Ir para conteúdo

Bolívia e Peru em 27 dias - Outubro 2013


Posts Recomendados

  • Membros

Olá Mochileiros,

 

Este será meu 1° mochilão p/ fora do país e depois de muuuita pesquisa na net e principalmente aqui, consegui fechar uma prévia do meu roteiro e gostaria da opinião de vcs e de uma ajudinha c/ algumas dúvidas...então lá vai:

 

1°dia - RJ / La Paz

2°dia - La Paz

3°dia – La Paz

4° dia – ir cedo p/ Copacabana

5° dia – Copacabana / Ilha do Sol

6° dia – Copa / Puno / Arequipa - sair de Copa bem cedo (existe ônibus direto de Copa p/ Arequipa?)

7° dia – Arequipa

8° dia - Arequipa

9° dia – Arequipa

10° dia – Arequipa / Ica - viajar à noite (só p/ confirmar..existe esse ônibus direto né? )

11° dia – Ica

12° dia – Ica

13° dia – Ica / Cusco - viajar a noite (to bem preocupada com esse trecho..alguém sabe dizer como é o percurso?)

14° dia – Cusco

15° dia - Cusco

16° dia - Cusco

17° dia – Cusco / Aguas Calientes

18° dia – Machu Pichu

19° dia – Aguas Calientes / Cusco

20° dia – Cusco

21° dia – Cusco

22° dia – Cusco

23° dia – Cusco / Puno / Copacabana

24° dia – Copacabana

25° dia – Copacabana / La Paz

26° dia – La Paz

27° dia – La Paz / RJ

 

Bem..minha maior dúvida é como sair de Ica e ir p/ Cusco, primeiramente pensei em de Ica ir p/ Lima e de lá pegar um avião p/ Cusco, porém andei olhando os preços da passagem de avião e somando com os gastos q eu teria em Lima ia acabar saindo muito caro...então vi q dava p/ ir de ônibus, q de acordo c/ alguns relatos são 18hs de viagem por um preço q varia entre S/110 e S/150..a minha preocupação é sobre as condições da estrada nesse trajeto...alguém q já tenha feito sabe me dizer se é muito perigoso? ou se existe uma forma melhor de fazer esse trajeto??

 

O orçamento inicial q eu fiz deu R$2.500,00 sem contar com as passagens ida e volta La Paz/Rj...vcs acham q dá?

 

É isso galera...opinem a vontadee!! :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Mari,

 

Queria saber se vc te4m mais detalhes do que prentende fazer em cada cidade.

Seu roteiro tá bem legal pq com vai visitar poucas cidades vai poder conhecer bem cad uma delas.

Quanto ao trecho Ica > Cuzco existem varias empresas neste trecho, Cruz del Sur e Tepsa são as mais indicadas, mas fiue tranquila que não tem nenhum vbicho de 7 cabeças e é + uma viagem como outra qualquer. Realmente são entre 13 e 16 horas de viagem e por volta de 120 soles em bus-cama, mas existem empresas que fazem por bem menos, vai depender do conforto que queira.

A grana que tá levando dá sim, principalmente pq não tem que tirar as passagens desse valor, acho que vai dar pra ter até alguns regalos com esse valor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Léo,

 

Obrigada pelas informações :wink: ..fiquei mais tranquila com esse trajeto..rs. A dúvida agora é se faço a noite ou de dia.

 

E q bom q gostou do roteiro..a idéia é essa mesma..conhecer as cidades com calma, ñ quero nada muito corrido...esse foi um dos motivos q tirei o Salar do meu roteiro, o outro é por causa de grana..acho q eu teria q aumentar um pouco o valor né?

 

E se vc fosse acrescentar alguma cidade q eu ñ poderia deixar de conhecer, qual seria?

 

Quanto aos detalhes sobre o q quero fazer em cada cidade, já tenho uma ideia sim...vê o q vc acha:

 

La Paz - 3 dias (no 4° dia ir cedo p/ Copacabana)

 

- Conhecer a cidade: praça Murillo, mercado da bruxas, Calle Jaen...

- Ir aos miradores Laikakota e Killi Killi

- To com uma lista de museus aqui, mas os principais que quero ir são: Museu San Francisco, Museu de la Coca, Museu de instrumentos musicales e Museu Tambo Quirquincho. Se der tempo vou nos outros.

- Passeios: Tiwanaku, Chacaltaya e Valle de La Luna (decidindo ainda se vou ao Chacaltaya)

 

Copacabana - 2 dias (no 3° dia ir cedo p/ Arequipa)

 

- Catedral,

- observatório astronômico Horca del Inca

- mirante do Cerro Calvário

- Passeios: Ilha do Sol (estava pensando em dormir na ilha mas.. Será q eu vou conseguir andar na ilha c/ meu mochilão?? Talvez seja melhor continuar em Copa mesmo, deixar a mochila no hostel e fazer o passeio o dia inteiro..tranquila só c/ uma mochilinha..rs.)

 

Arequipa – 4 ou 5 dias ( viajar a noite p/ Ica, mais ou menos 10hs né? É tranquilo fazer esse trajeto a noite?)

 

- City tour

- Monasterio de Santa Catalina

- Museo Santuarios Andinos

- Centro de Artesanía, Museo Histórico Municipal e Iglesia de San Francisco

Passeios:Tour Campiña (ñ achei preço)

Tour Canion del Coca ( estou pensando em fazer o tour de apenas 1 dia. Vc acha q vale? Outra dúvida: como são essas águas termais de Chivay?)

 

Li no seu projeto sobre os Banhos termais de Yura e Aguas de Jesus. qual é o melhor? Vc tem mais informações? tipo: preço, como vc foi, se precisa de agência...Eu Adoooro água quente e banhos termais tem tudo para entrar no meu roteiro :D

A questão é: será q é uma boa mesmo?? pq de qualquer forma eu já devo ir nas termas em AC..

 

 

Ica – 2 dias ( ir p/ Cusco a noite??)

 

- Relaxaaaar no oásis

- Passeios: Dunas

Paracas - Islas Ballestas (a decidir, pq provavelmente vou ter q adicionar mais um dia. Será q vale?)

 

Cusco – 8 ou 9 dias (contando com AC)

 

Além dos ótimos relatos sobre a cidade, tenho uma intuição q vou Amar Cusco. Por isso reservei mais tempo p/ ela. Quero curtir sem pressa.

 

Passeios:

- City tour : Korinkancha + Saqsayuaman + Tambomachay + Puka Pukara + Q´enqo

- Vale Sagrado: Pisaq + almoço em Urubamba + Ollantaytambo + Chinchero (quanto ao vale sagrado, estava pensando em fazer o passeio todo em 1 dia e no dia seguinte ir até Ollantaytambo, pegar o trem p/ dormir em Aguas Calientes e no outro dia cedo conhecer MP)

- Valle Sur: Tipón +Pikilaqta + Andahualillas

- City Tour Maras + Moray + Salineras

 

Aguas Calientes

 

- Machu Pichu e Termas

 

Na volta vou sair de Cusco p/ Puno e ir direto p/ Copacabana, onde devo só pernoitar p/ no dia seguinte ir p/ La Paz e ficar mais dois dias antes da data da passagem aérea de volta (coloquei esses dois dias, talvez 3, em La Paz para ñ correr o risco de perder o voo e tb ñ quero ter q acelerar muito a viagem caso aconteça algum imprevisto ou eu queira ficar mais tempo em algum lugar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Mari,

 

Acho que eu não tinha reparado bem no seu roteiro pq só agora percebi que vc vai de La Paz pra Copa e depois passa por Copa mais um dia na volta...pq fez assim?

Pense em fazer nesta ordem por conta dos custos e logística:

La Paz > Arequipa > Ica > Cuzco > Puno > Copa > La Paz

Sobre o bus entre La Paz e Arequipa eu não vou poder te ajudar muito pq não conheço, mas sei que tem er não é caro. Aconselho vc a pedir informações a MariaEmilia q

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Mari,

 

Acho que eu não tinha reparado bem no seu roteiro pq só agora percebi que vc vai de La Paz pra Copa e depois passa por Copa mais um dia na volta...pq fez assim?

Pense em fazer nesta ordem por conta dos custos e logística:

La Paz > Arequipa > Ica > Cuzco > Puno > Copa > La Paz

Sobre o bus entre La Paz e Arequipa eu não vou poder te ajudar muito pq não conheço, mas sei que tem er não é caro. Aconselho vc a pedir informações a MariaEmilia que conhece td de lá.

Eu particularmente colocaria o Salar na conta sim, até pq vc tem um tempinho sobrando e nem vai encarecer tanto assim sua viagem. Quanto a isso....desencana da grana pq a menos que vc seja uma gastona essa grana vai dar tranquilo, principalmente que vc não vai gastar muito com deslocamento já que optou por permanecer mais tempo em cada cidade.

De la Paz vc pode pegar bus turistico direto pra Uyuni, e voltar no mesmo esquema. Essa conta fica por volta de U$$ 200,00 com tudo incluso.

Só pra vc ter uma idéia eu vou fazer tudo isso quer tá no meu roteiro com 3 mil reais, considerando tudo (alimentação + Transporte + Hospedagem + Passeios) e vou passar em 13 cidades.

Viagens:

Tente sempre fazer durante a noite para economizar com hospedagem, principalmente nos trechos mais longos e pra não perder o tempo que usaria passeando dentro de um bus.

Tem bus direto entre Arequipa e Ica aos montes, vc não vai ter problemas com isso, mas procure ver o bus antes de comprar e de preferencia a empresas mais conceituadas como cruz del sur. Sente do lado esquerdo do bus para aproveitar a vista linda do pacifico, mesmo à noite.

entre Copa e Arequipa eu nunca ouvi falar sobre bus, sei que tem entre Puno e Arequipa, mas se for fazer o canion del coca pegue de puno para chivay e la mesmo contrate o trekking. chivay é o meio do caminho entre as duas cidades.

Sobre os passeios:

praça Murillo, mercado da bruxas, Calle Jaen...- isso vc faz no primeiro dia ou nos momentos de folga entre um ou outro passeio.

Miradores - vc faz os dois num período só, no meio do caminho fica o estadio Hernando Siles. Use o outro período do dia pra conhecer alguns museus e mesmo assim não vai conhecer td em um único período entrão faça uma lista com a ordem das prioridades.

aqui já estamos no 3º dia e como vai ficar Tiwanaku, Chacaltaya e Valle de La Luna ? vc vai gastar outros dois dias para fazer eles todos, por isso acho uma boa estender a permanencia em La Paz mais um dia e fazer o Chacaltaya aproveitando que vc já vai estar aclimatada, se estender 2 dias, faça tiwanaku no ultimo dia, mas vão com a mochila, na volta peça pra ficar em El Alto. De lá vc já pega o bus pra Copa.

em Copa vc faz assim: chega no meio da tarde vindo de La Paz, vc pode reservar um hostel pra volta da isla del sol e deixar sua bagagem mais pesada nele mesmo, tente pegar o barco para Isla com apenas uma mochila de ataque com uma muda de roupa, agua e petiscos pro trekking. Durma na Ilha, a paisagem compensa. Acorde cedo, faça o terekking da parte sul à parte norte, pegue o barco de volta ao "continente" e depois retorne ao hostel que reservou antes.

em Arequipa os passeios estão perfeitos e seriam a minha escolha, mas faça o canion de 2 dias. em um dia vc não aproveita nada e só se cansa poir praticamente o mesmo valor. se puder durma em Cabanaconte e não em chivay, por dois motivos. Não vai precisar acordar as 5 da matina pra ir ao mirador del condor pq é bem mais perto e 2º, vc chega bem antes das ordas de turistas ao mirador.

Yura e Aguas de Jesus são mais frequentadas pelo Arequipenho por conta da distancia, Yura a cerca de 30 Km e Aguas de Jesus a uns 10 Km, dá pra ir de transporte público ou taxi mas compensa ir apenas se tiver tempo sobrando, até pq o melhor é aproveitar as aguas de La caletera em chivay, onde vai dormir no canion del coca. Eu aconselho...tab adoro uma aguaq quentinha, um ofurô...dá uma moleza...rsrsrs

Ica tá certinho...viagem sempre a noite! no mais é aproveitar e relaxar. contrate Paracas - Islas Ballestas no próprio hostel. Aconselho o casa de Arena II.

Em Cuzco ia te falar pra nao deixar Maras e Moray pra tras, mas vc já colocou no roteiro.

tente deixar AC e MP por ultimo de tudo, senão tudo vai ficar meio sem graça depois...

O Tipon eu não conheço, mas o LeoRJ morou lá e pode te dar as informações que precisar.

de resto não tem muito o que corrigir não. vc tá com tempo de sobra pra qualquer imprevisto.

mas afinal...vc não disse quando é que vc vai?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Léo,

 

Então..eu passaria por Copa na ida e na volta pq ñ sabia desse ônibus direto p/ Arequipa...uma boa mesmo. Vou ver isso direitinho. :wink:

Quanto ao Salar..esse esquema q vc falou, de sair de La Paz e depois voltar, é só um dia? ou dorme no Salar e no outro dia volta p/ La Paz?? Será q talvez ñ seja melhor então continuar e ir até São Pedro do Atacama e de lá ir p/ Arequipa?

 

Em La paz vou seguir o seu conselho e acrescentar mais um ou dois dias. No mais...vlw pelas dicas! ::otemo::

 

aaah..quase esquecendo de novo..rs..vou em outubro de 2013, pela minha pesquisa é a melhor época né...e como boa carioca, ñ gosto de chuva e nem sou muito chegada ao frioo ::Cold:: ..rsrs

A idéia era p/ ser esse ano mas ficou muito em cima...tanto p/ mim, como p/ galera q vai comigo...então vai ser ano q vem mesmo...e rezando p/ o mundo ñ acabar até lá...kkkk ::lol3::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Mari,

 

Eu tô começando a achar que talves quem precise deste bus de La Paz a Arequipa sou eu, minhas férias foram adiadas para Janeiro e talvês eu precse cortar alguns dias do meu percurso. Vamos combinar de trocar os detalhes que cada um conseguir sobre este trecho ok?

No Salar vc tem a opção de 1, 2 ou 3 dias, mas nunca faça o de 1 dia só. é praticamente o mesmo preço, vc não vê a parte mais bonita do Salar e cansa demais. Eu acho que o de 3 dias é sempre a melhor opção pela paisagem, pelo preço e principalmente pela comodidade do transfer até SPA, caso decida-se por acrescentar no seu roteiro o Atacama.

Só tome cuidado com os preços no Chile. Na Bolívia viramos reis com o câmbio super favorável e se vc acostuma e não se policia no chile acaba passando da conta... por isso planeje bem os passeios em função do custo e do tempo que tem disponivel pra não precisar perder mais tempo do que o necessário em SPA.

No meu roteiro quero fazer exatamente assim, seguir do Salar p/ SPA e de lá pra Arequipa.

Junho/Julho é a época que menos chove, mas a que faz mais frio...Outubro é um meio termo, nem muito frio, nem muita chuva. aliás...não se preocupe em fugir do frio pq vc não vai conseguir. A + de 5000 mts de altitude pode ser no trópicos que vai estar frio e muito.

Tem gente que acha que planejar com muita antecedencia como vc esta fazendo é perda de tempo pq as coisas mudam, o cambio muda, td muda...mas eu acho que vc tá fazendo certinho, pois quanto antes planejar, antes terá uma previsão do que encontrar pelo caminho, pode comprar o que precisa com mais calma e juntar mais grana...o caminho é esse mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pode deixar Léo...sabendo de algo te aviso :wink:

 

O Salar era o q eu imaginava mesmo, vale mais a pena o de 3 dias e seguir p/ SPA. Sendo assim, acho q vou deixar p/ uma próxima viagem.

 

éé..sei q ñ tem muito como fugir do frio mas eu teeento..rsrs..por isso nem cogitei a possibilidade de ir em Junho/Julho.

Setembro ou Outubro são os mais prováveis mesmo.

 

Confesso q tenho adorado planejar a minha viagem :D ..decidir onde quero ir, o q quero ver, ler os relatos de muitos mochileiros e "viajar" um pouquinho com eles tb..pegando dicas, informações, montando meu mini guia com carinho e transformando aos poucos o meu sonho em realidade..tudo a seu tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

A única coisa que eu descobri do roteiro entre La Paz e Areuipa é que tem de passar por Desaguadeiro.

Fiquei muito curioso sobre esse trajeto, até pra ter essa carta na manga, mas no meu trampo deu td certo e vou manter o roteiro original.

Parece mesmo um vício esse negócio de pesquisar as possibilidades, eu viajo tudo na minha mente antes mesmo de embarcar e o mais legal é que por mais que vc saiba tudo sobre os destinos, as sensações do momento que está lá é que valem. Os cheiros, os sons, a emoção da trip acontecendo a gente só sente lá. Às vezes ficamos frustrados, outras superamos as expectativas. No video relato do VitorColoma tem uma frase que diz: "Nós preferimos o peso da mochila ao da consciência de não conhecer o mundo" que traduz bem o que a gente sente do planejamento ao fim, a vontade de viver cada metro planejado antes é bem maior do que não se arriscar a nada disso...

Dicas importante para o frio: chá de coca, footwarmer nos pés, vestir-se por camadas e cobertor de orelha, claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...