Ir para conteúdo

Aventuras na Grécia - Ilha de Santorini


Posts Recomendados

  • Membros

LINK AO MEU BLOG DE VIAGENS - http://heitorpergher.blogspot.com

 

 

 

Aventuras em Santorini

 

 

[align=]A caminho de nosso avião, avistávamos as últimas paisagens da capital grega, Atenas. Havíamos passado pouco mais de vinte quatro horas naquela cidade, que prontamente nos acolheu e nos tornou íntimos de seu povo e de sua cultura. Pela janela do ônibus que nos transportava até a entrada da aeronave, avistei o pequenino avião que nos levaria. Perguntei-me, imediatamente, onde estavam as turbinas! A propulsão se daria através de obsoletas hélices; sem dúvida, barulhentas e inconfiáveis hélices. Era um avião que comportaria talvez 40 pessoas, cada fileira ocupada por apenas três pessoas. Mesmo receoso, inevitavelmente, logo partiria rumo à pequena ilha de Santorini, que se encontra a sul do conjunto de ilhas gregas no Mar Egeu, entre a Grécia e a Turquia.[/align]

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110328181821.jpg 484.140233723 500 Legenda da Foto]A ilha de Santorini[/picturethis]

 

 

A ilha possui somente 73 quilômetros quadrados. Ou seja, em torno de 8 km de largura por 8 km de extensão. Tentava reconstruir mentalmente como seria esta paisagem. Uma extensa pista de pouso vinha à mente, ocupando boa parte da ilha; talvez com dois quilômetros de extensão. O restante das instalações do aeroporto, como área de embarque, área de estacionamento das aeronaves e estacionamentos para carros, tomariam outra grande parte da ilha. Certamente, não sobraria muito mais espaço para belas praias banhadas por águas cristalinas e verdes pradarias rodeadas por pequenas casas perfeitamente brancas, beirando os acentuados declives da costa grega...

Não havia como ter certeza; restava-me somente aguardar a chegada. Certo ou não, descrever mentalmente a ilha grega foi um ótimo exercício, principalmente nos momentos de turbulência e durante os constantes ruídos estranhos provenientes da hélice localizada a alguns centímetros da minha janela. Acalmava-me pensar que, ocorrendo ou não um acidente aéreo, eu estaria indo ao paraíso, sendo ele na Terra ou não.

Após duas horas de viagem, chegamos ao aeroporto de Santorini. Para minha surpresa imediata, a ilha aparentava ser muito maior do que eu havia imaginado. Ao contrário do que previ, ela não é quadrada. Na verdade a ilha tem formato circular, sendo o interior da circunferência submerso e somente seu perímetro emerso. Não pude deixar de ficar impressionado.

Mais tarde, pesquisei a razão de tal geografia. A Wikipédia, como sempre, foi minha guia. Há 3.500 anos, ocorreu uma erupção gigantesca no vulcão formador da ilha, que está até hoje ativo e inclusive é parcialmente visível, constituindo a única parte de terras emersas no centro da ilha. Santorini, anteriormente a essa erupção, mantinha formato circular, porém completamente emersa. A erupção causou a destruição de boa parte da ilha, ocasionando a invasão do mar nas partes mais baixas, deterioradas pela explosão vulcânica.

 

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110328181534.jpg 500 332.1875 Legenda da Foto]Ao fundo, o vulcão que formou e destruíu parte de Santorini.[/picturethis]

 

 

Chegando ao hotel, fomos atendidos pela recepcionista que, muito gentilmente, nos explicou um pouco do funcionamento do estabelecimento e nos apresentou à maravilhosa vista que tínhamos do vulcão, sempre ressaltando as qualidades românticas e bucólicas da ilha. Levou-nos até o quarto, onde, orgulhosamente, nos apresentou à hidromassagem, que acomodava duas pessoas! A cama de casal, alocada sobre uma plataforma de concreto, ficava em outro cômodo, separado da pequena sala, que possuía um sofá e uma escrivaninha.

Já havíamos entendido a mensagem. Aparentemente, para os padrões gregos, eu e minha mãe formávamos um belo casal em lua-de-mel. Eu estava achando tudo aquilo muito engraçado, mas minha mãe estava um pouco incomodada. Solicitou assim que trouxessem lençóis para que seu filho dormisse no sofá, enfatizando a parte do “seu filho”. A recepcionista não deixou de se surpreender, mas solucionou o problema rapidamente; sem maiores constrangimentos.

 

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110327220643.jpg 500 330.563135698 Legenda da Foto]Vista da janela de nosso quarto[/picturethis]

 

Descobrimos, após conversar com a recepcionista e com nosso taxista, que a melhor forma de se locomover pela ilha é alugando um carro. Existem ônibus que levam aos principais pontos turísticos, mas são demorados e não há muitos horários disponíveis. Aproveitamos a oportunidade e alugamos um Smart: particularmente, um sonho antigo. Dirigir esse veículo foi um prazer por si só! Além de pequeno e ágil, consumía pouquíssimo combustível, e tinha uma das mais baixas diárias de aluguel. Sem contar que estacionar não era problema em lugar algum. Não tivemos dúvidas em escolher essa opção. Após dirigir um pouco pela ilha descobrimos que Santorini talvez seja a capital mundial dos Smarts; mais de 50% dos carros alugados que lá circulam são Smarts.

 

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110327222421.jpg 500 332.089552239 Legenda da Foto]Nosso smart ao lado de um carro convencional[/picturethis]

 

Apenas com um mapa da ilha em mãos, fomos de norte a sul visitando os intermináveis pontos turísticos de Santorini. Perdemos-nos várias vezes, e talvez deixamos de visitar alguns pontos importantes, mas de qualquer forma nos divertimos muito. A paisagem era sempre recompensadora. Sinceramente, era difícil manter os olhos na estrada com tantas belezas naturais ao redor. Minha mãe, constantemente, chamava minha atenção para os precipícios que rodeavam a estrada e para os caminhões que dirigiam em alta velocidade no sentido contrário. A estrada exigia atenção, mas as belezas de Santorini me seduziam. Por sorte, consegui conciliar a estrada com a imperdível vista. Foi uma experiência inesquecível!

 

Foto tirada de uma das estradas de Santorini.

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110327224330.jpg 500 320.9375 Legenda da Foto]Foto tirada de uma das estradas de Santorini[/picturethis]

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110327224109.jpg 332.1875 500 Legenda da Foto]Vida noturna da ilha durante o Inverno. [ ].[/picturethis]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Heitor. Boa Noite.

Li seu depoimento sobre esse paraiso. Maravilhoso... fico aqui imaginandque deva ser esse encanto de lugar.

Esse é um dos paises que ainda pretendo conhecer (Grécia), acredito ser imperdível.

vou entrar no seu blog e ler oque vc nos deixou, além da gde inveja ; é claro rsrrsrsrs

Parabéns. Ótima escolha. Um dia quem sabe estarei por aqui cont ando minha parte.

E agora,qual a próxima?

Eu e meu marido , agora no final de abaril estaremos indo para Portugal e Espanha; se der tempo, iremos a mais algum lugar, mas nao queremos fazer nada correndo, como já aconteceu conosco.

Um gde abraço. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Realmente, Santorini é um paraíso. Pena que não conheci durante o verão...Quanto a sua viagem, se planejam conhecer portugal e Espanha, talvez valeria a pena ir até o Principado de Andorra, bem próximo de Barcelona, na divisa com a França, acho que em torno de duas hora de carro...Isso claro, se vocês curtem snowboard ou ski....vale a pena, e é paraíso fiscal também hehehe...abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Membros

Belo relato, Heitor. Irei à Santorini em junho.

Sabe algo mais sobre os meios de entrar e sair da ilha.

Li que vc foi de avião a partir de Athenas, mas eu estarei em Istambul antes e to estudando um jeito de ir pra Santorini sem gastar muito.

Conhece as vias aquáticas? Sabe se tem alguam saindo da Turquia?

Um abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...