Ir para conteúdo

Sonho Cosmopolita


Posts Recomendados

  • Membros

Bom dia a todos.

Desde algum tempo atrás venho alimentando um sonho/meta/objetivo de completar uma volta ao mundo com determinadas condições.

Pretendo fazer essa viagem antes dos 30, ou seja, tenho mais 10 anos e meio para planejar e juntar dinheiro suficiente. O tempo gasto na viagem não me preocupa, posso gastar 5 anos ou 10, mas quanto mais tempo melhor. Inicialmente o plano é partir sozinho, mas não recusarei companias e também aproveitar com mais intensidade a natureza do que os centros urbanos.

Enfim, depois dessa pequena introdução, exponho as condições que quero problematizar com vocês:

- O sonho é cosmopolita porque quero passar em todos os paises do mundo, 192+- reconhecidos pela ONU, e os não reconhecidos também. Alguns problemas que me surgem inicialmente é a Coreia do Norte e paises em conflito bélico.

- Não usar trasporte aéreo. Fazendo os percursos terrestres por carona, viação, bicicleta, pés, etc.. E os maritimos por navio, barco, balsa, trabalhando neles, quando possivel, ou como cliente mesmo.

 

Sei que existem todos os problemas burocráticos em relação aos vistos e tal, e também sei que essa idéia possa parecer romantica do ponto de vista da prática, mas é justamente por isso que lhes trago esse sonho, para critica-lo e problematiza-lo.

 

Agradeço o espaço e aos contribuintes,

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fala Pedro,

 

Interessante!

A Coreia do Norte é FACÍLIMA de visitar... absolutamente tranquilo conseguir um visto para lá, em resumo: a maior dificuldade é pagar. Veja http://www.koryogroup.com

 

Muitos países em conflito possuem áreas que estão pacíficas, assim como o Iraque... o kurdistão iraquiano é relativamente pacífico e brasileiro também consegue o visto na própria fronteira do país! Portanto a questão do conflito bélico não deve ser uma preocupação maior sobre o seu objetivo de visitar todos os países!

 

Aliás, esse feito já foi realizado por um britânico... ele visitou (sem voar) todos os países no mundo em um ano... ok ok, alguns ele só cruzou a fronteira e ficou ali por alguns minutos ou horas, mas conta mesmo assim (segundo a opinião dele, não a minha). Veja http://www.theodysseyexpedition.com

 

Viajar com o passaporte brasileiro é relativamente fácil, mas existem algumas dezenas de países que o passaporte britânico veio a facilitar a visita do Graham (da Odyssey Expedition, citada acima)... o que não quer dizer que você não entrará nos países, apenas que terá uma luta absurda tentando burlar algumas regras...

Alguns países africanos são relativamente chatos em relação aos vistos, a Arábia Saudita é extremamente exigente... é complicado obter um visto quando você é um mero turista não islâmico... enfim, é complicado mas não é impossível não, basta ter tempo, disposição e dinheiro.

 

Como nós brasileiros gostamos de estimativas, aí vai a MINHA:

 

Estimo que você precise (sendo um mochileiro hardcore e muito esperto) de aprox. R$ 190.000,00 para esta viagem, que poderia ser feita em no mínimo 2 anos. O orçamento poderia cair pela metade, mas dobrando o tempo... mesmo assim dependendo muito da sua habilidade de conseguir barbadas, caronas, couch surfing etc etc

 

Dessa forma, você tem 6,5 anos para economizar (para a versão mais otimista e mais barata da viagem). O resultado é que, ignorando a inflação em determinados países e eventual desvalorização do real, você precisa juntar no mínimo-mínimo dos mínimos R$ 1200,00 mensais até os seus 26 anos para começar a viabilizar esta viagem, que poderia acabar com o seu aniversário de 30 anos.

 

Abraaaaços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Mike,

Você me deu um up com todas essas informações. Agradeço de coração.

 

Vou procurar saber sobre o TV show do Graham e entrarei em contato com ele mais pra frente, provavelmente o e-mail que ele disponibiliza ainda está na ativa.

Sobre a questão do tempo gasto no país também não vejo problema em apenas ultrapassar a fronteira por pouco tempo, ou só dar um passo lá dentro, não pretendo deixar que a burocracia atrase a viagem ou me dê "prejuizos".

 

Vou ter que ralar pra conseguir juntar esse montante em tão "pouco" tempo. Começo minha carreira de professor em poucos meses e você deve saber a situação deles aqui no Brasil.

Mas são metas a longo prazo, e vou trata-las como tal.

 

Agradeço novamente essas preciosas informações.

Abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...