Ir para conteúdo

Cássia dos Coqueiros - Perguntas e Respostas


LiCo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Assim como fiz com o tópico de IBIRACI e RIFAINA, estou abrindo como um relato de viagem esse tópico de PERGUNTAS E RESPOSTAS sobre Cássia dos Coqueiros.

 

A maioria das informações sobre essa cidadezinha quaaaaase com o pé em MG, é sobre a Cachoeira do Itambé, o Mirante das Areias e a Toca da Onça.

 

Mas na área de Turismo da página oficial da prefeitura tem algo que me interessou:

 

“Cortada por rios e rodeada de matas nativas, Cássia dos Coqueiros tem nas cachoeiras os seus maiores atrativos. Cerca de 20 (13 com boa queda d’água e poço para nadar) ficam em propriedades particulares, afastadas da zona urbana. Para chegar a elas, basta perguntar na praça central, todos conhecem os caminhos.”

 

Tive que fazer um trabalho em Ribeirão Preto na sexta-feira logo após o feriado de 15 de novembro. Aproveitei para esticar até Cássia dos Coqueiros no sábado e voltar embora no Domingo. Fiquei no camping Pocinho do Binga (http://campingpocinhodobinga.yolasite.com/) com diária a R$20. O atendimento é nota 10, o gramado é bem cuidado, os banheiros estavam limpos o tempo todo, tem vários bicos de energia (leve extensão grande!), Tem sombra nos bambuzais (é limitada, se chegar tarde e estiver cheio, vai ficar sem), tem um riozinho atrás da área de camping que dá para refrescar, mas R$20 achei bem caro.

 

20121125154432.jpg

Vista do camping

 

20121125154453.jpg

Passarela para o riozinho

 

20121125154518.jpg

Para trás de onde tirei essa foto, dá para nadar

 

Tem também o camping do Zezé Manso, que cobra R$15 a noite. Se chegar no sábado e sair no domingo, paga R$15.

 

20121125154829.jpg

Camping do Zezé Manso

 

Fora esses dois campings, não encontrei outro meio de hospedagem a não ser a Pousada Roccaporena (http://www.roccaporena.com.br) que não tem dó de meter a faca.

 

Arrumamos as coisas no camping e fomos a um pesqueiro chamado Santos Reis, que fica mais ou menos 3,5km a partir do Binga sentido Santo Antônio da Alegria. O dono é o Lucas e ele cobra R$2 por pessoa para entrar. Se consumir alguma coisa no pesqueiro, não paga a entrada. As cachoeiras da propriedade dele são 2, que na verdade descobrimos que são pequenas quedas d'água. Mas fomos andando rio acima e encontramos 5 delas, andando por dentro do riozinho mesmo. Paramos na quinta porque tinha uma cerca e ficamos receosos de passar.

 

20121125155116.jpg

Segunda cascata

 

20121125155139.jpg

Terceira cascata

 

Na volta, contamos que fomos andando e ele disse que se continuássemos, teria mais 3, e que a cerca que encontramos é para o gado não passar de uma propriedade para outra. Então, se você for, dá um passeio de mais ou menos 2 ou 3 horas entre ida e volta por dentro da água, em ritmo bem leve. Ele também disse que quando chove, essa areia some e a força da água forma poços e que fica muito melhor para nadar.

 

20121125155341.jpg

Andando por dentro do rio, quarta cascata

 

Fomos para o Cachoeirão e o Salto do Meio. Essa cachoeira fica dentro da cidade, então eles também chamam de cachoeira da cidade. Entrando em Cássia, logo após o trevo, você entra na primeira rua à direita. Saindo de Cássia, na última à esquerda, obviamente. Essa rua 'morre' em uma quadra de esportes, do lado da delegacia. Deixe o carro aí e entre pelo passador, que fica do lado direito do portão de entrada.

 

O mato estava alto, os brinquedos enferrujados, os latões de lixo lotados, bastante sujeita na área de lazer que construiram em volta da cachoeira. Local visivelmente abandonado pela prefeitura, mesmo assim tinha bastante gente. A água é turva por causa do leito do rio, e não recebe o esgoto da cidade, que segundo o Lucas do pesqueiro, é 100% tratado.

 

A primeira é o Cachoeirão, e para chegar ao Salto do Meio, é só seguir uma trilha rio-abaixo.

 

20121125155610.jpg

Cachoeirão

 

20121125155804.jpg

Salto do Meio (fotinha péssima)

 

Me disseram que tem mais uma queda continuando na trilha, mas não fomos porque era pequena.

 

DICA >>> o melhor horário para curtir essas cachoeiras é na parte da manhã porque bate sol o tempo todo. À tarde uma boa parte fica na sombra e a água é bem gelada.

 

Para fechar o sábado, fomos ao Mirante das Areias ver o pôr do sol e também na Toca da Onça, que fica a uns 600m mais para frente. Para chegar, tem que pegar uma estradinha de asfalto sentido São Benedito das Areias e entrar à direita onde tem uma placa Fazenda Toca da Onça. Anda 2km por estradinha de terra e chega no mirante. A vista é de tirar o fôlego e dá para ver 7 cidades entre SP e MG. Se em vez de entrar no mirante você seguir mais 600m, vai ver uma placa Morada da Onça, onde também tem um mirante, menor que o anterior, mas não menos bonito.

 

20121125155920.jpg

Panorâmica

 

20121125160104.jpg

Entrada da morada da onça

 

DICA >>> Bom, descobrimos que não dá para ver o pôr do sol ali. Isso porque o sol se põe atrás do mirante kkkkk. Então o negócio é acordar cedo (bem cedo, tipo umas 4:30h) e ver o nascer do sol.

 

Voltamos para o camping, banho quentinho, fizemos comida, acendemos uma fogueira pois estava frio, ficamos de papo um pouco e capotamos com o compromisso de acordar cedo para voltar ao mirante.

 

Até tentamos, mas estava MUITO MUITO frio de madrugada e não fomos preparados para isso. Lá no mirante venta demais, então achamos prudente não ir. Mas depois que amanheceu, fiz um café, compramos umas coisinhas na padaria que tem bem em frente ao camping, e fomos tomar café da manhã lá hehehe. Passamos um tempo esquentando no sol e fomos para a Cachoeira do Itambé.

 

Pagamos R$10 para entrar. Sem choro nem vela. E não dá para entrar por outro lugar. A cachoeira fica na propriedade do Zezé Manso, que também tem o camping citado no início e fica no mesmo local.

 

Prepare as pernas pois a trilha é puxada para quem não tem preparo físico adequado. O caminho é todo apoiado por cordas, mesmo assim tem que fazer força, mas compensa.

 

A água é super hiper mega blaster top gelada. Chega doer a sola do pé, mas tem que entrar!

 

20121125160357.jpg

Cachoeira do Itambé, com 86m de queda

 

20121125160339.jpg

Cachoeira do Itambé, com 86m de queda

 

DICA >>> De manhã não tem sol na cachoeira, pois ele nasce atrás do paredão e só atinge altura suficiente depois das 11h, então, aconselho ir a tarde ou ficar até a tarde.

 

Aproveite bem, pois a subida é punk. Depois, lá em cima, pode descansar brincando com os macaquinhos que tem no camping do Zezé. Também tem uma lanchonete com porções e bebidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Com relação às outras cachoeiras, que era só chegar na praça e perguntar, não é bem assim. O pessoal de lá não sabe informar direito não. Sugiro ligar na prefeitura antes e tentar falar com alguém do Turismo (http://www.cassiadoscoqueiros.sp.gov.br/novo_site/index.php?exibir=secoes&ID=53) sobre essas 20 cachoeiras.

 

Banco só me lembro de ter visto Santander, tem sinal da VIVO e OI, tem 2 mercados com açougue que fecham às 19h e ao meio dia no domingo, tem farmácia, posto de gasolina, padarias, sorveterias e espetinho assado no boteco quase na entrada da cachoeira da cidade.

 

Intééé

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Adorei Cássia, eu e meu esposo nos apaixonamos pela cidade. Já perdi as contas de quantas visitas foram entre passeios e camping, tudo isso graças ao relato do Lico, que eu adorei pelo fato de ser bem detalhado e como nos não tínhamos experiencia alguma foi muito importante para nos dar uma confiança a mais.

Somos de Ribeirão e sempre que surge uma oportunidade estamos fazendo um bate e volta nos fins de semana.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Fui pra lá nesse feriado da semana santa.

Qro lhe agradecer pois suas dicas foram muito úteis.

Visitei a cachoeira da cidade e a do Itambé, sendo que de lá, por volta das 17h eu fui no mirante. Também me comprometi a voltar no outro dia cedo para ver o sol nascer, porém, como estávamos somente eu e minha namorada, preferimos nao ir pelo fato de que o local é um pouco deserto e ficamos receosos de passar por lá de madrugada.

 

O camping é muito bom e o atendimento da dona Rita é realmente excelente.

Essa foi a primeira vez que fui acampar depois de muito planejar, e a experiência foi fantástica.. exatamente como eu esperava!!

Com certeza em breve acamparei novamente, só falta decidir o lugar.. são tantos, rs!!

 

Muito obrigado novamente, amigo!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Opa Kleber, que bacana que curtiu a viagem, e bacana também que o relato te ajudou.

 

Aqui no mochileiros tem bastante informação para te ajudar a escolher o novo destino. Ou atrapalhar a escolha né, porque como você disse, são tantas opções kkkkk

 

Intééé

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Amigo, a cachoeira salto do meio fica dentro da cidade, perto da prefeitura, e é muito fácil chegar a pé. Já a cachoeira do Itambé, que fica na propriedade do Zé Manso, é um pouco mais distante e exige uma caminhada considerável, chuto uns 6 km numa subida a partir da praça central da cidade. Agora, acho meio complicado vc chegar, por exemplo, no mirante a pé, principalmente se vc for após visitar a cachoeira do Itambé devido ao esforço feito na trilha (descida e subida) até ela, a não ser que vc goste de uma boa caminhada, pois o mesmo fica a uns 8 km de distancia a partir dessa cachoeira.

Que o LiCo me corrija se eu estiver errado em relação às distâncias!

Um abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Amigo, a cachoeira salto do meio fica dentro da cidade, perto da prefeitura, e é muito fácil chegar a pé. Já a cachoeira do Itambé, que fica na propriedade do Zé Manso, é um pouco mais distante e exige uma caminhada considerável, chuto uns 6 km numa subida a partir da praça central da cidade. Agora, acho meio complicado vc chegar, por exemplo, no mirante a pé, principalmente se vc for após visitar a cachoeira do Itambé devido ao esforço feito na trilha (descida e subida) até ela, a não ser que vc goste de uma boa caminhada, pois o mesmo fica a uns 8 km de distancia a partir dessa cachoeira.

Que o LiCo me corrija se eu estiver errado em relação às distâncias!

Um abraço!!

 

Opa, obrigado pelas informações, Kleber!

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...