Ir para conteúdo

Peru / Bolívia em 15 Dias - Julho/Agosto 2010


Posts Recomendados

  • Membros

Olá Pessoal,

 

Vou para o Peru e Bolívia, saindo de SP, com meu Pai e meu Irmão entre os dias 25/07 e os dias 08/08 próximos. Após muito pesquisar no site montei um roteiro com uma agenda não tão apertada considerando que meu Pai estará conosco. A grande questão é que, ao inverso do que normalmente as pessoas fazem, iniciaremos o roteiro por Cuzco e vamos finalizar em La Paz, portanto estou algum receio quanto aos horários de partidas de ônibus de Cuzco - Puno / Puno - Copacabana / Copacabana - La Paz.

 

Agradeço a todos que puderem dar dicas e ajudar. Abaixo segue o roteiro resumido contendo as principais providências a serem tomadas em cada dia.

 

Dia 01 (Domingo - 25/07)

- Saída do vôo às 8:35 AM, chegar no aeroporto até às 4:30 hs para evitar overbooking, estacionar carro no BR Parking.

- Chegada em Cuzco às 15:00 hs (horário local = 2 hs a menos do que no Brasil) – Fazer Check-in no Hotel (Temos que fazer a reserva no Hotel com antecedência para ter o translado Grátis), volta por Cuzco;

- Comprar roupas de frio caso necessário;

- Fazer câmbio para Soles (moeda peruana);

Dia 02 (Segunda - 26/07)

- Comprar Boleto Turístico e contratar excursão para o Vale Sagrado;

- Fazer City Tour na cidade;

- Verificar horários de saída de ônibus para Puno;

Dia 03 (27/07 – Terça)

- Fazer Vale Sagrado – visitar Vale Sagrado Písac e Ollantaytambo;

- Obter informações sobre os locais mais interessantes inclusos no Boleto Turístico ainda não visitados tendo em vista o City Tour e o Vale Sagrado;

Dia 04 (28/07 – Quarta)

- Visitar museus e Igrejas inclusos no Boleto Turístico ainda não visitados;

- Fechar viagem para Puno (se possível já verificar pacote incluindo Ilhas Uros, Copacabana e Isla do Sol);

- Fazer câmbio para Boliviano, caso possível e indicado;

- Comprar últimas coisas necessárias para o Caminho Inca (Cajado, barra de cereal, etc.);

- Carregar Maquina de fotografar, comprar lanternas;

Dia 05 (29/07 – Quinta)

- Iniciar o Caminho Inca;

Dia 06 (30/07 – Sexta)

- Caminho Inca;

Dia 07 (31/07 – Sábado)

- Caminho Inca;

- Se informar sobre o que é mais interessante nas ruínas de Machu Pichu;

Dia 08 (01/08 – Domingo)

- Chegada a Machu Pichu – acordar cedo para conseguir subir o WaynaPichu

- Visitar Ruinas de Machu Pichu;

- Fazer Check-in em Hotel de Aguas Calientes;

- Aproveitar águas termais de Aguas Calientes;

Dia 09 (02/08 – Segunda)

- Retornar a Cusco;

- Ir para Puno;

- Fazer Check-in em Hotel em Puno;

Dia 10 (03/08 – Terça)

- Acertar viagem para Copabana;

- Visitar Ilhas Uros logo pela manhã;

- Viajar para Copabana;

- Fazer Câmbio para Bolivianos

- Fazer Check-in em Hotel em Copabana;

- Acertar visita à Isla do Sol no dia Seguinte;

- Acertar saída para La Paz no dia 05/08;

Dia 11 (04/08 – Quarta)

- Ir para lado norte da Isla do Sol (verificar possibilidade de ir na Isla dela Luna) (temos que decidir se é melhor fazer a trilha do norte para o sul ou do sul para o norte, em geral as pessoas fazem do norte para o sul);

- Fazer a trilha do lado norte ao lado Sul da Isla do Sol;

- Visitar Museu;

- Fazer Check-in em Hotel da Isla do Sol;

Dia 12 (05/08 – Quinta)

- Voltar para Copacabana;

- Ir para La Paz;

- Fazer Check-in em Hotel de La Paz;

- Acertar Passeio para o Chalcataya, Tiwanaku, Vale da Lua e Death Road;

- Visitar, na medida do possível Igrejas e Museus em Lapaz;

Dia 13 (06/08 – Sexta) (é o dia nacional da Bolívia)

- Fazer Passeio para o Chalcataya, Tiwanaku e Vale da Lua;

- Aproveitar La Paz;

- Acertar translado para o Aeroporto no dia 08/08;

Dia 14 (07/08 – Sábado)

- Fazer Check-out no Hotel – guardar as malas;

- Death Road;

- Pegar as malas no Hotel;

- Ir para o Aeroporto até às 11:00 PM;

Dia 15 (08/08 – Domingo)

- Pegar vôo em La Paz às 2:30 hs;

- Pegar carro no estacionamento do Aeroporto.

 

Já contratamos o caminho Inca. Com relação à Bolívia acho que não terei tempo suficiente para fazer o Vale da Lua, o Chalcataya e Tiwanaku, e li que a fazer a Death Road é realmente imperdível, qual seria seria o melhor dos passeis então? Será que seria melhor gastar menos tempo em Copacabana / Isla do Sol?

 

Muito obrigado a todos que puderem contribuir, e com certeza postarei o relato de viagem quando retornar. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

olá!

como sua viagem já é semana q vem, vou dar uns pitacos! rs...

vamos lá...

 

"Dia 02 (Segunda - 26/07)

- Verificar horários de saída de ônibus para Puno;"

acho q vc não precisa se preocupar tanto em comprar passagem com antecedência e nem com os horários. existem várias empresas fazendo esse trajeto, qdo eu fui tb existiam vários horários durante todo o dia. acredito q vc consegue comprar lá no terminal, na hora, sem problema (comprar qq coisa por intermédio de agência é sempre muuuito mais caro!). se vc quiser garantir de comprar as 3 passagens juntas, tudo bem. mas se preocupe mais em comprar os lugares no primeiro andar do ônibus (bus cama), pq o segundo andar é horrível, apesar deles sempre falarem q é a mesma coisa!

 

"Dia 04 (28/07 – Quarta)

- Visitar museus e Igrejas inclusos no Boleto Turístico ainda não visitados;"

qto à sua pergunta anterior, do q vale a pena ser visitado, isso é muito pessoal... a maioria das coisas legais não estão no boleto... como o museo inka, as igrejas (q tem um boleto separado)... na minha humilde opinião, do boleto só prestam as ruínas (e gostei do Museo de Arte Popular, q fica no mesmo lugar onde se compra o boleto).

 

"Dia 04 (28/07 – Quarta)

- Fechar viagem para Puno (se possível já verificar pacote incluindo Ilhas Uros, Copacabana e Isla do Sol);"

como disse antes, não precisa fechar pacote pra nada disso, compre sempre na hora, pechinchando bastante!

"- Fazer câmbio para Boliviano, caso possível e indicado;"

tb não, o ônibus para copacabana faz uma parada numa casa de câmbio antes da fronteira, só cuidado com as notas falsas!!!

 

"Dia 07 (31/07 – Sábado)

- Se informar sobre o que é mais interessante nas ruínas de Machu Pichu;"

o parque todo é interessante e dá pra conhecer tudo em um dia

 

"Dia 08 (01/08 – Domingo)

- Chegada a Machu Pichu – acordar cedo para conseguir subir o WaynaPichu"

na sua trilha vc já não chega direto em machu picchu?

 

"Dia 10 (03/08 – Terça)

- Acertar viagem para Copabana;"

tb não precisa, é só comprar a passagem no terminal, mas vá de manhã cedo para lá.

"- Acertar visita à Isla do Sol no dia Seguinte;"

compre na hora que vc entrar no barco, direto no cáis

 

"Dia 13 (06/08 – Sexta)

- Fazer Passeio para o Chalcataya, Tiwanaku e Vale da Lua;"

chacaltaya e vale de la luna são feitos no mesmo passeio, tiwanaku é outro passeio

 

 

Impressões gerais:

vc está perdendo dias dormindo em aguas calientes, na viagem de dia para puno, dormindo em puno (a sua logística cusco/puno/copacabana não está legal)... se quiser pode remanejar isso para ganhar em la paz e conseguir fazer todos os passeios q vc quer.

vc pode estranhar qdo lê aqui q pra quase tudo não é necessário fechar pacotes, mas qdo chegar nos lugares e observar como as coisas são informais por lá, e como a lei da pechincha faz parte da cultura deles, vai entender!

 

dá uma olhada no tópico sobre transporte terrestre no peru, já q vc parece estar bem apreensivo com o deslocamento entre as cidades.

 

::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Isabela,

 

Muitíssimo obrigado! Seus "pitacos" foram valiosos. Fiquei mais tranquilo com a questão do transporte. Vc tem razão quanto a logistica de dormir em aguas Calientes e viajar para Puno de dia. Mais para fazer desta forma considerei (i) que o Caminho Inca será cansativo e como vou estar com meu Pai, achei que ele merecia este descanso, e (ii) que as paisagens entre Cusco e Puno são bonitas (ouvi isto em alguns poucos relatos).

Assim te devolvo algumas perguntas.

Você fez o caminho Inca? Depois de 3 dias e 4 noites o cansaço realmente será muito grande?

Você ouviu alguém dizer se o caminho entre Cusco e Puno é bonito?

Estava pensando também se não eh possível ir de Copacabana direto para Tiwanaku?

 

Muitíssimo obrigado, mais uma vez!!! Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

oi!

 

Eu não fiz a trilha inca, mas acredito que vcs ficarão bem cansados sim! rsrss...

Mas dá pra descansar um pouco no trem, apesar de ser desconfortável (qto mais barata a passagem, mais desconfortável!)...

Acho q vc vai ter q decidir se dorme ou não em Aguas Calientes de acordo com a disponibilidade de trem...

Não são muitos os horários de volta pela manhã, então seria bom vc olhar no site da peru rail as opções e ver o q dá pra fazer.

 

Fazer Aguas Calientes/Cusco/Puno é brabo, hein! a viagem de trem é bem demorada!

A viagem entre Cusco e Puno é bem bonita sim, eu fiz esse trecho de dia e de noite. de dia é cansativo porque, enquanto de noite vc consegue dormir, de dia o ônibus para de poste em poste, eles colocam um filme de quinta às alturas, e às vezes vc ainda dá o azar de ter companheiros de viagem bem desagradáveis...

 

Mas, mais uma vez, acho q não vai ser isso q vai definir o horário da sua viagem... o seu caso tá meio chato por causa dos horários pra Copacabana... quando eu fui, só vi dois horários: um por volta de 7h/7:70h e outro umas 2h da manhã! só q nesse último acho q vc pega a fronteira ainda fechada, aí não sei como funciona... talvez existam outros horários, ou outras formas de ir (já li aqui pessoas dizendo q foram de van), mas não sei te dizer...

Então, ou vc improvisa e decide lá o q vai fazer, de acordo com os horários de Copacabana, ou muda um pouco essa parte do roteiro... pensa se vc faz muita questão de conhecer Uros, pra ficar um dia em Puno, pq a cidade é horrível, não tem nada (minha opinião)...

 

Vc pode fazer o passeio de Tiwanaku de Copacabana, acho q fica até mais perto de lá do q de La Paz. mas, como não fiz, não sei te dizer os horários, e se vc conseguiria encaixar no dia da sua chegada.

 

::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

oi, eu conversei um pouco um amigo, que é mais experiente que eu aqui no fórum, sobre o seu roteiro, e tenho só mais algumas considerações.

 

1. qdo vc contrata o caminho inca, costuma estar incluída a passagem de volta no trem. o seu não está?

2. como vcs vão em julho, q costuma ser uma época com bastante movimento de turistas, pode ser uma boa sim comprar com antecedência a passagem para puno, para garantir q vcs consigam ir todos juntos e em poltronas boas. então, definida a volta de machu picchu, é partir pro terminal! ::cool:::'>

3. existem outros horários de ida pra copacabana além daqueles q eu vi, mas não sei informar quais são. então, talvez vcs consigam fazer o passeio de uros e ir pra lá depois, no mesmo dia... tem q ver lá.

4. ele disse q na isla del sol, o pessoal costuma fazer a trilha do sul para o norte.

 

aqui nesse link ele colocou uma planilha que tem umas dicas, dá uma olhada:

http://www.mochileiros.com/planilha-de-custos-para-viagem-bolivia-peru-chile-argentina-t42832.html#p460380

 

aproveita esses dias que estão faltando e pesquisa bastante aqui no fórum!!!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Isabela,

 

Se todos os "pitacos" que agente recebe na vida fossem tão valiosos quantos os seus eu com certeza teria "acertado mais". Então, seguem abaixo respostas mais algumas perguntas.

 

1. Com relação à volta de MaPI, verifiquei hoje por aqui e constatei que está incluso uma passagem de trem até Ollayntatambo, e uma de ônibus de lá até Cusco. Amanhã vou verificar com agente com quem contratei se isso pode ser feito tanto no dia em que o caminho terminar quanto no dia seguinte. Mas estou com uma dúvida: quanto tempo leva de Aguas Calientes até Ollayntatambo de trem? E de lá até Cusco?

 

2. Vi na planilha do Leo que ele fez o Salar do Yuni em apenas um 01 dia e meu irmão está pressionando para irmos até o Salar. Assim, pelas críticas já ouvida Puno eu já descartaria de logo, mas:

(i) vocês acham que valeria a pena descartar a passagem por Copacabana e a Isla do Sol?

(ii) caso positivo, quanto tempo leva direto de Cusco à La Paz?

(iii) quanto tempo de La Paz ao Yuni?

(iv) tem ônibus direto de La Paz até o Yuni e vice versa? Quais os horários?

(v) Vale a pena fazer o Yuni com pressa? (vi alguns relatos que só no passeio completo é que temos acesso as lagunas que é o mais bonito)

(v) Será que conseguiria ainda um tempo para parar em La Paz na volta e fazer a Death Road?

 

3. Vi alguns relatos aqui de que roupa de frio, mesmo em Cusco é mais barato, é verdade mesmo?

 

Mais uma vez muitíssimo obrigado Isabela (seu relato postado no site também tem sido de grande valia). E agradeço a todos mais que puderem colaborar.

 

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

pelo q entendi da planilha dele, vc vai de la paz pra oruro, e de lá pra uyuni.

de la paz pra oruro, de ônibus, são 2 horas de viagem, e de lá pra uyuni, são 7 ou 9 horas de trem...

acho q pra vcs fica bem apertado... e a viagem do salar q ele fez foi mais de um dia...

saiu de uyuni no dia 30/07, 4a, e chegou em san pedro no dia 01/08, 6a.

 

bem, o salar é lindo demais...

mas aí vc precisaria estudar muito bem como fazer, se teria como...

olhar nos links relativos a esse assunto lá no tópico da bolívia...

pra lá eu nunca fui (infelizmente).

 

eu AMO copacabana, então sou suspeita pra dizer se vc deve ou não tirá-la da viagem...

lá, além da isla del sol, suba o cerro calvário! tem uma vista panorâmica linda da cidade e do lago!

 

eu não fiz a death road em la paz, mas o chacaltaya é lindo de morrer!

 

qto ao tempo q leva de trem para chegar em cusco, a informação mais exata vc encontra no site da peru rail.

mas leva em torno de duas horas. e de ollamtaytambo pra cusco, eu fui de taxi, acho q foi quase uma hora...

é bem longe, era noite e estava chovendo (e eu quase morri com o taxista louco rodando na pista!!!).

 

roupa de frio é mais barata lá sim, com certeza!

e lá vc encontra roupas muito mais adequadas!

vá na The North Face, e outras do gênero!

 

bem, acho q é isso! ::mmm:

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

http://www.youtube.com/watch?v=yYKt2Ri7nl8&list=UUHMiyY8OkCVY5Rx0oXA7pKQ&feature=plcp

 

ROTEIRO DO PEQUENO VÍDEO MOSTRANDO OS CUSTOS DE 20 DIAS EM BOLÍVIA, CORDILHEIRA DOS ANDES E PERU:

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120421190621.jpg 500 437.093275488 Legenda da Foto]Escreva seu texto aqui. Apague este texto mas tome cuidado para não deletar as chaves [ ]. Onde está escrito Legenda da Foto, coloque o Nome da Foto e se quiser ver como fica antes de escrever seu texto clique no botão Prever[/picturethis]

 

UMA DAS CULTUAS MAIS PRESERVADAS:

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120421190716.JPG 500 473.168214654 Legenda da Foto]Escreva seu texto aqui. Apague este texto mas tome cuidado para não deletar as chaves [ ]. Onde está escrito Legenda da Foto, coloque o Nome da Foto e se quiser ver como fica antes de escrever seu texto clique no botão Prever[/picturethis]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...