Ir para conteúdo

Foz do Iguaçu, Puerto Iguazu, Ciudad del Este - 05 dias - Dezembro de 2011


Posts Recomendados

  • Membros

Como obtive muita ajuda no site de vocês sobre Foz do Iguaçu resolvi postar minha experiência nos dias que estive por lá.

Saimos (eu e minha esposa) de São Paulo dia 24/12 a tarde (isso mesmo; vespera do Natal) para Foz do Iguaçu. O aeroporto estava vazio, então não tivemos atraso ou outro contratempo. Chegamos antes do horario previsto em Foz do Iguaçu e pegamos um taxi para evita de ficar esperando onibus, embora tenha onibus em direção ao centro que passa por lá. Pagamos 35,00 na corrida até o Iguassu Charms Hotel, um belo hostel com cara de hotel. Nosso quarto tinha até banheira (tudo bem que não era grande, mas tinha). Recomendo o hotel. Barato e muito bem organizado. Tinha muito turistas de outros países lá. Recomendamos.

O hotel fica próximo ao centro e bem localizado. Ao lado da Av. das Cataratas, que dá acesso ao aeroporto e Cataratas do Iguaçu.

Como chegamos por volta das 17:30 na véspera de natal o que nos sobrou foi ir a um mercado próximo. Compramos algumas coisinhas para comer visto que o hostel não oferecia lanche na véspera do natal.

Descansamos a noite para no dia de 25/12 acordar cedo e seguir em direção as Cataratas. Fomos de ônibus de linha (R$ 2,65 a tarifa). Como era dia de natal não encontramos o parque muito cheio.

Compramos os bilhetes antecipados pelo site do itaucard com desconto. Não sei até quando vai o desconto, mas paga-se a metade do preço o portador do cartão.

O parque nacional do Iguaçu é muito limpo e organizado. Os ônibus de dois andares ou articulados são pintados com temas dos animais típicos do parque e há informações em português, inglês e espanhol. Para pegar a trilha das cataratas desce na parada do Hotel Cataratas. A propósito o hotel é um luxo, e com vista para as cataratas.

A trilha é muito fácil, sinalizada e única, tornando uma simples caminhada de cerca de um quilômetro em um passeio. Embora tenha escadas não há dificuldades. Muito interessante foi notar que parece que estamos em todos os países ao mesmo tempo. Vemos americanos, japoneses, alemães.... Tem de toda nacionalidade ali.

O dia estava com muitas nuvens (sem previsão de chuva), o que tornou bem mais agradável o passeio. Em dezembro as temperaturas em Foz chegam a 40°.

Realmente as cataratas se mostram como uma das maravilhas da natureza.

Após chegar em frente as quedas, e subir pelo elevador panoramico para mais uma vista voltamos ao onibus e deixamos o parque em direção ao Parque das Aves.

O Parque das Aves oferece a opção de vocês ficar lado a lados com muitas espécies de aves que se torna uma agradável experiência pois não é todo dia que temos contato direto com esses belos animais. A entrada custa 20,00 para brasileiros e tem restaurante lá dentro, sendo muito mais barato do que comer no Parque Nacional do Iguaçu.

 

Fizemos tudo em cerca de 5 horas com muita tranquilidade, sem correria. Voltamos para o hotel por volta das 14:30. Como não somos de baladas, descansamos no hotel para o próximo dia. Dica: no calor de Foz do Iguaçu, muita água é consumida então se você for do nosso estilo, compre água e lanches leves em supermercados.

No outro dia 26/12 fomos para Ciudad del Este, seguimos de ônibus de linha e levamos dólares. Devido o fim de anos a aduana estava um tanto congestionada, mas na ida não fomos parados. A cidade parece um caos e muitos muambeiros te incomodam mas o segredo é não olhar nem para a cara deles porque senão te seguem o tempo todo. Essa dica peguei aqui no site. Seguimos para uma loja que já havia pesquisado e compramos eletronicos que previamente escolhemos. Minha esposa estranhou muito, pois só depois de comprado os produtos, que é testado e podemos pegar o eletronico. A dica é: chegue no local ja sabendo o que quer comprar para não ser enrolado. Compramos tudo em uma unica loja e evitamos ficar muito tempo andando por lá. Logo seguimos de volta para Foz do Iguaçu. Na aduana os fiscais brasileiros pararam o onibus porém não obrigou ninguém a descer. Olharam as sacolas rapidamente e seguimos de volta. Almoçamos em um pequeno restaurante no centro que tinha uma boa comida. Voltamos ao hotel para ver os "brinquedos" novos. Ficamos o restante da tarde e noite para descansar e no dia 27/12 bem cedo seguimos para Puerto Iguazu, Argentina, para visitar as cataratas do lado dos nossos "hermanos". Como o ônibus passava bem próximo do hotel decidimos ir para la dessa forma.

O ônibus na ida era um tanto antigo, de linha, porém logo que chegamos na aduana percebemos que na Argentina tudo é mais organizado. Todos devem descer e se identificar. Fomos para lá já com moeda local para não ter problemas de trocar na hora e evitar perder ônibus ou atrasar o passeio. Chegando no terminal de ônibus de Puerto Iguazu ja compramos a passagem de ônibus El Práctico Cataratas P$ 10,00 ida e volta.

Tambem compramos o passeio Aventura Nautica, que custava P$ 125,00 por pessoa.

Com o câmbio favoravel, o passeio sai muito mais barato que o passeio do lado brasileiro, o Macuco Safari.

Chegando no Parque Argentino a entrada foi de P$75,00 para maiores vindos do Mercosul, porém houve um aumento recentemente.

Há muitos comentários de que o lado brasileiro oferece uma estrutura melhor do que o lado argentino. Comprovamos que o trem dentro do parque é um pouco complicado, pois sai da estação central e para na estação cataratas para esperar outro que vem do sentido contrário para que a gente entre e siga para a estação Garganta del Diablo. A dica é: vá bem cedo para poder aproveitar todo o parque pois tem muita coisa para ver. Há a possibilidade de visitar em dois dias. O parque oferece desconto para o segundo dia de visita.

Quando chegamos na Estação Garganta del Diablo e já em frente esta a passarela que segue para o salto mais conhecido do conjunto. Andamos todo o tempo por cima do Rio Iguaçu e entre suas ilhotas em meio a enorme curva que o rio faz antes de cair pelas cataratas. Uma trilha muito bonita com cerca de um quilometro de extensão. No meio você vê diversos tipo de aves e uma paisagem que no final da trilha você vê a tão aguardada garganta do diabo. A passarela fica bem na beira do abismo, porém não é possível ver o fundo pois a água forma um vapor. O mais legal de tudo é a sensação. Poder ver a força da água que desaba por 80 metros. A parte ruim fica por conta da volta que é o mesmo caminho. Voltando a estação Garganta del Diablo pegamos o trem e paramos na Estação Cataratas que nos levam ao passeio superior e inferior.

No passeio superior temos a a oportunidade de ver diversas quedas a partir de cima delas e no passeio inferior vemos muitas por baixo e pelo meio delas. Depois de tudo isso descemos para a Aventura Nautica que é muito gostoso. Tomar um banho das quedas dos Saltos Tres Mosqueteros e do Salto San Martín e ver as quedas de um angulo totalmente diferente. Após voltar ja não tinhamos mais pique para ir a isla San Martin. A ilha tem a trilha bem dificil. São uns 200 degraus de subida e ainda conta com algumas trilhas no topo da ilha. Esse é um dos motivos que seria bom dois dias de visita ao parque. Para visitar e apreciar tudo tem que ter um bom pique. Porém ao contrário do parque do lado brasileiro o contato direto com a natureza é bem mais intenso. Fica a dica: Enquanto o lado brasileiro chamam de "camarote", o lado argentino é a "selva".

Ambos os lados trazem experiências únicas, mas vai do gosto de cada pessoa. Outra dica é: vá com a roupa mais confortavel que tiver (se for no verão) pois anda muito e se tiver calor já viu. Roupas de banho é aconselhável se for fazer a Aventura Nautica. É um verdadeiro banho. Fomos com roupas bem leves, e com o calor que fazia lá, secou antes da gente pegar o onibus de volta ao centro de Puerto Iguazu. Chagando lá ainda tomamos sorvete, compramos alfajor, e seguimos de volta a Foz do Iguaçu.

No outro dia 28/12 fomos para Itaipu e fizemos o circuito especial onde podemos ver até os eixos das turbinas girando lá dentro da usina. O tamanho de Itaipu é impressionante. Tudo tem proporções gigantescas lá dentro. A estrutura para o turista é muito boa e guias são preparados. Vale a pena conhecer tambem essa obra da engenharia. Voltamos no final do dia para o hotel e descansamos para no dia seguinte pegar o voô de volta para São Paulo. O único incidente foi que a nossa bagagem seguiu para Porto Alegre quando descemos em São Paulo. Porém a empresa fez o procedimento de procura da bagagem e ela foi entregue no outro dia em nossa residência. A dica fica por conta de que a mala para despachar tinha apenas roupas que levamos para a viagem. Tudo que compramos, objetos de valor e documento seguiram conosco em mochilas. Não se sabe o que pode acontecer com essas malas extraviadas.

No final das contas tudo foi muito positivo e revigorante. Vale muito conchecer Foz do Igauçu e arredores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...