Ir para conteúdo

Ax les Thermes - Ski na França


Posts Recomendados

  • Membros

Vou contar um pouco sobre a minha primeira (e única, mas até agora!) com ski. Considero uma boa para quem tem um dia livre e está na região sul da França.

O que acontece é que eu estava visitando Toulouse com minha namorada e mais uns amigos e nos disseram que a SNCF (empresa que organiza viagens de trem na França) estava com uma promoção, oferecendo passagem de ida-e-volta + entrada na estação (que eles chamam de forfait) por 30 euros. Como eu nunca tinha esquiado na minha vida e até então também não tinha nem pisado em neve topei na hora.

O bom dessa promoção é que ela oferecia a passagem de ida-e-volta para Toulouse, assim não era necessário dormir na cidade ou na própria estação (onde a hospedagem era mais cara). Comprando esse passe você podia pegar o primeiro trem que saía de Toulouse para Ax les Thermes, e foi o que fizemos.

A viagem foi maravilhosa, o transporte ferroviário francês, pelo o que vi, é maravilha. A viagem dura em média 1 hora, a paisagem no caminho é deslumbrante.

 

Chegando em Ax a SNCF oferece uma Van até a entrada da estação de ski. Onde você pega uma fila para entrar num teleférico para subir a montanha. A fila era gigantesca, mas qual foi a nossa felicidade quando descobrimos que o nosso passe tinha prioridade. Como não era necessário pegar fila fomos aproveitar um pouco da cidade. Tudo era muito lindo (e frio). A cidade parecia ser esculpida na montanha. Compramos uns crepes de chocolate numa Boulangerie (vulga padaria) e comemos no meio da rua.

Éramos em seis, todos cearenses, e como não costuma nevar aqui em Fortaleza, era a primeira vez de todo mundo. Rolou até uma guerra de bola de neve, e no meio da guerra, teve uns franceses que entraram no meio e começaram a participar também. Bem simpáticos, aliás, os franceses não-parisienses tem fama de serem acolhedores.

 

20100817174850.JPG

 

20100817180355.JPG

 

20100817175752.JPG

 

A cidade tinha uma boa estrutura com mercadinhos, loja de souvenirs, albergues e várias lojas de aluguel de equipamento. Fizemos as compras para o almoço (sandubão), pegamos o bondinho e subimos até a estação propriamente dita.

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100817181008.JPG 500 375 Vista do teleférico]Vista do Teleférico [ ].[/picturethis]

A estação é bem dividida, você recebe um mapa da montanha com indicações dos lugares para diferentes níveis. O primeiro procedimento foi ir até a loja mais próxima de aluguel de equipamento (o ski custava 15 euros o dia e o snowboard 17), conversando com a dona da loja descobrimos que com o ski você aprende mais rápido. Depois disso fomos até a pista dos realmente iniciantes, que ficava em frente à loja de aluguel.

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100817181944.JPG 500 375 Os outros utilizadores da pista dos iniciantes]Os outros utilizadores da pista iniciante. [ ].[/picturethis]

 

A questão do "aprender" é relativa, a aula custava 22 euros (por hora) e você ainda tinha que reservar um horário. Não tava afim não paguei. O pessoal que tinha alguma experiência com esportes de equilíbrio (como skate, patins, sandboard) aprendeu rápido. Peguei uma dica de como frear observando a aula de uma garotinha de longe, e pronto, até o fim do dia, juntando toda a experiência com esportes e a dica superútil de como frear, a maioria já tava conseguindo descer toda a pista iniciante se mantendo em pé e sem bater em ninguém.

Como já tinha dito, o almoço foi com as coisas que tínhamos comprado no supermercado ainda em Ax-les-Thermes. Mas a estação possuía vários restaurantes (tinha até uma creperia barata) e um supermercado. Então não era necessário comprar nada na cidade. Fim do dia, descemos pelo mesmo teleférico (na fila de volta o passe da SNCF também dava prioridade).

No outro dia retornamos à estação, dessa vez com mais experiência na questão da alimentação e principalmente na questão do ski. Resolvemos nos aventurar indo para uma pista Amadora, achamos uma trilha que oferecia 45 minutos de descida, contornando uma parte do vale. Foi espetacular, skiar entre pinheiros cheios de neve, numa velocidade razoável (mais para lenta), numa trilha silenciosa, com a oportunidade de parar para tirar fotos e observar a paisagem.

Eskiar é uma experiência maravilhosa, mesmo para quem não gosta de esportes que ofereçam muita emoção, a estação geralmente oferece várias pistas, para todos os gostos. É uma ótima oportunidade para sentir a natureza e coisas asssim.

 

Na minha humilde opinião de esquiador nada experiente foi também muito barato, pois tínhamos acesso a todas as pistas e a todos os teleféricos da estação.

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100817182825.JPG 500 375 Legenda da Foto]Trilha de 45 minutos de descida. [ ].[/picturethis]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Olá!

Alguém pode indicar alguma estação de ski na Europa!? Pode ser França, Suiça...Na verdade, não precisa ser uma estação famosa e nem cara (se é que é possível) e queria dicas de hotel tb. É possível ficar na cidade, num hotel próximo ao cable car ou eu preciso ficar dentro das estações de ski?

 

Ax les Thermes pareceu-me legal, mas sabe dizer se preciso dormir na estação?

 

Obrigada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...