Ir para conteúdo

Lucerna e Monte Pilatus


paola.rez

Posts Recomendados

  • Membros

Olá, mochileiros!

Quando estava planejando minha viagem à Lucerna não encontrei muita coisa aqui, então resolvi dar uma ajudinha pra quem está pesquisando.

Estive na Suíça no começo de fevereiro e a ideia era ficar em Lucerna e visitar outras cidades, mas não foi o que aconteceu..

Como antes estava em Paris, peguei um voo pela Iberia e cheguei à Genebra. De dentro do aeroporto mesmo sai um trem em direção à Lucerna. O trajeto dura em torno de 2h, sendo Lucerna a parada final. Custou uns 60 CHF por pessoa, algo como 49 euros. A Suíça não faz parte do Euro, mas aceita, só que o troco é em francos suíços. Normalmente aparece na plaquinha de preço dos produtos em euro e CHF, ou vc pode calcular dependendo a cotação do dia. Mas atenção: assim como qualquer outro lugar, sempre tem os espertinhos. No táxi que pegamos para o hotel, o motorista nos disse que o valor de francos suíços era igual a euro, mas não é..

Ficamos no Hotel Falken. Achei este o melhor hotel da viagem. Decoração asiática, chuveiro bom, a melhor cama que eu já deitei na vida, wi-fi bom, atendimento muito simpático, mas sem café da manhã. E a localização era ótima também, bem perto do centrinho e da estação de trem. Reservamos pelo booking.com e não houve problema algum (as diárias podem ser pagas no cartão, mas na Europa é cobrado uma taxa por dia e por pessoa, e essa deve ser paga em dinheiro).

 

Lucerna é uma cidade linda, daquelas de fundo de computador. Lago, cisnes e as montanhas ao fundo...

 

P1040142.JPG.75b8efd4e5e60f9d8d7f8429f6e44f0f.JPG

 

É possível conhece-la em um ou dois dias. No primeiro dia só caminhamos e conhecemos todas as ruelas, o famoso monumento do leão, as pontes.

 

P1040094.JPG.352386d40171e4174836bb56a9c8aaa5.JPG

 

Lucerna tem também alguns museus, mas não entramos em nada. Particularmente, a graça da cidade pra mim foi caminhar e ficar apreciando a paisagem, que te deixa boba de tão linda. Nosso primeiro dia acabou caindo em um domingo, então muitas das lojas estavam fechadas. Mas, mesmo nos outros dias, estranhei o comércio todo fechando bem cedo, por volta das 18h, mesmo padarias, cafés, mercados. Apenas restaurantes caros ficam abertos, então nós fazíamos um ranchinho no mercado de frutas e bolachas. No mercado também compramos chocolates, mesmo pra presentes, pq nas lojas de presentes eram bem mais caros. Falando nisso, sinto informar: não prometa presentes e lembranças da Suíça, elas são muuuito caras. Por exemplo, um simples imã, que em outras cidades se paga 1 ou 2 euros, em Lucerna estava no mínimo 8 euros.

 

Nos dias em que estivemos lá, sempre teve sol, então a temperatura não estava tão baixa. Durante a noite ficava frio, mas nada congelante.

Na última noite resolvemos provar um fondue de queijo. Agora não lembro o nome do lugar, mas ele fica na rua ao lado do monumento do leão. O lugar estava vazio, só eu e minha irmã. O atendimento não foi aquela coisa, o fondue não tinha nada de mais e de acompanhamento só pão mesmo. Gastamos uns 50 chf. Em outros lugares acredito que tudo seja melhor e mais caro. Vai de vc ver se prefere gastar mais.

Se vc estiver planejando ir à Lucerna verá uma padaria toda rosinha bem no centro e em alguns outros pontos tbm, como na estação de trem. Eu recomendo! Doces, croissants, sanduíches, cafés e chocolates, tudo bom e não tão caro (nada é super barato por lá).

 

Em um dos dias decidimos ir ao Monte Pilatus. Compramos a passagem de ônibus + entrada numa banquinha próxima à parada de ônibus mais central. A cidade é bem sinalizada, descemos do ônibus e caminhamos mais uns minutinhos. Chegando lá, pegamos o teleférico para subir até o alto. Esse teleférico vai até o segundo ponto, e até o Monte Pilatus propriamente dito tem que pegar um teleférico maior em q vc vai de pé e cabe mais gente.

Lá em cima não tem muito o que fazer, só apreciar a vista mesmo.

 

P1040192.JPG.b859c7e4254f16e3b11899abd3329a08.JPG

 

De volta ao segundo ponto, pode-se fazer alguns esportes. Tudo pago, claro.

Dica de quem caiu algumas vezes na neve: não precisa ser aquelas botas de neve mesmo, mas vá com algum calçado que a sola não seja lisa. Vi algumas pessoas com calçados de trilha, me pareceram bons. Casaco impermeável é essencial, assim como luva. De resto, não precisa de nenhuma roupa especial pra neve.

 

Recomendo uns 3 dias em Lucerna se vc quiser ir até algum monte, senão uns 2 dias tá de bom tamanho pela atividade da cidade. Caso vc esteja planejando um bate-volta, em um dia dá pra conhecer tudo tbm. Na cidade não tem muita badalação, até pq as pessoas que mais vimos por lá eram velhinhos e famílias. Dá vontade de se aposentar e ir morar lá. Vale uma visita pela beleza da cidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...