Roteiros de Viagem na América do Sul


#1193676 por mariana.vangelotti
07 Jun 2016, 12:08
E aii pessoal, tudo bem?

Hoje me cadastrei no site para mandar finalmente o roteiro da minha tão sonhada viagem, mochilão pela Bolívia e Peru.

Eu já conhecia o mochileiros.com a muuuito tempo e venho pesquisando, pesquisando, pesquisando, coletando informações e dicas de todos que já fizeram essa viagem incrível pela América do sul e o resultado de tanta busca deu em um roteiro que eu, particularmente, acho que está ficando legal. Por isso criei esse tópico. Para compartilhar o pouco que eu tenho pronto e pedir sinceramente que vocês opinem, critiquem, ajudem, larguem as dicas e suas experiências aqui.

Iniciarei a viagem pela Bolívia - Santa Cruz de la Sierra e volto por Lima, Peru nisso não adianta opinar pois já comprei as passagens, hihi.

Então vamos lá:

1º Dia - Rio de Janeiro > Santa Cruz de la Sierra
Transporte: Avião
Pernoite no Hostel Jodanga

2º Dia - Santa Cruz de la Sierra > Sucre
Transporte: Avião
Pernoite no Hostel Takubamba

3º Dia - Sucre > Uyuni (Sucre > Potosí > Uyuni)
Transporte: 2 ônibus
Noite viajando e dormindo lindamente

4º Dia - Uyuni (Procura de Passeios pelas lagunas, termas e o Salar de Uyuni)
Pernoite no Hostel Totino

5º Dia - Uyuni (Passeio 4x4?)
Pernoite provavelmente incluída no passeio (Dica dos relatos que li)

6º Dia - Uyuni (Passeio 4x4?)
Pernoite provavelmente incluída no passeio (Dica dos relatos que li)

7º Dia - Uyuni (Passeio 4x4?)
Pernoite provavelmente incluída no passeio (Dica dos relatos que li)

8º Dia - Uyuni > La Paz (Uyuni > Oruro > La Paz)
Transporte: Trem + Ônibus
Pernoite no Hostel Loki

9º Dia - La Paz (Passeios pela cidade e busca por agência que faça o tal passeio Chacaltaya)
Pernoite no Hostel Loki

10º Dia - La Paz > Copacabana
Transporte: Ônibus + Barquinho
Pernoite à definir

11º Dia - Copacabana > Isla del Sol ( Chegada: Yumani, trilha 3h, pernoite em Challapampa)
Transporte: Ônibus + Barquinho (?)
Pernoite à definir

12º Dia - Isla del Sol > Copacabana (Saída: Challapampa)
Transporte: Ônibus + Barquinho
Pernoite à definir

13º Dia - Copacabana > Puno
Transporte: Ônibus
Pernoite à definir

14º Dia (MEU ANIVERSÁRIO) - Puno > Cusco
Transporte: Super trem bombástico da Andean Explorer ?
Pernoite à definir

15º Dia - Cusco (Passeios pela cidade, city tour e procurar agências que façam o Valle Sagrado)
Pernoite à definir

16º Dia - Cusco (Passeio pelo Valle Sagrado - Entrada com boleto turístico)
Pernoite à definir
*Dormir em Ollantaytambo ?

17º Dia - Ollantaytambo > Aguas Calientes
Transporte: Trem
Pernoite à definir

18º Dia - Aguas Calientes > Machu Picchu
Transporte: à definir
* Além da entrada de Machu Picchu, o que mais tem para fazer? quanto custa?

18º Dia - Machu Picchu > Cusco
Transporte: à definir
Pernoite à definir

19º Dia - Cusco > Lima
Transporte: Avião
Pernoite à definir

20º Lima > Rio de Janeiro (Passeios durante o dia, restaurantes, o que fazer em 1 dia apenas? O voo de volta é de madruga)

FIM!

Bom, agora vamos as partes de dúvidas, todos os hostels estão somente AGENDADOS, podendo a reserva ser cancelada, sem custo adicional, a qualquer momento, ou seja, OPINEM a vontade sobre os locais. Outra ajuda significativa é sobre os transportes que selecionei em cada um e sobre os passeios que acham interessantes realizar. Obviamente dicas de restaurantes e boates são MUITO BEM VINDAS! Outra pergunta fundamental, o tempo para cada lugar está suficiente? Pouco? aumento ou diminui algum local? tira alguma cidade?

Aguardo a ajuda de todos e espero ter passado alguma coisinha interessante com o humilde roteiro que tenho pronto.

1 DESAFIO PRA VOCÊS: Eu AMO o céu e as estrelas e queria muita passar alguma noite em um lugar que tivesse uma imensidão de céu e que desse para ver a maior quantidade de estrelas possível, alguém tem alguma ideia? eu gostaria MUITO que vocês me ajudassem a realizar esse sonho. Afinal nessa viagem comemoro meus 23 anos, sim, 23 anos, de muitas estrelas cadentes já vistas e muito amor envolvido hahahahah.

Obrigadaaa gente!!

Abs.,
Mari

#1193703 por Júdice Rocha
07 Jun 2016, 13:13
Oi Mariana

A dica que dou é que você esteja sempre preparada para um plano B. Na Bolívia muitas vezes as estrada são bloqueadas por conta de protestos locais. O que pode retardar sua viagem e atrapalhar o roteiro.
Quando fui de Uyuni para La Paz, havia um bloqueio nas ferrovias, portanto tive que ir de ônibus. Pelo menos na época a estrada era horrível. Resultado, o ônibus quebrou no meio do nada. Tivemos que passar a noite na estrada, o que foi seguido do maior perrengue que já peguei nas minhas viagens.
Quando fui para Isla del Sol, cheguei de manhã cedo, peguei o barco para o lado norte, atravessei a ilha, almocei no lado sul, peguei o barco para Copacabana e no mesmo dia já fui para Cusco. Ficou um pouco corrido, mas dá pra fazer isso.
E pra ver estrelas, o melhor lugar, pelo menos eu acho, é o Atacama. Lá tem um observatório que eleva o nível de sua experiência. Mas se vc vai atravessar de Uyuni para San Pedro, acho que vc consegue ver o céu bem estrelado.

Saudações
#1193718 por mariana.vangelotti
07 Jun 2016, 13:38
Oi Júdice!

Primeiramente, obrigada pela resposta simples, objetiva e super útil. Estava pensando exatamente sobre como diminuir a quantidade de dias e não imaginei a possibilidade de reduzir na isla del sol, acho que seria interessante realmente.

Quanto a passagem de Uyuni para La Paz, de ônibus, compra lá mesmo? Eu vi que o trem pode comprar pela internet. Outra dúvida, acha que Puno é interessante cortar? Não vi muitas pessoas falando de lugares para visitar em Puno por isso usei o local mais para dormir e partir para Cusco. Eu coloquei 3/4 dias de passeios em Uyuni e no 4º iria para La Paz. Para ir no observatório, aonde incluir e como fazer de forma geral, pernoite, transporte, etc? e o valor, muda muito? fator fundamental né rs.

PS. Plano B realmente tenho que pensar.

Obrigada mais uma vez!! :D
#1193740 por Júdice Rocha
07 Jun 2016, 14:31
Vamos por partes

- Pra fazer a Isla de Sol em um dia, vc tem que conseguir encaixar os horários certinhos. Lembro que saí de La Paz umas cinco da matina. Chegamos em Copacabana em cima do horário pra pegar o barco pra ir para o lado norte. Ainda tivemos que comprar a passagem de ônibus para Puno, antes de o barco sair (obs: compramos a passagem pra Puno e chegando na rodoviário de Puno, compramos para Cuzco e viajamos na mesma noite.). Então, se você vai fazer a isla do sol em um dia, já para ir para Cuzco, fique atenta que horas o barco vai para o lado norte e que horas ele volta do lado sul para Copacabana).
- Outra coisa, tenha em mente que pra atravessar do lado norte para o sul, são 8 km co subidas cruéis ::essa:: . Mas a experiência compensa. Foi um dos meus pontos altos da viagem.
- Se não quiser atravessa a ilha andando, pelo menos em 2011, existia a opção de atravessar para o lado norte, desembarcar, conhecer um pouco o local e mais tarde pegar o mesmo barco indo para o lado sul. Chegando no lado sul, o barco fica mais um tempo, dando para aproveitar a região, e depois ele vai para Copacabana no final da tarde.
- A passagem de ônibus de Uyuni para La Paz, compramos lá na hora mesmo. O trem tmb compraríamos lá na hora, se não fosse o bloqueio nas ferrovias.
- Vc falou que deixou 3/4 de dias em uyuni. Qnd fui cheguei na noite de um dia. No dia seguinte compramos o passeio de um dia do salar. O passeio era até a ilha do pescado. No final do dia voltamos para uyuni e fomos para la paz. Tem o passeio acho que de 3 ou 4 dias indo até San Pedro do Atacama. O passeio é bate e vota, ou vc fica em San Pedro.
- O observatório fica em San Pedro do atacama no chile. Vc precisa de uma noite em san pedro para ir nele. Não é mito caro, mas não lembro o valor. Abaixo está o link.
http://www.spaceobs.com/es/Servicios/Tour-Astronomico.
- Quanto a Puno, resolvemos não ir, por ter conhecido o lado boliviano do Titicaca. Lá tem as ilhas flutuantes, que não sei de fato vale a pena conhecer .
- Pra vc ter uma ideia, com 21 dias fiz um roteiroo quase igual ao seu, mas fui ainda para Arequipa (Canion del Colca), e para Colômbia (Bogotá e Medellin), mas fiz uyuni em dia e não fui para Chalcataya.
OBS: e uma dica bem importante, quando fui de sucre para uyuni, houve uma parada em Potosi. La compramos um saco de folha de coca, que nos ajudou bastante. Como de Sucre para Potosi- Uyuni sobe bastante a altitude, a folha de coca nos ajudou bastante.

Saudações
#1194732 por mariana.vangelotti
11 Jun 2016, 15:16
Oi Pessoal!

Obrigada pelas dicas, li cada ponto tanto do relato que me passou Junior, quanto dos pontos que respondeu Júdice.

Já mudei algumas informações no roteiro, estou quase fechando. Assim que fechar envio pra vocês darem uma olhada.

Foi de MUITO valor as informações que passaram, mais uma vez, obrigada!

Abs.,
#1194736 por junio.fernando
11 Jun 2016, 15:59
1 DESAFIO PRA VOCÊS: Eu AMO o céu e as estrelas e queria muita passar alguma noite em um lugar que tivesse uma imensidão de céu e que desse para ver a maior quantidade de estrelas possível, alguém tem alguma ideia? eu gostaria MUITO que vocês me ajudassem a realizar esse sonho. Afinal nessa viagem comemoro meus 23 anos, sim, 23 anos, de muitas estrelas cadentes já vistas e muito amor envolvido hahahahah.


Mariana,
Lendo novamente o que você escreveu no primeiro post, me lembrei de um momento da minha viagem pela Bolivia...

Se você for fazer o tour de 3 dias e 2 Noites pelo Salar de Uyuni, na segunda noite, todos tem que acordar bem cedo para ver os geisers... Me lembro que nesta noite eu não estava conseguindo dormir direito, e que mais ou menos uma hora antes do horário que deveríamos acordar eu já estava de pé... como não tinha muito o que fazer, sai para fora do hotel para dar uma olhada... Wow que céu era aquele... era umas 4 da manhã, estava tudo escuro ainda e muito frio, mas aquela visão do céu valia a pena, uma infinidade de estrelas, vi algumas "estrelas cadentes" também, foi uma experiencia incrível...

Minha passagem pelo Salar foi em Setembro, não sei que dia você vai estar por lá, mas espero que consiga realizar seu sonho!!! ::otemo::

Até
#1194757 por junio.fernando
11 Jun 2016, 18:22
Legal... Setembro é um bom mês pra visitar a Bolívia e Chile..

A maioria das agências de Uyuni vendem o tour para o Salar com tudo incluso, transporte, hospedagem e comida (leve ao menos 2lts de água)

O hotel que você vai ficar, vai depender da agencia, nos dois que eu fiquei, tinha pessoas de várias agências... Porém acho que se houver mais de um hotel, eles devem estar próximos uns dos outros.

Que tudo de certo...
Abraço.
#1196646 por peresosk
19 Jun 2016, 22:51
Oi, eu gostei das disposições do dias, mas como foi falado aqui no fórum não espere que tudo de certo. Especialmente nas péssimas estradas Bolivianas, meu bus deu problema entre Potosí e Uyuni.

La Paz merece mais tempo pois tem Chacaltaya, Downhill e claro a cidade em si.

Olha só, a transição entre Bolívia e Peru pode ser demorada, eu fiz em dois anos separados mas soube que pode ser bastante confuso devido aos horários.

Obs: Estrelas no Salar deve ser demais, nem lembro se eu vi... agora o sensação de estar em MP tu vai adorar

Sucesso nesta viagem e qualquer coisa joga no google Mochilando na Maionese!


Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes