Ir para conteúdo

Cachoeiras da região de Botucatu/SP


dcvivan

Posts Recomendados

  • Membros

CACHOEIRAS DE BOTUCATU

 

Este post é uma lista de várias cachoeiras que eu conheci de uns anos pra cá, a maioria na cidade de Botucatu ou próximas de lá.

 

1. Cachoeira da Pavuna – 5 quedas (Botucatu / São Manuel)

 

Essa cachoeira, na verdade fica em um lugar meio confuso entre Botucatu e São Manuel. O fato é que a entrada dela fica logo antes do pedágio de São Manuel, do lado direito para quem está vindo de Botucatu. A entrada custa R$8 por pessoa, e no local tem área para camping (custa R$20 por pessoa, mas não sei como são as condições). Há pouco tempo, em uma de minhas idas a Botucatu, eu e um amigo conseguimos visitar as outras duas quedas que faltavam para eu conhecer no complexo da Pavuna. Assim que se chega no começo da trilha com mata fechada, há duas placas indicando cachoeiras. Para conhecer essas duas quedas, tome o caminho da direita. Essa trilha é bem mais íngrime e difícil que a da esquerda, e basta seguir o caminho. Cuidado com os barrancos. Você chegará na parte alta da cachoeira. E é MUITO alta, a vista de cima é sensacional. Mas nem pense em descer por aí. Subimos a trilha de volta, e lá pra cima, ao lado do caminho da esquerda tem uma pequena trilha que atravessa uma cerca. E desce, desce, desce… vá se segurando nas raízes, dá um jeito que vale a pena. A cachoeira se divide em duas. O primeiro patamar, fica mais ou menos na metade dela, nessa parte não conseguimos chegar. Mas onde ela cai é muito legal.

 

Bom, então você deverá subir até o começo da trilha, e agora tomar a trilha da esquerda. A mata é bem fechada, mas a trilha é bem demarcada. Não tem como errar. Para chegar nas cachoeiras anda-se cerda de 20 a 30 minutos. No final da trilha, toma-se a trilha do lado esquerdo para chegar na primeira cachoeira. Essa queda é conhecida como Cachoeira da Pedreira, e é a mais alta delas. Tem cerca de 60m

 

Volte então à trilha principal, e continue descendo. A partir daí, fica mais íngrime e há lugares com cordas para ajudar na descida. Ao lado esquerdo você verá uma pequena queda, que é a 4ª cachoeira. A trilha termina na quinta cachoeira. Ela não é tão alta quanto a primeira, mas o volume d’água é bem grande e tem um enorme poço para banho! Aproveite!

 

2. Cachoeira da Indiana (Botucatu)

 

Essa cachoeira eu gosto muito, porquê é meio escondida, dificilmente tem gente por lá. Fica embaixo da serra, no caminho é possível conhecer o morro onde fica a Base da Nuvem, onde é possível praticar o voo livre. Passando a entrada para esse morro, continue descendo até chegar em uma linha de trem. Deixe o carro ali por perto e desça até o riacho que passa ao lado. Vá subindo pelo leito e margens do rio e assim que encontrar outro riacho que se junta com o primeiro, continue seguindo para o rio da direita. Depois de uma meia hora de caminhada pelas pedras, você chegará na cachoeira. O interessante é que a cachoeira se forma um pequeno canyon, e um pouco abaixo tem um “escorregador” de pedra e um lago embaixo. Dica: Pouco antes de chegar na cachoeira, olhe para o lado direito, você verá uma árvore gigantesca ! vale umas boas fotos !

 

3. Cachoeira da Marta (Botucatu)

 

Essa é uma das cachoeiras mais famosas e bonitas de Botucatu. Fica na Rodovia Marechal Rondon depois de Botucatu, para quem vem de Bauru. Fica ao lado esquerdo da estrada. Lá tem um bairro rural, com muitas chácaras. Depois que entra no bairro é só seguir reto. A o acesso à cachoeira fica do lado esquerdo. Não tem como errar. Até uns anos atrás a prefeitura colocou uma placa de interdição na entrada do local, mas mesmo assim o pessoal pulava a cerca e descia para a cachoeira. Atualmente eu não sei como está. A trilha de acesso inclinada e leva uma meia hora para descer. A cachoeira fica na parte de baixo de um grande lago, e o lago é fundo e a água extremamente fria. Dica: Vá de tênis mesmo para entrar no lago, pois o fundo é cheio de pedras. A mata fechada forma uma moldura para a cachoeira. É um passeio imperdível!

 

4. Cachoeira da Schin (Botucatu)

 

Essa cachoeira fica em um bairro rural de Botucatu chamado Demétria, e por algumas pessoas a conhecem como Cachoeira da Demétria. É a mesma coisa.O mais fácil é chegar nesse bairro e perguntar. Não é difícil, mas tem algumas bifurcações e não me lembro direito, o ideal é perguntar, pois todo mundo conhece. A última vez que eu fui nessa cachoeira, no começo de 2014, levei alguns amigos para conhecer, inclusive uns gringos que estavam hospedados em casa. Chegando perto da cachoeira, você estaciona o carro, sobe um barranco e vai beirando um canavial até um córrego e depois é só acompanhar o rio que você chega na cachoeira. Mas nesse dia, assim que subimos o barranco, tinham uns 4 capangas (armados) com caminhonetes estacionadas no caminho e não nos deixaram passar para chegar na cachoeira, sob o pretexto de que algumas pessoas que frequentavam estavam fumando crack no local. Enfim, foram estúpidos e eu ficamos revoltados com a situação. Atualmente eu não sei se ainda está proibida a entrada no local.

 

5. Cachoeira Paula Souza e Rio Hortelã (Botucatu / Rubião Júnior)

 

Essa cachoeira é uma das que eu ainda não sei chegar sozinho (rs). Um amigo que nos levou até lá, e como tem várias bifurcações e entradas, não me lembro de como se chega. Me lembro que passamos o aterro sanitário de Botucatu e entramos pela fazenda da Duratex. Passamos umas plantações de eucalipto e não me lembro mais (rs). É uma cachoeira baixa, com cerca de 4 metros, mas é bem extensa e tem bastante área para banho, além de uma prainha de areia em uma das margens. Nesse mesmo dia ainda fomos para o Rio Hortelã, que fica no distrito de Rubião Júnior, na estrada do clube de campo do Banco do Brasil. Esse rio não tem cachoeira, mas tem corredeiras legais e bons lagos para banho. Atenção: Nos domingos, o local fica lotado.

 

6. Cachoeira Véu da Noiva (Botucatu)

 

Essa com certeza é a mais famosa e frequentada da cidade. Talvez pelo fácil acesso, ou por ser a mais próxima da cidade. Além de tudo isso, não é cobrada a entrada e tem boa estrutura, contando com bar, banheiros, churrasqueiras e até um tobogã ao lado da cachoeira. Resumindo: Aos finais de semana o local fica lotado ! O lago é grande e a cachoeira tem um grande volume de água.

 

7. Cachoeira Boa Esperança (Botucatu)

 

Essa cachoeira fica em propriedade particular, e no momento não está permitida a entrada devido à degradação do local. O acesso é permitido somente com autorização prévia dos proprietários.

 

8. Cachoeira da Canela (1, 2 e 3)

 

Essa cachoeira, apesar de bem conhecida, fui pela primeira vez há pouco tempo. Para chegar nela, pegue a Rodovia Marechal Rondon sentido Conchas. Quando passar ao lado do SESI, entre na Cohab I. Siga paralelamente à rodovia até a última rua e vire à esquerda. Ande três quadras, e deixe o carro ali. Provavelmente você verá alguns carros parados, ou pode perguntar para alguém. A partir daí, siga em frente uma pequena trilha pelo pasto, durante uns 15 minutos. Você verá uma mata fechada. As cachoeiras estão lá. A primeira delas, é bem bonita, mas muito difícil de chegar. Cheguei perto, tirei fotos. A segunda, também difícil de chegar (trilha muito íngrime e escorregadia), tem um bom lago para banho, e é alta. Cerca de 20 metros. Essa é a mais frequentada. Provavelmente estará cheio de gente quando você for.

 

Se continuar descendo pelo rio, após uns 25 minutos de caminhada, você chegará à terceira queda. Essa é sensacional. Ela é MUITO alta. Para descer nela (muito cuidado), deve-se entrar na mata na margem esquerda, logo se vê uma trilha. Repito, para descer nessa queda, tome muito cuidado. O caminho é muito liso, devido à névoa que a cachoeira faz. Mas é a mais bonita delas.

 

Vale ressaltar que se você continuar descendo o rio, depois de mais uma meia hora de caminhada pelo leito, você verá um outro riacho que se junta ao da Canela. Esse riacho é o rio que vem da cascata da Marta. E se descer mais ainda, chegará na Cachoeira da Indiana

 

9. Cachoeiras do Vale do Aracatu

 

Ainda em Botucatu, essas cachoeiras (conhecemos 2 até agora) ficam em um vale muito preservado, a entrada é gratuita e para chegar é relativamente fácil. Basta continuar seguindo a rua asfaltada que leva até a entrada da estradinha para a Cacheoira indiana e seguir reto. Chega um momento em que bifurca. Siga a estrada de terra (esquerda). A partir daí siga a estrada por mais uns 10 minutos. Depois da segunda ponte, estacione o carro e vá a pé pela estradinha que começa na na porteira á esquerda. Depois é só descer o riacho. Você chegará na cabeceira da primeira queda. Descemos até o pé dela pela trilha á esquerda, mas não recomendamos. Trilha bem difícil. Depois, seguindo o rio mais uns 5 minutos, você chegará na parte alta da segunda queda.

 

10. Cachoeira Glória (Agudos)

 

Desde que me mudei para Bauru, há uns 8 anos, não me conformo do fato da cidade não ter nenhuma cachoeira. Tudo bem, o relevo não ajuda, mas há um tempo atrás, soube de uma cachoeira em Agudos. Saímos com o carro, passamos pela cidade, e depois de umas entradas erradas e várias paradas para pedir informação, chegamos à entrada de uma fazenda com dois pilares brancos, seguimos um pouco, descemos um o rio ao lado esquerdo da estrada e chegamos à cachoeira. Tudo bem, não é muito alta (tem tipo uns 3 metros, rs), mas já é alguma coisa. Apesar do tamanho, a cachoeirinha é bem legal e tem até uns pocinhos para banho.

 

11. Cachoeira do Bairro Floresta (Duartina)

 

Ainda procurando cachoeiras próximas a Bauru, encontramos essa, que fica perto de em um bairro chamado Floresta, a caminho de Ourinhos, após uns 30km, ao lado direito da rodovia tem a entrada do bairro indicada por uma placa. Chegando no bairro, é só perguntar, todo mundo conhece. A cachoeira não é muito alta e não tem lago, mas a parte de baixo tem areia, tornando-se um lugar legal para passar o dia.

 

As cachoeiras relatadas neste post, e outros inúmeros atrativos turísticos estão relatados no blog Revolteio, além de um mapa detalhado com as localizações dos atrativos e cachoeiras.

Confira o "Especial Botucatu" no https://revolteio.com/2017/02/20/especial-botucatusp-3/'>https://revolteio.com/2017/02/20/especial-botucatusp-3/

 

Blog: https://revolteio.com/

Fanpage: https://www.facebook.com/revolteio/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...