Ir para conteúdo

Nova Tramontina Commander 7"


Posts Recomendados

  • Membros

E aí, pessoal, blz?

 

Quando vejo falarem das tramontina, especialmente as commander, falam das mais antigas e de cabo oco. Ainda não vi (exceto no video do tocandira) falarem sobre as novas Commander.

Elas agora vem com acabamento preto, não sei dizer se são full tang mas devem ser monobloco e parece que o aço está recebendo um tratamento novo.

 

Queria saber aí de vcs que entendem bem a opinião dessas NOVAS Commander, em especial essa de 7 polegadas. Abraços a todos!

28351_Ampliada.jpg.03b48f38e4c46efadd511ccab5cf97c5.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ulysses,

 

Seja bem vindo! ::otemo::

 

Infelizmente nunca sequer peguei uma destas. Tem uns amigos que acham que ela e suas variantes são bons modelos, entretanto todos são unânimes em afirmar que prefiriam uns modelos um pouco mais antigos que eram como estes novos só que em aço 1070.

 

Vamos esperar que alguém aqui tenha este modelo e lhe dê uma opinião em primeira mão.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ulysses,

 

O amigo André é da opinião que uma faca grande faz tudo que uma pequena faz e muito mais, já o inverso não seria verdadeiro.

 

Pelo que você escreveu presumo que esteja habituado a utilizar um facão à campo, então na verdade me parece que uma faca grande apresentaria uma certa sobreposição de funções com o facão, e em que pese você poder sim fazer trabalhos mais refinados e detalhados com uma faca grande, uma faca um pouco menor desempenha melhor estes trabalhos, ao menos do ponto de vista ergonômico.

 

Mas aqui é mais uma questão de adaptação e gosto pessoal...

 

A Tramontina infelizmente omite muitas informações de seus produtos, que eu particularmente acho importante saber para ter uma idéia, ainda que subjetiva, das eventuais capacidades e deficiências de uma lâmina. Ela não informa o aço de que é feita a faca, se limitando a "inox ou carbono", por vezes não informa o grind, a espessura e nunca ví informar a dureza.

 

Veja este vazado no terço final da lâmina, qual a função prática disto? Na minha opinião só serve para enfraquecer estruturalmente a lâmina neste terço final.

 

Vou parar por aqui pois como já disse sequer já cheguei perto de uma destas; vamos aguardar quem tenha e lhe dê uma opinião abalizada.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu consegui vê-la em um vídeo de um carinha que a vende no mercado livre. A espessura parece ser muito boa, só de olhar acho que na casa dos 4mm PELO MENOS.

A lamina de 7" eu acho um tamanho interessante (na minha santa ignorancia) pois não é lá muito grande, o que ajuda em trabalhos mais precisos (claro, uma pequenininha acaba sendo melhor, mas nesse caso imagino que não vá fazer uma diferença tão grande) e também não é tão pequena pra ajudar em trabalhos mais pesados como cortar alguns galhos grossos com uma mão (só batendo a faca, como um facão) e estragos maiores. Mas é só suposição.

 

Vi no site que é revendendor oficial da tramontina (la vendem esse modelo por R$ 89,00. Achei interessante o preço) eles chamarem esse buraquinho de "suspensão de peso". Também não entendi direito mas achei que alguém podia encontrar alguma utilidade pra isso. Realmente não informam esses detalhes, por isso resolvi perguntar pra quem tem mais experiencia com esse tipo de faca tramontina pra esses tipos de situações.

 

O gasparello é experiente e tem uma dessas novas. Talvez ele pudesse falar mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

INFORMAÇÕES

Lâmina com maior espessura para cortes de impacto.

Cabo emborrachado, tem muito mais resistência e durabilidade.

T-inox é exclusividade da Tramontina no tratamento e preparação de aço inox presente na nova linha de facas esportivas.

Safe-t é design exclusivo desenvolvido pela Tramontina que garante ao usuário o manuseio seguro da faca.

Total black é a nova tecnologia desenvolvida pela Tramontina que oferece acabamento totalmente escurecido antirreflexivo em todo o corpo da faca, garantindo alta performance no uso tático.

Furo para suspensão de peso.

Serrilha multiuso.

Bainha em nylon impermeável com acabamento emborrachado e cordão para amarrar na perna.

Design moderno e diferenciado.

Pode ir à máquina de lavar louças.

Permanece bonita por muito mais tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Hehehehehe

 

Estas informações oficiais são o famoso "falar muito e não dizer praticamente nada"!!!

 

Ulysses, não falo só da Tramontina mas de qualquer empresa que não anuncia claramente as caracteristicas de um produto, eu diria que é prudente por parte do consumidor ter uma boa dose de desconfiança. Se fosse usado por exemplo um aço 440C que já foi considerado top de linha há umas 2 décadas ou um pouco mais e ainda é tido como benchmark contra o qual outros aços são avaliados, seria "orgulhosamente" anunciado; se não anunciam a dureza, é bem provável que seja a mesma ou atémenor que sua linha de cozinha ( 52 a 55 HRC ), etc.

 

Agora sejamos razoáveis: qual o problema tem a empresa em anunciar nas especificações técnicas ao menos a espessura da lâmina?

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

É, vc tem razão. Nisso eles não são tão profissionais quanto outras empresas lá fora. Mas eles nao fazem isso com nenhum produto, né?

Acho que devem pensar que são informações que os consumidores deles nem vão ler por não entenderem oq significa. Ou talvez eles mesmos nem saibam por nunca terem testado. Mas pelo menos o aço deviam especificar melhor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

A Tramontina indica o aço usado na linha profissional dela (AISI 4100 é um dos que eu lembro) e parece que começou a fazer têmpera nos inox da linha doméstica pois a patroa aqui em casa estilhaçou o fio de uma faca de forma muito parecida com o que aconteceu com a faca do Rafael. Esse T-inox deve ser o nome novo desse processo velho de endurecer o fio, marquetês puro. Eu continuo acreditando que eles não dizem o aço usado na maioria das facas porque o mercado consumidro não exige isso deles. Aliás, eu andei olhando o site de patentes (http://www.patentesonline.com.br/) e tem pouca coisa patenteada na área de cutelaria, embora hava bastante nas demais áreas de atuação, sinal que eles preferem manter o segredo industrial (caso da formulação do polywood que o Calegari contou noutro fórum) das coisas boas e so patentearam o que precisaram, como estes dois processos:

 

 

 

Liga para uso em processo de sinterização

 

Liga para uso em processo de sinterização que proporciona uma composição quantitativa e qualitativa capaz de conferir, à massa de pó aglomerada, propriedades físicas e mecânicas desejadas, possibilitando, dentre outras, o alcance de valores mais rigorosos de resistência mecânica; de tolerância...

 

PI0906129-0A2 - Classificações: C22C 33/02 C22C 38/16 C22C 38/08

 

Processo de oxidação a vapor de peças em aço com baixo teor de carbono

 

Processo de oxidação a vapor de peças em aço com baixo teor de carbono que visa proporcionar o revestimento após a conformação das peças, de maneira a deixá-las completamente uniformes; além do que, o processo proposto também permite a utilização de aços com maior variação no teor de carbono, pois,...

 

PI0905631-9A2 - Classificações: C23C 8/10 C23C 8/14 C23C 8/18

 

Quanto a não ser profissional, eu acho que basta comparar as fotos das fabricas de facas chinesas (p.ex. http://wayeah.en.alibaba.com/) com a planta em Carlos Barbosa RS. O que acontece é que enquanto os barracões chineses produzem exclusivamente sob encomenda em alto volume facas outdoor a outra empresa faz desde carrinho de mão até enxadas. Além disso, a Tramontina nunca foi conhecida pela qualidade até adquirir a Zivi e a Mundial e aprender com eles design e acabamento de talheres, o que é bem recente, e o mercado ``outdoor´´ sempre esteve mais para os que usam botas 7-léguas e facão três listas do que para os que usam botas Salomon 4D GTX e machete Gerber. ::tchann::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

A tempera é coisa ruim? Nao sei oq aconteceu com a faca do Rafael e ai fiquei sem saber como a patroa fez...

 

Será que o aço, na pior das hipóteses, não é o mesmo das commander anteriores só que com acabamento preto e full tang em vez de cabo oco (que era justamente a reclamação do pessoal)? Tendo uma boa possibilidade de ser um aço um pouco melhorado por conta da suposta inovação no processo de fabricação?

 

Eu não tive uma commander antes então não sei se, fora o problema do cabo oco, ela seria uma excelente faca em termos de aguentar o tranco e da qualidade do fio...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...