique de Igatu) – é só escolher.

 

Como você planeja 5 dias, acho que é suficiente para ver maiores atrações do região, sem pressa.

Eu recomendo arranjar um guia local, é muito mais fácil organizar passeios com conselho de uma pessoa que conhece a região. Algumas trilhas são difíceis para encontrar. Não me lembro do custo, mas não me parece que fosse muito caro e era bom investimento.

 

Depois vou colar mais fotos.

 

Encontrei um site onde as maiores atrações são enumeradas e bem descritas:

http://sites.google.com/site/tombosequedas/diamantina

 

Bjs

Anna

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Anna

Eu não vou 5 dias. Só 3.

Obrigada mais uma vez pelas informações.

O site é realmente muito bom, mas o seu relato da experiência que teve é mesmo muito útil.

Vou ter que fazer uma selecção consoante os lugares e a distância.

 

Fico à espera das fotos.

Bjs

Csf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Belas fotos Anna

E que locais lindos!!! Qual deles o mais bonito!?

Mal posso esperar pela viagem.

Vou aproveitar para fazer mais uma pergunta.

Como esteve lá em Agosto, como era o clima? e a que horas ficava de noite?

É que aqui em Portugal, em Agosto só anoitece às 21 h e a noite. Hora que se janta.

Quem sai à noite só costuma ir para casa por volta das duas.

Mas julgo que no brasil tem que se começar bem cedo não?

A que horas é habito jantar?

Um beijo

Carlos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Carlos,

 

Qual deles o mais bonito? É impossível dizer. Brasil é um país encantador em muitos aspetos. Para mim cada viagem é cumprimento dos meus sonhos. E a viagem à Bahia foi a minha primeira visita no Brasil, então tive montões de sonhos para cumprir. Passar tarde em Itapoan, tomar suco de cacau em Ilhéus, passear pelas praias paradisiácas do Itacaré, ouvir a lenda do Pai Inácio ficando no topo do Morro... tanta emoção!!

 

Bem, agora vou descer das núvens ::lol3::

 

O clima é agradável, a chuva forte nos apanhou só uma vez (em SSA), mas logo passou, o céu se abriu e voltou o sol. Nunca chovia o dia inteiro. Isso é importante na Chapada, porque muitos passeios só se faz quando o tempo é bom (segundo o nosso guia).

 

Escurecia bem cedo, se bem me lembro cerca das 18.00. Nas cidades pequenas, como Itacaré ou Lençóis, não tem muitas opções da vida noturna. Nós almoçámos na praia ou logo depois de voltar do passeio, porque à noite não vi nenhumas restaurantes abertas perto da nossa pousada (Itacaré) ou eramos cansados demais para sair (Lençóis). Isso é bem diferente de São Luís, por exemplo, onde durante o dia todo o mundo dorme e só sai à noite, quando é mais frio.

 

Bjs

Anna

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...