Ir para conteúdo

Primeiro mochilão: Chile - Argentina - Uruguai. AJUDA!


Posts Recomendados

  • Membros

Olá,

tenho 20 anos e meu sonho sempre foi rodar o mundo, e como estou tendo agora a oportunidade, decidi começar por aqui perto mesmo.

Como não tenho nenhuma experiência, decidi marcar com bastante antecedência e a ideia é passar 15 dias em janeiro, de 03/01 a 18/01, visitando os 3 países.

Sou grande fã do fórum e minha dúvida é: TUDO. ): Há grandes chances de eu ir sozinha mesmo, e precisarei estar bem informada pois acredito que ficar me perdendo por aí não será um luxo ao qual poderei me dar.

1º estou em dúvida sobre as saídas e chegadas. Estou com passagens semi-compradas para chegada em Santiago em 03/01 e saída em Montevideu 18/01, o que me parece óbvio, já que a ideia era passar uns 4 dias no Chile, 7 na Argentina e 4 no Uruguai. Porém, como não conheço absolutamente NADA, tenho medo de que por algum motivo acabe sendo cilada, e seja melhor eu ir e voltar de Buenos Aires mesmo ou algo assim. O que acham? Os aeroportos, quais são melhores ou mais perto? Será que acabarei é gastando mais?

2º Lugares a visitar! Eu seria MUITO grata a quem pudesse me dar um roteiro básico para iniciantes, algo como as cidades que consideram mais importantes a serem visitadas, as que possuem hostels mais fáceis de se localizar e de se locomover, as que são mais fáceis de chegar, algo assim. Pensei em algo como ir a umas 2 ou 3 cidades por país, mas vou realmente precisar de dicas sobre quais as melhores.

3º Transportes! Me falaram que a melhor forma de se locomover pela América do Sul é de ônibus, mas é verdade? Me pergunto se eu não perderia muito mais tempo apenas para economizar quase nada, se comparado à praticidade. E aonde pego os ônibus? É melhor procurar um hostel perto do centro ou de uma rodoviária? E nas cidades, qual a melhor forma de locomoção: ônibus, táxi ou alguma outra?

4º E a moeda? Sei que todos são pesos, mas sei que os valores são diferentes em cada país. É melhor eu converter já aqui ou deixar para fazê-lo em cada país, por conta da diferença de valores? Ouvi falar que é melhor chegar lá com dólares, por que? E aonde faço o câmbio, quais documentos são necessários? E acham que devo levar o cartão de crédito (o meu é o Universitário International do Banco do Brasil, mas não sei se eu poderia usá-lo lá fora) ou levar logo tudo em dinheiro vivo (perigoso porém prático)? E quanto acham que eu deveria levar, quanto por dia acham que eu gastaria?

 

Agradeço MUITO toda a ajuda que puderem me dar, pois ao mesmo tempo que estou extremamente animada, estou também completamente perdida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Querida, vou tentar te ajudar...

1) É melhor você começar seu roteiro por uma cidade e terminá-lo por outra, nunca começar e terminar na mesma, pois além de perder tempo com essa manobra, perderá dinheiro - terá que voltar para cidade inicial, fazendo uma viagem a mais. Quinze dias não é um tempo pequeno, mas também não é lá muito grande. É besteira querer conhecer muitos lugares em quinze dias, pois perderá tempo com deslocamento, além de tornar sua viagem cansativa. Sei que é seu primeiro mochilão, então a vontade é conhecer o maior número de lugares possíveis. Mas a dica que lhe dou é ficar mais tempo em cada cidade para aproveitá-la melhor. Não terá problemas com aeroportos, fique tranquila.

2) Acho que sua idéia de ficar 4 dias no Chile, 7 na Argentina e 4 em Uruguai é boa. Só lembre-se que o dia da viagem é praticamente um dia perdido. Quer seja na ida, na volta ou nos dias intermediários. Entendeu porque ficar viajando muito não é proveitoso? A não ser se estiver viajando a noite de ônibus, daí o dia não é perdido e além disso economiza uma diária de hotel/hostel. Então duas ou três cidades por país é besteira, não terá tempo útil. Sugiro uns 3-4 dias em Santiago, tem bastante coisa pra ver, podendo num deles fazer um bate-volta a Valparaíso/Viña del Mar. Depois você poderia fazer Mendonza e Buenos Aires na Argentina ou Bariloche e Buenos Aires. Por último mais uns 3-4 dias em Montevidéu. Coloque seu roteiro certinho, com as datas, fica mais fácil pra visualizar. Vá vendo alguns relatos para ver realmente quais as cidades que mais lhe atraem, dei apenas uma sugestão, é você quem irá montar seu roteiro.

3) Se o trajeto for muito longo vá de avião, não tenha dúvida. Buenos Aires a Montevidéu dá pra fazer de ônibus, pois são coladas, então não tem por que gastar. Dentro da cidade tente evitar taxi, a não ser que a grana esteja sobrando. É metrô, busão e principalmente caminhada. Hostel é melhor perdo do centro da cidade.

4) Moeda: sugiro levar dólares ou reais e trocar em cada cidade. Procure no tópico de moedas de cada cidade qual dos dois é melhor levar. Normalmente o dólar, que por ser mais negociado acaba tendo uma cotação melhor. Uma dica bacana é colocar o dinheiro numa doleira e prendê-la na perna, por dentro da calça. O câmbio tem que pesquisar onde estão as casas com melhor cotação em cada cidade. Essa informação tem no site, é só pesquisar. Se tem medo de levar muita grana, vá com cartão, mas vai gastar bem mais. Se informe com seu banco sobre esse cartão universitário. Quanto levar é difícil de responder.... Defina primeiro as cidades, depois vá pesquisando no site quanto o pessoal recomenda por cidade. Depende dos passeios que quer fazer, onde quer comer, qtas refeições, se vai fazer muitas compras, etc.

 

É normal ficar perdida... Só sugiro pesquisar mais, vai encontrar a maioria das respostas no site. Qualquer coisa tamo aí!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

Taís

É mais prático vc iniciar sua viagem por um país e terminar por outro. Economicamente também pode ser vantajoso, mas é melhor pesquisar antes. Vale lembrar que toda vez que atravessar fronteira tem que passar pela imigração, o que aumenta o tempo da viagem e as taxas de embarque costumam ser altas (leve isso em consideração qdo for simular o preço dos vôos). Em Buenos Aires, o aeroporto Aeroparque fica mais próximo do centro, mas se seu vôo for pelo Ezeiza, pegue o ônibus (tienda Leon, guichê dentro do aeroporto) até Puerto Madero (final).

Para se deslocar de Santiago para Buenos Aires avião é mais recomendado (ônibus dariam umas 30hs de viagem). De Buenos aires para Montevideo, o ideal é atravessar de barco até Colônia do Sacramento (empresa SEACAT tem preços melhores que o Buquebus) que é uma cidade histórica bacaninha e de lá pega ônibus para Montevideu (2:30h de viagem)

MOEDA: Para utilizar o cartão do seu banco fora do país deve pedir o desbloqueio tanto para crédito quanto para débito e saques (aproveite para ver com seu gerente se o cartão universitário tem algum tipo de restrição). É possível usar reais nessas capitais em algumas lojas, mas sempre precisará de dinheiro local para certos gastos. Não é fácil comprar pesos aqui no Brasil e, quando encontra, a cotação não vale a pena. Habilitando seu cartão, pode efetuar saques nos caixas automáticos (verifique com seu banco o valor das taxas por saque). Pode também levar alguns dólares e trocar nas casas de câmbio oficiais (as do centro costumam ter cotações melhores do que em aeroportos). Não troque dinheiro no câmbio negro, sobretudo em Buenos Aires, pois existem muitas notas falsas.

Acho que a primeira coisa a fazer é tentar conhecer os atrativos de cada cidade para ver o que te agrada e aí definir qto tempo quer ficar em cada uma e o que pretende fazer. Sugiro que dê uma olhada no site: http://www.viajenaviagem.com que tem muitas informações úteis para vc. Depois pode consultar os fóruns aqui do mochileiros para pegar dicas de hospedagens econômicas, passeios alternativos, etc.

http://www.viajenaviagem.com/2012/01/primeira-viagem-um-fim-de-semana-em-buenos-aires/

http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...