Ir para conteúdo

De São Paulo/SP para Natal/RN


Posts Recomendados

  • Membros

Boa tarde a todos. Pesquisei no forum mas não encontrei informações recentes sobre essa viagem que pretendo realizar em Dezembro/2010.

 

Bom vamos lá! Estou a procura de informações sobre essa rota São Paulo/SP para Natal/RN de carro. Jogando no Google Maps vi que é possível fazer esse trecho pela BR116 ou pela BR101. Pretendo realizar uma viagem rápida, com o mínimo de gastos, sem muitas paradas, apenas para o básico como almoçar, jantar, dormir. Nada de parar nas cidades, pois esse não é o meu objetivo da viagem! Se possível economizarei também em pousadas, intercalando os dias de sono no carro e em hotéis.

 

Queria algumas opiniões de vocês sobre as condições das estradas, assim como os preços dos pedágios, lugares para descansar, quanto eu gastaria em média nesse trecho de ida, qual a velocidade média que se pode fazer na BR101, e em quanto tempo seria possível fazer a viagem (pretendo fazer em uns 4 dias).

 

Desde já agradeço a atenção!

 

Obrigado,

Ricardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Ricardo,

 

Morei em João Pessoa e fiz este trecho 3 vezes de carro. Seguem algumas respostas:

 

1) Dá para fazer em 3 dias se sentar o dedo. Faça em 4. O trecho é Fernão Dias, BR-116 e depois a BR-101 em Salvador

2) As estradas: Até BH está boa. De BH até Jequié é uma m.... que dá medo. Muito buraco (perdi uma roda num deles). Depois, reformaram toda a BR e ficou show até Salvador (pode ser que tenham máquinas na pista). De Salvador até a entrada de PE vai bem o asfalto. Quando entra em PE, lixo novamente. Da PB até Natal, muito boa.

3) Vc pode parar em Governador Valadares no 1º dia (tem um motelzinho na saída da cidade, barato), depois entre Jequié e Feira de Santana (um bom lugar, mas não lembro o nome) e depois em algum lugar em Recife. Eu só parei duas vezes porque de Recife a JP são somente 2 horas e soquei o pau, estava louco para chegar em casa.

4) Pedágio, só em SP. O restante, não tem

5) Não durma na estrada. Pague uma pousada de beira de estrada. O trajeto é longo, cansativo e pode fazer asneira. Não vale a pena. Além disso, o risco de assalto é grande. Quando parar durante o dia para uma soneca (eu faço isso) pare num posto de gasolina, arrume uma sobra e estique-se. Comida, coma nos postos. Paga-se pouco e dá para comer bem.

6) Eu toquei 1000Km/dia sozinho mas na pegada. Acordava as 5 da manhã, ia para a estrada, parava pouco. Os 4 dias vc vai sossegado.

 

se precisar de algo mais, avise

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Paulino,

 

Obrigado pelas informações e dicas!

 

É possível fazer essa viagem SP - Natal passando pelo Rio de Janeiro e Espírito Santo para depois chegar na Bahia pela BR101, correto? Você recomendaria eu fazer esse trecho? Ou seria melhor pegar a BR116, passando por BH?

 

Eu pretendo fazer uns 1000km/dia na média também, vai depender do meu corpo se eu aguentar. Com relação a passar uma ou outra noite dormindo no carro, estava pensando em parar justamente em algum posto e ficar por ali mesmo pois seria mais uma grana que iria economizar.

 

Ah, como é a estrada de Salvador em diante? É duplicada? Pois pensei em fazer uma média de 100-110km/h nas estradas!

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Sim, é possível fazer pelo RJ/ES, depois pela a 101 já no sul da Bahia e sobe por ela (chamam de linha verde ou coisa assim). Estre trecho não conheço mas sei que vai gastar mais tempo pelo fato de ser mais extenso e também por causa do trânsito da Dutra até depois do Rio.

 

Acredite, a grana que vai economizar é pouca. Lembro que paguei algo como 50 reais para dormir e tomar banho. E claro, ninguém vai te aguentar depois do segundo dia sem banho né ;)

 

Não tem duplicação (pelo menos não tinha) e não vai dar para fazer a média de 100-110km/H. Paulista TEM estrada, o resto do Brasil, tem caminhos. Não existe como comparar nada do que temos aqui com nada fora do estado. Por isso que pagamos o pedágio mais caro que existe ;).

 

A minha média foi de 91km/h

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Paulino,

 

Faz quanto tempo que você fez essa viagem? Pergunto isso pois pelo que você disse, tem um trecho da BR116 que está cheio de buracos. Então vou tentar traçar um percurso que fuja dessa estrada. Na realidade penso em ir por RJ - ES mesmo.

 

Bom por uma pousada ou motel em torno de 50 reais até vale a pena pagar. E realmente as estradas de SP são muito boas mesmo. Com relação a assaltos, é muito perigoso viajar a noite?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Faz 4 anos. Fiz quando terminaram de recapear toda a estrada desde Salvador até a entrada de minas. Na primeira vez, estava ainda com aqueles buracos que víamos nas reportagens com gente colocando areia em troca de moedas nos mesmos. Vi inclusive um carro "dentro" de um buraco que caiu de uma cegonha. Mas quando voltei a primeira vez, estava um tapete maravilhoso.

 

Viajar a noite, sim, é. Pouca sinalização, muito caminhão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Paulino e Alexandre, valeu pelas respostas e dicas!

 

Realmente estou pensando em fazer a viagem um tanto quanto rápida. Adoraria parar em todas as cidades que eu for passar, mas infelizmente não estou com grana suficiente para fazer isso. Quanto a sinalização das estradas, eu vou estar equipado com um GPS então estarei um pouco mais seguro quanto ao caminho que irei traçar. Claro que não se pode confiar 100% no GPS, mas antes de realizar a viagem com certeza vou pesquisar bem o caminho a se seguir.

 

Tenho mais uma dúvida, quanto de gasolina vocês gastaram nesse percurso?

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bom, baseando em sites do tipo "Google Maps" que possuem opção de consumo de combustível, cheguei a um valor próximo de R$700,00 por trecho em combustível e pedágio. Visto que só existe pedágio em São Paulo, então seria praticamente esse valor de gasosa mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...