Ir para conteúdo

1 semana pelo Sul – 16 a 24/06/15 – Canela; Gramado; Cambará do Sul e Porto Alegre.


Posts Recomendados

O foco maior dessa viagem é claro, era Cambará do Sul. Saí de São Paulo no dia 16/06 as 12:35hs, fiz uma conexão em Joinville e as 15:20hs estava aterrissando no Aeroporto de Porto Alegre. De POA a Cambará, existe apenas uma saída diária as 06:00hs e como não queria ficar em Porto Alegre, fui à saída do aeroporto e peguei o Transfer gratuito para o outro lado na rodoviária onde existe o guichê da Citral e comprei passagem para Gramado. São diversos horários, o último é as 20:15hs, isso por se tratar de uma Terça- Feira, os horários mudam conforme o dia da semana. São duas horas de viagem, e o percurso até Gramado foi tranqüilo.

Cheguei já à noite, e busquei informações sobre onde era o Camping Gramado, onde eu iria ficar acampada. Fica somente a 1 km da rodoviária e fui caminhando, recebendo olhares de reprovações e brincadeiras quanto a estar sem blusa, naquele frio... Bom, eu estava carregando peso né rs. Esse camping além de espaço para barracas, também possuem cabanas, espaços para Motorhomes e também Trailers de reboque, onde ficam estacionadas paralelamente as cabanas feitas para esses trailers, achei muito bacana o lugar, e como só havia eu para acampar, e estava muito frio, me colocaram em uma cabaninha de solteiro muito charmosinha, que com certeza, era bem mais quentinha que na barraca rs. Ainda fui convidada para jantar pizza e beber algumas cervejas artesanais, ou seja, a viagem já estava começando muito bem kkkkk.

Citral – http://www.Citral.tur.br

Camping Gramado – Rua venerável, 877 – (54) 3286-2615 – R$ 20,00 a diária

 

2.jpg.beab92a3805437fcfb1766b23d92410b.jpg

 

1.jpg.8ad97b956af15aff9cfc35abd54c2062.jpg

 

No dia seguinte, me programei para visitar Canela e o Parque do Caracol. Os ônibus circulares passam a cada 15 minutos e vão de Canela a Gramado, ou seja, você pode visitar tanto uma cidadezinha quanto a outra apenas de circular.

Da rodoviária de Canela, parte um ônibus direto para o Parque do caracol que fica distante 7 km da rodoviária, e só tem três horários diários. Se não for com esse ônibus, o único jeito será pegar um táxi.

Peguei o primeiro horário e quando cheguei o parque nem estava aberto ainda, pois abre as 08h45minhs e o valor do ingresso de entrada é de R$ 18,00. Visitei todo o Parque e a melhor atração que é a cachoeira do Caracol, você precisa descer cerca de 751 degraus e será recompensando com uma beleza incrível. Vale cada esforço, mesmo por que no caminho existem vários pontos de descanso, que acredite você vai precisar na subida rs. Muitas pessoas não desceram, jovens de pura preguiça mesmo, aff... A caminhada dentro do parque fazendo todo o percurso leva em torno de três horinhas, e você conhece tudo numa boa e sem pressa. Dá até para voltar no mirante e ficar um tempinho por lá, só aproveitando a paisagem, o solzinho e o frio rs.

Peguei o ônibus de volta a Canela ao 12:00hs o próximo seria apenas as 18:00hs. Conheci o centro de Canela, e voltei para o Camping caminhando já que tinha tempo. No decorrer do caminho, o tempo virou e ainda estava cedo, decidi pegar um ônibus e conhecer Gramado. Para mim, tanto Canela e Gramado não me oferecem tantos atrativos, são cidadezinhas bem charmosas, com gastronomia excelente e ficar passeando a pé pelas avenidas é agradável, porém, é mais para quem tem o objetivo de compras mesmo, que não era meu caso. Voltei ao camping, conheci uma cabaninha de trailer fixo que achei um charme, tão quentinho e acolhedor com o fogão a lenha e mais algumas cervejas, claro. De volta a minha cabaninha, o tempo realmente mudou mesmo, foi uma ventania a noite que se eu estivesse na barraca talvez congelasse rs.

 

Ônibus circular – R$ 3,35 de 15 em 15 minutos.

Ônibus Canela ao Parque – R$ 3,20 – Horários: 08:15 e 12:15hs / volta: 12:15hs e 18:00hs

Ingresso Parque do Caracol - R$ 18,00 (adulto)

 

5.jpg.71e49bf698a5d6ecf3eb7bc3f69f88bf.jpg

 

3.jpg.c4d45afe4f79eceda0b133a582a5a400.jpg

 

4.jpg.5c00836a22e98c10464f66656811ce0d.jpg

 

muno.jpg.3162d26fb91b2d8c55c34c22d81a1d3e.jpg

 

O dia seguinte foi chuva o dia todo, e como já não havia muito que fazer por ali, decidi perder esse dia para chegar a cambará, pois os horários de ônibus para lá também não são nada acessíveis. Não tem ônibus direto para Cambará, é preciso ir para São Francisco de Paula primeiro e de lá, pegar outro ônibus para cambará do sul.

A chuva também não deu trégua em São Francisco, e como meu ônibus só partia as 17:00hs, fiquei na rodoviária intercalando entre ler, tomar café para esquentar e papear com os moradores que chegavam e partiam.

Mais uma vez, cheguei à cidade a noite. A rodoviária de Cambará por ter pouquíssimos horários, nem fica aberta o dia todo, a moça que entrega as passagens vai lá apenas para vender e esperar o ônibus sair, depois volta para casa rs.

O camping que ficaria em Cambará fica na Pousada das Corucacas, e fica a 1km do centro da cidade. Fui caminhando até a pousada, e para chegar até a pousada é necessário pegar um trecho de rodovia, então é bom ir preparado com lanterna para sinalizar quando carros passarem, não tem iluminação. Do lado direito dessa rodovia, você vai ver o cemitério, se passar por lá à noite como eu, vai ver por dedução umas casinhas coloridas, é lá o cemitério. Em frente, é a entrada da Pousada Corucacas.

O Sr. Roberto é muito simpático e depois de me passar as coordenadas do camping, ao qual estaria somente eu, voltou para o aconchego quentinho da sala da pousada com uma mega lareira... Eu tive que ir para a área de camping e passar um pouco mais de frio rs.

Como estava tarde, e escuro (fora a preguiça de armar barraca), me ajeitei no vestiário feminino mesmo, mais fácil para tomar um banho quentinho e já entrar no saco de dormir rs. A noite foi bem tranqüila, se você não se incomoda com gansos barulhentos a noite toda.. Coisas de fazenda né¿

 

Citral – http://www.Citral.tur.br

Pousada Corucacas – www. Corucacas.com.br – Camping R$ 15,00 por pessoa.

 

pousada.jpg.b4c8662c28f08a3a051bf810a48d15b1.jpg

 

cavalos.jpg.dee30bb1504494ec0c8e0f069ada1b4f.jpg

 

A manhã seguinte acordei bem cedo e montei a barraca para deixar minhas coisas, e fui até a cidade procurar agências para saber dos passeios na cidade. Não foi difícil verificar, pois só existem três no centrinho de Cambará rs. Na agência Guia aparados da Serra, o guia Max estava saindo para buscar uma família na Pousada Eco Hostel para visitação ao Canyon Fortaleza e nem deu tempo de conversar direito e já me encaixei no grupo.

Todas as agencias possuem valores tabelados dos passeios, acima de seis pessoas os valores ficam bem acessíveis, se você estiver só e não tiver um grupo para se encaixar, vai pagar o valor de um passeio particular, o que acaba sendo mais viável contratar um táxi.

O guia Max é uma graça, atencioso, divertido e sempre disponível para tirar as dúvidas e ainda é bom em tirar boas fotos. Eu recomendo a companhia dele nesse passeio com certeza.

Além de visitar o mirante do Canyon Fortaleza, uma caminhada super tranqüila e gostosa de percorrer, visitamos também a Pedra do segredo passando por uma cachoeira gigantesca. Em minha opinião, o lado da pedra do segredo eu achei muito mais bonito, e pensar que tem gente que não atravessa o outro lado só por ter medo de molhar o tênis em um trecho curto que é necessário atravessar. Pois eu digo que valeu muito a pena, a caminhadinha é linda e o outro lado é fabuloso, não deixe de ir. A cachoeira do Tigre Preto é de tirar o fôlego.

Aos arredores do Fortaleza, avistamos vários Graxains, que ficam rondando ali esperando comida dos turistas... Gente, não façam essa bobagem de alimentar os danadinhos, nem medo eles tem mais e nem perdem mais tempo caçando, comem comida humana e claro que isso não faz bem a eles, vamos colaborar!!

Voltamos a Kombosa adventure e começou uma garoa fraquinha e o Sol já estava partindo. Tomei um belo café expresso que não tive tempo de tomar antes de partir para o Canyon e visitei as agências novamente para acertar algum passeio para o dia seguinte. A Agência Rota Aparados tinha saída para o Itaimbezinho para o dia seguinte e era somente chegar as 8:00hs na agência e fazer parte do grupo.

Voltei para o camping, jantei, caminhei por lá e depois de algumas taças de vinho dormi muito bem e acordei no dia seguinte com um casal de patos rodeando a barraca rs

Dias e horários de visitação:

* Aberto diariamente, das 8h às 17h. Saiba que o Parque Nacional da Serra Geral fecha às 18h todos os visitantes precisam sair neste horário. Durante a vigência do horário de verão, o Cânion fica aberto até as 18h e a permanência é permitida até as 20h.

Agência Guia Aparados da Serra - http://adventure.guiaaparadosdaserra.com.br/ tour no Canyon Fortaleza – R$ 60,00

 

cany.jpg.6eeea0d757a691a7e0f457d0e081d01a.jpg

 

DSC00163.jpg.76ae085a8f33213847e2084faa2bd57d.jpg

 

DSC00176.jpg.e6a80259a8b1275d94656603a95fe21f.jpg

 

DSC00231.jpg.78d8adbe0dffae8d091398739ae469cc.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acordei um pouco atrasada e precisei apertar o passo para chegar à agência Rota Aparados, que conversei na tarde do dia anterior. O problema, é que cheguei à agência e estava fechada, consegui ligar e o motorista passou para me buscar as 8:30hs. Passamos em mais duas pousadas e seguimos para o Canyon Itaimbezinho, começando pela trilha ao mirante.

As trilhas

No Itaimbezinho podem ser feitas três trilhas: duas na parte alta, onde fica a sede do Parque Nacional de Aparados da Serra, em Cambará do Sul (RS); e uma na parte de baixo, no interior do cânion, com entrada pelo município de Praia Grande (SC). Na parte alta, os visitantes podem percorrer a Trilha do Vértice (1,5 km) e a Trilha do Cotovelo (6 km). Os caminhos podem ser percorridos a pé ou de bicicleta. Para o passeio na parte alta do Cânion Itaimbezinho reserve um dia e para a Trilha do Rio do Boi outro dia.

 

Trilha do Vértice

Esta trilha possui 1,5 km de extensão. Em seu percurso há mirantes, passarelas e placas. Em seu primeiro mirante é possível ver a Cascata das Andorinhas, que possui uma queda de aproximadamente 300 metros de altura. Suas águas são formadas pelo Arroio Perdizes. No segundo mirante é possível ver a Cascata Véu da Noiva, com uma queda de 500 metros. Suas águas são formadas pelo Arroio Preá, que ajuda na formação do Rio do Boi. No terceiro mirante é possível ver as duas cascatas e o início do Cânion Itaimbezinho, que é em forma de vértice e dá origem ao nome da trilha.

 

Trilha do Cotovelo

Esta trilha possui 6 km de extensão. A maior parte do trajeto é percorrida por uma antiga estrada do parque e o restante do caminho é feito pela borda do Cânion. Chegando ao mirante é possível ver a imagem clássica dos paredões do Itaimbezinho, com o caminho do Rio do Boi no meio. Também é possível ver de pertinho as duas cascatas e uma terceira, chamada Seu Marçal.

 

Trilha do Rio do Boi

Esta é mais longa e também a mais difícil do Parque Nacional de Aparados da Serra. O acesso é por Praia Grande (SC) e só é possível fazê-la com o acompanhamento de um guia ou condutor credenciado no Parque Nacional de Aparados da Serra. A caminhada é feita na parte de baixo do Cânion Itaimbezinho, no seu interior. São 8 km de trilha passando por dentro do rio. A caminhada dura de cinco a sete horas. No verão, o passeio possibilita banho de cachoeira e em piscinas naturais. Reserve um dia somente para este passeio.

 

Infelizmente, a trilha do Rio do Boi não consegui fazer, pois não haviam grupos e é mais indicada no verão, onde se pode entrar nas águas dos rios, no frio que estava seria bem difícil alguém tentar isso, a não ser que fosse realmente para passar de um ponto a outro.

 

Canyon Itaimbezinho - Dias e horários de visitação:

De terça a domingo - das 8h às 17h

Horário limite na Trilha do Cotovelo: Até as 15h

Horário limite na Trilha do Rio do Boi: Até as 13h

R$ 7,00 ingresso

 

Guia e transporte Rota Aparados – R$ 50,00

 

DSC00269.jpg.ea50d5843903795acfd568283561190c.jpg

 

DSC00293.jpg.c6f267d2d74aa78da7ded23f7383427c.jpg

 

DSC00306.jpg.95cb901743d45532aec435ec588d9d4c.jpg

 

 

No meu 3º dia em Cambará do Sul, consegui me encaixar no passeio da Rota das Cachoeiras, que também fiz com a agência Aparados da Serra. O passeio é feito em veículo 4x4 e a primeira parada é na cachoeira dos Venâncios, uma propriedade particular que possui um lajeado extenso e algumas quedas, um lugar maravilhoso para passar o dia, calmo e com uma vista maravilhosa. Visitamos a parte alta e a parte baixa da propriedade.

Nossa segunda parada foi o Passo do “S” onde eu e alguns do veículo passamos na parte de cima do veículo, se quiser fazer a brincadeira também, precisa verificar se o carro que irá te levar possui bagageiro no teto, pois alguns integrantes de um outro 4x4 queriam passar como passamos mas, o carro não tinha bagageiro e não conseguiram.

Esse trajeto é apenas atravessar o rio, se não estiver com nível alto e voltar novamente. O mais interessante mesmo está ao lado direito, uma cachoeira com volume grande de água que é necessário percorrer uma pequena trilha para chegar à parte de baixo.

O terceiro e último ponto do passeio, é o Passo da ilha. Uma ilha onde tem um bar e áreas de camping. Acabamos conhecendo bem a ilha, já que o carro que estávamos quebrou bem na travessia do rio, e depois de termos sido rebocados por outro veículo, ficamos na ilha por umas três horas esperando um outro carro para nos buscar.

O inconveniente acabou sendo positivo, pois todos do carro tiveram tempo para se conhecerem melhor e o papo fluiu bem. Quando o outro carro nos levou de volta a cidade, o Eduardo da agência garantiu descontos para todos no passeio do dia seguinte, e como eu já havia feito o canyon Fortaleza, me devolveu parte do dinheiro que eu havia pago.

Para comemorar a nossa volta e a novas amizades, fomos conhecer o Pub que abriu a alguns meses na cidade, e foi uma ótima idéia. O chopp é artesanal e o ambiente embora pequeno, tem música ao vivo e clima descontraído.

 

Agência Guia Aparados da serra - - http://adventure.guiaaparadosdaserra.com.br

Rota das cachoeiras – R$ 105,00

 

DSC00333.jpg.5af96d36c2907019d0e613b0c3cca16b.jpg

 

DSC00337.jpg.35ec8f37903069142418a1345f0c3e0e.jpg

 

DSC00369.jpg.58f76b314796562cddbcd4a2a78d2c25.jpg

 

DSC00374.jpg.55d2f313da2b65d27f811d557045ba09.jpg

 

IMG-20150621-WA0009.jpg.061c2279bcb66ad486b04ed7ddd20cb7.jpg

 

No meu último dia em Cambará, fui visitar a cachoeira do Tio França... Foi o passeio mais legal, pois fui sem guia, caminhando da cidade até lá, a caminhada é tranqüila por estrada de terra, com placas indicativas e os moradores informam o caminho sem problemas.

O dia estava nublado, o Sol aparecia vez ou outra e havia indícios que logo choveria. Após 1 hora de caminhada sem pressa, cheguei à porteira da cachoeira, que indicava o valor de R$ 5,00 para visitação, como não vi ninguém quando entrei nem quando sai, acabei não pagando.

Só vi vários cachorros na propriedade, que inclusive, vieram correndo na minha direção descendo o morro, e fiz como quando vi os Gansos na entrada... “Nem estou vendo” e deu certo, ambos não me atacaram e segui feliz para a cachoeira.

Foi só chegar e a chuva chegou, não tinha pressa de ir embora então fiquei por lá, lendo, almoçando e até tirei um cochilo.

No final da tarde, voltei a Pousada Corucacas para minha última noite no camping, e justamente na minha última noite, o camping já não era somente meu e tive vizinhos. Foi à noite mais calorosa em Cambará do Sul.

 

Como a rodoviária não fica aberta no decorrer do dia, precisei estar na rodoviária antes das 6;30hs, horário que partia o ônibus para São Francisco de Paula. A madrugada estava quente, caminhei tristemente ainda a noite do camping até a cidade, já me despedindo da cidade.

O ônibus partiu pontualmente, a venda das passagens é na hora e pude ver que assim que o ônibus saiu, a atendente fechou tudo e voltou para o calor do seu lar, provavelmente, para mais algumas horas de sono.

Cheguei as 8:00hs em São Francisco, a tempo de pegar o ônibus das 08:15hs para Porto Alegre. A viagem foi tranqüila, entre um cochilo e outro, as 10:30hs chegava a Porto Alegre. É ao menos para mim, deprimente sair do sossego e tranqüilidade de uma fazenda, para o caos de uma cidade grande. Assim é Porto Alegre, correria, falta de cores e me senti como se estivesse em São Paulo.

Fui caminhando até o Hostel Porto Tchê na Miguel Teixeira, mas, não havia ninguém.. Nem campainha para tocar tinha, o que dificulta muito o acesso ao Hostel... Vai entender. Ali do lado, havia o Porto Alegre Eco Hostel, onde fiquei por duas noites. O Hostel tem uma vibe bacana, café da manhã básico, boa localidade. Se você pretende conhecer Porto Alegre a pé, é uma boa pedida.

No começo da tarde, sai para conhecer o famoso parque Farroupilha que estava passando por reformas, e o parque que adorei muito que foi o Moinhos de vento, fiquei a tarde por lá e recomendo bastante, bem tranqüilo e bom para relaxar.

À noite, fui jantar na churrascaria Freio de Ouro e suuuper recomendo o lugar, tanto o ambiente, como o atendimento foi muito bom. Sem contar que o preço é bem em conta para tudo que oferece. A comida então, nem se fala, as sobremesas eram tão boas, que se soubesse teria começado por elas rs.

Fui e voltei caminhando, era perto do Hostel e assim conhecia um pouco mais da vida noturna de Porto Alegre.

 

Porto Alegre Eco Hostel – Rua Luiz Afonso, 276 cidade Baixa – R$ 35,00 quarto coletivo misto

Parque Moinhos de Vento - Rua Comendador Caminha, S/n

Parque Farroupilha(redenção) – Avenida João Pessoa, S/n

Churrascaria Freio de Ouro – Rua José de Alencar, 460 – Menino Deus

 

 

 

DSC00428.jpg.d64417fe56918f6499646405eefc415d.jpg

 

DSC00439.jpg.5f86529d66ba8c0548d5b8f60a94b3e2.jpg

 

DSC00465.jpg.e199d806579119969535fdd123404256.jpg

 

DSC00500.jpg.301de121fdb40d8b91f6d49d75eb4664.jpg

 

DSC00510.jpg.a6d836e290e61219cf772b108b5ee10f.jpg

 

Acordei na manhã seguinte as 6:00hs com o celular do Árabe disparado, tocando músicas a La Shakira e onde estava o rapaz não sei, o japonês da cama de cima também acordou, ficamos super incomodados e o celular não parava e nem o dono aparecia. Lá vou eu na recepção solicitar para a recepcionista resolver a situação, ela foi buscar o celular e passados uns 30 minutos, talvez por vergonha ou por que já iria embora mesmo, o rapaz juntou suas coisas e foi embora. ::putz::

Ok, acontece... Mas que o sono sumiu ahh isso sumiu. O jeito foi esperar o horário do café e depois fui visitar o Jardim Botânico, passei a manhã e a tarde por lá, caminhando sem pressa. No final da tarde, fui conhecer o famoso pôr-do-sol no gasômetro junto a Usina, as margens do Rio Guaíba. Uma grande galera estava m vários pontos, cada um com sua bebida esperando o espetáculo, e então entendi o porquê de tantos elogios ao local. É realmente encantador!

Voltei ao Hostel para minha última noite em Porto Alegre, no começo da tarde do dia seguinte parti de coletivo para o Aeroporto onde meu vôo partiria as 15:00hs com destino a São Paulo.

 

598dcca1ca8ed_2015-06-2312_14_21.jpg.b574a6ac249f0a84966bbd92a318c194.jpg

 

598dcca1d0e46_2015-06-2313_45_05.jpg.ff0338a22cbcd580fa601c0f06689141.jpg

 

598dcca1d88d3_2015-06-2313_57_03.jpg.f9fe9c2c2573266baefe5774c84d1855.jpg

 

DSC00546.jpg.cdb8632c34c5fe33fbe0d372e88bfba9.jpg

 

DSC00547.jpg.e87803a8d4715611ba8a1b6cd4ef485b.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...