Ir para conteúdo

Relato-Roteiro Rio de Janeiro e Ilha Grande


Posts Recomendados

  • Membros

Amigos com esse roteiro de viagem pretendo contar-lhes sobre a minha viagem que fiz em abril deste ano e também auxiliar aqueles que pretendem viajar para o Rio de Janeiro.

 

1º Dia ( 07/04 )

Voei de Azul, foi um vôo tranqüilo, chegando no Galeão as 21:00. Assim que peguei as minhas malas procurei o famoso “frescão”, que fica logo na saída do desembarque. O valor da passagem é de R$12,00. Nesse ônibus geralmente só andam turistas então é bem tranqüilo. Parei em Copacabana, na rua Santa Clara e de lá segui a pé até o hostel ( cerca de 10 minutos ) onde fiquei hospedado ( Bamboo Rio Hostel ). O hostel fica numa rua bem tranqüila, pertinho de tudo e com segurança na rua a noite toda. O lugar era bem limpinho e o pessoal que estava hospedado era bem jovem. O único porém era o café-da-manhã que não era lá essas coisas pois era um prato feito pela cozinheira.

http://www.realautoonibus.com.br/Site/

http://www.bambooriohostel.com/

 

2º Dia

Acordei bem cedo e fui assistir a semifinal da Superliga Masculina de Vôlei, jogo entre Vôlei Futuro x RJX no Maracanãzinho. Quando cheguei no ginásio ( 08:30 ) as bilheterias já estavam fechadas pois os ingressos haviam se esgotado, não havia mais nem os ingressos promocionais que haviam sido disponibilizados pelo site. Os cambistas estavam vendendo o ingresso por R$30,00, sendo que o valor na bilheteria era de R$4,00. Não quis pagar esse valor então procurei na fila para entrar no ginásio alguém que possuísse um ingresso sobrando. Para minha alegria consegui um ingresso com um casal, que me vendeu por R$ 10,00, mas valeu muito a pena.

Quando terminou o jogo peguei um ônibus para Copacabana, e fui para a praia. Visitei o Forte de Copacabana, onde também fica o museu histórico do Exército. O lugar é muito bonito, com excelente vista de toda a orla de Copacabana e a entrada custa apenas R$ 4,00.

Depois, dei uma caminhada até Ipanema onde fiquei até o finalzinho da tarde. Após isso fui ao Arpoador para ver o famoso pôr-do-sol. Esse lugar vale muito a pena ser visitado, e o pôr-do-sol de lá é realmente incrível.

Na volta para Copacabana parei numa ferinha que há aos domingos a noite e que vende vários tipos de souvenier, quadros, camisetas, entre outras coisas.

A noite fui até a Lapa. A noite lá é incrível, existem vários barzinhos, baladas de samba e muito agitação.

http://www.lanalapa.com.br/

http://www.fortedecopacabana.com/

 

3º Dia ( 09/04 )

Nesse dia fui ao Pão-de-Açucar. Peguei o ônibus que vai de Copacabana até a praia Vermelha na Urca ( Praia bem bonita ). O valor do ingresso para o bondinho é de R$53,00. A subida é dividida em 2 partes. A primeira, da praia vermelha até o morro da Urca e a segunda do morro da Urca até o Pão de Açúcar. No Pão de Açúcar tem um parque de mata nativa que dá pra dar uma volta e ver o outro lado da ilha. Fiquei um tempão olhando a paisagem lá de cima, é muito bonito. A tarde fui para o Jardim Botânico. Foi um passeio bem bacana, as palmeiras imperiais são incríveis, bem como inúmeras outras paisagens que lá se encontram.

A noite dei uma volta pelos quiosques da orla de copacabana onde pude tomar uma cervejinha e curtir um pagodinho.

Obs: Tem que se prestar muita atenção em como está o tempo antes de ir ao Pão de Açúcar, pois em questões de minutos o tempo fecha e não se enxerga mais nada ( isso também ocorre no Cristo Redentor, então se o tempo estiver meio nublado não vá pois você não conseguirá enxergar nada ).

http://www.bondinho.com.br/

http://www.jbrj.gov.br/

 

4º Dia ( 10/04 )

Pela manha fui ao Corcovado. Chegando na estação do Cosme Velho há milhares de Vans que levam o pessoal até o Corcovado. Optei por ir de trem por passar dentro da Floresta da Tijuca O valor do trem é R$ 43,00. Nesse valor já está incluído a entrada para o monumento do Cristo. Em certo ponto da subida alguns sambistas entram no Bonde, num percurso que dura cerca de vinte minutos. Durante a subida podem ser vistas as praias e a lagoa Rodrigo de Freitas. Lá de cima da para se ver todo o Rio de Janeiro. A vista que se tem da cidade maravilhosa é privilegiada, simplesmente fantástico.

Depois fui visitar a Lagoa Rodrigo de Freitas, local muito bonito e após isso passei pelo Leblon e Ipanema, onde fiquei o resto do dia.

http://www.corcovado.com.br/

 

5º Dia

Nesse dia eu fui para Ilha Grande. Peguei o ônibus Real até a Rodoviária ( R$ 6,00 ). De lá segui de ônibus até Angra dos Reis ( ônibus Costa Verde ), valor da passagem R$ 48,00. Chegando na rodoviária de Angra segui a pé até o cais da lapa ( cerca de 15 minutos de caminhada ). Chegando lá peguei uma escuna por R$ 15,00 que já estava partindo para Ilha Grande. Há também as opções de Barca ( cerca de R$ 4,00 ) e Saveiro ( R$ 30,00). A viagem durou cerca de 02:20. Na Ilha fiquei hospedado no El Misti Ilha Grande, na Vila do Abraão, que é a maior vila da ilha e a que possui maior infra-estrutura O hostel é bem bonito, organizado, limpo e muito bem localizado, fica a uns 50 metros do caes. Chegando lá, fiz o check-in e fui dar uma caminhada, passando pelas praias do canto e da júlia.

 

Sobre a rodoviária: Limpa e segura, mas um pouco desorganizada. Mais informações: http://www.transportal.com.br/rodoviaria-novorio

Sobre Ilha Grande: O local é bem simples, meio rústico, e sem carros. As principais atrações são as trilhas e passeios de barco que levam as praias, de água muito clara, cercadas por mata e que sem dúvida foram as mais bonitas que eu já conheci. Para quem gosta de caminhar (muito!) em meio a trilhas, esse é o lugar.

http://www.ilhagrande.org/Ilha-Grande-Portal

http://www.ilhagrande.com.br/

http://www.ilhagrandeon.com.br/

http://www.elmistihostelilhagrande.com/

 

6º Dia

Resolvi fazer a T10 e a T11. As duas trilhas são bem sinalizadas, mas com bastante raízes e pedras e certos trechos bem íngremes. Por ser a forma de ligação entre a Vila do Abraão e a Praia de Lopes Mendes a trilha é bem movimentada. Na metade da T11 há uma outra trilha a direita por onde pode-se ir a praia de Santo Antônio. Não deixe de fazer essa trilha. A praia de Santo Antônio é muito bonita, com água muito azul e cheia de pedras. Retornei a trilha principal e segui para Lopes Mendes. Ela é bem extensa e a areia faz barulho quando você anda nela. Tinha bastante gente na praia, pois há muitos barcos que deixam o pessoal na Praia do Pouso, de forma que é necessário seguir apenas a T11 para chegar a essa praia. De um lado da praia o mar é bem calmo, com alguns pontos onde pode-se praticar snorkel e do outro a bastante ondas, o que atrai alguns surfistas.

 

7º Dia

Os meus planos eram fazer um passeio de barco até a praia do Aventureiro ou até a Gruta do Acaiá, mas esses passeios não estavam sendo feitos pois segundo as agências o mar estava “virado”. Na dúvida sobre o que fazer acabei optando pela ½ Volta a Ilha. O passeio custou R$ 90,00 mas valeu cada centavo. Ele passa pela Lagoa Azul, Lagoa Verde, Feiticeira, Saco do Céu, Helicóptero, entre outras praias. Em todos esses lugares são feitas paradas para banho e praticar snorkel. Na Lagoa Azul e na Verde há muitos cardumes de peixes das mais diferentes espécies, sem contar nos corais que também são muito bonitos.

 

8º Dia

Nesse dia fiz a trilha T14 (Abraão- Dois Rios). O guia dizia que a trilha era pesada mas não achei. Na verdade não era bem uma trilha, era uma estrada que liga a Vila do Abraão a Vila de Dois Rios. No local existe as ruínas do presídio, a Capela de Nossa Senhora do Bom Despacho e um centro de pesquisa da UERJ. Na entrada da vila a um guarda que controla a entrada e saída de visitantes. A praia de Dois Rios é uma praia longa, com um dos rios em cada ponta, cheia de urubus e que particularmente não achei muito bonita. Fiquei uma meia hora na praia e resolvi fazer a T15 que liga Dois Rios a Caxadaço. Essa foi a trilha mais complicada que eu fiz na ilha. A trilha é bem fechada, com alguns trechos bem íngremes e em alguns pontos a localização fica bem difícil, não sabendo por onde você deve seguir. Durante todo o percuso dessa trilha não encontrei ninguém, só duas cobras. As dificuldades da trilha valeram muito a pena porque a praia de Caxadaço é linda, muito bonita mesmo. Há umas pedras muito grandes no canto da pedra e o visual que se tem lá de cima é demais. Fiquei o resto do dia nessa praia. Na volta passei na piscina dos soldados, que também é o local de saída de um atalho, onde você irá economizar uns 2 km de caminhada. Chegando na Vila do Abraão resolvi fazer a T1 ( Circuito do Abraão ). É uma trilha muito fácil, quase uma estrada. Ela passa pela praia preta, ruínas do lazareto, aqueduto e poção. Tentei começar a fazer a trilha até a cachoeira da feiticeira mas como já estava anoitecendo resolvi voltar para o hostel. Esse foi o dia mais cansativo, caminhei mais de 30km.

 

9º Dia

Foi meu último dia na Ilha. Acabei pegando a balsa das 10:00 e retornando para o Rio.

Chegue no meu hostel no final da tarde. Larguei as minhas coisas no quarto e fui para a praia de Copacabana dar uma corrida.

 

10º Dia

A minha previsão nesse dia era ir para Búzios, mas devido a previsão do tempo que era de chuva para esse dia acabei resolvendo não fazer esse passeio. Durante a manha dei uma caminhada por Copacabana e a tarde resolvi fazer o passeio da Favela Tour. Estava meio receoso quanto a esse passeio mas o pessoal do hostel me disse que era super tranqüilo, então lá fui eu. O guia me buscou no hostel por volta das 13:50. Seguimos de van até a “base” da Favela da Rocinha. Lá cada um subia de moto-táxi até o topo da favela, onde esperamos o guia chegar pois ele era o último a subir, ( detalhe: todos do grupo eram estrangeiros, eu era o único brasileiro ). Ali, eu já me espantei com a quantidade de “gatos” nos postes de luz e nas conexões d’água. De lá começamos a descer a favela por uns becos, passando numa lage com vista para toda a favela e onde funcionava um atelier de alguns jovens pintores muito talentosos. Depois paramos para assistir um grupo de adolescentes que tocavam bateria em latas, passamos em um mercadinho onde vendiam uns lanches, em uma barraquinha onde duas senhoras vendiam pulseiras e colares, feitos principalmente de fios de luz, e por último em uma ONG que cuidava de crianças pequenas. Conforme íamos descendo, os becos iam ficando mais estreitos e a sujeira aumentando, assim como o esgoto a céu aberto.

A favela é uma cidade dentro de outra cidade. A um comércio próprio para tudo lá, de alimentos a roupas, de modo que os moradores não precisam sair de lá para fazer suas compras. O passeio foi demais, recomendo, foi incrível ver esse lado da cidade que eu só via na TV e em filmes.

 

11º Dia

Foi o meu último dia no Rio . Pela manha fui a praia e a tarde peguei o meu vôo para Porto Alegre.

 

Valores do Investimento ( como eu li em um outro post, viagem não é um gasto é um investimento ):

Alimentação – R$ 225,00

Passeios – R$ 271,00

Acomodação – R$ 315,00

Transporte – R$ 230,00

Gastos Diversos – R$ 230,00

 

Impressões Gerais sobre o Rio:

* Percebi que o povo do Rio se preocupa muito com a saúde. Por todo lugar podemos ver pessoas de todas as idades, caminhando, correndo, jogando vôlei, futebol, praticando os mais diversos esportes.

* Em todo lugar tem casas de sucos e panificadoras com muitos sanduíches e sucos naturais de todas as frutas imagináveis.

* Achei a cidade muito limpa. Não vi lixo espalhado pelas ruas de Copacabana, Ipanema e Leblon. O único lugar onde havia um pouco de lixo no chão foi no centro, mas muito pouco pela quantidade de pessoas que circula por lá.

* É muito fácil andar de ônibus no Rio, e a freqüência deles é bem grande. Não peguei nenhum ônibus lotado e também não fiquei trancado em nenhum congestionamento.

* A cidade é muito verde e percebe-se na maioria dos moradores uma grande preocupação com a preservação do Meio Ambiente.

20120623220100.JPG

20120623220711.JPG

20120623221119.JPG

20120623222048.JPG

20120623222621.jpg

20120623223805.JPG

Link para o comentário
  • 9 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...