Ir para conteúdo

Manaus a Belém de barco


Posts Recomendados

  • Membros

Aê Galera,

 

Moro em Manaus desde 2005, e nas férias que tirei agora em abril de 2007 segui até Belém de barco. Compartilho com todos algumas informações

 

Achei muito bacana. Fui uma experiência e tanto. Eu fui na rede "1a. Classe" (no ar condicionado, que só é ligado à noite). As outras opções eram redes 2a. classe (sem ar) e camarotes, que têm beliches e banheiro e você pode trancar com suas coisas dentro. Na área de redes tua bagagem fica no chão mesmo.

 

Os navios saem todas as quartas de Manaus às 16:00, chegando em Belém às 9:00 do domingo. Comprei as passagens na rua mesmo, no porto na rua ao lado do mercado Adolpho Lisboa. O terminal de passageiro do porto de Manaus cobra bem mais caro. Os navios ficam atracados lá pela manhã, e ao meio dia vão para o porto do 'povão'.

 

Eu segui viagem no navio Santarém, na semana anterior havia saído o Nélio Corrêa e Amazon Star. Abaixo os preços que estavam sendo cobrados quando comprei a passagem:

- Rede 2a. Classe: 130,00

- Rede 1a. Classe: 150,00

- Camarote (2 pessoas): 600,00

 

O vendedor falou que por 350 dava pra 'desenrolar' uma vaga pra eu ir no camarote dividindo com alguém. Ele ainda me falou que em junho e julho é complicado conseguir passagem de última hora. Tem q ser com antecedência.

 

Mas o legal mesmo achei foi ir na rede por que você interage com as pessoas. O lance de camarote achei muito 'isolado'. Logo que eu montei a rede fui sentando e depois chegou o dono da rede ao lado, um maranhense muito gente boa que já foi puxando conversa e ficamos amigos. Ao lado tinha um francês com quem já fui falando também. Depois conheci um bocado de espanhóis, suíços e outros franceses que estavam no barco. Muita gente do Pará também. Alguns ficaram em Santarém e outros pegaram o barco lá.

 

No deck de cima tem uma área de lazer onde fica o bar, tem TV (o barco tem antena parabólica), som (sempre tocando forró, calypso e techno brega). Sempre juntava bastante gente lá no final da tarde e à noite.

 

A regra dos barcos diz pras mulheres montarem as redes de um lado da embarcação e homens do outro, tem até uma pintura numa parede no fundo identificado o lado dos homens e o lado das mulheres. Com isso dá pra evitar momentos de intimidade que causem desconforto nos outros passageiros e o negócio não vire bordel.

 

No final das tardes tinha um senhor que ficava contando histórias na proa do barco e juntava uma galera que ficava ouvindo. O cara até contou com a maior seriedade do mundo que "o tal do rato é um animal desgraçado, cai o rabo cria asas e sai voando. Vira o danado do morcego e sai voando [sic]." todos riram, mas o velhinho reforçou: "é verdade! Eu conheço gente que já viu!".

 

A comida era repetitiva e sem tempero. É bom levar uns biscoitinhos pra matar a fome à tarde. O barco vende refrigerantes e cerveja em lata. Nas paradas que eram feitas em algumas cidades eu comprava frutas.

 

A maioria das pessoas era de origem humilde e deu pra perceber que as pessoas de classe média não utilizam o barco como meio de transporte para trajetos desse tipo. Bem óbvio porque pagando geralmente uns 50 ou 100 reais a mais dá pra chegar de avião em duas horas.

 

Não dá pra sentir enjôo porque no rio só tem marola (que chamam de banzo por aqui), mas tem um trecho em Belém, chamado de baía onde você não vê a outra margem do rio. Lá venta muito e as marolas são maiores, o barco balança um bocado, mas por pouco tempo, talvez por uma ou duas horas.

 

O que precisam levar além da bagagem convencional:

- Rede (dá pra achar por uns R$ 25,00) sugiro as de tecido pq são maiores e mais confortável

- Uma coberta boa para não sentir frio à noite. O ar condicionado era tão frio que o lençol q eu estava não dava conta de me aquecer. Não consegui dormir direito e ainda fiquei resfriado.

- Toalha (eu nunca levo pra outras viagens pq tem no hotel/pousada)

 

Falando em toalha, a água das torneiras e do chuveiro vem do próprio rio Amazonas.

 

Pra quem curte o visual da amazônia é uma viagem e tanto. Sugiro colocar uns livros na bagagem pois quando não tiver papo com os passageiros ou a conversa não estiver interessante é legal ficar lendo na rede ou numa cadeira no deck superior, com uma brisa bem legal.

 

Se quiser privacidade ou não curtir a idéia da rede, vá de camarote, se quiser uma experiência humana e diferente, vá de rede ;)

 

Um abraço,

 

Kiev

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Respostas 22
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

já que vc mora em manaus pode tirar minha duvida então.

Muito bem, estou querendo ir para Caracas-VEN de ônibus , mas quero fazer as rotas alternativas de preferencia de ônibus pois sou busólogo e gostaria de saber se tem ônibus de Porto Velho-Ro para Manaus ? Pergunto pelo fato do site da ANTT constar linhas sabe me dizer ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fernando,

 

Existe a BR-319 que vai de Manaus até o estado de Rondônia, mas ela era utilizada em algum lugar do passado...

A BR está completamente abandonada e destruída. Virou desafio de jipeiro trafegar por ela: http://www.gaiaexpedicoes.com/Amazonia/album_fotos/br319/foto1.htm

 

Suas opções saindo de Porto Velho são pegar um barco até Manaus, o que vai demorar bastante, ou chegar de avião aqui.

 

De Manaus até Caracas é possível pegar ônibus da Eucatur. Ele segue pela BR-174, que está em estado ruim em alguns trechos, mas há ônibus indo e vindo para Boa Vista todos os dias. É bem interessante esta viagem em vários pontos, entre eles quando você passa pela reserva indíginena Waimiri-Atroari. Tem corrente que é levantadas às 18:00 e baixada às 6:00. Raros os veículos que são permitidos de passar à noite, entre eles os ônibus da Eucatur.

 

Há dois anos fui até Boa Vista de ônibus e custou R$ 83,00. De lá até a cidade venezuelana da fronteira (Santa Elena de Uiarén) acho que custou mais R$ 20 numa lotação, e leva cerca de 2:30

Não sei se é mais barato você comprar o bilhete Manaus-Caracas ou descer em Santa Elena e comprar outra passagem.

 

Espero ter ajudado.

 

Boa viagem.

 

Kiev

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Nossa cara eu ainda vou encarar esses trajetos de ônibus da Eucatur e quem sabe da Expresso Caribe! outra coisa para entrar no lado de Venezuela precisa de visto em Passaporte?

Agora se quiser colaborar com nosso site enviando fotos dos ônibus da Eucatur fazendo o trajeto Manaus Boa Vista ficarei Grato!

Obrigado.

Fernando Almeida

 

www.busbrasil.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Nossa cara eu ainda vou encarar esses trajetos de ônibus da Eucatur e quem sabe da Expresso Caribe! outra coisa para entrar no lado de Venezuela precisa de visto em Passaporte?

Agora se quiser colaborar com nosso site enviando fotos dos ônibus da Eucatur fazendo o trajeto Manaus Boa Vista ficarei Grato!

Obrigado.

Fernando Almeida

 

www.busbrasil.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Não precisa de visto no passaporte. Precisa apenas da carteira da ANVISA de vacinação contra febre amarela. Não serve carteirinha de prefeitura, secretaria de saúde, etc. Tem q ser a carteira da ANVISA (Agencia Nacional de Vigilancia Sanitaria).

A vacina deve ser tomada com no mínimo 10 dias de antecedência de sua viagem, e tem validade por 10 anos.

Em Manaus é possível vacinar-se no porto ou no aeroporto.

Eu já tinha me vacinado em Recife meses antes, e na fronteira troquei minha carteirinha de vacinação da prefeitura de lá por uma da ANVISA, mas a mulher lá quebrou o galho e abriu exceção pra mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
  • Membros

OLÁ, KIEVGAMA

 

MEU NOME É ANDRE (BRASÍLIA) E VI QUE VC MORA EM MANAUS. VOU PARA O CARIBE VIA MANAUS. MEU VÖO CHEGA AS 22H DO DIA 15.07.08 E SAI AS 3H. PORTANTO, VOU FICAR CINCO HORAS OCIOSO. ASSIM, ESTOU LHE ENVIANDO ESTA MENSAGEM PARA VER A POSSIBILIDADE DE VC ME INDICAR O QUE FAZER DURANTE ESTE TEMPO, APROVEITANDO PARA CONHECER A CIDADE, POIS NUNCA ESTIVE AÍ. PODE SER BAR, RESTAURANTE, ENFIM QQ COISA QUE POSSA DISTRAIR. OBRIGADO, DE QQ FORMA. ANDRE-BRASÍLLIA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • Membros

Ola,

 

Vc pode dar uma olhada no site http://www.amazonstar.com.br/ e clicar no NM Santarém no menu Cruzeiros e viagens de linha na Amazônia. La tem os horarios e telefone da empresa. Entretanto, na época em q viajei era mais barato comprando direto com os vendedores na rua do Mercado Adolpho Lisboa. Não sei dizer se hoje em dia continua desse jeito.

 

Boa viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...