Ir para conteúdo

Atacama, Santiago e Viña/Valpa - Informações realistas!


Posts Recomendados

  • Membros

Olá

 

Na minha preparação para essa viagem eu novamente fiz uma extensa pesquisa aqui e consegui organizar uma otima viagem sem nenhum imprevisto mas tivemos alguns sustinhos com informações basicas que nao encontrei aqui...talvez falha minha talvez não

 

nao estou criticando o site ou os amigos que p/ la foram, apenas vou colocar algumas informações diretas de coisas essenciais p/ ter uma otima viagem e algumas opinioes pessoais

 

não vou contar como foi a viagem, e depois eu coloco umas fotinhas p/ ilustrar que eu sei que é disso q o povo gosta!

 

primeiro vou descrever nosso itinerario:

1º dia) de SP até Santiago, de Santiago a SPA e no final da noite tour astronomico

2º dia) lagunas altiplanicas e salar do atacama de manhã e canion do atacama(não tenho certeza de ser esse o nome), vale da morte e vale da lua

3º dia) Salar de tara

4º dia) geisers de manha e centrinho de SPA(igreja e museu) e a tarde laguna cejar olhos do salar

5º dia) de SPA a Santiago, restaurante giratorio, reserva na ski total, cerro santa lucia(parque metropolitano) e patio bellavista

6º dia) valle nevado e shop pq arauco

7º dia) La moneda, praça com catedral, correios e museu historico nacional, cerro san cristobal, passadinha no mercado central e concha y toro

8º dia) Valparaiso, viña e aeroporto de santiago p/ SP

::mmm:

 

Primeira coisa que foi novidade nessa viagem, o taxi de onde moro até o aeroporto custa uma média de 80/90 reais (só a ida ou volta) e moro em SP porem proximo do aeroporto de guarulhos. Fomos com nosso carro e deixamos no aeropark, ha outros do tipo por la e pagamos 10 reais a diaria, no total 80 reais. Há transfer incluso de 15 em 15 minutos que te leva pro aeroporto e traz de volta e nós levamos a chave. Tenho algumas dicas, esses estacionamentos costumam lotar então cheque antes de ir a um deles p/ não ter imprevisto. Olhe no street view como é a regiao do estacionamento, la é uma regiao de galpoes e há umas favelinhas e assim evitei de deixar o carro em um estacionamento que ficava no meio de uma favelinha. A ultima é que esta incluso uma ducha mas ele pergunta se queremos que ele dê na hora que vc chega p/ buscar o carro, então assim que sair do aviao ligue p/ o estacionamento e peça p/ ja darem a ducha ::otemo::

 

Nosso voo de Santiago p/ Atacama foi mudado de horario e isso ferrou, fique atento pq como é uma rota não muito cheia creio que seja comum eles fazerem essa junção de dois voos p/ economizar, fizemos todos os trechos pela LAN

 

Nessa dia saimos de casa as 5 da manha e chegamos no hotel tambillo por volta das 19:30 e as 22h tinhamos o tour astronomico(spaceobs)...estavamos ultra cansados. Dai fomos naquela friaca desgranhenta no meio do deserto e ficamos em torno de 50 minutos em pé ouvindo a professora falando e repetindo as mesmas coisas. Toda a descrição que você já leu sobre o mesmo tour tb é verdadeiro, é muito legal vc aprende muito e é muito bonito...mas o cansaço tem o dom de tirar o lado positivo de tudo. Depois de um tempo comecei a me sentir em uma aula de escola onde vc deseja que acabe logo pq n aguenta mais. A parte de olhar nos telescopios é legal, mas olhar por 5 segundos em cada um é mais que o suficiente e a parte final onde servem chocolate quente e o Professor faz as ultimas considerações...na verdade é o momento onde 50% das pessoas cochilam e ele quer dar uma aula sobre a vida...eu gosto muito desse assunto e achei legal, mas como eu disse tem que ir preparado p/ n passar frio, nao sentir cansaço por ficar em pé e nao sentir sono pq tudo isso tira muito a graça.

 

 

Quanto ao hotel tambillo, quando estava pesquisando sobre os os hoteis notei que há os hoteis carissimos que oferecem boas coisas e há os hoteis que sao quase hostels e todos nao sao baratos. Selecionei só aqueles que não haviam reclamacao e com fotos que davam boas perspectivas de ser um local honesto e limpinho. sobraram uns 3 e entao achei algumas reclamacoes sobre locais que o dono só ligava o ar condicionado qdo ele achava q precisava e tb varios que faltava agua quente. O tambillo achei um bom preço o quarto é limpo, nao tem ar o banheiro é legal, a ducha é muito boa e todos os funcionarios acho que sao uma familia de povo da regiao(descendentes de Inca)....muito positivo tambem é a localizacao, a um quarteirao da caracoles e a 2 ou 3 da igreja da cidade

 

Quanto aos passeios das lagunas altiplanicas e salar do atacama...aprendemos uma lei, vá em todos os banheiros que tiverem e sendero é trilha/caminho....em todos os locais que vc visita o guia fala "se mantenham no sendero" e nesse primeiro passeio n sabiamos o q era sendero e saimos caminhando por todas as partes e ofendemos todos os antepassados Incas....graças a nós os Brasileiros renovaram a fama de não respeitar nada ::bad::

 

No tour vale de marte e vale da lua: o tour no vale da lua começa com uma trilha aventureira onde vc tem que andar por uma parte dentro de caverna onde não se enxerga sem uma lanterna, e o guia não te da uma, e nessa area vc tem que quase rastejar e depois tem que fazer uma mini escalada....não é nada demais mas p/ quem realmente nao gosta é bom saber

 

No dia do salar de tara tivemos uma das piores experiencias, pq passamos o dia inteiro acima de 4,5 km de altitude e ai...passamos muito mal de tontura, falta de ar, dor de cabeça e etc....sugiro que leve consigo um medicamento que goste p/ isso, eu fiz uso da hoja de coca(folha de coca) a partir do dia seguinte e nao senti nada d+, o que acontece é que vc faz cha de coca na sua boca...la algum local pode te ensinar como fazer uso

 

lembrei agora sobre falar da empresa contratada dos passeios, a cumbres 6000 e alimentacao. A alimentacao, se pedir um prato p/ cada vc vai comer ate n aguentar mais, é uma comida muito boa e vc vai gastar no minimo 40 reais por pessoa....depois de tomar susto nas primeiras refeicoes comecamos a pedir um prato e dividir. Fechei com a cumbres 6000 pq foi muito bem indicada por todos e pq aceitava reserva, mas tenho reclamacoes. Combinaram de nos pegar as 3h da manha pro tour dos geisers e só chegaram as 4h...mudaram a gente de agencia sem nos avisar e isso de mudar a gente de agencia p/ economizar aconteceu em 75% dos passeios, todos os passeios foram muito bem executados mas fechei com eles pagando acima da media p/ n ter dor de cabeça e tive. Fiz uma tremenda choradeira p/ conseguir bom preço e o dono me falou "se outros lugares sao mais baratos vc deve suspeitar dos mais baratos" e fechando com a agencia dele tive problema e em boa parte dos passeios na verdade fui com outras agencias ja que me remanejaram...

 

no ultimo dia fomos no geiser e só tivemos coragem de molhar os pezinhos e a tarde na cejar eu resolvi entrar....e que agua gelada....mas flutuei, depois fomos nos olhos do salar e entao ja estava pensando: " pô esse ta sendo o unico passeio que foi mais ou menos" pq ate entao todos tinham sido maravilhosos. Nosso guia entao montou uma mesa com snacks(obvio q estava incluso), fantastica mesa e ele um Argentino gente bonissima, depois passo o contato dele. e entao tive uma das mais fantasticas vistas....na hora q o sol se põe a lua nasce atras da cordilheira e fica um reflexo lindo...coisa de maluco.

 

Entao fomos a Santiago, chegamos ao IBIS Providencia, tudo muito bom mas chegamos as 11h e nao quiseram nos deixar subir pro quarto pq a diaria iniciava as 12h, perguntei se nao tinha o quarto pronto ainda e a resposta foi que nao...acho q foram imbecis..... mas blz, o Ibis é extremamente bem localizado quanto a metro

 

em Santiago finalmente nos caiu a ficha...como a moeda chilena é muito desvalorizada em relacao a nossa eu tinha a certeza que la tudo seria barato p/ gente mas nao! la tudo é carissimo...o litro da gasolina la por exemplo ta 4 reais e pouco e novamente a refeicao mais barata que fizemos ficou 35/40 reais por pessoa... e comecei a pegar um quase nojo da comida de la....quem ja viu aquele reality do gordon ramsay que ele vai em restaurante que ta p/ falir e entao mostra q a cozinha ta suja a comida ta mal armazenada e etc....no aeroporto de santiago comemo no gatsby e a grelha tinha sujeira dos ultimos anos com certeza....voltando, fomos ao giratorio. Acho que deixamos uns quase 200 contos la e a comida é uma droga, um lixo. Minha opiniao é que é ruim? com os ingredientes que usam não tem como ser ruim, mas tudo fora do ponto correto e essa aparencia que inspira duvidas, inclusive na decoracao do restaurante. O cerro sta lucia é quase um mico, o tipo de lugar que se eu morasse la eu acho que só iria uma unica vez p/ conhecer e depois nunca mais....mas tem que ir né ::dãã2::ãã2::'>

 

p/ o valle nevado, fomos e reservamos no dia anterior e foi algo genial pq então já deixamos separadas nossas roupas e quanto ao equipamento p/ esquiar vc tem que experimentar a bota ate achar a certa p/ vc, depois tem que fazer a "configuração" do seu esqui. E todo mundo deixa p/ fazer tudo isso no mesmo dia que vai p/ la e na boa...pagar 500 conto p/ passar o dia la e ficar perdendo 1h com esses tramites não é la muito esperto e na boa, eu adorei e passamos o dia inteiro la e parece q o dia durou meia hora, entao chegue muito cedo p/ aproveitar ao maximo pq o tempo voa! O valle nevado é uma droga completa p/ quem nunca esquiou e não tem uma otima aptidao atletica com facilidade em aprender novos esportes. Eu e minha esposa fizemos a aula da parte da manha ate a hora do almoço, eu aprendi o minimo e ela nao. Entao ela ficou triste por n poder curtir comigo e eu fui esquiar na pista iniciante...e na boa foi quase uma tentativa de suicidio pq é muito perigoso e dificil. No shop pq arauco fomos de busao saindo da estacao escola militar...moleza

 

::dãã2::ãã2::'> cansei...vamos la!

 

Fomos entao ao centro da cidade, vimos a troca das guardas, e entao eu quase me ferrei legal. Eu adoro animais e tava achando o maximo os cachorros pela cidade e fui tirar foto com um cachorrao que achei muito bonito e ele me atacou, se a mordida dele tivesse pego em cheio eu teria que ir em hospital tomar vacina e etc e ia acabar com a viagem....entao nao sejam inocentes como fui, n to falando que os cachorros sao perigosos...sao animais e é um risco que ninguem precisa correr. Caminhamos e chegamos na plaza de armas onde ficam todos os pontos turisticos um do lado do outro(catedral, predio dos correios e museu) caminhamos e fomos no cerro sta lucia e é muito lindo e legal, vale a pena ir p/ passar uma tarde la.

 

Isso me lembrou de uma das maiores frustrações que é a nevoa que fica na cidade e nao te da uma boa vista da cordilheira, chamam de smog e colocam a culpa na cordilheira que nao deixa o ar dissipar...é triste

 

Na concha y toro, li muitas criticas pesadas ao tour e ate a vinicola. Eu tenho uma pequena experiencia no assunto e digo o tour é muito superficial, mas financeiramente vale a pena(fizemos o mais caro). Acho que tomamos umas 6 taças de vinho fora um prato super bem servido com queijos super finos e mais a taça.

 

Eu sabia q a viagem estava corrida e tinha decidido por nao ir ao litoral, porque era inverno e nosso litoral é teoricamente melhor...era melhor ir a mais uma vinicola que sao melhores que as que temos no Brasil e relaxar um pouco, mas minha mulher bateu o pé que queria ir e fomos

 

Alugamos um carro e assim economizamos com o transfer de volta ao aeroporto pq devolvemos o carro no aeroporto e o estacionamento do Ibis é gratuito p/ hospede. O cansaço tava alto e saimos tarde e nao foi um bom dia...em valparaiso perde-se muito tempo com os elevadores e só visitamos o pedaço que tem o museu da marinha, como é valparaiso? pegue uma favela do RJ e tire toda a comunidade e coloque no lugar idosos, isso é valparaiso...claro que tem todo seu charme e beleza. Viña...eu sabia q o relogio das flores que todo mundo fala aqui era um baita mico p/ turista e é! ::lol4:: Eu lia os relatos sobre esse relogio e pensava "nããããã...nem ferrando que é algo tao legal diferente dos relogios similares que ja vi" é uma droga de um relogio de flores como qualquer outro, muito bem cuidado mas e dai? sorte que demos de cara com ele e nao mudou nada vê-lo, fomos a praia reñaca e comemo num restaurante fantastico com vista p/ praia, acho que o nome é tierra del fuego. Não conseguimos visitar o museu fonck e fomos pro aeroporto

 

Como eu falei eu só coloquei aqui criticas e informacoes adicionais

 

A viagem foi maravilhosa e depois com as fotos vc verao que foi mesmo

 

espero que esse topico ajude

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

as fotos do atacama

[mostrar-esconder]tkx6.jpg

cordilheira com o aconcagua ao fundo a direita

 

vu5v.jpg

deserto visto do aviao

 

nkf2.jpg

 

42gl.jpg

lagunas altiplanicas

 

ht78.jpg

lagunas altiplanicas

 

bvza.jpg

lagunas altiplanicas

 

l7ax.jpg

lagunas altiplanicas

 

3m2q.jpg

salar do atacama

 

gvm2.jpg

salar do atacama

 

w3uo.jpg

canion do atacama

 

flbt.jpg

vale da morte ou vale de marte

 

imh0.jpg

vale da lua

 

1meq.jpg

vale da lua

 

or5v.jpg

vale da lua

 

ewkw.jpg

vale da lua

 

7ipc.jpg

 

w255.jpg

salar de tara

 

x7hk.jpg

caminho pro salar de tara

 

pe7p.jpg

catedrais salar de tara

 

rr0i.jpg

salar de tara

 

v2gn.jpg

salar de tara

 

o4te.jpg

geisers del tatio

 

rwn1.jpg

piscina natural de aguas termais - geisers del tatio

 

ip88.jpg

geiser el diablo - o mais ativo da regiao

 

1ts8.jpg

 

zsn2.jpg

 

5wb1.jpg

laguna cejar

 

pe1j.jpg

laguna cejar

 

td25.jpg

olhos do salar

 

gkro.jpg

lagoa tebinquiche

 

daj1.jpg

lagoa tebinquiche[/mostrar-esconder]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros

de aviao pela lan de santiago ate calama

e de transfer pela licancabur de. calama ate spa

 

os valores que paguei ja devem estar desatualizados, no site dessas empresas vc deve encontrar os valores corretos

 

a lan deu mancada de cancelar nosso voo e tiveemos que ficar algumas horas no aeroporto e a licancabur foi perfeita

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...