Ir para conteúdo

Bolívia em 8 minutos : Dicas Rápidas


Posts Recomendados

  • Membros

Dicas referentes ao trajeto que fiz: Santa Cruz, Sucre, Potossi, Uyuni, Salar + volta. Outros trajetos podem ter diferenças

 

Visto e passaporte:

// Não é necessário nem passaporte nem visto. Pode ir de RG mesmo.

// IMPORTANTE: Bolívia passou a fazer parte dos países que solicitam vacinação contra febre-amarela de brasileiros. Não nos pediram nada no aeroporto e nem em hora alguma, mas pode acontecer.

 

Dinheiro:

// Não troque real por dollar para trocar depois dollar por Bolivianos (bS). Você vai perder dinheiro.

// Troque um pouquinho de real no aeroporto de Santa Cruz (para o táxi e comer algo) e depois troque mais perto da praça, com cotação melhor, nas casa de câmbio.

// Em Sucre também efetuei troca.

 

Roupas e acessórios:

// "Posso usar as roupas de frio que tenho no armário?". Não.

// Leve roupas adequadas compradas em lojas de esporte (segunda-pele de peito e pernas, luva grossa, bota, gorro, meias grossas, óculos escuros), além das suas roupas de frio.

// Peguei -20 no inverno. Ir despreparado é se arriscar

// Importante: levar lenço umedecido, papel higiênico, protetor/hidratante labial, protetor solar.

 

Trajetos e transportes:

ida:

// De Santa Cruz a Sucre: fui de avião. BoA, Amaszonas e Ecojet fazem o caminho. Não comprem em cima da hora. Fui fazer isso e paguei mais caro por um voo com escala (Sta Cruz - Cochabamba - Sucre).

// De Sucre a Uyuni: não fiz esse trajeto porque a via estava bloqueada. O que fiz foi: Sucre - Potossi - Uyuni

// De Sucre a Potossi: rachei um taxi. Deu R$200,00

// De Potossi a Uyuni: tem ônibus que saem com certa frequência (tipo de 4 em 4 horas, aproximadamente)

// De Uyuni ao Salar de Uyuni: ai você deve contratar uma agência

 

volta:

// De Uyuni à Potossi: peguei um ônibus. Tem uma empresa que sai às 11 e outra que disse sair de meia em meia hora, mas não sei se é real.

// De Potossi à Sucre: peguei um "Velozes&Furiosos" (ironia, mas eles são "personalizados"). $60Bs por pessoa. São carros particulares que ficam do lado de fora da rodoviária

// De Sucre à Santa Cruz: avião pelas empresas acima. Perto do centro de Sucre tem agências dessas empresas, não precisa ir até o aeroporto.

 

obs: Tem ônibus direto de Uyuni à Sucre, só que eles saem durante a noite e não quis ficar esperando.

 

Agências para o Salar de Uyuni:

// Saem todos os dias do centro de Uyuni, pela manhã (aproximadamente as 10:00).

// Me parecem semelhantes. Entre em umas e escolha

// Fui de "Sandra Travell". Não recomendo. Não era ruim, mas também não era a boa a ponto de ser recomendada.

// Pergunte sobre a idade do motorista. Preferi essa agência porque o motorista era mais velho e segundo a moça me garantiu, não bebia. (realmente não mesmo e era ótimo motorista, apesar de não atuar tanto como guia)

// Paguei $650Bs

 

Alimentação:

// "Nossa, falaram pra eu comer só enlatado"... Honestamente, como pastel de feira, yakisoba na rua e etc... É a mesma coisa. Só fique esperto para não comer nada estranho. O guia nos ofereceu uma carne branca falando que era vaca. Como minha mulher é alérgica à porco, decidiu não comer na dúvida.

// Meu guia fez sopa de repolho várias vezes. Tive gases na altitude e isso foi ruim mesmo (doeu). Fique esperto nesse tipo de alimentação. Eles carregam muito na cebola também.

 

Cartão de crédito& ATMs:

// Em Santa Cruz e Sucre encontrei bastante ATMs

// Muitos restaurante não aceitam cartão de crédito. Ter dinheiro é sempre mais garantia.

 

Mal-estar de altitude

// Rola mesmo. Sintomas: dor de cabeça, falta de ar, nauseá, taquicardia.

// Faça as coisas devagar: não corra tanto, ande em um ritmo mais lento para seu corpo acostumar. Respire devagar

// Algumas pessoas tem grande falta de ar. Se acontecer com você, não se desespere. Simplesmente mantenha a calma e respira devagar e de leve

// Para reduzir os efeitos: mascar folha de coca ou tomar chá de folha de coca. Evitar fazer durante a noite para não perder o sono

// Soroche Pills: são uns remédios que vendem nas farmácias. Importante começar a tomar dias antes de ir para cidades altas. Não tomei, então não sei se são bons (vejam do que são feitos para não sofrerem de alergias)

 

 

 

É isso ai, valeu! ;)

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...