Ir para conteúdo

viagem lençois maranhenses por 10 dias


Posts Recomendados

  • Membros

Viagem pelos lençois maranhenses....

 

Olá,mochileiros venho até aqui contar a vocês da minha viagem pelos lençóis.

 

Dia 12 de julho de 2009 sai de fortaleza e fui a são Luis de avião, e do aeroporto fui até o albergue de taxi. A reserva do albergue solar das pedras (rua da palma, 127 - centro histórico são Luis MA, telefone (98) 3232-6694foi feito anteriormente para assegurar-me de um local certo para dormir. Lá é muito bom, e me receberam super bem.diaria de 23 reais para quem não tem carteirinha de albergista,no quarto coletivo. Lembre-se de levar cadeado.

 

Dia 13 de julho fiquei por são Luis, rodando de ônibus de linha conhecendo alguns locais de são Luis. Falei com um rapaz chamado “Itama”r de tel (98) 8819-7357, que me buscou cedo 5hrs manha e me levou até barreirinhas, ponto de partida para chegar nos lençóis. Em barreirinhas existe a opção de alugar quadriciclos (320 diaria,que podem ser duas pessoas, são de marcha, da Honda), pode-se fazer passeios de 4X4 de um dia e passeios mais demorados. Lembro de que o passeio de 4X4 ser 50 reais. Existe um passeio que eles chamam bate volta = vai de são Luis a barreirinha de 5hrs a 9hrs, e de 9hrs a 14 ou 15hrs faz um passeio nas principais lagoas (lagoa azul...) e as 15hrs já inicia a volta de barrerinha a são Luis. Acho que não vale a pena. Deve ser muito cansativo...

 

Dia 14 de julho fui a barreirinha e peguei a lancha(barco a motor de linha barreirinha-mandacaru-caburé-atins. Custou 7 reais, mas eles cobram 12 reais de quem chega de mochila.....fui a atins e lá me dirigi para a pousada Tia Rita, que era Dormitorio e transformou-se em Pousada, pois ela fez novos quartos e ajeitou com forro e tudo o mais. Fui muito bem recebido por Tia Rita e Fernando que me ajudaram muito nos roteiros de viagem. São ótimas pessoas. A diária nos quartos de suíte custa 25 reais, e quartos de suíte custa 20 reais, e o alpendre para redes com um banheiro coletivo custa 10 reais. Local de almoço em frente a Pousada da tia Rita, com preços a partir de 25 reais para duas pessoas. Funciona também como mercantil. Sai de barrerinhas as 10 hrs e cheguei em atins as 15:00hrs. Existe umas pessoas que ajudam a trazer a bagagem, colocando-as nuns jumentos ou touros.quem me ajudou foi o Mateus, filho de Tia Rita. Lá banhei e fui olhar a vista do mar, andei em direção a boca da barra...lindissimo a vista....por do sol, nem se fala. Dormi, com um vento maravilhoso e um céu muito estrelado.

 

Dia 15 de julho acordei umas 8 horas e fui caminhar pelos lençóis, que ficam a uma distancia de 4 ou 5 km de atins, que seriam os pequenos lençóis, e tomei banho nas lagoa, bonita, funda e cheio de tartaruguinhas laranjas. Voltei logo por causa do sol. Levem sempre canga de banho de mulheres. Na caminhada fui com um refil de 3 litros de água pra hidratar,dentro de uma mochila camelback, e levei também rapadura que vende no bar da amizade em atins. Protetor solar nem preciso dizer da importância.

 

Dia 16 de julho acordei umas 8 horas , e arranjei uma carona numa 4X4 e fui conhecer a tia Luiza, que tem um camarão muito gostoso, e localiza-se a uns 7 km de atins. Aqui o nome do local é canto do atins, localidade que não tem energia,apenas gerador...fui até a lagoa das setes mulheres tomar banho com as pessoas do 4X4. Observamos o por do sol e retornamos após o sol descer 17:40 aproximadamente.

 

Dia 17 de julho tomei café conversando com a tia Rita e logo sai e fui caminhar pelos igarapés que tem águas limpissimas, e boas de banho. Lá encontrei um rapaz que veio na barco de linha e perguntei sobre cavalos a ele e ele me arranjou um. Nome dele é giovani, não peguei telefone dele. Fui de cavalo até as lagoas dos pequenos lençóis e observei o por do sol, que vale cada foto, cada lembrança, cada sensação. Levei a mochila com água e biscoito e rapadura, e maquina fotográfica...corri nas dunas de cavalo, tomei banho e fugi dos ataques dos quero-quero(pássaros que ficam dando rasantes se voce passa perto do ninho deles).apos o sol descer as 17:40hrs apressei de voltar para não chegar em atins na escuridão. Lá anoitece de fato umas 18:40... jantei pão doce da padaria do coelho (único local que ainda tem forno a lenha), com uns Paes deliciosos... cada 6 paes custam 1 real. Tem pessoas lá vendendo bananas (aduzia custa 2,50.

 

Dia 18 de julho fui conversar com moradores da comunidade atins, e conheci um rapaz chamado Tiago que vende bananas, e faz de tudo um pouco, trabalha com varias coisas. É um adventista e me convidou para dormir na casa dele. Pegamos uma amizade legal e respeitosa e por dois dias dormi lá, conhecendo locais como bairros santo Inácio I e santo Inácio II, igarapés. E conhecemos também algumas pessoas nativas nas comemorações de “dança do boi” com personagens típicos da região, o boi , a katirina, o Zé, o cantor de rimas.todos compunham um belo espetáculo feito ali na hora H. Fomos a dois bingos , mas não fomos premiados em nenhum.

 

Dia 19 de julho passei o dia caminhando pela cidade de atins, conhecendo as pessoas e andando por caminhos que não tinha andado ainda...lugares belíssimos lá....Hoje fui encomendar caranguejo com o senhor domingos, que buscou no dia seginte 16 caranguejos para mim. Cozinhei todos e comi com grande apreço...

 

Dia 20 de julho acordei cedo, e ajeitei a mala, pois queria muito conhecer uma localidade chamada “vassouras”. Tomei a barca as 14hrs e desci em “vassouras”, e fui conversar com o seu noberto, que é o administrador de lá. Lá ele tem um bar para receber turistas que descem lá, e vão dar umas voltas em algumas dunas com lagos claros perto até demais, uns 100metros. Tiram fotos, consomem algumas coisas com o seu nobertoe vão embora dando bananas aos macacos que vem buscar nas mãos. Os coelhos são mansos e adoram carinho. Na dormida foi um pouco ruim pois o vento demorou a chegar, e eu estava de rede, e os insetos impregnaram, e com o vento chegando as 22hrs, eles foram embora. Dormi bem.

 

Dia 21 de julho acordei 4:30hrs e arrumei rapidamente o que precisava levar para um passeio pelas dunas. Minha proposta era ver o sol nascer e tomar um banho e retornar. Fui então em direção ao mar. Locais muito bonitos, e muitos moradores isolados, cada um ocupado com as atividades do dia-a-dia. No decorrer do passeio pude observar pica-paus batendo seus bicos nas madeiras das arvores, e outros animais como urubus, quero-quero, sapos pequeninos, e outros pássaros que cantavam lindamente dentro da floresta fechada. Por um instante pensasse estar sosinho no mundo. Iniciei o retorno e no meio do caminho vinha um grupo de pessoas com quadriciclos vindo de barreirinhas, e o guia, instrutor, Afonso me ofereceu uma carona até seu noberto, e aceitei. Muito bom o passeio. Afonso me falou que estava com a logística da novela de setembro da globo, que estavam gravando lá em vassouras. Para minha curiosidade, alguns autores estavam lá...Conversei com alguns. São legais e conversam e são pessoas como nós. Aproveitei este dia pra brincar com os coelhos, macacos, papagaios. Assisti um pedaço da gravação da novela e me organizei para viajar para barrerinhas para acordar lá e bem cedo ir para são Luis Ma, para ir direto ao aeroporto. Peguei uma carona numa voadeira(barcos a motor de 60 hp), pois estava desocupada, só tinha passageiros em na rota de ida.

 

Dia 22 de julho acordei 4:30 e me arrumei para esperar o rapaz que foi me buscar na pousada Terral,que custou 10 reais a noite, num quarto. Saimos cedo , as 5:00hrs, e chegamos em são Luis Ma as 9hrs. Pedi para o Motorista me levar até o aeroporto. Fiquei no aeroporto até a hora de meu vôo. comi coxinhas, tomei cafés e Paes com manteiga na chapa. Gastei uns 8,00 reais. Ahhhh, trouxe uma micose que passei remédio(pomada) e logo melhorou.

Dicas : os motoristas trabalham em cooperativa, então anote o telefone deles e deixem agendado a volta dos passeios, para não ter erro, pois tudo depende da programação lá. A barca por exemplo só passa uma vez na localidade, não pode atrasar, e varia os horários dependendo da maré. Existem passeios e passeios para se fazer, e o do quadriciclo indico demais, acho que vale a pena, pois vi pessoas retornando a barreirinhas uma 19:30 da noite. Saíram cedo e foram ate os lençóis, passaram o dia inteiro rodando, banhando e retornaram bem tarde. Os preços saomuito negociáveis, então saiba se informar. Não confie em qualquer pessoa. Saibam o que é mais caro e mais barato nos locais. E suspendam seus conceitos durante um tempo da viagem para aprender os conceitos das pessoas maravilhosas que vamos conhecendo no meio da viagem. Desejo boa sorte a todos e qualquer duvida, terei prazer em responder. Abraço a todos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

Adorei suas dicas de viagem aos lençóis maranhenses, mas dessa vez só vai dar pra eu passar 3 dias com minha esposa. E a Pousada Terral em barreirinhas?Então você sugere a pousada de Tia Rita em Atins? Porque também quero comer aquele camarão na brasa no restaurante da Tia Luzia. E os igarapés? A quem devo procurar para fazer todos esses roteiros que você fez de forma barata e sem sustos? Valeu... Um abraço... e Boa Viagem. Ah! vou aos lençóis nos dias 12, 13 e 14 de janeiro de 2010, agradeço a você se puder me dar dicas preciosas que você viveu na sua viagem. Valeu pela aventura! Que Deus te abençoe.

20091209223608.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • Membros

Acho que vc deve adiar sua viagem. No mês de dezembro é que começam as chuvas nos Lençóis. É o que eles chamam de inverno. Certamente as lagoas estão vazias e você verá somente água nas Azul, Bonita e outras ao redor destas com uma profundidade de +/- 80 cm. Se vc for, dê preferência para a Bonita. Consiga um grupo que tope ficar quase o dia inteiro. Nesta época será difícil, pois deve ter muita gente por lá e as agências querem faturar no bate e volta de meio período. Nós saímos às 09:00h e voltamos às 16:00h. Na volta da Bonita, peça para o motorista parar em uma ponte e tome um belo banho de água levemente ferruginosa. Para ir à Atins, pegue uma Toyota de linha (é o ônibus deles de lá). Ela sai às 9:30h de uma rua ao lado da pousada Lins (avenida principal) e custa R$ 10,00 por pessoa. Vale a pena pois vc irá junto com os moradores batendo papo com os locais e conhecendo os vilarejos. São 3 horas sacolejando. Chegando em Atins, uma surpresa !! O Rancho do Buna é um lugar incrível. São 5 chalés, piscina em uma grande área de descanso. R$ 110,00 a diária para casal com um ótimo café. Uma comida excelente. Do Buna vc vai para a Luzia à pé (+/- 2 hs caminhada) na maré baixa. É isso. Boa trip.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Pelo que estou sabendo, está chovendo muito pouco por aí. O normal seria chuva de dezembro a junho ou julho. O mês ideal é agosto pois os preços estão baixos e as lagoas abarrotadas de água. Nesta época, do Buna, em Atins vc vai à pé até as primeiras lagoas (+/- 2hs). Daí é só escolher entre centenas delas, e o melhor.........sozinho ou muito bem acompanhado.

Até mais !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...