Ir para conteúdo

[TROTAMÉRICAS] VISITANDO UMA FAZENDA DE CAFÉ ORGÂNICO EM SALENTO


Posts Recomendados

  • Membros

aDSC_1213-768x576.jpg

 

O sabor único do café colombiano atrai turistas de todo mundo para o Eixo Cafeeiro. Como bom cafeinômano que sou, precisei ir lá conferir.

 

Há certas coisas que não se discutem, uma delas é a qualidade do café colombiano. Podemos, nós brasileiros, orgulhar-nos de sermos os maiores produtores mundiais, mas o título de melhor café fica com nosso simpático vizinho.

 

O Eixo Cafeeiro

 

Como em qualquer cultivo, o plantio de café exige algumas características específicas do terreno em que é plantado. No chamado Triângulo do Café – região que compreende os departamentos colombianos de Caldas, Risaralda e Quindío – elas são ideais.

 

O clima varia entre 8 graus Celsius negativos e 29 positivos, a vegetação nativa é de bosque tropical andino e a altitude varia de 800 a 1.800 metros sobre o nível do mar. Combinadas, tais condições resultam em café de alta qualidade, com períodos de colheita relativamente curtos. Os camponeses da região desenvolveram, ademais, técnicas de cultivo e processamento “grão por grão”. Apesar da industrialização agrícola massiva, seus conceitos básicos foram mantidos até os dias de hoje.

 

Em 2011, a UNESCO reconheceu a Paisagem Cultural do Café da Colômbia como um Patrimônio da Humanidade.

 

Salento: um lindo povoado no coração cafeeiro da Colômbia

 

Muitas localidades no Eixo Cafeeiro atraem os turistas estrangeiros. Dentre elas, optei por visitar a pequena Salento por dois motivos: está localizada próxima do belo Vale de Cocora e é bastante tranquila para percorrer a pé. Outras opções para usar como base seriam Manizales (capital de Caldas), Pereira (capital de Risaralda), Armenia (capital de Quindío), ou povoados menores das proximidades.

 

Acredito que a escolha tenha sido feliz, afinal Salento se tornou uma das cidades mais charmosas que já conheci na Colômbia. Nem o grande número de turistas estrangeiros é capaz de diminuir seu encanto de cidade pequena perdida no tempo.

 

Como chegar às fincas produtoras de café

 

Quem quiser visitar de perto uma finca de café em Salento, pode facilmente fazê-lo por conta própria, sem agência. Para chegar até lá, existem três opções de transporte: contratar um dos jipes que abundam na praça central por 3.000 pesos colombianos, um cavalo por 25.000 ou ir a pé. Eu escolhi esta última opção.

 

Saindo do centro, percorri a distância de 5 km em 40 minutos na ida (uma leve descida) e teria levado talvez 1 hora para retornar, mas acabei conseguindo uma carona. O trajeto é muito simples: basta seguir a estrada da famosa ponte amarela. Qualquer morador lhe informará com gosto onde ela se localiza.

 

Finca Las Acácias

 

Por recomendação de um mochileiro que conheci na cidade, visitei a Finca Las Acácias. Trata-se da primeira fazenda a ser avistada na estrada que citei acima. Muito fácil de encontrar.

 

O tour dura 50 minutos e custa 8.000 pesos colombianos, incluindo um café de cortesia ao final (delicioso, diga-se de passagem).

 

Ao longo do passeio, o guia explicará como se dá todo o processo, desde a germinação das sementes até o consumo. Como a finca é familiar, tudo pode ser visto bastante didaticamente com um tour guiado pelos próprios proprietários.

 

Ao final do recorrido, os visitantes são convidados a moer o café que será servido instantes depois. Um pequeno prazer para os apreciadores do grão marrom.

 

Informações úteis

 

Como chegar: é possível chegar a Salento desde Armênia ou Pereira, ambas com conexões de ônibus diretos à Bogota, Cali e Medellín. Pereira conta também com um aeroporto regional com voos da Viva Colombia à capital colombiana.

 

Custo: hospedagens econômicas variam de 15.000 a 30.000 pesos colombianos; refeições básicas entre 8.500 e 15.000 pesos; o transporte em jipe compartilhado trabalha com preço único de 3.000 para distâncias no raio de até 10 km do centro da cidade (quem desejar pode contratar o jipe para um passeio privado ao custo máximo de 30.000 pesos).

 

Duração: como a maior atração do local é o café, vale a pena permanecer um mínimo de 2 dias. Quem gosta de caminhadas pode prolongar a estadia com um trekking no Vale de Cocora.

 

POST COMPLETO COM GALERIA DE FOTOS:

http://www.trotamericas.com/blog/visitando-uma-fazenda-de-cafe-organico-em-salento

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...