Ir para conteúdo

Tasmânia- The end of the road


Posts Recomendados

  • Membros

1850.JPG.dc4c59cea769bda1a95c94f1386777cc.JPGPouco antes do natal de 2012 após um mês na Austrália peguei meu voô de Sydney para Hobart sem saber muito bem o que esperar, eu tinha escutado muitas brincadeiras dos australianos sobre as pessoas que vivem na Tasmânia (carinhosamente chamada de Tassie), mas todos diziam que é uma ilha linda e que eu iria sentir frio. O verão estava ficando para trás já que essa região está mais próxima da Antartida do que de Cairns, embora ambas fiquem no mesmo país.

Foi um voô de cerca de uma hora e meia, quando estavamos sobrevoando a ilha fiquei muito contente comigo mesma por ter tomado essa decisão. Foi uma vista incrivel! As florestas, a cor da água, as montanhas... o aeroporto é bem pequeno, um pouco afastado do centro e a única opção para sair de lá é pegar um ônibus que te deixa no seu hotel.

Eu fiquei em um hostel muito bom, recomendo! Se chama Hobart's accomodation. O dono é um senhor português muito atencioso e o local tem um clima bem familiar. Fica a uns quinze minutos de caminhada do centro, mas é seguro e agradável caminhar na cidade. A única coisa é que apesar de Hobart ser a capital da ilha e maior cidade, na verdade é muito pequena e tem uma atmosfera interiorana, o que significa que o comércio fecha cedo, bem cedo! Tem só alguns bares e restaurantes que ficam abertos até mais tarde, mas definitivamente o forte não é a agitação noturna.

A Tasmania é uma região conhecida pela qualidade de vida, tem o ar mais puro do mundo (quando estava lá havia uma proposta com grandes chances de se tornar lei para que Hobart seja a primeira cidade smoking free), muitas fazendas com plantações de maça e cereja (comi as melhores cerejas da minha vida), animais (inclusive os fofissimos e ameaçados de extinção Demônios da Tasmania) e paisagens lindas. Produz vinhos renomados e peixes saborosos. Tem a fama de atrair os australianos que buscam mais qualidade de vida, principalmente os de New South Wales.

Em Hobart fica o Mount Wellington, há vários passeios para o topo da montanha( em alguns você pode descer de bicicleta). A vista é linda, mas venta muito. Casaco é um item extremamente importante nessa parte do mundo, assim como tênis e roupas confortáveis para os outros passeios.

Além do Mount Wellington na minha opinião as melhores atrações da capital são o porto com seus restaurantes, os mercados de orgânicos e a grande feira que tem nos sabados de manhã, que ocupa toda a região central. Vale também um passeio para ver a arquitetura, as casinhas as vezes parecem de boneca. Tem também museus, mas não cheguei a visitar nenhum.

Saindo de Hobart há muitas opções de passeios, que podem ser feitos em tours de um dia ( pode ser corrido porque para chegar em alguns lugares é um pouco demorado. As estradas tem muitas curvas e vão contornando as montanhas. Também é necessário dirigir devagar por causa dos animais). Outras opções são alugar um carro (todo mundo me disse que é o mais recomendavel. Não fiz isso porque estava sozinha! Ah, não esquecer que dirigir na mão inglesa exige um pouco de prática), pegar ônibus urbanos (há toda uma cultura de trilhas e camping) ou balsas.

Eu fiz tours de um dia. Todos os dias me pegavam cedo no meu hostel e por volta das 17h estava de volta. No primeiro dia quis ver o fim da estrada, o lugar onde só o mar nos separava da Antartida e também refugio de baleias. É uma praia muito bonita na qual vivem 3 pessoas (isso mesmo! Uma placa diz que a população é de 3 pessoas), depois visitamos uma caverna enorme (faz frio dentro da caverna, em torno de 9 graus) com estalactites e estalagmites e o museu da maça. Outro dia fui em um parque onde você alimenta os animais, vê o demônio da Tasmânia, tira fotos com koala, piscinas termais (esse foi decepcionante, eram piscinas para crianças), um parque com as arvores mais altas do mundo e cachoeiras e no Mount Wellington. Por fim estive na Wineglass bay e na Honeymoon bay, as praias são impressionantes, a coisa mais linda. Todos os dias andei bastante em parques nacionais, a grande atração da ilha é o bush walking.

Por fim peguei meu voô para Melbourne (também próximo e há uma opção de balsa, mas é bem mais caro que avião) com vontade de ficar mais... a Tasmania encanta pela simplicidade, pela acolhida das pessoas, pela idéia de que lá o tempo não passa da mesma forma que em outros lugares e pela natureza exuberante. Recomendo a visita apesar de não ser um lugar tão famoso turisticamente. Quero muito voltar, dessa vez com dois ou três amigos para alugar um carro, fazer trilhas que duram dias nos parques montando acampamento a cada noite e vendo o céu sem poluição...

1827.JPG.b1be6e4009aa4060b15b2f08c95446e0.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...