Ir para conteúdo

Relato Chapada das Mesas / MA – Águas cristalinas e monstruosas cachoeiras


Posts Recomendados

  • Membros

26.jpg.f65322b7a1c4810107e3d494f5982aa0.jpg

 

 

 

 

 

Aproveitando que estava no Tocantins, me planejei para fazer a Chapada das Mesas na mesma trip.

 

Nessa eu consegui ir com carro alugado, assim tive a liberdade de fazer os meus horários e roteiros.

 

As fotos estão no facebook da ordem contada no texto https://www.facebook.com/fernandojulio.o/media_set?set=a.916403368444800.1073741980.100002254351992&type=3

 

Quando votei do incrível passeio do Jalapão (confira aqui no link como foi relato-viagem-para-palmas-jalapao-t120210.html ), em um domingo, eu fiquei no aeroporto de Palmas por volta das 8pm, onde esperei a locadora abrir as 22h30 para pegar o carro que havia reservado e ir para Carolina – MA .

São por volta de 500km até Carolina, a maior parte do tempo é na rodovia Belém -Brasília, a noite tinha muito caminhão, maior parte do tempo com pista simples, dificultando as ultrapassagens. Não tem pedágio no trajeto. Ultimo ponto do trajeto é atravessar a balsa do rio Tocantins do município de Filadélfia – TO para Carolina –MA, cuja taxa é R$19,00.

Após virar a noite dirigindo e cansado, nada melhor que relaxar em uma cachoeira, apenas parei na cidade de Carolina para tomar um café e fui com destino ao Complexo da Pedra Caída (http://www.pedracaida.tur.br/ ), lá tem piscinas, cachoeiras, tirolesas, rapel, teleférico, uma baita estrutura. Complexo fica 40km da cidade.

Como é um complexo particular existem varias taxas, taxa de entrada são R$50,00, e para ir a cada cachoeira tem uma taxa porque é obrigatório ir com guia, fui a duas, a do Santuário com a taxa de R$25,00 e a cachoeira do Capelão com taxa de R$40,00, caso seja estudante paga meia em todas as taxas. O passeio para as cachoeiras deve ser agendado no mesmo dia, porem com antecedência.

Primeiro fui para a cachoeira do Santuário, com uma trilha bem tranquila, estruturada com madeira até a parte do rio, quando chega ao rio, vai por dentro do rio até a cachoeira, água podendo bater no peito. Cachoeira espetacular com seus 46mts de queda dentro do cânion! Poço para banho e uns 6 peixes de 30cm para procurar no fundo.

Os guias do complexo não são preparados para guia, eles apenas levam para o local, mas não sabiam responder nenhuma pergunta sobre as cachoeiras, curiosidades, nem fauna e flora da região.

Voltei para o complexo e almocei, tem restaurante e lanchonete lá dentro.

Após o almoço, sai para o segundo passeio com o caminhão do complexo, fui na cachoeira da caverna e cachoeira do capelão, são cahoeiras menores, tem poços para banho. Mas surigo você primeiro ir nessas e depois na do Santurario, depois de conhecer o encanto que é a cachoeira do Santuario, as outras ficam sem graça, rsrs.

Voltei para o complexo e fiquei curtindo as piscinas e tobogãs até o fim da tarde. Dentro do complexo tem uma arara azul e papagaios que vivem soltos, o complexo apenas acostumou alimentar os passaros. O lugar tem o seu custo e taxas, mas é bem estruturado , organizado e limpo. O complexo oferece até chalés e apartamentos para alugar, porem o preço é salgado.

No cair da noite voltei para a cidade de Carolina para procurar uma pousada / hotel, após pesquisar em alguns lugares, encontrei o New Center Hotel (https://www.facebook.com/New-Center-Hotel-331439186898874/) , preço bem em conta, com ar condicionado e o quarto novo e otimo café da manhã.

A cidade de Carolina não tem muito foco no turismo, não encontrei nenhuma loja de artesanato ou lembrancinhas do maranhão. Para jantar na cidade tem poucos restaurantes, mais lanchonetes. Lá facilmente é encontrado o sabor do Maranhão, o guaraná Jesus!

No dia seguinte o destino foi Riachão, são 100km de Carolina, mais 15 de estradinha com asfalto e mais 15 estrada de terra para chegar no complexo Santa Barbara. Tem uma taxa de R$15,00 se eu não me engano. A trilha para ir para as cachoeiras são autoguiadas, porem não pode entrar com mochila e nem comida, eles disponibilizam um armario para guardar as coisas e você leva apenas o basico em uma sacola transparente. Tem muitas cachoeiras no complexo, porem já tinha um roteiro pronto e com tempo contato para as melhores e não perdi tempo com cachoeira pequena. Fui direto para a cachoeira da Santa Barbara, monstra, majestosa com seus 76mts de queda, e imenso poço! Logo perto, tem o poço azul! O azul estava mais para um verde cristalino, agua totalmente transparente! Lindo! No caminho da Santa Barbara e poço Azul encontramos algumas cachoeiras menores, onde apenas tirei foto. Voltei para a entrada do complexo, onde parei para almoçar.

 

50.jpg.166f8d5998757221f08acbdfb40b9f8b.jpg

 

O meu destino depois era o Encanto azul, ele não faz parte do complexo da santa barbara, mas a entrada dele é ao lado, são 6km dali até de fato o Encanto Azul, isso em areia, existem jipeiros que cobram uma taxa para levar e trazer do Encanto azul, porem nesse dia, uma terça feira, não havia um, então não me restou alternativa, fui a pé. O caminho é bem demarcado pela passagem dos 4x4 e fui com tracklog, não teve erro. Após uma hora e pouco de caminhada na areia fofa, cheguei ao Encanto azul! Antes do encanto azul, tem o poço cristal.

O Encanto azul, nome diz tudo, são aguas nascentes das rochas que formam um poço com a surpreendente agua azul cristalina, sendo possivel enxergar o fundo com mais de 5mts!! Valeu muito andar os 12km (ida e volta). Quando voltei, já estavas prestes a escurecer.

Na volta passei no centro de Riachão, que é muito menor que Carolina, apenas para conhecer mesmo. Na BR, a caminho de Carolina, avistei um lindo tucano na arvore. Dormi em Carolina, no mesmo hotel.

No ultimo dia da chapada das mesas, sai cedo para ir até o portal da chapada, fica 15km na BR sentido Complexo da Pedra caida, um mirante local, cujo a imagem é o simbolo do Tocantins no alto de um morro. Lá avistei um casal de arara azul! Da estrada é possivel ver bem pequeno a fenda na rocha , para subir até lá, deve ir pela parte de traz do morro. O lugar é ideal para tirar fotos da região.

Ultimo destino antes de acabar a trip, foi a cachoeira de itapecuru, que são 30km na BR sentido Riachão. Conhecida também como cachoeiras gemeas, a entrada são R$5,00 e tem infraestrutura com bar, que serve porçoes e a atração são duas quedas (de 10 m e 8 m). com enorme poço para nadar. Essa foi a cachoeira de despedida da minha trip da Chapada das Mesas.

Logo após o almoço retornei todo caminho para Palmas, onde devolvi o carro e esperei o meu vôo da madrugada para retorno a SP.

A Chapada das Mesas é linda e encantadora com as águas azuladas e cristalinas, com monstruosas cachoeiras, do Santuário e Santa Barbara. Vale muito a pena o passeio!

54.jpg.0f543ba1b68fa255c61b9d12a9bd1ce5.jpg

19.jpg.eb7f9ca0d44cb1dafdd105533f27af96.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...