Ir para conteúdo

Travessia Paraty - Trindade


Posts Recomendados

  • 2 meses depois...
  • Membros

Olá,

 

será que alguém aí pode me ajudar?

 

a partir de Ponta Negra existe uma trilha para chegar à cachoeira do Saco Bravo... qual o tempo de caminhada nesse percurso? será que consigo fazer a trilha sem precisar de um guia?

 

se alguém tiver outras informações e dicas, também agradeço.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Membros

Oie gente, eu preciso sa ajuda de vocês.

Estou querendo conhecer martins de sá no carnaval desse ano 2011.

E gostaria de ajuda de vocês, será que rola?

É o seguinte, preciso saber qual é o trajeto pra quem sai do Rio de Busão, só tem essa opção busão até paraty e depois pegar um barco que custa R$45 Reais?

Ou rola alguma alternativa mais barata.

Eu pretendo ficar 4 dias.

Por isso vou acabar levando "mtas coisas". Barraca, saco de dormir, comida, fogareiro, essas coisas.

Precisava da ajudinha de vocês de boa, queria fazer essa parada sem gastar mto, a grana está curta. rs

Mas claro que ñ é bem uma miséria.. se não eu ficaria em casa..rs

qq coisa, mandem a resposta pro meu E-mail moniquelessarjhost@gmail.com.

 

Beijãooo e boa quarta pra geral!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Olá a todos.

Sei que esse post é antigo, mas vou adicionar informações para quem parar aqui para consultar.

Passei o reveillon deste ano na Praia do Sono e pequei algumas informações que foram dúvidas por aqui.

 

Estava acampado na Praia do sono, mas num dos dias fiz a trilha até ponta negra. Lá, conversando com os locais, eles me passaram um panfleto turístico da prefeitura que dá boas informações para o turista.

 

O guia dá informações para quem sai de Trindade e vai até Martin de Sá. Daí em diante, não menciona mais nada.

 

Pelo guia, as trilhas foram descritas assim:

 

Vila Oratório (proximo ao condomínio Laranjeiras. último ponto que dá pra chegar de carro) até Praia do Sono - 1h30 de duração - dificuldade moderada

Praia do Sono até Praia dos antigos - 30 minutos - dificuldade moderada

Praia dos Antigos até praia dos Antiguinhos - 10 minutos - leve

Praia dos Antiguinhos até Praia das Galhetas - 35 minutos - Dificuldade moderada

Praia das galhetas até Praia da Ponta Negra - 20 minutos - leve

 

A partir daqui, a trilha deve ser realizada com o acompanhamento de monitores ambientais. Lembrem-se que essa é uma região de reserva ambiental.

 

Praia da Ponta Negra até Saco Bravo - 2 horas - pesada

Praia de Ponta Negra até Cairuçu das pedras - 3 horas - pesada

Praia de Ponta Negra até Martin de Sá - 5 horas - pesada

 

De Martin de Sá em diante não tenho mais informações

 

Essas durações já consideram um turista com uma mochila pesada nas costas, e que precisaria de pequenas pausas para tomar fôlego após as subidas mais fortes.

 

Existem camping na Praia do Sono e em Ponta Negra, onde também tem bares e restaurantes dos caiçaras. De acordo com a dona do camping onde fiquei na Praia do Sono, em Marin de Sá existe apenas uma família vivendo lá. Eles deixam acampar por lá (as vezes), mas são super-restritos com os turistas. Não toleram muita gente, barulho, lixo, bebidas, muito menos drogas. Enfim, ninguém vai lá pra ficar causando...

 

A trilha até a Praia do Sono é bem estruturada, devido ao grande fluxo de turistas que vão pra lá nos feriados. Existem corrimãos e degraus de madeira nos trechos mais íngremes. Entre antiguinhos e a Ponta Negra é o trecho mais bonito do que passei, porque é dentro da mata fechada. No meio do caminho tem a cachoeira das Galhetas que é muito bonita e é um bom pouso para descansar e se refrescar. Existem cachoeiras também próximos a Praia do Sono. o Saco Bravo é tambpem uma cachoeira, bem próxima ao mar.

 

No panfleto também tem alguns telefones úteis, pelos quais podemos nos informar melhor.

 

Associação dos Moradores Originários da Praia do Sono: 24 9816-3308 (Leila)

Associação dos Moradores de Ponta Negra: 24 9956-8822 (Teteco)

APA de Cairuçu/ICMBio: 24 3371-1400

Reserva Ecológica de Juatinga/INEA (que abrange toda a região): 24 3371-9654

 

Acredito que para conseguir um monitor ambiental que acompanhe a trilha, deve-se ligar para o telefone da Reserva Ecológica.

 

Bom, espero ter acrescentado informações uteis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Olá!

 

Gostaria de fazer umas perguntas sobre custos, segurança e alguns outros detalhes dessa travessia de Paraty - Trindade:

 

- Faremos a viagem eu e uma amiga apenas: vocês acham que existe algum perigo ou teriam algum alerta para nos dar sobre a região ou a travessia por estarmos em duas garotas?

- Vocês tem noção de preços de barcos e campings (dos mais baratos mesmo)? É fácil encontrar essas opções mais baratas?

- Nunca fomos pra essa região: é tranquilo descobrir as trilhas e os caminhos mesmo sem conhecer? Li bastante sobre as trilhas, mas os relatos tem alguns anos já, gostaria de ter informações mais recentes.

- A partir de Ponta Negra, as trilhas devem ser feitas com acompanhamento de monitor ambiental: vocês sabem qual o custo que teríamos com isso?

- É possível (e alguém tem informação sobre isso) seguir somente por trilhas de Paraty até Trindade (sem pegar barco)? Depois de Martin de Sá não encontrei mais informações. Estamos pensando em passar uma semana só de caminhadas, acampadas, praia e cachoeiras. Pra aproveitar bem, e de preferência sem gastar muito. Aliás, em quais locais é possível pegar um circular para voltar para Paraty (se for o caso de não querer continuar por alguma razão)?

 

Obrigada.

Carina

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...