Ir para conteúdo

Rota das emoções (Lençóis maranhenses, Delta das américas, Jericoacoara e Fortaleza)


Posts Recomendados

  • Membros

Oie, minha primeira participação aqui!

Comecei planejando uma viagem aos lençóis maranhenses e, nesse caminho, descobri a rota das emoções, então decidi fazê-la.

Trata-se de uma rota turística que envolve 3 estados: Maranhão, Piauí e Ceará, passando por São Luis, Lençóis, Delta das Américas (ou Delta do Parnaíba, como queiram), Jericoacoara e Fortaleza.

Como não consegui encontrar, de maneira reunida, informações suficientes para fazer o roteiro por conta própria, por isso, decidi fazer este relato, na tentativa de ajudar quem quiser visitar esses destinos.

Apesar de ser difícil pra mim, tentarei ser o mais breve possível.

E vou tentar focar também na parte prática da viagem. Pra não ficar muito grande, deixo pra falar das belezas dos passeios em outro momento. Estou aberta a perguntas.

Várias empresas, como a Brasil Planet e a Eco Adventure, oferecem pacotes para a rota, mas, é claro, eu queria economizar.

Minha rota incluiu: São Luís (só de passagem) / Barreirinhas / Atins / Tutóia / Jeri / Fortaleza em 12 dias nada cansativos. Custo total aproximado: R$ 3.200 por pessoa, incluindo passagens, hotel, refeições, passeios, compras de comida em mercado... praticamente tudo! Do dia 26.07.2014 a 03.08.2014.

 

DIA 1

Saímos de Brasília às 0h40, com chegada a São Luís às 3h00

Optei por não ficar em São Luís, fomos direto a Barreirinhas.

 

SÃO LUIS / BARREIRINHAS – R$ 40,00 por pessoa. Duração do trajeto: 3h30

 

Neste horário, a melhor opção que encontrei foi ir de van com o Seu Guilherme/Seu Paraíba, que saem do aeroporto às 3h30 (teve um atraso, saímos às 4h). Quem me levou foi o Paraíba, caminhoneiro experiente, passou muita segurança. O caminho está bem pavimentado na maior parte. Não se trata de van turística, acho que todos os demais passageiros eram moradores de Barreirinhas. Van bem cuidada e limpa, não tenho nenhuma queixa.

Contato: Paraíba 98 6164-6555 ou Guilherme 98 9164-7558

Outras opções: ônibus da BrTur, saindo do aero às 5h00 (R$ 40,00) ou ônibus da Cisne Branco, saindo da rodoviária em vários horários, sendo a primeira saída às 6h00 (R$ 35,00)

 

POUSADA DO RIO – R$ 192 a diária para o casal (reserva pelo decolar.com)

 

Deixei para reservar a pousada muito em cima da hora. Escolhi essa porque, na época, era a segunda mais barata e com uma infraestrutura bem melhor que a mais barata. Se tiver paciência para pesquisar, com certeza encontrará pousadas simples muuuito mais baratas.

Chegamos à pousada por volta das 7h30, com horário de check-in marcado para às 12h.

Perguntei se poderíamos antecipar o check-in, só pra deixar as malas e tirar uma soneca até o passeio, que começaria às 14h. Não só liberaram o quarto, como deixaram a gente tomar o café! \o/

A pousada é uma graça, tem acesso ao rio que passa atrás dela, piscina, redários, longe do centro, café da manhã gostoso. O quarto é gigante, mas mal cuidado. Teto de gesso mofado, colchão mole... Tinha muita gente de excursão pela CVC lá. Mesmo assim, valeu.

 

PASSEIO LAGOA AZUL – R$ 50,00 por pessoa

 

Às 14h20 a Toyota (jardineira / pau-de-arara / etc) da EcoDunas passou na pousada para nos levar até o circuito da lagoa azul. Eu já tinha deixado 50% do passeio pago, pra não perder tempo com isso por lá. Contato: (98) 3349.0545 / (98) 9992.8810.

Não achei o trajeto desconfortável. No caminho, o guia falou que a lagoa bonita era mais... bonita! Fiquei triste por só ter descoberto isso lá. Não teríamos tempo para conhecer. =/

Voltamos depois do lindo pôr-do-sol.

 

DIA 2

 

PASSEIO PELO RIO PREGUIÇAS – R$ 60,00 por pessoa

 

Check-out na pousada, a jardineira passa na pousada por volta das 9h para nos levar até o porto, onde, de mala e tudo, fizemos o passeio pelo Rio Preguiças. Mais uma vez, reservado ainda em Brasília com a EcoDunas.

Passamos pelo povoado de Vassouras, onde tem uns macaquinhos muito fofos e os pequenos lençóis. Seguimos ao povoado de Mandacaru, onde pode-se subir o farol e ter acesso a uma linda vista. Prepare-se que a subida é de escada! Haja fôlego!

Seguimos a Caburé, onde almoçamos e descansamos. Às 14h, o barqueiro nos levou até Atins. Se vc se hospedar no Rancho do Buna, em Atins, e reservar o passeio pelo rio com a EcoDunas, nenhum custo adicional será cobrado por este trajeto, que não faz parte do passeio.

 

RANCHO DO BUNA – R$ 168,00 a diária para o casal (reserva direto na pousada)

 

Chegamos a Atins pelo Porto de Fora (na maré alta, o barco para no fundo da pousada). Em pouco tempo, a jardineira da pousada passa para nos buscar. Importante dizer que só foram nos buscar porque eu havia informado previamente à pousada o horário que chegaria, senão, nada feito. O Joberth da EcoDunas havia informado o horário quando reservei o passeio.

Ao chegar na pousada, a impressão não podia ser melhor: vários chalés rústicos, piscina e animais soltos (cachorro, gato, pavão, galinha, pato, burros). Quarto e banheiro grandes. Dá pra ver que foi feita com muito carinho e muito bem cuidada. Não conta com ar-condicionado, mas colocando o ventilador entre a cama e o mosquiteiro, tive as melhores noites de sono da viagem.

Café da manhã delícia: tapioca feita na hora, frutas, pães, sucos e água de coco. Não deixe de provar as pastas de azeitona e gorgonzola, caseiras, que ficam em potes de vidro reaproveitados, pelos quais você não daria nada.

Atins não é pra gente “fresca”: a água do banho/torneiras era amarelinha, água do banho em temperatura ambiente, os pães não são frescos (não tem padaria em Atins, tudo vem de muito longe. Mas também não são velhos!), sinal de telefone/internet praticamente inexistente, pagamento em cartão – nem pensar. Sou meio Paty, mas eu certamente ficaria mais dias por lá.

Tiramos o resto do dia pra curtir a piscina e a preguiça. Jantar na pousada. Espaguethi para 2 pessoas custou cerca de R$ 50,00. Achei insosso.

 

DIA 3

 

PASSEIO À LAGOA PREGUIÇAS – R$ 50,00 por pessoa

 

O passeio é organizado pela própria pousada. Sairíamos pela manhã, mas não havia outras pessoas interessadas, então tivemos que deixar para o período da tarde, quando alguns hóspedes fariam o passeio. Diferente da lagoa azul, cheia de gente, aqui, as lagoas são praticamente privativas.

Ao final, jantamos no famoso camarão do Antônio. Eu não como camarão, mas meu namorado disse que é realmente muito gostoso. Prato custa R$ 60,00 para 2 pessoas, com opção de pedir para uma pessoa, por R$ 30,00 e, ainda assim, com opção de pedir 2 sabores diferentes (mesmo no prato para uma pessoa). Ele escolheu o camarão grelhado e alho e óleo. Acompanha arroz, farofa e, acho, vinagrete. Muito justo.

À noite, pausa para tirar fotos do céu lindo e cheio de estrelas, que não se vêem por aqui devido a poluição luminosa.

 

DIA 4

 

Fomos conhecer a praia de Atins. Na maré baixa é uma de-lí-ci-a! Piscininhas naturais, sem barracas, um ou outro praticando kitesuf... toda nossa! Dizem que na maré alta parece outro lugar, com o mar bem nervoso.

Almoçamos na pousada. Não lembro o valor exato, mas era algo em torno de R$ 40,00 para duas pessoas, a la carte.

 

ATINS / CABURÉ – R$ 30,00 por pessoa – 10 minutos

 

Fizemos o check-out, a jardineira da pousada nos levou até o porto de fora, onde um barqueiro nos esperava para nos levar até Caburé. A reserva foi na própria pousada.

 

CABURÉ / PAULINO NEVES – R$ 160,00 o casal – 50 minutos

 

Em Caburé, alugamos o quadricículo que nos levaria até Paulino Neves. Sempre há muitos disponíveis. Se preferir, já pode deixar reservado no dia que você almoçar lá, quando fizer o passeio pelo Rio Preguiças. Deixamos pra pegar no dia mesmo, seguindo indicação do barqueiro. Fomos em 2 quadricículos: eu e meu namorado em um, 2 guias que levariam os veículos de volta, no outro.

O trajeto é quase todo pela praia e dunas. Muito gostoso e de mala e tudo, sem o menor problema.

 

PAULINO NEVES / TUTÓIA – R$ 35,00 por pessoa – 30 minutos

 

Tutóia é a cidade que escolhemos para fazer o passeio pelo Delta das Américas. Há opção de fazer por Parnaíba, mas pelo que li na internet, o passeio por Tutóia é mais longo e mais bonito.

Deixei esse trajeto reservado desde Brasília. O Ricardo Freire, do viajenaviagem.com.br indicou o seu Edson para fazer esse trajeto, mas ele não poderia me atender, então indicou o seu Anésio. No final das contas, quem nos levou foi o fofíssimo Pedro, pai do Anésio.

Assim que chegamos a Paulino Neves, o seu Pedro já nos esperava. Um amor de pessoa, super honesto e profissional. Recomendo fortemente, tanto ele, quanto seu filho. Nos levou até Tutóia com a sua jardineira, parando em alguns momentos para mostrar alguns pontos turísticos e sempre perguntando se estávamos confortáveis (poderíamos ir com ele, na cabine, mas meu namorado queria tomar um vento na caçamba). Dirige com muita responsabilidade.

Há jardineiras de linha que fazem esse trajeto e custam mais barato, em torno de R$ 10,00, mas saem por volta das 12h do centro de Paulino e a gente queria sair de Atins às 14h, pra aproveitar melhor. Optamos por “fretar” a jardineira, até porque, ela nos deixaria na porta da pousada. Rs

Contato Seu Edson – jardineira de linha (98 8910-6294). Seu Anésio/Pedro (98 8423-5547 / 98 8410-3010 / 98 9972-4218 / 98 8869-9290) .

 

POUSADA JAGATÁ – R$ 175,00 a diária do casal (reserva direto na pousada)

 

Chegando à pousada, fomos recebidos pelo Seu Marcos, dono da pousada, que nos contou sobre o passeio do Delta através de um mapa gigante pintado em uma parede e ficou de providenciar nosso passeio no dia seguinte.

Optamos pelo quarto menor, mais barato. A pousada é uma graça: simples, mas super limpinha e bem cuidada, com piscina e acesso à praia. A água do banho não é aquecida, mas até que era quentinha. Tem ar-condicionado. Recomendo muito mesmo. É um pouco longe do centrinho, por isso o seu Marcos cedeu o próprio telefone para que fizéssemos o pedido do jantar. Ele é um capítulo à parte. Muito gente boa mesmo.

 

DIA 5

 

PASSEIO DELTA DAS AMÉRICAS – R$ 125,00 por pessoa (dia inteiro)

 

Era meio de semana. Como Tutóia não é uma cidade muito explorada turisticamente, não haviam outras turistas interessados em fazer o passeio pelo Delta. Seu Marcos bem que tentou, mas não teve jeito, tivemos que “fretar” um barco e fazer o passeio privativo. Se tivessem outras pessoas pra dividir (no mínimo 4, ao todo), o passeio ficaria R$ 70,00 por pessoa.

Por isso, se for viajar sozinho ou em grupo pequeno, tente colocar o passeio no final de semana. A chance de encontrar pessoas pra dividir é maior.

O passeio é muuuuuuuuuuuuito gostoso. Tomamos banho de rio, de mar, descemos de skibunda em dunas realmente privativas, passamos pelo mangue, vimos cavalos marinhos e comemos uma das comidas mais gostosas da viagem, na ilha do Croroatá. Não dava nada pelo restaurante até a comida farta e gostosa chegar. Custou R$ 50,00 pro casal, incluindo bebidas. Depois do almoço, descansamos nas redes do restaurantes e por volta das 16h fomos ver a revoada dos guarás: pássaros vermelhos lindos. No caminho de volta, um pôr-do-sol top!

Resumindo: vale muito a pena! Informe-se sobre o passeio por Parnaíba. Parece que dura só meio período. Se for isso mesmo, não vale mesmo a pena.

 

DIA 6

 

TUTÓIA – CAMOCIM – R$ 200,00 por pessoa – 4h de duração

 

Às 6h da manhã seu Anésio já nos esperava na porta da pousada. Assim como o pai, muito pontual, profisisonal e bom motorista. Nos levou até Parnaíba, onde fizemos uma parada rápida para visitar familiares e então seguimos a Camocim, onde chegamos por volta das 10h.

Para esse trajeto, há a opção de pegar um ônibus de Tutóia a Parnaíba, saindo às 4h e chegando às 7h em Parnaíba e, de lá, outro ônibus até Camocim. O problema é que o ônibus sai de Parnaíba às 7h. Assim, se o primeiro atrasar um pouco, já era. Precisávamos chegar cedo a Camocim pois faríamos um passeio de buggy. Em média, R$ 25 cada trecho.

Tem também uma opção que eu não tinha percebido durante o planejamento: ao final do passeio pelo Delta, o barqueiro poderia nos deixar em Parnaíba, onde chegaríamos por volta das 19h. De lá, no dia seguinte, poderíamos pegar o ônibus até Camocim. Não fosse seu Anésio tão atencioso, eu teria me arrependido por não ter feito assim esse trajeto. Segundo o barqueiro, o passeio pelo Delta, deixando em Parnaíba ao final, custaria R$ 250,00 por pessoa no barco privativo. Deve ficar mais barato com mais pessoas.

 

CAMOCIM – JERICOACOARA – R$ 140,00 por pessoa – dia inteiro

 

Chegando a Camocim, descemos no lugar de onde saem as balsas que atravessam o rio, sentido Jeri. Lá, fechamos um buggy em uma agência. Eu não tinha nada reservado, mas já tinha pesquisado o preço e era exatamente o que foi cobrado. Não conseguimos pechinchar.

De Camocim a Jeri, fomos passeando, passando pela ilha do amor, duna do funil (super íngreme, onde fizemos o skibunda), lagoa torta (onde paramos pra almoçar e descansar nas redes dentro da lagoa), Tatajuba e um outro lugar que não lembro o nome, só de passagem. Tem a opção de parar num lugar e pagar mais R$ 10,00 para passear de barco num mangue e ver cavalos marinhos. Já tínhamos feito isso no Delta. Pulamos. Às 15h30 chegamos em Jeri,

Sobre o skibunda, custa R$ 5 por pessoa, com descidas ilimitadas. Eu só conseguir descer 3 vezes, a subida é pesada demais. Na última subida, paguei mais R$ 5 para que um quadricículo me levasse.

Contato buggy: Halison (88 9920-2331 / 9269-6173), halison.rodriguesos@hotmail.com

 

POUSADA KANALOA – R$ 290,00 a diária do casal

 

A pousada é uma graça: limpinha, banho quente (finalmente!), piscina pequena, mas gostosa, e café da manhã bem gostoso. Não me senti acolhida. O staff é muito educado, mas frio. Cara de hotel.

Por esse preço, eu preferia ter ficado na WindJeri. Lá, nada é longe, mas essa pousada é melhor localizada e mais barata, se reservada diretamente (R$ 265,00). Só descobri isso lá. Como fiz a pesquisa de preços pelo tripadvisor, acabei não considerando checar o preço diretamente na pousada.

 

DIA 7

 

LAGOA PARAÍSO – R$ 10,00 (duração do trajeto: 30 minutos)

 

Acordamos um pouco mais tarde e fomos até a praça da rua principal, onde pegamos uma jardineira de linha que nos levaria até a lagoa paraíso. Pedimos pro motorista nos deixar no rancho do Tobias. Um casal que conhecemos lá disse que é o ponto com melhor infraestrutura. Deveria ter deixado esse passeio para o dia seguinte. Apesar de ser mais bonita que a lagoa torta, achei mais do mesmo do dia anterior: rede na água, almoço, preguiça.

 

ÁRVORE DA PREGUIÇA – R$ 15,00 por pessoa

 

Por volta das 14h saímos da lagoa, para dar tempo de fazer o passeio seguinte. O problema é que o motorista da ida já tinha me avisado que as jardineiras costumavam passar por lá a partir das 15h. Por sorte, tinha um bugueiro saindo e, depois de muito pechinchar, topou nos levar a Jeri por R$ 20 (o casal). No caminho, perguntei sobre a árvore da preguiça e ele disse que passaríamos por lá. Pedi pra parar lá pra tirar fotos e por essa parada não programada, acabamos pagando R$ 30 no final.

Contato: Seu Pretinho da Jumentur (dá um coice na concorrência, hehe) 88 9631-7911

 

PÔR-DO-SOL NA PEDRA FURADA – Gratuito – Duração: cerca de 3 horas

 

Na recepção da nossa pousada fomos informados que, diariamente, um guia local leva os turistas à pedra furada. A saída é às 16h (ou era 17h? Na dúvida, confirme) do restaurante da Amélia.

Dependendo da maré, pode-se ir pela praia. Fomos por cima mesmo. A caminhada leva uns 40 minutos, mas vamos bem devagar, parando pra tomar água... Fomos um pouco na frente, pra poder tirar umas fotos antes de se formar uma muvuca em torno da pedra. Deu certo!

Gente... que pôr-do-sol! Quando vi aquele mundo de gente por lá, pensei que não conseguiria ver nada, mas perto da hora do sol se por, os vendedores de água traçam um linha na areia da praia e todo mundo vai pra trás dela e não atrapalhar a foto de ninguém. Entre julho e agosto, o sol se põe bem no furo da pedra. Show de bola!

 

DIA 8

 

Dia livre. Acordamos tarde, fomos à praia na maré baixa para conhecer uns poços que se formam à direita (sentido pedra furada). Poços pequenos mesmo, mas cheios de peixinhos.

À tarde, piscina da pousada e pôr-do-sol nas dunas à esquerda da praia.

 

DIA 9

 

MEDITAÇÃO AO NASCER DO SOL – R$ 50,00 por pessoa (duração 1h30)

 

Durante nossas andanças por Jeri, encontramos um casal paulista que acabara de se mudar pra lá, com a proposta de oferecer massagens e cursos de yoga e meditação. É um pessoal com uma energia e um papo tão bom, que não resistimos e decidimos fazer com eles a meditação ao nascer do sol. A saída é bem cedinho. Não lembro se às 5h ou 6h, mas é muito cedo. Achei muito legal e revigorante. Pra quem gosta dessas coisas, é uma boa pedida aproveitar a localização de Jeri, onde pode-se ver tanto o nascer quanto o pôr-do-sol no mar.

Contato: Gui e Cris 11 98539-1617 (whatsapp)

 

JERI – FORTALEZA – R$ 70,00 por pessoa (6 horas de duração)

 

Acordamos tarde novamente (estava de férias!), tomamos café, fizemos as malas, fomos ao centro comprar as lembrancinhas, almoçamos e voltamos para fazer o check-out na pousada.

Às 14h30, fomos à Global Connection, onde as passagens para Fortaleza são vendidas, para pegar a jardineira gigante (adaptada a um caminhão) que nos levaria até Jijoca num trajeto de 1h. De lá, pegamos um ônibus novinho, com banheiro e ar-condicionado que nos levaria à Fortaleza, sem escalas, em 5 horas de viagem.

Quem vende as passagens é a Global Connection, mas quem leva é a Fretcar. Compramos a passagem no dia que chegamos a Jeri e só tinham 5 assentos disponíveis. Recomendo fortemente comprar sua passagem com antecedência, pra não ficar na mão. Vendas no site da Fretcar.

O ônibus pode te deixar em 3 pontos em Fortaleza: na avenida Beira-mar (próxima à feirinha), na rodoviária ou no aeroporto, sem custo adicional.

Interessante destacar que vimos no restaurante da Amélia um cartaz que oferecia esse transfer por R$ 60,00, se não me engano, feito em vans ou Hillux. Opção interessante, mas já havíamos comprado as passagens.

 

HOTEL LUZEIROS – R$ 255 a diária do casal

 

Hotel top, novo, relativamente bem cuidado, café da manhã sen-sa-ci-o-nal! Achei o banheiro bem nojentinho. O resto é excelente.

Aproveitei um folheto que tava no quarto e já reservei o transfer do dia seguinte, para o beach park. Fiz essa reserva às 21h, sem problemas.

 

DIA 10

 

BEACH PARK – R$ 25,00 por pessoa (só o transfer, 40 minutos) + ingresso R$ 170,00

 

O dia amanheceu com chuva, mas por volta das 11h o tempo abriu que foi uma beleza!

Por volta das 9h o ônibus passou no hotel para nos buscar e, depois, por vááários outros. A bilheteria do parque abre às 10h, o parque abre às 11h e uma atração ou outra, como o insano, só às 12h.

Comida lá dentro bem cara! Combo de cachorro quente + batata frita e fria + refri por R$ 20. Deixe para ir ao insano depois das 14h. Quase não peguei fila.

Saída do parque às 17h. Chegada em Fortaleza perto das 18h, por conta do trânsito.

Contato: Perdi o folder com o contato da empresa, mas o hotel poderá indicar alguém. Sei que a enseadatur.com.br também oferece esse serviço.

 

DIA 11

 

Íamos fazer um passeio nesse dia, mas a preguiça não deixou. Ficamos dando uma volta pela cidade, pela feirinha, almoçando sem pressa... Gostaria de ter marcado o vôo de volta para esse dia, mas tudo bem.

 

DIA 12

 

De manhã cedo acordamos para fazer as malas, check-out e pegar o vôo que sairia às 7h. O recepcionista do hotel se ofereceu para chamar um táxi. Aceitei. Furada!

Quando o taxista é chamado pelo hotel, a corrida é por preço fixo, sem taxímetro. Pagamos R$ 45,00 pelo trajeto até o aeroporto. Não sei quanto custaria uma corrida normal. O taxista informou que isso ocorre porque ele tem que pagar uma comissão ao hotel. Achei desonesto, tanto o taxista, quanto o hotel. Não recomendo.

 

Acabou!

=(

Link para o comentário
  • Respostas 24
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • 2 meses depois...
  • Membros
lugar lindo, essas fotos noturnas são reais... qual câmera vc usou...

 

Oi Luciano!

Desculpe responder só agora. O mochileiros não me avisa quando alguém comenta meu relato e eu quase não venho aqui...

Bom, eu tenho uma 70D e tirei essas fotos com a lente do kit (18-135).

Ainda tô aprendendo a mexer na bichinha, mas ela já faz boa parte do trabalho sozinha.

As fotos noturnas são reais. Deixa a câmera num tripé, o ISO no máximo que vc se sentir confortável, pra não granular muito a imagem, e a exposição longa (tipo 30 segundos).

Eu baixei o google sky map no celular para poder encontrar a via láctea e tirar essas fotos dela, mas como lá a poluição luminosa é praticamente nula, dá pra vê-la a olho nu. Não com essa riqueza de detalhes, parece uma nuvem fixa bem alta, mas dá pra ver mesmo assim.

=)

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • 10 meses depois...
  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...