Ir para conteúdo

Trip por Ribeirão Grande - Parque Estadual Intervales - SP


Posts Recomendados

  • Membros

Boa tarde pessoal, tava lendo os relatos de voces e decidi compartilhar minha trip nesse final de semana (20-22 de março de 2009) com vocês.

Eu e meu pessoal estavamos combinando esse acampamento a um bom tempo, já tinhamos ido ao parque, fizemos algumas trilhas curtas, mas nada de cavernas e cachoiras, coisa que combinamos de acertar e conhecer nesse Final de semana.

 

Ribeirão Grande é uma cidade do lado de Capão Bonito, na Região de Sorocaba. De Sorocaba a Ribeirão, a distância é de aproximadamente 140km, e de São Paulo a Ribeirão, acredito que dê uns 240km, da Barra funda até lá!

 

Nossa estadia em Ribeirão foi num sitio de uma amiga nossa. Como já fizemos antes, acampamos e levamos todas as tralhas de viagem, bem como um caiaque pra brincar no rio que corta o sitio dela.

Com uma Hospitalidade tipica do pessoal do Interior, e comida preparada no fogão de lenha, fomos muito bem recebidos na sexta, e montamos acampamento por perto, descemos a um pasto onde as vacas ficam, e montamos as barracas por lá... Tava feito a diversão...

Como o outono chegou em São Paulo de forma meio Brava, o clima tava um pouco fechado, com possibilidade de garoa a noite.

 

Sabado chegou com um sol amistoso e decidimos caçar um local para montar acampamento,

foi quando avistamos dentro do sitio da minha amiga, um pequeno morro com algumas pedras, e uma vista fenomenal.

Foi geral a manifestação, VAMOS ACAMPAR LÁ

 

Providos de Facão e muita coragem, adentramos a vegetação que separava o morro da estrada de terra batida,

deixamos o carro por lá mesmo, e lá se fomos nós,

não foi aquela caminhada, mas cortar o rio que divide as partes foi a parte mais engraçada / Cruel da história.

3391536762_82d758fff2.jpg?v=0

 

Subimos o morro e montamos acampamento, a vista que o lugar nos proporcionava foi incrivel,

e sem contar que, um lugar que não tem tanta luz, voce pode ver o céu de uma forma totalmente nova...

Depois de tomar um vinho com os amigos, acender uma boa fogueira e tirar algumas fotos, resolvemos dormir.

 

3380550699_ec840c9710.jpg?v=0

 

Por volta de 4 horas da manha, todo mundo acorda dispostissimo (Menos eu, que tava com uma gripe incrivel) pra ir para Intervales, o parque Estadual da Cidade.

 

Do sitio até o parque, a distancia percorrida foi de aproximadamente 50km,

e para entrar no parque, paga-se 3 reais por Pessoa.

O estacionamento é de graça

 

Pré Agendamos o Guia, que era pai de um amigo nosso que tambem é guia para fazer a Trilha Paiva, que é a Caverna com mais formações Rochosas que o parque possui (tambem, vai ver porque a Caverna Possui 2,5km de extensão). O caminho é feito por uma trilha aberta, e sem muitas dificuldades, porem no dia tinha garoado a noite, e como o terreno é argiloso, o trajeto ficou um tanto quanto escorregadio, e alguns tombos foram registrados, mas nada grave.

 

3390753643_3f22345be0.jpg?v=0

 

A Caverna Paiva, é uma Caverna muito extensa, e um rio corre dentro dela.

O local é frequentado por alguns morcegos e alguns insetos, mas nada muito preocupante pra quem não gosta muito desses bixinhos,

Tem muitas piscinas naturais e alguns trechos que tu entra mesmo na agua geladissima da caverna.

mas nada que uma boa dose de adrenalina sentida naquele lugar não resolva.

 

Depois da Caverna Paiva, fomos para uma outra trilha que não me lembro muito bem o nome agora, que possuia uma Caverna bem na encosta de dois Morros. Nosso guia advertiu que o lugar é excelente para a pratica de Rapel, sendo possivel descer todo o trajeto que fizemos a pé, nas cordinhas. Essa trilha requeriu um pouco mais de habilidade, pois é descida de encosta, e o terreno é bastante acidentado.

Mas o que nos esperava lá embaixo era reconfortante,

uma cachoeira dentro da caverna, com aguas cristalinas e um ambiente muito aconchegante.

 

3391579974_71214d7da8.jpg?v=0

 

Não gastamos mais que 60 reais dividindo todas as despesas de alimentação, guia e gasolina.

 

O guia, para um dia inteiro, cobra 50 reais e por meio periodo, 25.

O parque oferece pousada para quem preferir, possui restaurante, e uma piscina natural de pedra. Atenção: não aceita-se cartão de credito lá!

3391587402_f703e70f5d.jpg?v=0

 

Pra quem gosta de contato com a natureza, e ter um final de semana regado de muito verde. essa é uma otima opção.

 

Se alguem quiser se aventurar e quiser algumas dicas de como ir pra lá, me mande MP

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...