Ir para conteúdo

Cusco - Machu Picchu em agosto. 5 dias de Salkantay


Posts Recomendados

  • Membros

Com as informações colhidas aqui no site, junto com dicas do meu irmão que foi a uns 2 anos, arrumei as malas e parti para Cusco...

Como as passagens foram compradas em cima da hora, gastei um pouco mais no voo... cerca de mil reais por pessoa. O voo de ida foi penoso, Guarulhos-Bogota , Bogotá- Lima e Lima- Cusco... Pela Avianca. Tivemos um intervalo de cerca de 10 horas em Lima esperando o voo para cusco. Resolvemos dormir num hotel perto do aeroporto, pois nao podiamos embarcar nem despachar a bagagem... Os taxistas do aeroporto são extremamente careiros... me cobraram 40 soles para me levar no hotel, que ficava muito proximo. Mas pelo menos veio me buscar na hora combinada..

Nao troque seus dolares nas cabines de câmbio de lima, o preço é baixissimo!!! Troquei apenas alguns dolares para poder pagar o taxi...

Chegando em cusco, peguei o taxi combinado ja pelo albergue (20 soles... tambem outra safadeza... os taxis em cusco sao extremamente baratos e pode ser negociado o preço..) e fui para o Hostel ( Flying dog ) . Esse albergue é bem gostoso de ficar, limpo e organizado... O staff é muito educado e solicito, porem a agua quente é bem fraquinha e falha rsrs.. mas vale a pena...

Logo no primeiro dia a altitude me pegou.... Fica a dica de nao comer refeições pesadas no primeiro e segundo dia... essa foi minha queda rsrssr...

Sugiro para quem tem Ipad Baixar o Guia Frommel para o Peru, me ajudou muito em escolhas de restaurante e locais para visita...

Depois de visitar algumas igrejas e museus (o museu inca é o que achei mais interessante...), fechei o pacote para realizar a trilha de salkantay com a Peru Golden, empresa que fica na plaza das armas. Tudo muito explicado, nos chamam para um briefing no dia anterior da partida. Preço : 230 dolares.

A trilha é maravilhosa, extremamente cansativa.

O primeiro dia para mim foi o mais difici. Voce começa com um cafe da manha , e eles te orientam a ja levar a roupa toda de frio que vai usar... A trilha durante o dia nao faz frio!! Fiquei carregando aquele monte de roupa de frio atoa. No periodo da noite esfria um pouco.. As subidas e descidas desse dia castigaram muito.. Meu pulmao de fumante e o preparo fisico ruim culminaram num primeiro dia dificil!!Queria desistir mesmo.. A musculatura flexora e a sola dos pés nao aguentavam mais.... Mas chegando no acampamento, uma noite de sono rejuveneceu e acordei bem melhor do que esperava (levem anti inflamatorios e relaxante muscular que nao de sono como o carisoprodol...)

 

 

No segundo dia o guia explica que é o mais dificil, que são 8km de subida ingreme, e muito frio com possibilidade de chuva... Tudo que ele disse se confirmou, porém achei o primeiro dia mais dificil.. Eles oferecem a possibilidade de pegar uma mula para subir a parte mais dificil, fiquei um pouco tentado mas como minha namorada nao iria de mula, não tive coragem de subir no bichinho :mrgreen: Subindo devagar e sempre, com varias paradas, consegui chegar no topo de Salkantay... Muito lindo, vale a pena mesmo...

 

Os demais dias são de transição da topografia e vegetação de montanha para uma floresta semi tropical, e só descida ( o que estorou meu joelho e a ponta do dedão da minha namorada...)

 

Algumas Dicas para Salkantay:

- Cortar as unhas dos pés, principalmente a do dedão... Cortei a da minha namorada no canivete, caso contrario nao terminaria a trilha

- Leve repelente!

- Uma mochila pequena para cada um é suficiente... Com 1 litro de agua para duas pessoas ( a cada 2 ou 3 horas de trilha tem um ponto de suporte, entao nao tem necessidade de levar muita agua...) , uma ou duas frutas, Maquina fotografica, oculos escuro, um protetor labial, lanterna, canivete,soro nasal e bastante folha de coca!

- Nao esqueça de sunga ou biquini.. o dia que passamos pelas aguas termicas fiquei de fora.. :?

- Pergunte no acampamento se eles tem algum banheiro com agua quente para banho que você possa pagar para usar... Só fiquei sabendo disso no terceiro dia rsrs

- Tranque as bagagens que mandar pelas mulas... os cavaleiros abrem elas.. Mas nao me roubaram nada.

 

 

Criticas da empresa Peru Golden:

-Nos foi informado que a van nos buscaria no Hostel pela manhã - Um guia bateu na porta e nos levou até a plaza das armas caminhando.. nada de van para nos buscar no Hostel

- Nos falaram que iriamos com as malas grandes carregadas até machu picchu, porem no quarto dia cada um teve que levar o total de suas malas da Hidro Eletrica até machu picchu, um total de 4 horas andando.... Entao peguntem sobre isso para o guia, pq teve gente com mala muito grande pra conseguir carregar..

- Na descida, machuquei meu joelho e nao conseguia mais caminhar da hidroeletrica ate machu picchu, entao solicitei ir de trem para o guia. Ele solicitou meu RG para comprar a passagem de aguas caliente de volta Ollanta.. O genio enviou meu RG para aguas caliente e eu fiquei sem nenhuma identificação.... Tive que utilizar a identificação de um colega de trilha pra poder pegar o trem...Entao aviso, se eles solicitarem sua identidade para alguma coisa, fique esperto... Peça de volta!

- O passeio Guiado por machu picchu é bem incompleto, o guia fala poucas coisas e logo se despede.

- As condicões de trabalho dos ajudantes do guia são tristes de se ver... O rapaz que era o guia auxiliar dormiu no chão, sem barraca, e sem roupa alguma de frio... Nao tive a oportunidade de dar a gorjeta dele pois logo fazem ele sumir para que ele nao receba nada e seja dado para o guia principal... Eles orientam o guia secundario a nao receber nada de ninguem, nem comida, sob o risco de ser demitido...

- Na primeira fonte termal que fomos, o motorista da van provavelmente alcoolizado saiu da van e entrou numa briga de transito, agredindo o outro motorista.. e mesmo depois de terminada ainda saiu querendo mais... Assustou alguns franceses que estavam na van.. mas nao foi nada de mais.. só mostrou a falta de capacitação e organização da equipe...

 

 

Bem, foram varios obstaculos porem nada que estragasse a viagem... Recomento que façam a trilha, na minha opniao, Salkantay é mais especial que machu picchu.. Vale a pena uns 2 meses de treino antes de se aventurar por ela!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...