Roteiro - Minas Gerais em Abril

Roteiros de Viagem no Brasil

Roteiro - Minas Gerais em Abril

Mensagem não lidapor RGFerreira » 21 Fev 2012, 00:45

Estou montando um roteiro para rodar em Minas Gerais. Tudo será feito de ônibus, exceto a partida de SP p/ BH, que poderá ser de avião. Está esquematizado da seguinte forma:

1º dia - Partida de SP p/ BH a tarde.
2º dia - BH
3º dia - Partida para Ouro Preto
4º e 5º dias - Ouro Preto e Tiradentes
6º dia- Ouro Preto e partida p/ Carrancas a tarde
7º dia - Carrancas
8º dia - Carrancas e partida p/ São Thomé das Letras
9º dia - São Thomé das Letras
10º dia - São Thomé das Letras e ida p/ São Paulo a noite

Eu não sei como fazer para ir de Carrancas para São Thomé das Letras. Se alguém tiver alguma dica, será de grande valia :wink: .
RGFerreira

Re: Roteiro - Minas Gerais em Abril

Mensagem não lidapor Out Of This World » 22 Fev 2012, 15:47

Qual o meio de transporte?
Out Of This World

Mensagem não lidapor Karis » 22 Fev 2012, 20:48

Oi RGFerreira!

Caso seja interessante para você, tem ônibus de São Paulo direto para Ouro Preto, ônibus confortável. Acho pouco tempo em OP pelo seu roteiro. Lá você vai poder visitar muitos museus, cachoeiras, minas, tem a cidade de Mariana (ex capital de MG, onde tem um dos únicos órgãos do século XVII, salvo engano são apenas 3 no mundo, etc...). Você não precisará voltar de Tiradentes para OP depois ir para Carrancas não. De Tiradentes é melhor você seguir viagem.

Boa viagem,

Karis
Relatos: Lima, Cuzco, Machu Picchu, Vale del Colca, La Paz em janeiro de 2012...algumas dicas
lima-cuzco-machu-picchu-vale-del-colca-la-paz-em-janeiro-de-2012-algumas-dicas-t66810.html
Bonito e Pantanal, onde o tempo parece não contar
bonito-e-pantanal-onde-o-tempo-parece-nao-contar-t98725.html
Chapada Diamantina inesquecível
chapada-diamantina-inesquecivel-t98889.html
Karis

Mensagem não lidapor RGFerreira » 23 Fev 2012, 16:56

Out of this world, farei a viagem de ônibus.
Karis, muito obrigado pelas dicas! Eu vou por BH porque quero passar um dia lá e aproveitar um pouco da vida noturna da cidade :wink: E acho que dá p/ ficar um pouco mais em OP sim. De BH p/ frente, a ideia é deixar o roteiro bem flexível.
RGFerreira

Mensagem não lidapor Sérgio A. » 25 Fev 2012, 08:58

cara aqui no sul de minas so da pra vc rodar de busao mais nao é nada dificil nao e as passagens tb nao sao tao caras tb nao
Sérgio A.

Mensagem não lidapor Karis » 26 Fev 2012, 17:09

Olá!

Disponha sempre!

Quando estiver em BH dá uma olhadinha nas atrações do Palácio das Artes e do Chevrolet Hall.

Tem um restaurante excelente de comida mineira, Dona Lucinha em 4 endereços em BH. A comida é excelente e tem um pouquinho de tudo que se come nos almoços de domingo em MG! http://www.donalucinha.com.br/.

Boa viagem,

Karis
Relatos: Lima, Cuzco, Machu Picchu, Vale del Colca, La Paz em janeiro de 2012...algumas dicas
lima-cuzco-machu-picchu-vale-del-colca-la-paz-em-janeiro-de-2012-algumas-dicas-t66810.html
Karis

Mensagem não lidapor Pedrada » 20 Mar 2012, 15:23

eai RGFerreira !?!
antes uma pergunta: pq vai à carrancas? sem carro, acho q pode ser um tempo perdido, principalmente, pelas conexões q deverá ter q fazer para seguir nesse roteiro.
se ainda ñ foi, minha sugestão: aproveite mais BH, ouro preto/mariana, tiradentes/são joão del rei e são tomé das letras, podendo até passar por caxambu, ou mesmo, lavras, varginha....
esse restaurante deve ser uma delícia, em Karis?!?!?!
boas trips
Pedrada

Localização: mundo afora, Brasil adentro e América Latina adelante

Mensagem não lidapor Karis » 20 Mar 2012, 19:45

Olá...

Esse restaurante é simplesmente imperdível!!! Todo o formato, decoração, ambiente nos faz sentir em uma cozinha de fazenda em MG! Lindo, de um bom gosto incrível na combinação dos pratos...fantástico!

Abraços, Pedrada e colegas,

Karis
Karis

Mensagem não lidapor RGFerreira » 31 Mar 2012, 19:37

Pedrada escreveu:eai RGFerreira !?!
antes uma pergunta: pq vai à carrancas? sem carro, acho q pode ser um tempo perdido, principalmente, pelas conexões q deverá ter q fazer para seguir nesse roteiro.
se ainda ñ foi, minha sugestão: aproveite mais BH, ouro preto/mariana, tiradentes/são joão del rei e são tomé das letras, podendo até passar por caxambu, ou mesmo, lavras, varginha....
esse restaurante deve ser uma delícia, em Karis?!?!?!
boas trips

E ai Pedrada

Eu vi as dicas de Carrancas lá no tópico correspondente e me pareceu um lugar muito bonito. Me interessei em passar por lá para dar uma desbravada, mas essa questão de estar sem carro é importante. Se o acesso for complicado, talvez eu mude de destino. Vc acha que se perde tanto tempo assim no trajeto?

Quanto à sugestão, como não vou fazer reservas, poderei ficar um dia a mais em algum outro local ou partir para outro ali na região ;).

Valeu!
RGFerreira

Mensagem não lidapor Pedrada » 03 Abr 2012, 11:00

cara, no seu caso, com roteiro meio apertado o tempo seria precioso ou, talvez possa tentar umas caronas ou companhias, mas seria tranquilo ter mais tempo....... confira, p.ex.: carrancas-sao-thome-das-letras-mg-na-semana-santa-t67213-15.html , http://www.destinodeviagem.com.br/minas ... de-onibus/
tudo depende muito do que vc procura numa viagem, se são cachoeiras, agito, contemplação, descanço ou road trip heheehe
Pedrada

Mensagem não lidapor GuiEcar » 07 Mai 2012, 03:00

Estou pensando num roteiro parecido...Gostaria de saber se Vale a Pena Passar em Sabará.
Outra duvida eh se tem onibus com grande frequencia de São Joao del Rey para São Tomeh dos cogumelos...rsrsrs

Abraços
Vou morrer e não vou fazer tudo o que poderia... Mas enquanto eu viver, farei tudo o que puder!
GuiEcar

Mensagem não lidapor RGFerreira » 09 Mai 2012, 20:32

Guiecar

Sabará eu não conheço, por isso não sei informar. Quanto à outra pergunta, de São João Del Rei (SJDR) para São Tomé tem que ter disposição porque não tem ônibus direto, então a solução é ir até Três Corações e de lá pegar outro ônibus para São Tomé. Acontece que se vc comprar o trecho SJDR-Três corações terá que pagar a viagem como se fosse até São Paulo, o que dá quase R$ 80 :shock: É isso mesmo! Na hora eu não acreditei, mas o cara do guichê confirmou. No dia eu até liguei na ANTT paa saber se isso era permitido e eles disseram que... sim, pois a cidade não faz parte do trecho de concessão da viação , bla bla... Logo, para não ser extorquido, a solução é ir até Lavras e de lá partir para Três Corações, o que vai levar quase um dia.

Vou postar como ficou meu roteiro com os valores ;)
RGFerreira

Mensagem não lidapor RGFerreira » 09 Mai 2012, 20:52

Agradeço às dicas do pessoal. No final meu roteiro foi este:

1º dia – Chegada a tarde em BH e deu tempo de dar uma volta na Lagoa da Pampulha.
2º dia – Museu do Inhotim. Como fui na terça-feira, a entrada foi gratuita.
3º dia – Fui de BH para Ouro Preto – deixei as coisas no albergue e passei uma tarde em Mariana
4º dia – Passeio por Ouro Preto
5º dia – Sai de OP com destino a São João Del Rei. Andei por toda a tarde na cidade e a noite fui num lugar lega que tocava rock chamado São Jorge
6º dia – Fiz o passeio de trem até Tiradentes e a noite fui numa boate chamada Domo em SJDR.
7º dia – Sai de SJDR para São Tomé. A viagem durou quase um dia por conta das trocas de ônibus. O 1º foi de SJDR para Lavras. De lá, parti para Três Corações e finalmente para São Tomé. O bom foi que deu tempo de pegar o pôr do sol.
8º dia – Passeio por São Tomé.
9º dia – Fui de São Tomé para SP (fim).

Os custos foram:
Chalé mineiro hostel em BH: R$ 30/dia (sem café da manhã)
Brumas hostel Ouro Preto: R$ 40/dia
Vila hostel em SJDR: R$ 43/dia
Pousada Sol e Lua em São Tomé: R$ 40/dia

Passagens:
Confins-BH: R$8,70
Ida e volta para a entrada do Inhotim em Brumadinho: R$28,70
BH->Ouro Preto: R$ 24,50
Ouro Preto – Mariana: R$ 3,00 cada passagem
Ouro Preto – SJDR: R$ 48,17
SJDR-Tiradentes de maria fumaça: R$23,85 só ida
SJDR-Lavras: R$23,85; Lavras-Três corações: R$22,10; Três corações-São Tomé: R$ 11,10.

Ps.: Karis, não deu tempo de ir ao restaurante, pois não fiquei em BH na hora do almoço rsrs
Editado pela última vez por RGFerreira em 02 Jun 2012, 19:33, em um total de 1 vez.
RGFerreira

Mensagem não lidapor Pedrada » 10 Mai 2012, 09:40

massa RGFerreira !!
deu pra aproveitar até umas noitadas, e as cachoeiras?!?!? huakhuhauha
viu como nesses deslocamentos podemos perder muito tempo/disposição/grana que pode ser melhor aproveitado em cada destino
como é esse deslocamento direto pra entrada do inhotim?
ah, e ñ foi no restaurante, mas tem alguma outra dica de comidas, hospedagens etc....
valeu, boas viagens !!
Pedrada

Mensagem não lidapor RGFerreira » 11 Mai 2012, 16:04

Pedrada

Cachoeiras eu quase nem vi nessa viagem porque não cheguei a fazer trilhas. Uma pena, apesar de que pela temperatura que peguei eu não entraria na água mesmo rsrs

Quanto ao deslocamento para a portaria do Inhotim, a empresa Saritur faz a viagem e o ônibus sai da rodoviária de BH por volta de 9:00h e volta às 16:00h. Como o instituto é muito grande, dá para aproveitar bem o dia lá.

Dicas de gastronomia não são meu forte :D , mas tem um restaurante (no quilo) muito bom em SJDR que fica numa casa antiga ao lado da estação de trem. Para hospedagem os albergues de Ouro Preto (Brumas) e SJDR (Vila hostel) são muito bons e bem localizados. O chalé mineiro em BH é bem tranquilo. A desvantagem dele é a localidade, que é um pouco mais afastado do centro e também não tem café da manhã.

Outras dicas: para quem gosta de comprar lembranças e pedras de vários tipos, em Ouro Preto tem a feira de artesanato em frente a igreja São Francisco de Assis, que fica perto do praça central onde tem o museu da inconfidência. Lá em OP também recomendo o museu de ciência e técnica da UFOP, que é dividido em seções de mineralogia, metalurgia, física, etc., e tem umas partes interativas. É muito interessante!

Outro museu que gostei é o da Força Expedicionária Brasileira (FEB) em SJDR, que tem armamentos em exposição e vários outros itens e documentos relacionados à ida do Brasil à guerra mundial.

E em São Tomé, o que achei de diferente foi uma festa que aparentemente ocorre todos os domingos a noite no ginásio (perto da rodoviária). Parece ser frequentada mais pelos habitantes de lá e o pessoal vai lá para dançar. Não paga nada :wink:
RGFerreira

Próximo

Voltar para Brasil - Roteiros de Viagem