Ir para conteúdo

Esqui na Polônia - relato de viagem em Zakopane [com foto][ski in Poland]


Posts Recomendados

  • Membros

Oi, pessoal!

 

Vi que há muitos tópicos aqui sobre o leste europeu, mas poucos falando sobre o ski na Polônia. Resolvi relatar, pois sei que muitos buscam esta experiência na neve.

 

Passei 4 noites na Polônia, entre segunda e sexta. Um país barato que usa a moeda Zlot (1 euro = 4 zlot), com gente muito sipática e aberta aos estrangeiros e com uma beleza natural exuberante.

O meu objetivo desde o inicio era esquiar (snowboard na vdd) em Zakopane, cidade nas montanhas polonesas que fazem fronteira com a Eslováquia.

Eu estava em um tour pelo leste europeu e a Polônia seria meu último país.

 

 

 

PRIMEIRO DIA - 07/jan

 

Eu estava em Praga e comprei uma passagem de ônibus para Wroclaw que custou 22 euros na internet. A companhia é POLSKIBUS (polskibus.com/en). Ônibus confortável, com internet, café/chá/água à vontade free. Mas não sigam este meu primeiro dia...

O detalhe é que eu achava que estava indo para Cracóvia, achando que Wroclaw era o nome Cracóvia em polonês. Como eu não sou muito de planejar viagem, gosto de descobrir as coisas, acabei me acomodando com a ideia, sabendo que teria um couchsurfing me esperando na estação de ônibus. Foi tudo ótimo, acabei conhecendo mais uma bela cidade e não me arrependi do erro.

 

O certo: a partir de Praga, pegue o trem railway para Cracóvia que custa 44 euros.

 

Dormi em Wroclaw e no dia seguinte bem cedo peguei um ônibus (57 zlots = 15 euros) na estação central para Zakopane direto. Ônibus pequeno, sem serviço nenhum, mas chegou na hora certa.

SEGUNDO DIA - 08/jan

 

Cheguei em Zakopane durante a tarde. Fiquei no hostel Goodbye Lenin Zakopane, um pouco mais afastado do centro, com diária a 12 euros (café da manhã incluso). Staff muito atencioso, fluente em inglês, sala comum muito legal com computador e música. É um chalé muito bonito, todo em mandeira. http://www.zakopane.goodbyelenin.pl

Na hora da reserva eles te dão todas as informações necessárias para chegar ao hostel. O acesso é bem fácil, com uma parada de ônibus urbano bem próximo. Sai por 3 zlots esse bus.

Deixei minhas coisas no quarto e fui ao minimercado comprar comida... macarrão e atum, resumindo. Saiu por 14 zlots.

Fiquei o resto do dia todo no hostel com outros hóspedes jogando poker.

 

TERCEIRO DIA - 09/jan

 

Acordei cedo, mas havia uma névoa ao amanhecer, o que é normal no inverno. Lá não venta e a névoa demora a disperçar. Ao meu ver é um ponto positivo, pois não fica tão frio quanto parece. Pode estar fazendo 2 graus e vc consegue sair de casa sem casacos muito pesados, devido a essa falta de vento.

 

Olhei os preços das pistas... média de 45 zlots por 4h, sem equipamento. Existem mais de 10 pistas em Zakopane (cada uma com mais de um slope), para todos os níveis de esquiadores, com aulas e equipamento a alugar. Depois das 4h da tarde é mais barato. No hostel eles tinham um livreto com todas as informações das pistas, com preço, altura dos slopes, nível de dficuldade, acesso, etc.

 

A tarde o sol saiu e levou embora a névoa. Fez um dia maravilhoso... Acabei por aceitar o convite de 3 hóspedes para ir ao centro e almoçamos por lá. Acabei gastando muito tempo nesse passeio, mas que me rendeu boas fotos! Voltei somente às 17h para o hostel, já escurecendo e não fui fazer o ski (apesar de as pistas funcionarem até as 22h com iluminação).

 

Anoiteceu e o pessoal começou a tomar a vodka Żubrówka, que tem uma graminha dentro que segundo a lenda, nasce do xixi do bison. Muito saborosa. Assim nos esquentamos e fomos para a pequena colina que existe ao lado do hostel. Levamos um snowboard e dois skibundas. Alta diversão!

 

Se vc se interessar por ir a uma pista, se for iniciante, aconselho a pegar aulas e ir a uma pista bem light. O ski é muito perigoso.. é frequente ouvir histórias de gente que quebrou ombro, mão, perna, e até morreu descendo pista. Tenha cuidado. Não ache que surf ou sandboard é a mesma coisa.

 

TERCEIRO DIA - 10/jan

 

Acordei satisfeito de ter feito esse ski amador na noite anterior, e cansado optei por não ir mais para a pista de ski.

Fiz minha mochila e fui embora pra Cracóvia a tarde, de carona com um alemão de conheci na última noite no hostel. Chegando na Cracóvia, fiquei passeando pela cidade: eles tem o maior mercado de rua do mundo, realmente bonito.

Fiquei pelas ruas até 22h30, horário que combinei com meu couchsurfing de encontrá-lo.

No dia seguinte acordaria cedo para pegar meu voo de volta para a França, aonde moro.

 

QUARTO DIA - 11/jan

 

9h30 sairia meu voo de volta.

Peguei o ônibus 208 (airport) na estação central de ônibus e em 40min eu estava lá no embarque internacional. Atenção nesta hora pois o ônibus passa primeiro no embarque doméstico.

Custa 3,85 zlotsa passagem se não me engano.

 

RESUMO

 

Acho que Zakopane, diferentemente de França e Suiça onde se pode gastar 700 euros por 5 dias em só para ir a uma estação de ski, é um lugar do tipo BBB - bom, bonito e barato. Muito aconchegante,com pessoas legais, bonito, não tão frio, e principalmente barato. Todas as pessoas que conheci lá eu perguntava pq estavam em Zakopane. Resposta: cheap! Realmente... somando minha estadia em Zakopane em zlots, não gastei mais que 100 euros!

 

fotos abaixo...

 

DSC_5309.jpg.ec9a588314f741072e165a526691031a.jpg

DSC_5317.jpg.a12569d35bf339792e1097f3388a9c68.jpg

DSC_5353.jpg.11977d143897f7164ee0afe11b41fe6a.jpg

DSC_5356.jpg.5cfb38d6b80b24156056736e7166b7e8.jpg

DSC_5362.jpg.e0fc141e1c6e6f7015fb4747890d6cc5.jpg

DSC_5421.jpg.3102226b17f0c92c592ea3fb445f7276.jpg

DSC_5432.jpg.9316ae89ed8e0f4419dc23dfa8325ff1.jpg

DSC05401.jpg.981ed4d3dc27df9bfc3a1836decd0808.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 5 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Fala michel.

Como é a questão do inglês lá??

Eu vou para cracóvia em janeiro mas com o mesmo objetivo que você: esquiar em Zakopane.

Já estou preocupado com a língua pois não consigo sequer comprar a passagem de ônibus de Cracóvia para Zakopane..

É tranquilo comprar na hora ou é melhor antecipado pela net?

A galera lá é prestativa?

se tiver com tempo me passa seu contato pra eu tirar umas duvidas

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 5 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...