LENÇÓIS MARANHENSES - SANTO AMARO - MARANHAO / 07 A 09 DE SETEMBRO DE 2016 Com Gastos !!!

598ddace2fd8e_2016-09-0809_10_57.jpg.d8ab57d2d590119c4489c32c9790d65e.jpg

Antes de começar meu relato gostaria de agradecer a Mel e sua família pela Hospitalidade.

Foi difícil achar informações sobre a cidade de santo amaro - ma, foi igual garimpar ouro, mas enfim deu tudo certo e foi só sucesso !

Indico o guia Amorim telefone 98 9 88 56 21 22 zap / 9 88 21 28 37 esse a ligação pega até quando está nas dunas ! Ele faz os passeios lagoa da andorinha / betania e espigão / lagoa da emendadas e transfer !

598ddace54369_2016-09-0908_30_42.jpg.24c7eef15ca45c0f0743eed0c6da091a.jpg

Indico a Pousada Lulayne Dunas - eles fazem os passeios e arrajam guia se você precisar

telefone 98 8879 9438 Marivaldo ! ( a pousada tem facebook)

Pela coperativa de santo amaro pode falar com a Debora telefone 98 8861 7358

passeios da coperativa

Lagoa da andorinha R$ 60.00 P PESSOA / 03 HORAS DURAÇÃO / R$ 250.00 VALOR PRIVATIVO

Lagoa da gaivota R$ 50.00 P PESSOA / 03 HORAS DURAÇÃO / R$ 200.00 VALOR PRIVATIVO

Betania e Espigão R$ 70.00 P PESSOA / DURAÇÃO METADE DO DIA / R$ 400.00 VALOR PRIVAT...

Betania e Espigão R$ 80.00 P PESSOA / DURAÇÃO DIA INTEIRO / R$ 400.00 V. PRIVATIVO

TREK R$ 200.00 DIÁRIA DO GUIA

Lagoa america (barco) R$ 40.00 / DURAÇÃO DE DIA / R$ 150.00 V. PRIVATIVO

Transfer st amaro x barreirinhas R$ 400.00

Transfer st amaro x sao luis R$ 600.00 AEROPORTO

Transfer st amaro x sangue R$ 250.00

Bom há umas 2 semanas atrás as companhias aéreas começaram a tal das mega promo naqueles weekeends relampagos ! Eu tava em casa deitado na cama e daí comecei a olhar alguns destinos, mas só olhar mesmo ! Não tinha pretenção de ir para algum lugar nas próximas semanas. No entanto lembrei que a Mel (amiga que mora em São Luís - Ma) me falou que iria pros lençóis maranhenses no feriado de 7/09/2016 ! ::hahaha:: Na mesma hora eu pirei !

Caramba eu já tinha ido 2 vezes ao Estado do Maranhão e por azar não tive a oportunidade de ir para os lençóis, o que pra mim tinha sido muito decepcionante e não gosto de adiar um projeto pelo simples fato de não saber quando poderei ter uma nova chance ! Pois bem, após uns anos, lá to eu vendo passagens pra ir pros lençóis ! Porém as mega promo ! De promo não tinha nada, você fica atiçado pela propaganda mas quando vai ver é só enrolação ! Só achei passagens que estavam a ida R$ 500 e alguns Temers e a volta por R$ 99.00 sem falar nas taxas de embarque que eu nem fiz questão de verificar ! Égua ai eu fiquei bolado ::hein: e agora ? Não tava afim de gastar toda essa grana com passagem aérea, ainda mais que o Maranhão é aqui do lado ! Pô ai corri pro site da clickbus, e lá a passagem custava R$ 139.00 com todas as taxas inclusas, depois de pensar muito nas longas 12:30 hs de viagem, quer saber decidir ir ! Comprei primeiro uma passagem e depois com alguns dias a outra porque meu cartão tava estourado e sem limite ! A segunda passagem custou R$ 144.00 ( 2 x cartão)

598ddace80763_progresso6251(1)-Cpia.JPG.c5c1c8b74b74212f1517c2b0a3294ca9.JPG

598ddacea2645_2016-09-0619_15_11.jpg.a8b00a14edac31e25178f2f1849b767b.jpg

Compra aprovada com sucesso ! ::otemo:: a partir dali comecei a contar os dias pra viagem que só faltava uma semana ! Também chamei os amigos lá no grupo do zap, mandei fotos dos locais onde sabia que iríamos, falei dos valores que estavam muito em conta, mas, de nada adiantou ::putz:: , todos de algum modo não poderiam ir, e sem falar que chamar em cima da hora né, quase ninguém topa, mas, para minha surpresa, a Wan topou e ainda disse que estava de férias ! ::otemo:: que massa pelo menos já teria companhia pra longa viagem de ônibus ! A semana vôou literalmente ! Na véspera do feriado, levantei as 5 hs da manha pra arrumar o mochilão que meu amigo Alt me emprestou, já que o meu rasgou na última trip que fizemos para o Pico da Bandeira em Junho. Arrumei rápido, só joguei as roupas dentro e coloquei um tripé e rasguei pro trabalho. As horas passaram voando, as 18 hs lá estava eu indo encontrar com a Wan na rodoviária de Belém - Pa.

Compramos na empresa de ônibus Viação Progresso , um ônibus DD com poltronas leito, que eram confortáveis pra viagens longas, e depois de 13 hs de viagem chegamos na rodoviária de São Luís ! Lá a Mel deveria estar nos aguardando, só que ao desembarcar, percebemos que ela ainda não tinha chegado, colocamos os celulares pra carregar na parede que fica ao lado do banheiro masculino, ai mandamos zap avisando da chegada, e poucos minutos depois ela chegou e nos levou pra sua casa, para que tomássemos um banho, e depois café.

Dia 1 07/09/2016

Após o café fomos a rede de supermercados São Mateus fazer umas comprinhas.

3 garrafas de vinho tinto suave

1 goiabada

1 salame

1 pratinho de Queijo Mussarela

total R$ 97,91 dividido para três pessoas deu R$ 32.63 p cada.

comprei também 1 pacote de pilhas palito para minha lanterna de cabeça R$ 10.59

Após as compras fomos colocar as bagagens no carro do pai da Mel e partir para Santo Amaro. Saímos as 10 hs da manha, com previsão de umas 3:30 hs de viagem, agendamos um transfer e avisamos que iríamos chegar as 13:30 da tarde ! Mal sabíamos o congestionamento que iríamos enfrentar pela frente ! Perdemos praticamente o dia naquele maldito congestionamento numa daquelas Br do Maranhão, a vantagem é que dava pra contar vagão na hora que o trem da vale passava kkkkk ::lol4:: , as 16 hs chegamos finalmente no lugarejo chamado localmente de SANGUE (um local onde as pessoas deixam os carros e pegam o transfer) o estaciomamento no Sangue custou R$ 20.00 ( 2 diárias ) e de lá pegamos transfer numa Hilux ( R$ 30.00 / 5 deu R$ 6.00 p cada pessoa )

A caminho da pousada você passa pelo Rio Alegre, literalmente a Hilux atravessa o rio, essa é uma daquelas horas mais bacanas do passeio, o visual é incrível, algo bem rústico, aquele rio parece ser o coração daquela pequena cidade, quando cheguei eu não consegui entender o porque de todas aquelas pessoas ficarem a beira do rio, mais tarde eu iria entender tudo aquilo que eu estava vendo ! 20 minutos depois chegamos na Pousada Lulayne Dunas ( proprietário Srº Marinaldo phone + 55 98 8879-9438 ) a pousada é simples, quem pretende se hospedar ali não espere algo como 5 estrelas, porém o diferencial está no atendimento, o Sr Marinaldo e toda sua equipe são atenciosos e bem prestativos, se voltasse lá não me arrependeria de me hospedar ali ! Lá tem espaço para camping, mas o único problema que eu passei é que não tem banheiro externo ! ::xiu:: mais na frente conto o que passei kkkkk.

598ddad063e6d_2016-09-0716_56_00.jpg.8b4aee51cc93be9e0ab05c80486337fa.jpg

Hospedagem na Pousada Lulayne Dunas ficou assim R$ 500.00 / 5 deu R$ 100.00 p cada pessoa incluindo café da manha ( frutas, tapioca, sucos de goiaba, cupuaçu e bacuri, pães c ovos e bolo), então chegamos na Lulayne Dunas as 16:30 e seu Marinaldo disse que agente tinha que sair logo pras dunas, se quiséssemos ver o por do sol ! Os pais da Mel ficaram no quarto incluído no valor e nós (eu Wan e Mel) no camping. Guardamos as bagagens no quarto e partimos pras dunas, chegamos a tempo e ficamos apreciando o belo por do sol, tiramos algumas fotos e fizemos alguns vídeos, após isso retornamos de novo para a pousada, jantamos arroz com vinagreira e camarão feito pela Mel e sua Mãe, a culinária maranhense é deliciosa ! Depois da janta fomos armar as 2 barracas, barracas prontas partimos as 20 hs novamente pras dunas pra apreciar o incrível céu estrelado ! A nossa vontade era fazer camping nas dunas, mas, por uma questão de insegurança e medo, desistimos, ai no dia seguinte ficamos sabendo que a cidade não tem indícios de criminalidade, mas , enfim quem sabe com uma galera maior ai sim daria certo, camping nas dunas fica pra próxima ! Voltamos para a pousada, e depois de uma banho fomos nos sentar em baixo do cajueiro onde nossas barracas estavam armadas !

Ai ficamos conversando e tomando vinho e vez ou outra petiscando o salame e o queijo kkkk ! A Wan que é fraca depois do 3 copo já tava ficando grog ::essa:: com 3 copos, e eu e Mel continuamos tomando vinho, e depois de algum tempo agente já tava rindo sozinho ::lol3:: , acho que as 13 horas de viagem e noite mal dormida, somado com umas 6 horas no congestionamento e mais o cansaço contribuíram para o vinho deixar agente mais alegre ::lol4:: . Eu continuei tomando vinho e comendo salame e queijo, e lá pelas 2 da madrugada fomos dormir, pq a meta era acordar bem cedo pra assistir o nascer do sol nos lençóis ...

598ddad1877bb_2016-09-0817_39_01.jpg.a5a6d6117a323bfed63f07e19c33e824.jpg

Tinha colocado o celular pra despertar as 05 hs, mas as 04:00 da manha já estava acordado, a mistura de vinho + salame + qjo mussarela caiu como uma bomba atômica no meu intestino, e eu comecei a suar frio ::mmm: , logo em seguida minha barriga roncava mais que um cachorro escasseando um osso na boca ::lol4:: , não aguentei ficar deitado, as contrações intestinais eram violentas ::dãã2::ãã2::'> , e o pior não tinha banheiro na área externa, levantei e fiquei andando pelo camping, meu deus e agora ? Já não conseguia segurar aquela vontade incontrolável de cagar ::ahhhh:: . Até que do nada as meninas se acordam ao ouvirem barulho no caping e Mel pergunta: - Flavio é você ? Eu disse: Sim ::hahaha::

Falei Mel por favor bate lá na porta do quarto dos seus pais, pq eu to pra me cagar ::lol4:: , fomos o mais rápido pra lá, e pra minha surpresa os pais dela já estavam acordados, ainda bem que todo mundo saiu do quarto ::lol4:: , isso me aliviou de todas as maneiras, pq não fiquei constrangido com os barulhos da evacuação ! ::lol4:: Que alivio depois disso, voltei pra barraca e nem tive mais forças e coragem pra enfrentar a caminhada pra assistir ao nascer do sol, fiquei lá mesmo, aguardando o dia raiar e servirem o café ! ::lol3::

598ddad11e701_2016-09-0811_01_33.jpg.280784d06eb9ee56c257f49bc2f27d64.jpg

Dia 2 08/09/2016

Após tomar o café servido na pousada, fomos tomar banho e se arrumar pro passeio a lagoa da gaivota, pouco antes de sair, minha barriga me envia uns #direct de que o pior não tinha passado ::dãã2::ãã2::'> , falei pro pessoal me aguardar pq precisaria ir ao banheiro novamente e foi o que fiz, nesse momento eu pensava comigo, eu vou pra lagoa nem que eu vá me cagando ::lol4:: aí as meninas ficaram me encarnando, vai cagar nas dunas ! ::hahaha:: ! Aquele era o nosso ultimo dia nos lençóis e por nada eu ia perder, nem mesmo uma caganeira me impediria ::lol4:: , pra alivio meu, depois da ida ao banheiro, nunca mais senti nenhuma dor, ai todo mundo preparado, o Srº Marinaldo veio os oferecer um guia pra nos conduzir a duna por R$ 80.00 ! Como eu já tinha lido na Internet que dava pra ir a pé, dispensamos o guia e fomos a pé rumo ao desconhecido ! Foram os 6 KM mais difíceis que já percorri na vida, a caminhada durou umas 2:30 hs num sol escaldante e parecia que nunca iríamos chegar na tal lagoa da gaivota ! Depois de meia hora caminhando na imensidão dos lençóis meus pés começaram a doer ! Fiquei com medo das minhas panturilhas doerem, pq ai eu tava ferrado.

598ddacfd37c7_2016-09-0716_48_49.jpg.df464157a35ad41634ddaacac30b1855.jpg

De longe começamos a ver uns pontinhos pretos nas dunas ! Que alegria eram as pessoas, cara nessa hora deu um alivio de ver que agente tinha conseguido chegar. Ficamos uma hora na lagoa da gaivota, então decidimos ir embora, ai foi quando fomos assaltados literalmente, como não queríamos voltar a pé novamente os 6 km num sol ainda mais escaldante, o pai da Mel foi perguntar pros caras das hilux quanto eles cobravam pra vir nos buscar - ai o cara disse R$ 200.00 ! Égua nessa hora me deu vontade de dar um tubão na cara do bandido ::prestessao:: , resolvemos que não aceitaríamos a proposta e partimos tristes pra mais uma travessia no deserto que mais parecia a novela dos 10 mandamentos da Record, quando Moises conduziu o povo para fora do egito, só que a pé seria praticamente uma viagem sem fim, e nós não estavam mais afim de ficar peregrinando naquele deserto !

598ddad0066bd_2016-09-0716_42_34.jpg.ee8e240365068d226013ed3bf4140dfb.jpg

Foi ai que apareceu nosso #SALVADOR o Sr Marivaldo da Pousada Lulayne Dunas, agente lá quase implorando pra alguém nós levar por um preço justo, eis que ele aparece do nosso lado ! Mal o reconhecemos, ele trajava tipo um turbante que protegia seu rosto do sol, tipo aqueles sheiks árabes, ai ele fala meu amigo ali axo que leva vocês ! - Pensem na alegria d'agente ::hahaha:: O amigo dele nos cobrou R$ 100.00 / 5 deu R$ 20.00 p cada pessoa, o amigo dele ainda nos levou direto para o restaurante que tinha - mos fechado ! No restaurante a primeira coisa que nos veio a mente foi pedir uma coca cola bem gelada ::lol4:: , agente tava tudo zonzo de pegar tanto sol ::dãã2::ãã2::'> , só que no restaurante só tinha coca quente ::vapapu:: imagina a indignação ! A Wan saiu varada nos outros restaurantes a beira do rio alegre, mas sem sucesso também não achou ! Até que um garoto que vende uns bombons no restaurante, foi atrás e conseguiu a coca geladaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa ::hahaha:: Agora literalmente entendo a citação : - A ultima coca cola do deserto ::lol4::

O restaurante mais parecia uma cabana, alias era uma cabana mesmo, mas a refeição estava uma delicia ( carne de sol ) teve até repeteco e custou R$ 117.00 / 5 deu R$ 23.40 P cada pessoa. A essa altura do campeonato de barriga cheia, diga -se bem cheia, ficamos esperando Nosso Salvador Moises ::lol4:: diga -se o Sr Marivaldo que já tinha acertado o ultimo passeio que faríamos a tarde antes de nos despedir dos lençóis, na hora marcada surge MOISES ::lol4:: alias Srº Marivaldo, subimos em sua Hilux para conhecer o ESPIGÃO e a comunidade Betania. Os dois lugares têm paisagens de tirar o fôlego, levar óculos escuro é indispensável, já que nessa parte as dunas são tão BRANCAS igual a LEITE ! Então descemos no espigão e fomos mais uma vez caminhar mais 6 km até betânia. Essa caminhada é bem melhor pq hora você esta nas dunas horas você está caminhando sobre o rio ! O rio é fantástico (Rio Alegre). Por esse passeio do Espigão até comunidade Betania pagamos R$ 300.00 / 5 deu R$ 60.00 p cada pessoa !

Finalmente chegamos em Betânia, e lá nos aguardava o Sr Marivaldo, subimos na Hilux nos 5 mais um turista de pernambuco e um casal com uma criança que não sei de onde eles eram ! Assim terminou minha aventura nos Lençóis Maranhenses ! Voltamos pra pousada, tomamos um café, ainda fomos no mercado comprar mais vinho, dessa vez sem salame e queijo e ficamos tomando ate umas 23 hs, depois fomos dormir pra acordar cedo no outro dia e partir p São Luís ! Lençóis Deixou saudade, voltarei sem duvida pra aproveitar mais, sem ser na correria de 2 dias ::lol4::

FICA AQUI O LINK DO VÍDEO QUE FIZ NOS LENÇÓIS !