Ir para conteúdo

De Sobral, ou de Jericoacoara, para os Lençóis Maranhenses de carro - julho de 2011


Posts Recomendados

  • Membros

Vou fazer meu relato de viagem de Sobral aos Lençóis Maranhenses (Barreirinhas) em carro pequeno não traçado (Kia Soul) em julho de 2011. Esse relato também é de grande valia para os mochileiros que querem fazer o trajeto Jericoacoara – Delta do Parnaíba - Lençóis Maranhenses, pois grande parte desse trajeto coincide como meu, incluindo o trajeto mais difícil da viagem (do Delta para os Lençóis). Também serve para quem vem de Fortaleza ou de outros locais do Nordeste.

Inicialmente pensei em ir pelo Interior do Piauí e Maranhão, seguindo uma rota do Google Maps e do meu GPS Garmin. Acreditem, é a maior furada, pois grande parte do trajeto é intransitável, com estradas não asfaltadas, o que eu só descobri após longa pesquisa pela net e falando com pessoas de Barreirinhas. Para ir pelo interior do Maranhão, vc tem que quase ir até São Luís e voltar, o que aumenta e muito a viagem.

Depois descobri o melhor caminho: pelo Norte, passando pelo Delta do Parnaíba. Considerarei o marco zero da minha viagem o Arco do Triunfo, no coração de Sobral. Saí de Sobral às 5 da matina, seguindo pela CE 362 em direção à Camocim, ainda no Ceará. Passei pelas cidades de Massapê, Senador Sá, Uruoca, Martinópole e Granja. Em Granja, um cuidado, pois vc deve pegar à direita em direção à Camocim.

Um acréscimo ao texto. Em Granja, é o ponto de encontro com os mochileiros que vêm de Jeri. De Jeri a Granja é facílimo. Pegue um guia e siga, por parazinho, até o asfalto e depois siga até Granja. Continue pelo caminho que vou falar e vc chegará nos lençóis com seu carro. As agências de turismo cobram até R$ 1000,00 para te levarem de Jeri ao Lençóis.

Depois de Granja, chega em Camocim, percorrendo 121 km desde Sobral. Na giratória um pouco antes de chegar em Camocim, vc deve pegar à esquerda em direção à Parnaíba. Mais 33 Km estará em Barroquinha, e mais 13 km em Chaval, última cidade do Ceará no trajeto. Em Chaval, em um trecho dentro da cidade, pergunte como ir para Parnaíba (há placas indicando também). 6 km após a entrada de Chaval, vc estará na divisa CE – PI. Siga por essa estrada e, 65 km depois, estará em Parnaíba. Para quem quiser conhecer o Delta, é sair perguntando como chegar lá. Eu não fui. Na giratória, ao chegar em Parnaíba, vc deve pegar em direção à BR – 343, como se fosse para Teresina. Andará cerca de 20 km e, logo que passar o posto da Polícia Federal, cerca de uns 50 metros apenas, vc verá a entrada para a divisa do PI – MA (tem uma placa). Pegue à direita na placa. Mais 13 km e vc estará na Ponte de Jandira, sobre o rio Parnaíba (uma vista belíssima!!!), e já estará em terras Maranhenses. Agora vc vai procurar ir para Tutóia. Siga nessa estrada. Passará pela entrada de Araioses. Siga em frente. Cerca de 41 km depois da ponte vc estará na entrada para Tutóia. Vire à direita e siga para Tutóia, que estará 38 km a frente. Esse é o trecho com mais buracos, aliás único trecho que vc deve ter cuidado com os buracos. Até aqui as estradas eram boas, somente alguns buracos aqui e ali. Ao chegar em Tutóia se informe de como chegar no município de Paulino Neves. Vire à esquerda em direção a Paulino Neves, estrada ótima, e siga 28 km até lá. Paulino Neves é fim de linha, fim de asfalto. Levei cerca de 5 horas desde Sobral até Paulino Neves, percorrendo uma distância de 378 Km.

Para ir de Paulino Neves até Barreirinhas, onde ficam os Lençóis, vc tem 3 opções. A melhor, mais prática e mais segura opção, porém mais cara, é fretar um carro (geralmente Toyotas Bandeirantes) que te levaram até Barreirinhas e te trarão de volta. A qualquer hora vc freta um carro, até de madrugada. Em alta estação se cobra em torno de R$ 250,00 para ir e mais 250,00 para voltar, levando até 15 pessoas, mas vc pode pechinchar e baratear um pouco. Essa é uma estrada pelas Dunas, passando por águas profundas, dependendo da época. Muita areia mesmo!!! Vc já passa pelos pequenos lençóis, e já vai conhecendo o lugar. Em carro pequeno é IMPOSSÍVEL, e nem tentem. Até para caminhonetes, tipo Hilux, é difícil, e tem que saber dirigir em trilhas difíceis, senão não aconselho mesmo. Essa viagem é desconfortável porque chacoalha muito, mas é um trecho lindo e vc já vai estar em clima de viagem. Vc pode até pedir para o motorista parar nas Dunas (já tem umas lagoas) e bater lindas fotos. Total dessa viagem de 2 horas + o tempo que vc quiser ficar parado. Qualquer dúvida vc pode procurar o restaurante do Ivaldo, em Paulino Neves, que ele conhece todo mundo e trabalha com esses transportes.

A segunda opção é, na minha opinião o melhor custo – benefício. Vc pode seguir na mesma estrada que acabei de citar, em carros iguais, só que em viagens regulares, que levam a população local até Barreirinhas. Se cobra um valor de R$ 20,00 por pessoa, para ida e R$ 20,00 para a volta. É claro que vc não vai ter as regalias de dar umas paradinhas no meio do caminho para as fotos. Também para essa opção vc vai ter que estar em Paulino Neves em horário adequado. Os transportes saem de Paulino Neves às 4 da madrugada e às 9:30 da manhã, em último horário. Depois disso só fretando uma carro (primeira opção). Por isso programe bem a viagem para estar lá antes dos carros saírem. Na volta, de Barreirinhas até Paulino Neves, os carros saem às 9:30h da manhã e à tarde, acho que às 14h, mas não tenho tanta certeza. Assim que vc chegar lá, pergunta de onde saem os carros pra Barreirinhas que todo mundo sabe. Total dessa viagem de cerca de 2 horas.

Vc deve estar se perguntando: e o que eu faço com meu carro? Bem, vc terá que deixar seu carro estacionado em Paulino Neves. Os próprios motoristas dos transportes vão ajeitar isso para vc. Eu deixei em frente da casa do próprio motorista, e não paguei nada por isso. Deixei o carro fechado e não teve problema algum. Também têm um estacionamento que vc pode deixar o carro e pagar R$ 10,00 por dia. Os motoristas também te indicarão. Isso já é prática corriqueira por lá. Ficam vários carros de turistas lá. Em resumo, deixa o carro em Paulino Neves, e vai tranqüilo que dá tudo certo.

A terceira, e na minha opinião, a pior a opção, é a que eu escolhi inicialmente. Me disseram que havia uma estradinha muito ruim, desviando dos lençóis, que aumentava o trecho para cerce de 80 km, mas que passava carro pequeno não traçado, que era o meu caso. Eu contratei um guia (R$ 100,00) e me aventurei. Pra quê?!!! É uma estradinha, inicialmente até boa. Cerca de 1 hora depois, começa um trecho que tem o caminho dos pneus e, na parte central, fica aquela protuberância, que eles chamam de facão. Nesse “facão”, tem muito mato e tocos de árvore. Às vezes vc pensa que o carro vai ficar preso, pois bate muito em baixo. E se o carro for muito baixo fica enganchado mesmo. Os tocos são um terror. Eles furaram 2 pneus do meu carro e amassaram todo o para-choques com as batidas. Alem disso, havia trechos com água acima do joelho, e foi quando decidi voltar e escolher a primeira opção. Em resumo, se seu carro for baixo, nem invente. Essa é uma boa escolha para quem tem uma caminhonete e não quer se aventurar a andar pelas dunas. Também é uma opção para quem quer ficar com o carro para, depois de Barreirinhas, seguir viagem para São Luís, por exemplo. Saiba que vc praticamente não vai usar seu carro pra nada em Barreirinhas. Todos os passeios são comprados, e te pegam e te deixam no Hotel. Talvez a única coisa boa de ter seu carro lá, é poder ir até os restaurantes no centro para comer, caso seu hotel fique longe do centro. Se seu hotel é no centro de Barreirinhas, não sentirá falta do seu carro de jeito nenhum. Pra contratar o guia vc pode perguntar aos próprios motoristas das toyotas ou perguntar no restaurante do Ivaldo.

Lá em Barreirinhas, o que fazer? Existem basicamente 2 coisas pra conhecer: os Lençóis e o rio Preguiças. Os passeios para os lençóis saem em dois horários: o primeiro sai às 8:30 e retorna às 14h e o outro sai às 14h e vai até depois do pôr do sol (dá tempo vc fazer o passeio das 14h se vc chegar em Paulino Neves de manhã!!!). Existem passeios mais longos, mais curtos, diferentes lagoas, mas no geral, são bem parecidos e igualmente lindos e fantásticos. Custam de 50 a 60 reais por pessoa, e se compra no próprio hotel ou diretamente nas agências no centro de Barreirinhas. O passeio pelo rio Preguiças também é muito legal e vale a pena. É passeio de dia inteiro e custa 60 reais por pessoa. Vai até uma localidade chamada Caburé, na foz do rio, e é talvez única ocasião que vc vai ver o mar por lá (nos lençóis só existem lagoas). É nesse passeio que se vê os macacos pregos livres na natureza, e se pode alimentá-los com as mãos. Uma dicazinha: no dia que vc for pra esse passeio, leve umas frutinhas do café-da-manhã do hotel pra vc dar pros macacos, é muito divertido, e eles são super mansos, apesar de silvestres. Se vc fizer um passeio pelos lençóis e um pelo rio terá feito o principal. Além disso, é conhecer outras lagoas, tem passeio de quadriciclo pelos lençóis, tem outros passeios por outros rios, mas se não fizer não se estresse.

À noite vc pode ir para os restaurantes de Barreirinhas, comprar artesanatos da folha do Buriti (as mulheres ficam loucas, como minha esposa ficou). Barreirinhas não tem um estrutura muito boa não, mas é legal. A viagem pode ser feita tranquilamente com crianças, até mesmo pequenas. Meus filhos tem 9 e 5 anos e adoraram!!! Pé na estrada e boa viagem que vale a pena ir para os lençóis maranheses de carro saindo de Sobral, Jericoacoara, Fortaleza ou de outras partes do Ceará ou do Nordeste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...