Ir para conteúdo

Recife : A capital dos naufrágios


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

A cidade do Recife é reconhecida como a capital dos naufrágios do Brasil, em cujo litoral somam-se mais de 100 naufrágios diferentes, repletos de história e cercados por verdadeiro jardim submarino.

 

A experiência de um mergulho nas águas quentes e cristalinas da capital dos naufrágios do Brasil pode ser vivida por qualquer pessoa com mais de 12 anos de idade, através de um curso de mergulho acompanhado. Peixes, raias, tartarugas, corais, lagostas, algas, naufrágios e toda beleza de um verdadeiro jardim submarino, à disposição em uma água azul, transparente e quente como a do Recife, é realmente uma experiência extraordinária que não pode deixar de ser vivida pelos adeptos de aventuras ou esportes radicais.

 

São mais de 100 naufrágios (14 demarcados) na costa pernambucana a variadas profundidades e distâncias. Cada um deles repletos de vida e histórias emocionantes. Alguns ainda intocados e adormecidos pelo tempo, repletos de lendas, ouro, jóias e tudo aquilo que a imaginação lhe possa atribuir. Este maravilhoso cenário convida os apaixonados por aventura a um mergulho em suas águas cristalinas, para conhecer ao vivo e em cores naturais toda a sua riqueza marinha. Para marinheiros de primeira viagem, ainda sem prática em mergulho, é aconselhável procurar um curso antes de cair nas profundezas do mar recifense. Há cursos de diversas especialidades: autônomos, recreacionais e profissionais, credenciando internacionalmente seus alunos, que durante o curso conhecem alguns naufrágios ocorridos na costa do Recife, como por exemplo, o do Pirapama, um dos mais famosos naufrágios em águas recifenses, afundado em 1889, em virtude de uma colisão com o Vapor Bahia, que dizem ter sido proposital devido a uma briga entre os dois comandantes.

 

Sozinho, altivo e majestoso chega a assustar em um primeiro momento, mas ao nos aproximarmos, logo percebemos que de assustador ele não tem nada; muito pelo contrário, repleto de cardumes das mais variadas cores e espécies, transmite uma sensação de indescritível beleza e harmonia.

Para quem não é apaixonado por aventuras radicais, mas adora água, o Recife reserva suas belas praias, e ainda as de todo o litoral pernambucano, com facilidade de acesso e proximidade, parques aquáticos e muito mais.

 

PRINCIPAIS NAUFRÁGIOS

 

VAPOR BAHIA: O navio naufragou em 1887, em frente à praia de Ponta de Pedra, devido a uma colisão com um outro navio, o Pirapama, causando 37 mortes. Está a 25 m de profundidade e a 12 milhas da Ilha de Itamaracá. Por lá há uma imensa variedade de espécies marinhas como grandes meros, parus, tartarugas, arraias, anêmonas, entre outros.

 

PIRAPAMA

Após a colisão com o Vapor Bahia, o navio foi condenado por ter causado o acidente e não ter prestado socorro aos náufragos. Foi então afundado em 1889, próximo ao Porto de Recife e hoje se encontra a 23 m de profundidade. É habitado por grandes tartarugas, arraias, moréias e uma imensa variedade de espécies marinhas. É um dos naufrágios mais bonitos e freqüentados nesta região de águas quentes e cristalinas. De outubro a maio a visibilidade pode chegar a 40 m.

 

MAMANGUAPE

Navio do século XVIII, está a 48 m de profundidade. Naufragou em frente à praia de Boa Viagem.

 

FLÓRIDA

Esse navio era um rebocador que seguia para a Inglaterra e naufragou em 1908.

 

CHATA DE NORONHA

O navio afundou em 1973, quando um de seus guindastes quebrou e caiu sobre o convés, rompendo o casco. Está a 31 m de profundidade, em frente à praia de Pau Amarelo.

 

REBOQUE

Naufragou quando torpedeado na I Guerra Mundial em 1917. Está a 12 milhas do cais dO Recife e encontra-se relativamente bem conservado. É sem dúvida um ponto imperdível para mergulhadores mais experientes, já que está a uma profundidade de 31 m.

 

VAPOR DOS 48

Não há nenhuma informação a respeito da história deste vapor. Seu nome é devido a profundidade em que se encontra, 48 metros.

 

GALEÃO SÃO PAULO

Galeão de guerra português, fica a 3 milhas da costa de Recife. Suas riquezas foram saqueadas por piratas e o que foi posteriormente recuperado está hoje exposto no Museu do Recife.

 

MOSSANGANA

Afundou em 1986 após uma forte tempestade. Fica a apenas uma milha da costa e a 10 m de profundidade. É um belíssimo naufrágio, que ainda se encontra intacto.

 

AREEIRO

Este naufrágio está a apenas 12 m de profundidade, bem na saída do Porto do Recife. Partido ao meio e intacto, abriga uma rica fauna marinha. Devido a sua localização, a visibilidade só é boa entre dezembro e abril.

 

MARISCO

Naufrágio pequeno, bem próximo à costa, porém localizado em local de difícil acesso.

 

AVIÃO

Avião B-52 norte-americano, que colidiu com a água após uma decolagem mal-sucedida.

 

REBOCADOR

Belo naufrágio localizado a 12 milhas da costa, em Serrambi. Foi propositadamente afundado em 1998 com o objetivo de incentivar o "turismo sub" na região. Está a 31 m de profundidade e é alvo de pesquisa em processos de formação de recifes artificiais.

 

VAPOR DE BAIXO

Não há muitas informações sobre sua história. Acredita-se que tenha sido torpedeado. Possui uma vasta coleção de louças e porcelanas que foram em parte recolhidas para estudo. Mantém suas belíssimas rodas intactas e incrustadas de corais belíssimos.

 

 

Operadora de mergulho que eu recomendo:

www.aquaticos.com.br

www.seagaterecife.com.br

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
×
×
  • Criar Novo...