Roteiros de Viagem no Brasil
#517868 por Luis Ecoturista
29 Out 2010, 09:49
Olá, pessoal!
Preciso chegar o mais rápido possível nos Lençóis, onde farei a trilha a pé.
Já conheço Jeri, Camocim e até os Lençóis, mas em 2006 eu fiz a viagem com um carro alugado em Teresina.
Agora (23/11), vou de Fortaleza até os Lençóis de busão, canoa, jegue, jardineira, pau-de-arara...
Uma dúvida: em quanto tempo eu faço o pinga-pinga Fortaleza/Jijoca/Camocim/Parnaíba/Tutóia?
Esta é a opção mais rápida e econômica?
Obrigado!
Luis

#519850 por Karenldc
04 Nov 2010, 16:21
Oi, Luis, tudo certinho?

se vc não for até Jeri (já conhece, pelo que vc disse), porque vc não vai de Fortaleza pra Paraníba (pela Guanabara) e daí pra Tutóia e de Tutóia (tem q ser de 4 x 4) pra Barreirinhas?

Como vc tem pressa...
#519994 por Luis Ecoturista
04 Nov 2010, 21:58
Kárenldc escreveu:Oi, Luis, tudo certinho?
se vc não for até Jeri (já conhece, pelo que vc disse), porque vc não vai de Fortaleza pra Paraníba (pela Guanabara) e daí pra Tutóia e de Tutóia (tem q ser de 4 x 4) pra Barreirinhas?
Como vc tem pressa...

Olá, Káren!
Puxa, eu estava justamente buscando uma dica como essa!
Vou verificar os horários desta linha de busão!
Se eu não encontrar pessoas pra rachar o aluguel de um carro, usarei esta dica que vc deu!
Muito obrigado!!!
Luis
#521409 por Luis Ecoturista
09 Nov 2010, 10:46
Kárenldc escreveu:Precisando e se eu souber, estou "azórdi".
Abraços e boa trip

Káren:
Que ótima dica vc me deu: esta empresa de ônibus Guanabara está me parecendo bem organizada.
Já liguei pro 0800 deles e fui bem atendido. Detalhe: fazem o trecho Fortaleza-Tianguá e Tianguá-Parnaíba!
Tianguá é um dos meus destinos! Cachoeiras cearenses!
O site (viajeguanabara.com.br ) é excelente, inclusive com vendas on line!
Obrigado!
Luis
#525456 por marcelask
21 Nov 2010, 17:36
Oi gente, vou para Jericoacoara para o ano novo (unica data que tenho disponivel), tenho 10 dias ao todo. As outras respostas ajudaram bastante a pensar no roteiro, mas ainda tenho algumas dúvidas...
- Quantos dias fico em Jeri?
- Quanto tempo é o ideal para ir até Sao Luis, passando pelo delta e pelos lençóis?
- Qual lagoa tem água nessa época?
- Alguém tem outra sugestão para que eu aproveite o maximo esses dias?

Muito obrigada!
Marcela
#525463 por Karenldc
21 Nov 2010, 17:52
Olá, Marcela
- Quantos dias fico em Jeri?
de 2 a 3 dias

- Quanto tempo é o ideal para ir até Sao Luis, passando pelo delta e pelos lençóis?
1 dia de viagem de Jeri a Parnaíba, 1 dia em Parnaíba, 1 dia de viagem Parnaíba a Barreirinhas, 2 dias em Barreirinhas, 1 dia de viagem de Barreirinhas a Santo Amaro, 2 a 3 dias em Santo Amaro, viagem Santo Amaro a SLZ...

- Qual lagoa tem água nessa época?
A Lagoa do Peixe em Barreirinhas, que é perene e a Gaivota em Santo Amaro, pode ser que esteja cheia, poque é a maior;

- Alguém tem outra sugestão para que eu aproveite o maximo esses dias?
A viagem é maravilhosa, tem muitso atrativos, basta procurar nos tópicos anteriores e no guia Guia Parque Nacional dos Lençois Maranhenses, clique aqui
#526857 por marcelask
24 Nov 2010, 11:37
Oi gente, eu organizei melhor a minha viagem, ficaram algumas dúvidas, vcs podem ajudar? Seria assim:

- 27/12: saio do RJ e chego em Fortaleza às 8h40, passeio nos mercados populares e às 16h pego o onibus vip da redenção para Jericoacoara. Chego às 22h e me hospedo na Pousada Carioca.
- 28/12 a 02/01: fico em Jericoacoara, faço os passeios das lagoas, pedra furada, windsurf etc..
- 03/01: saio de Jeri e vou de 4x4 para Camocin e de lá de ônibus às 16h para Paranaíba. Dúvida: dá para sair de Jeri para Camocin parando em alguns locais, quais?
-04/01: passeio do Delta, chego às 15h e saio às 16h para Tutóia. Duvida: em algum post me disseram que tem transporte nesse horário para Tutóia, alguém poderia confirmar... se não tiver, parto para lá pela manhã.

A partir daqui é que tenho mais duvidas:
Minha ideia é sair de Tutóia até Caburé e de lá para Atins, gostaria de saber se isso é viável (e como!). Faria os passeios de Atins, dormiria na Pousada da D. Luzia e no dia seguinte (06/01) pegaria uma voadeira para Barreirinhas (pelo Rio Preguiças, parando em Vassouras e Mandacaru), isso é possível? Chegando em Barreirinhas faria o passeio da Lagoa do Peixe. Não penso em dormir em Barreirinhas, queria ir direto para Santo Amaro, dormir por lá e no dia seguinte fazer a Lagoa da Gaivota, gostaria de saber se dá para fazer Lagoa da Gaivota e Queimada do Britos no mesmo dia e quanto tempo levaria. Eu teria de sair de Santo Amaro no final desse dia para chegar em São Luis até meia-noite e pegar o avião de volta para o Rio de madrugada.

Ufa, os ultimos dias seriam corridos, mas quero muito conhecer esses lugares. O que acham, é possível?

Obrigada, Marcela
#526886 por Gleid Vieira
24 Nov 2010, 12:46
Marcela,

Irei exclarecer de Tutóia em diante, o que eu lembro é que de Camocim p/ Parnaíba não tem nada a não ser quando chegar mesmo em Luis Correa mais isso vc faz quando chegar em Parnaíba, de Parnaíba p/ Tutóia olhei alguns ônibus sairem pela manhã não sei informar se tem pela tarde.. o passeio do delta em Parnaíba eles costumam fazer apenas nos sábados antes de mais nada informe - se antes na Morais Brito eles cobram R$50,00 por pessoa com direito a caranguejada mais o barco deles é muito grande e não entra em alguns igarapés além disso o delta de Parnaíba é muito pequeno vc não terá a cesso em algumas ilhas é melhor que faça por Tutóia por lá eles cobram R$200,00 p/ 6 pessoas..

Em Tutóia insico ficar na pousada dos Guarás, o dono leva vc até a praia de Caburé R$ 200,00 a toyota para até 8 pessoas é melhor que entre em contato com ele 98 3479 1341.... de caburé vc encontra barcos que levam até o Atins não sei te informar valores..em Atins existe algumas pousadas da Luzia, Di irmão, filhos da lua, do Buna (essa é mais cara)..de Atins vc vai p/ a praia e p/ as dunas pode ir andando, á cavalo, não sei o aluguel deste...a lagoa que vc irá conhecer é a lagoa do peixe portanto~, não tem necessidade de vc ir p/ Barreirinhas e voltar porque é a mesma lagoa é a única que está cheia..na volta do Atins p/ Barreirinhas vc vai de lancha passando por Mandacaru (esse vc faz na ida p/ Atins) e Vassouras.. sai mais caro vc ir p/ Barreirinhas de lancha a não ser de linha mais esse demora muito...vc pode ir p/ Barreirinhas de toyota de linha R$10,00 a passagem sai pela manhã bem cedo mais tem que reservar 1 dia antes..

Partindo de Barreirinhas p/ Santo Amaro vc pega uma van ou carros de linha que ficam parados bem no centro da cidade em frente a prefeitura R$15,00 á R$20,00 po pessoa até o povoado de sangue. No sangue vc pega uma toyota pau de arara R$15,00 p/ ir á Santo Amaro mais lembro que essas toyotas vc encontra pela manhã ás 8:00 porque elas esperam passageiros certos que já saem de São Luis com destino á Santo Amaro ou ás 14:00h..

Em Santo Amaro vc faz o passeio p/ queimada dos britos atravessando todo o parque passando pela lagoa da gaivota totalmente seca, povoado de Betania com um rio lindo e atravesa todo o parque até as queimadas lá perto tem a praia R$350,00 p/ até 10 pessoas...no dia seguinte bem cedo vc vai p/ são luis R$35,00 a passagem com toyota e van.

Respondido?
#527164 por marcelask
25 Nov 2010, 09:40
Oi Gleid, suas dicas foram muito boas :) . Deixa ver se entendi:

- Dia 03/01: Parto de Jericoacoara para Camocin, de lá para Parnaíba, terei que dormir por lá ou pegar o busão das 2h (melhor porque não pagaria hospedagem).
- 04/01: pegar o ônibus cedinho (6h) para Tutóia. Qual empresa faz Parnaíba-Tutóia? Em Tutóia faço o passeio do Delta Dúvidas:
Você sabe dizer com quem entro em contato para para já deixar agendado, é com o dono da Pousada dos Guarás tbm?

Quanto tempo leva?
Dá para chegar do passeio e ir direto apra Caburé e de lá para Atins?

Dessa maneira eu não dormiria em Tutóia e sim em Atins.

- 05/01: Faço os passeios em Atins e no fim do dia vou para Barreirinhas e de lá para Santo Amaro. Quanto tempo leva esse percurso? Dá para sair de noite de Atins ou precisarei esperar pela manhã?
- 06/01: Ou acordo em Santo Amaro ou chego pela manhã lá. Faço passeio da Queimada dos Britos. Dá para fazer Betânia no mesmo dia? Que horas os passeios começam e terminam?
- 07/01: volto cedinho para São Luis, conheço a cidade e de madrugada volto para o RJ.

São algumas dúvidas ainda mas acho que estão acabando!

Obrigada,
Marcela
#527165 por marcelask
25 Nov 2010, 09:40
Oi Gleid, suas dicas foram muito boas :) . Deixa ver se entendi:

- Dia 03/01: Parto de Jericoacoara para Camocin, de lá para Parnaíba, terei que dormir por lá ou pegar o busão das 2h (melhor porque não pagaria hospedagem).
- 04/01: pegar o ônibus cedinho (6h) para Tutóia. Qual empresa faz Parnaíba-Tutóia? Em Tutóia faço o passeio do Delta Dúvidas:
Você sabe dizer com quem entro em contato para para já deixar agendado, é com o dono da Pousada dos Guarás tbm?

Quanto tempo leva?
Dá para chegar do passeio e ir direto apra Caburé e de lá para Atins?

Dessa maneira eu não dormiria em Tutóia e sim em Atins.

- 05/01: Faço os passeios em Atins e no fim do dia vou para Barreirinhas e de lá para Santo Amaro. Quanto tempo leva esse percurso? Dá para sair de noite de Atins ou precisarei esperar pela manhã?
- 06/01: Ou acordo em Santo Amaro ou chego pela manhã lá. Faço passeio da Queimada dos Britos. Dá para fazer Betânia no mesmo dia? Que horas os passeios começam e terminam?
- 07/01: volto cedinho para São Luis, conheço a cidade e de madrugada volto para o RJ.

São algumas dúvidas ainda mas acho que estão acabando!

Obrigada,
Marcela
#527193 por Gleid Vieira
25 Nov 2010, 10:51
Oi Marcela,

Não lembro a empresa que faz linha Parnaíba/Tutóia é melhor vc se informar antes com alguma pousada em Parnaíba e pesquise sobre as vans também porque acaba saindo mais em conta ir de van porq demora menos p/ chegar...

Eu tenho o fone de uma pessoa que faz esse passeio pelo delta em Tutóia depois, passo por email porq está com meu marido...

Não dá p/ vc fazer o delta e depos ir p/ o caburé e atins..isso é impossível o passeio do delta é o dia todo sai pela manhã dependendo da maré mais é sempre pela manhã e retorna no fim da tarde...p/ ir vc iria á noite e não é aconselhavel por causa da maré um bom percurso vc vai pela praia.. então no dia seguinte sai cedo p/ caburé e de lá vc pega um barco p/ atins..não sei quanto custa..mais é melhor ligar antes p/ saber porque aí vc pode ir direito p/ barreirinhas de pau de arara e desce o rio preguiças...

O melhor caminho seria este:

Fazer o delta, no dia seguinte sair p/ caburé (curtir a praia de caburé), e de lá ir p/ atins,(caso não demore em caburé dá p/ fazer o passeio p/ a lagoa do peixe em atins) dormir no atins dia seguinte ir p/ barreirinhas de pau de arara ou fretar lancha(esse sai mais caro, mais é mais rápido) de barreirinhas ir p/ santo amaro (pegar um transporte em barreirinhas na praça uma van ou carros de linha e descer em sangue uns 20min de barreirinhas) de sangue pegar uma toyota R$15,00 p/ entrar na cidade o problema começa aqui porque queimada dos britos tem que sair cedo porque esse passeio é o dia todo ñ dá p/ vc sair ao meio dia.. o passeio p/ queimada dos britos vc já passa em betania e na lagoa da gaivota portanto, ñ é necessário fazer á parte.

Passo p/ vc hoje ainda os fones do proprietário do barco p/ o delta(este ñ tem email) (e vê com ele como ir p/ caburé com outras pessoas porq concerteza vc irá achar á preço de passeio), o fone da pousada paturi em caburé (nunca respondem a emails) lá vc se informa dos valores p/ ir em atins, em atins tem luzia, do irmão, filhos do vento p/ vc dormir..assim que chegar em atins reserve logo sua ida p/ barreirinhas..
Veja com o dono da guarás se ele pode levar vc depois que chegar do passeio do delta, porque aí vc dormiria em caburé...
Uma pergunta: porq vc quer ir p/ atins? é bonito mais é apenas uma vila de pescadores e a lagoa fica bem distante de lá essa lagoa vc pode partir de barreirinhas que é a mesma que os guias estão levando..de atins vc pode ir andando p/ santo amaro uns 3 dias, muita gente faz isso com um guia é claro R$100 o dia.. ::lol4:: brincadeirinha...(eu ainda irei atravessar esse parque)..

Pois é isso, daqui a pouquinho deixo o contato em caburé e tutóia.
#527194 por Gleid Vieira
25 Nov 2010, 10:51
Oi Marcela,

Não lembro a empresa que faz linha Parnaíba/Tutóia é melhor vc se informar antes com alguma pousada em Parnaíba e pesquise sobre as vans também porque acaba saindo mais em conta ir de van porq demora menos p/ chegar...

Eu tenho o fone de uma pessoa que faz esse passeio pelo delta em Tutóia depois, passo por email porq está com meu marido...

Não dá p/ vc fazer o delta e depos ir p/ o caburé e atins..isso é impossível o passeio do delta é o dia todo sai pela manhã dependendo da maré mais é sempre pela manhã e retorna no fim da tarde...p/ ir vc iria á noite e não é aconselhavel por causa da maré um bom percurso vc vai pela praia.. então no dia seguinte sai cedo p/ caburé e de lá vc pega um barco p/ atins..não sei quanto custa..mais é melhor ligar antes p/ saber porque aí vc pode ir direito p/ barreirinhas de pau de arara e desce o rio preguiças...

O melhor caminho seria este:

Fazer o delta, no dia seguinte sair p/ caburé (curtir a praia de caburé), e de lá ir p/ atins,(caso não demore em caburé dá p/ fazer o passeio p/ a lagoa do peixe em atins) dormir no atins dia seguinte ir p/ barreirinhas de pau de arara ou fretar lancha(esse sai mais caro, mais é mais rápido) de barreirinhas ir p/ santo amaro (pegar um transporte em barreirinhas na praça uma van ou carros de linha e descer em sangue uns 20min de barreirinhas) de sangue pegar uma toyota R$15,00 p/ entrar na cidade o problema começa aqui porque queimada dos britos tem que sair cedo porque esse passeio é o dia todo ñ dá p/ vc sair ao meio dia.. o passeio p/ queimada dos britos vc já passa em betania e na lagoa da gaivota portanto, ñ é necessário fazer á parte.

Passo p/ vc hoje ainda os fones do proprietário do barco p/ o delta(este ñ tem email) (e vê com ele como ir p/ caburé com outras pessoas porq concerteza vc irá achar á preço de passeio), o fone da pousada paturi em caburé (nunca respondem a emails) lá vc se informa dos valores p/ ir em atins, em atins tem luzia, do irmão, filhos do vento p/ vc dormir..assim que chegar em atins reserve logo sua ida p/ barreirinhas..
Veja com o dono da guarás se ele pode levar vc depois que chegar do passeio do delta, porque aí vc dormiria em caburé...
Uma pergunta: porq vc quer ir p/ atins? é bonito mais é apenas uma vila de pescadores e a lagoa fica bem distante de lá essa lagoa vc pode partir de barreirinhas que é a mesma que os guias estão levando..de atins vc pode ir andando p/ santo amaro uns 3 dias, muita gente faz isso com um guia é claro R$100 o dia.. ::lol4:: brincadeirinha...(eu ainda irei atravessar esse parque)..

Pois é isso, daqui a pouquinho deixo o contato em caburé e tutóia.

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes