Ir para conteúdo

30 Dias Europa Continental (Roma, Berlim, Amsterdam, Paris, Londres) de Trem CNL+Thayles+Eurostar


Posts Recomendados

  • Membros

Olá amigos do mochileiros.com

 

Meu nome é Rodrigo Moreira, vou relatar-lhes como foi minha viagem para a Europa.

Esta Euro trip, iniciou-se em 29 de Abril de 2011, e foi até 29 de Maio 2011.

Tudo foi planejado com um ano de antecedência, (isso mesmo, sem brincadeira... 1 ano de planejamento), mesmo porque foi minha primeira mochilada, e principalmente minha primeira mochilada na Europa.

 

Este relato será abordado da seguinte forma:

 

1. Planejamento (Roteiros, Transportes, Reservas e Dinheiro).

2. Roma.............(5 dias).

3. Berlin.............(5 dias).

4. Amsterdam......(5 dias).

5. Paris..............(4 dias).

6. Londres...........(5 dias).

7. Conclusão.

 

A seguir acompanhe:

 

1. Planejamento.

História. "It's a long, long times ago".

Então como eu disse, exatamente com mais ou menos 1 ano de antecedência, eu resolvi e efetivamente coloquei em prática o meu plano de ir viajar para fora. ("fora" fora do país). Antes de pensar em ir para a Europa estava pensando em fazer uma viajem para os EUA talvez Nova York, mas ao encontrar um brother para um bate-papo e beber uma breja em um destes "Happy Hour's" de São Paulo, um amigo que retornara de um mochilão com a namorada pela Italia, e ficamos horas os treis conversando sobre a viajem,as fotos, as paisagens os vinhos as boas histórias, os perrengues, a cultura e toda a descoberta que é fazer uma viagem para a Europa.

Fiquei alucinado para fazer uma trip na Europa... Putz, fiquei uns dias olhando o mapa da Europa no Google Earth, pensando no melhor roteiro, nas principais cidades e comecei a pesquisar, foi aí inclusive que tive o meu primeiro contato com o "Mochileiros.com" que pude colher a maior parte das informações necessárias para fazer a viagem com segurança conforto e aproveitando ao máximo. Tive uma dica muito boa do livro "O viajante Independente na Europa", autor: Zizo Asnis.

 

20110707232414.jpg

 

Bom, antes de pensar no roteiro, eu procurei pensar em quantos dias eu poderia conseguir tirar férias em um ano de trabalho, para então me preocupar em pensar em um roteiro. Infelizmente na minha profissão de analista de sistemas, é muito difícil negociar férias, principalmente em cima da hora, e sem uma boa justificativa de viagem ou algo do tipo. Passada esta fase de negociação no trabalho com o meu chefe, gerente, RH, a benção do Papa em agendar as minhas férias, então consengui o impossível, 30 dias de ferias marcadas a perder de vista data prevista para 13 meses Maio de 2011, o que era no ano seguinte, já que estávamos em final de Abril de 2010 , em um ano muitos autos e baixos poderia acontecer muita coisa, como por exemplo até ser demitido, mas mesmo assim não desanimei e montei um projeto "Viajem para a Europa". Eu já estava sem férias a 3 anos, sendo que minhas ultimas férias eu não tinha viajado, fiquei em casa foi um desperdício. Nunca mais, agora eu tinha a chance de programar algo melhor. Esta é uma lição que planejamento é importante e com ele se faz qualquer coisa, até colocar um homem na lua. Então me colocar na Europa seria a minha prioridade.

 

Roteiro.

Dentre todas as cidades da Europa que eu queria conhecer fiz uma lista no papel. Acho que preenchi umas 15 cidades e comecei a priorizar regiões e lugares que realmente eu tinha que ir que qualquer maneira, e fui refinando esta lista até sobrarem apenas 5 cidades, eu planejei ficar em media 5 dias em cada lugar para poder aproveitar e efetivamente conhecer o lugar e a cultura realmente. Outra coisa que procurei tomar cuidado é com o roteiro de trem para não fazer muitas conexões. Poupar tempo e aproveitar ao máximo. Optei então pelas capitais dos países, Ir para a Europa e não conhecer a Itália é um crime imperdoável. Então coloquei Roma na lista, sou muito fanático por histórias da segunda guerra e que ria visitar lugares chave da historia mundial, e sempre tive muita vontade de conhecer a Austria mais se eu fosse para lá teria de tirar outras cidades do roteiro por causa do tempo de viajem. Então escolhi Berlim Alemanha. Outra cidade imperdível é Amsterdam. Sempre me falaram muito bem de lá mesmo com a fama de cidade das "doideiras" e do sexo, tem muitas coisas legais para se fazer como conhecer a cidade de bike (bicicleta). Então coloquei Amsterdam no roteiro. Bom ir para Europa e não conhecer Paris a tal da cidade luz a historia toda a torre Eiffel, tive de colocar Paris no roteiro. E por fim sempre tive vontade de conhecer Londres a Inglaterra, Londres esta foi a primeira cidade que justamente eu coloquei no roteiro,(inclusive minha próxima trip será no Reino Unido Escócia Irlanda e Etc. mais isso é papo para outro post) na verdade foi a primeira cidade escolhida, desde o início eu sabia que ia para Londres mas tinha dúvidas de quais outras cidades colocaria no roteiro, Londres eu tinha certeza e ela é "A Cidade". Sendo assim, fechei o roteiro programado (Londres, Paris, Amsterdam, Berlim, Roma). Mas ao ler alguns tópicos aqui no "mochileiros" sobre a imigração fiquei com medo, mais depois pude perceber que isso era "besteira" (risos), medo de ser deportado sei lá esta era minha primeira viagem para a Europa. Enfim inverti o roteiro, (Roma, Berlim, Amsterdam, Paris, Londres).

 

Transportes

Fiz uma pesquisa sobre os trens e como resolver a equação que eu construí com o meu roteiro e como resolver isso de trem. Recorri a um site maravilho que é o RailEurope 'www.raileurope.com' nele existe mapas onde você consegue programar suas conexões bem como toda a sua viagem de trem. Primeiramente eu ia optar por um passe de trem tipo GlobalPass mas como eu já tinha um roteiro definido, escolhi por comprar as passagens dos trechos em que eu ia viajar. Mas surgiu um problema entre Roma e Berlin porque Berlim é muito longe de Roma ia ser necessário muitas conexões e tempo então escolhi ir de avião (De Roma para Berlim). De Berlim para Amsterdam também é longe mas existe alguns trens diretos de 10hs de viagem em média. Então optei por pegar um trem noturno CNL (City Night Line, trem noturno) comprei a primeira classe. Neste trem na primeira classe você fica com uma cabine privativa. De Amsterdam para Paris existe um trem da Thayles de alta velocidade um trem bala, que anda mais de 265km/h muito louco, também comprei na primeira classe. Nos trens em relação ao nível classe econômica e primeira classe não é algo absurdo como nos aviões que a diferença de preço e ambiente é grande. Nos trens não e tanto com mais 40 euros você pode viajar de primeira classe e é bem legal muito confortável. E de Paris para Londres fiz a mesma coisa comprei a passagem do Eurostar o trem que anda no túnel em baixo do mar no canal da mancha, e chega em Londres em 2 horas e meia.

 

Fincando assim:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...