Ir para conteúdo

Canivetes BUCK


Posts Recomendados

  • 3 meses depois...
  • Membros

Agora as fotos das duas últimas aquisições, sendo que o Buck já tem um tempinho...

 

Buck Vantage Pro

CT 19,2cm

CL 8,5cm

E 3mm

P 120g

A CPM-S30V

C G10

T linerlock

H 59-60HRC

 

Ele como o Buck Avid sofreu algumas modificações: o G10 normalmente vem texturado, mas este do Buck é liso, então eu fiz uma série de "crateras" nele para dar mais grip; também foi feito um jimping no dorso da lâmina e cerca de 3cm no inicio da empunhadura, assim como na aleta do flip.

 

Este é o que foi usado no primeiro teste do toucinho!

 

598d9ec1392fe_ResizeofBuckVantagePro1.JPG.9d774ed5babfdd82d30f807a5b6abea5.JPG

 

598d9ec141c02_ResizeofBuckVantagePro2.JPG.39e6ebfcf86a7c67686625607eb69e29.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Chegou mais um Buck! ::cool:::'> :D

 

Este é um Buck Crosslock Deputy, uma peça bem interessante cujo design tem um “que” de japonês... talvez seja pela empunhadura que lembra a empunhadura de uma tanto; ou talvez seja só impressão minha! 8)

 

A lâmina é do tipo combo, sendo metade serrilhada ( próxima à empunhadura ) e metade lisa.

 

No meu teste empírico de dureza, acho que ela está no máximo do 420HC que é 58HRC, já que indentou a espinha de meu SAK que é 56 e sequer marcou; indentou a espinha do CRKT que é 57, ficando apenas com uma marquinha e ocorreu o contrário disso com o meu Cold Steel que é 59/60. ::cool:::'>

 

A falta de um liner de aço na tala de empunhadura do lado contrário do linerlock e a falta de rigidez do zytel, permitem que se consiga flexionar a ponto de quase tocar um lado da empunhadura no outro. Isso é um problema, já que a lâmina apesar de ser de excelente qualidade tem chance de apresentar um certo movimento de lado a lado. ::bad::

 

Outro ponto muito fraco, eu diria ruim mesmo neste canivete ( já descontinuado, mas muito apreciado por aqueles que o possuem devido às caracteristicas da lâmina - este foi adquirido em estado mint de um colecionador ) é seu linerlock; é muito fino e se engaja na extremidade direita da lâmina, já tocando na tala de empunhadura! ::bad::::bad::

 

O receio não é dele falhar e destravar a lâmina, mas de em um movimento com um pouco de torção ao se utilizar o canivete o linerlock “passar do ponto”, o chamado sobre-curso e emperrar a lâmina aberta! :o

 

Seu clip também é muito ruim, apresentando muito pouca tensão, não sendo confiável para prender seguramente o canivete no bolso da calça como nos seus “irmãos mais modernos”; e sem chance de ser trocado, já que serve como contra-parte para o parafuso do pivot que fixa a lâmina. ::bad::

 

Talvez por isso tenha um generoso passador para lanyard, estruturado por um robusto cilindro de aço.

 

Este parafuso, apesar de bem robusto, também é um goal contra em minha opinião, já que é do tipo de duas cavilhas opostas, necessitando de uma chave própria ou um alicate de bico fino para encaixar os bicos ao mesmo tempo nas cavilhas para ajustar o pivot. ::bad::

 

Apesar do 420HC ter muito boa resistência à corrosão, o acabamento do tipo bead blast realmente não ajuda muito neste quesito, mas é verdade que confere uma estética agradável à mesma.

 

Se durante quase duas décadas eu fiquei satisfeito com o poder e retenção de corte de um Spartan SAK Victorinox, com dureza de 56 RC, então este Buck com 58RC não será motivo de reclamação. ::cool:::'> :D

 

Mas isso de qualquer forma acho que não irá ocorrer, já que pretendia usá-lo em caminhadas urbanas, em substituição à seu “irmão mais moderno” em CPM-S30V, mas meu pai gostou dele então já o repassei para ele ( devidamente afiado, não com o meu fio padrão 10/15, mas com algo mais robusto como 15/20 ). Estou certo que irá adorar! ::otemo::

 

Buck Crosslock Deputy

CT 21cm

CL 8,6cm

E 3mm

P 102g

A 420HC

C Zytel com insert em borracha

T linerlock

 

598d9ee488424_ResizeofBuckCrosslock04.JPG.d541ece2cd409f46ac224f66f4b0cf05.JPG

 

598d9ee48f047_ResizeofBuckCrosslock07.JPG.81f1cb6e6fab988381ccf96ee7f066ca.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Cabral, meus parabens pelas peças maravilhosas da Buck. Eu particularmente sou muito fã da marca, que tem grande prestigio mundial em cutelaria. Eu, ainda, não tenho um canivete deles, mas logo comprarei um. Tenho apenas uma faca, rara hj em dia e que pra mim, é a grande faca da buck, a Intrepid, tamanho maior delas. Belas peças mesmo amigo, parabéns!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...