Ir para conteúdo

Santiago de Compostela - Caminho Português


Clairton

Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal, 

Quero fazer o caminho para Santiago (Compostela) partindo de Porto (Portugal). Tenho março e abril de 2018 livres para fazer essa trip...

Alguém já fez? Tem ideia de valores de pousadas/hostel ou até mesmo de hotel? Qual o custo diário, em média, incluindo alimentação?

Estive vendo por agências de turismo, mas os valores estão bem salgados, mesmo sendo literalmente um mochilão!!!

se for, irei sozinho, caso alguém se habilite a ir junto, estarei aberto a sugestões!

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá, Clairton!

Fui peregrino no Caminho Português em Abr/14, com meu pai e um irmão: partimos do Porto (onde ficamos 2 dias antes de começar a jornada), levamos 10 dias caminhando e chegamos a Santiago de Compostela no 11º, ficando lá por mais 3 - 16 dias, no total.

Durante a caminhada, ficamos em albergues públicos. Há albergues por todo o caminho: no roteiro que traçamos, exceto por 1 ou 2 etapas, havia albergues intermediários (situados entre os pontos de partida e chegada que programamos), que teriam sido úteis caso ocorressem imprevistos. A sinalização é farta, difícil se perder com tantas setas e vieiras amarelas a indicar o caminho.

HÁ QUATRO ANOS, o custo de estadia foi: 20 Euros/dia no Porto (2 pernoites, para acertar os últimos detalhes como pegar o 1º carimbo na Credencial dos Peregrinos, na Sé do Porto); 5 Euros/dia nos albergues em Portugal; 6 Euros/dia nos albergues na Espanha (foram 5 dias em cada país); e 20 Euros/dia no hotel em Santiago (3 pernoites). Os albergues não têm luxos, mas são limpos, bem cuidados e agradáveis - basicamente têm banheiros e quartos comunais com beliches (não há roupas de cama). Os hotéis foram bem simples, também: no Porto, ficamos no Grand Hotel Paris; em Santiago, nos 'quartos de peregrinos' (menores, mais simples e mais baratos que os regulares) do Hotel San Martin Pinário, AO LADO da Catedral, com café da manhã incluso (se quiser, há albergues públicos em Santiago para quem termina o Caminho, onde pode-se ficar alojado por mais de 1 dia).

De qualquer forma, há, por todo o caminho e ao se chegar em Santiago, hotéis e hostals para escolher - existem apps que podem ajudar, se for isso que vc procura.

Quanto à alimentação, os cafés-da-manhã durante a caminhada costumavam custar + - 4 Euros, e os almoços/jantares, + - 10 Euros cada (menu-peregrino). Havia peregrinos que compravam frutas, pães/frios, etc. e somente lanchavam pelo caminho, o que deve baratear o processo. Não chegamos a usar as cozinhas dos albergues pra fazer comida, mas é possível (porém, nem todos têm equipamentos à disposição).

Em relação às passagens: fomos de TAP - SP>Porto / Porto>SP. Hoje em dia, penso que R$ 2400,00 são um preço razoável. É bom que você saiba: a TAP tem um 'shuttle' (micro-ônibus) GRATUITO que leva de Santiago ao Porto (240 km) no próprio dia do embarque de retorno - parte próx. das 5h AM da estação de ônibus de Santiago, e chega ao Aeroporto do Porto perto das 8h AM - o voo é às 10h (ainda é assim, vou usar este serviço de novo nos próximos dias).

De qualquer forma, a parte AÉREA é maleável, tem que se buscar as melhores condições/circunstâncias.

Concluindo: a simplicidade na viagem faz tudo ficar muito especial, uma experiência inesquecível. Quanto a mim, fui acima de tudo com intuito religioso, o que fez (faz) a caminhada ser completa e ainda mais impressionante e maravilhosa.

Espero ter ajudado. Procure a ACACS-SP (Associação dos Amigos do Caminho de Santiago) para maiores informações sobre o Caminho. Se você for peregrinar (que é diferente de fazer turismo rs), 'Ultreia' e Bom Caminho! De qualquer forma, boa viagem!

Abraços!

 

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...